Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar

Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar Joe Schwarcz

Resenhas - Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar

Rui Alencar 14/05/2013

Um recorte do livro do Cap. 7 (O resultado final)

1. A ciências é um processo de procura da verdade. Não é uma coleção de verdades inatacáveis; é uma disciplina autocorrigível.
2. A certeza é obscura na ciência, e muitas vezes é difícil dar respostas categóricas do tipo sim ou não a muitas questões científicas.
3. Nenhuma mudança radical de estilo de vidadeve ser feita com base em um único estudo. os resultados devem ser confirmados independentemente por outras pesquisas.
4. Os estudos devem ser interpretados por especialistas da sua área. Uma associação de duas variáveis não implica necessariamente em causa e efeito. Coimo exemplo extremo, considerem a forte associação entre caãncer de mama e uso de saia: obviamente o uso de saia não cauas a doença. Os cionetístas , no entanto, algumas vezes mostram uma assombrosa aptidão para fazer racionalizações inadequadas para auas teorias prediletas.
5. Os seres humanos são bioquimicamente únicos. Nem todos os expostos ao vírus do resfriado terão resfriado.
6. Substância química não é uma expressão negativa. As substãncias químicas são blocos de contrução do mundo - não são boas nem más.
7. A natureza não é benigna. As toxinas mais mortais são perfeitamente naturais.
8. O corpo humano é incrivelmente complexo, e nossa súde é deetrminada por um grande número de variáveis, que incluem a genética, nossa dieta, a dieta da nossa mãe durante a gravidez, o estresse, o nível de exercício, a exposição a micróbios, a exposição a riscos ocupacionais e pura sorte.
9. A conexão entre o corpo e a mente é extremamente importante. A saúde de cerca de 40% das pessoas testadas melhorará significativamente se lhes for dado um placebo.
10. Praticamente qualquer assunto ou questão que apareça se tornaraá mais interessante e complicada sob um exame mais aprofundado. O nosso mundo é fasciante.
11. Ninguém tem o monopólio da verdade; não guiem sua vida por qualquer conjunto de regraas produzidas por um indivíduo. Como disse Will Rogers: "Todo mundo é ignorante, só que em questões diferentes."

Jumpin J. Flash 09/09/2009

Não é de todo ruim, mas também não é lá essas coisas...
Para falar a verdade, tive que abandonar esse livro em prol de outros melhores. A iniciativa do autor foi válida, mas bem melhor do que esse livro é "OS BOTÕES DE NAPOLEÃO". Em suma, esse livro não prejudica ninguém, mas não dá para perder tempo com ele agora que o último livro de Richard Dawkins caiu em minhas mãos...

Raul 14/02/2013

Um ótimo livro para aqueles que tem curiosidade a respeito da história de alguns compostos químicos e o impacto que causaram e causam até hoje! O legal desse livro é que ele conta várias histórias e tece uma série de pequenos comentários, é ótimo para aqueles que se interessam pelo tema e que, por ventura, não sejam assíduos leitores. Gostei Bastante dele!