Estilhaça-me Tahereh Mafi

Resenhas - Estilhaça-me

Jel 20/06/2022

Finalmente consegui terminar a leitura. Achei entediante, não achei a história fluida e ficou muito repetitiva.
O que me chamou atenção foi a forma poética que a autora usou principalmente para expressar sentimentos. Muito lindo! Isso eu tenho que dar os parabéns.
Achei que iria continuar a série mas não estou motivada.
Talititinha 20/06/2022minha estante
Senti o mesmo, não tengo curiosidade nenhuma de ler os outros.

Jel 20/06/2022minha estante
Fui com tanta vontade de ler mas não gostei do livro.

nina.gennee 20/06/2022minha estante
Senti o mesmo, mas depois de uns 2 meses peguei os outros pra ler e li numa sentada só. Mas ainda acho que devia ter sido apenas uma trilogia.

Line 20/06/2022minha estante
O que mais me irritou no primeiro livro foi a Juliette podendo literalmente matar qualquer um com simplesmente um toque, mas tendo medo demais pra poder fazer isso. Felizmente a autora resolve isso a partir de meados do segundo livro e a partir daí a série prende que só.
Porém ainda acho que deveria ter sido só uma trilogia porque a partir do terceiro, a série fica muito a desejar.

Line 20/06/2022minha estante
Mas o terceiro livro é tão perfeitinho que valeu a pena

Jel 20/06/2022minha estante
Não sei se dou essa chance para ler os outros

-Koraline 20/01/2022

Esse livro estava encalhado na estante há alguns anos, por que parece que a autora está constantemente lançando mais livros da série, e queria ler apenas quando estivesse completa. Eu confesso que esperava gostar mais, mas não sei se é por que algumas coisas não fizeram muito sentido, ou se estou ficando velha demais para fantasia adolescente. A premissa de jovens com poderes é bastante interessante e pode dar muito certo nos próximos volumes, e por isso pretendo ler o segundo em breve; a narrativa é bonita e bastante fluida, tanto que lia 20% sem nem perceber, mas para 350 páginas, eu achei que teve pouca história. Ok, tem a fórmula básica do enclausuramento, a manipulação, a fuga e a resistência, mas mesmo assim parece que pouquíssima coisa aconteceu, mas não tanto pelas cenas de ação, mas sim pela falta de explicação do universo; de onde surgiu esse regime totalitário? qual foi o estopim para a caçada de pessoas com poderes? por que a resistência é necessária e qual sua motivação? o que aconteceu com o planeta para que os recursos sejam tão escassos? São essas perguntas sobre a construção do cenário e motivação dos personagens que me fizeram dar estrelas, além do foco excessivo no romance, que surpreendentemente fez muito sentido para mim. Para quem já leu, o universo é melhor explicado nos próximos volumes?
meowjess 20/01/2022minha estante
Eu li esse livro e não curti, me sinto a única pessoa do mundo que sofreu para ler esse inteiro pois achei terrível, a história não me prendia, queria que acabasse logo e a protagonista só fosse pega e cabo :(

joão petista 20/01/2022minha estante
eu li ele em 2016 e lembro de gostar muito mais do segundo e não gostar tanto desse mas não sei oq acharia hoje em dia

ingridrad 20/01/2022minha estante
Eu lia conforme os lançamentos até sair o terceiro, e lembro de gostar desde o primeiro, mas na minha opinião vai evoluindo no decorrer dos livros sim

sami 20/01/2022minha estante
Olha não é não viu, não direito pelo menos, é bem vago

sami 20/01/2022minha estante
Foca mais nos personagens e no romance, a construção de mundo é deixada nem em segundo, mas em terceiro plano

Hell 22/01/2022minha estante
Eu comecei só por causa do romance dele, to no inicio do 4 e o 3 até favoritei mas na questão construção de mundo deixa muito a desejar mas como não era o que eu procurava a história me agradou.

poeta_sem_rumo 21/03/2022

Ansiosa para continuar
Amei o livro, além da história cativante, os personagens fornecem a magia que nos mantém interessados, transparecendo uma humanidade que permite nossa identificação e empatia por cada um.. Cada vez que abria o livro, é como se entrasse em uma realidade diferente, me sentia diferente, a autora soube nos conectar com esse mundo.

A mente de Juliette (A principal) é um tanto quanto conturbada, visto tudo que ela passou, e esse caos, já que a mesma narra a história, é refletido em suas palavras, tornando a narrativa confusa de vez em quando, porém nada que afete negativamente a história, penso que essas partes aumentam nossa conexão com a personagem, e nossa compreensão também.

Estou completamente APAIXONADA por cada personagem, achei que poderia ter se aprofundado melhor no passado do "vilão", mas tirando isso, tudo perfeito
Nataly 21/03/2022minha estante
O vilão ao qual vc se refere é o Warner? Pq se for, ele é aprofundando nos próximos livros. Inclusive no conto "Destrua-me" q é o que vc deve ler a seguir (eu acho) Boa leitura!!

poeta_sem_rumo 22/03/2022minha estante
Obrigadaa, entendi, estava falando sim do Warner, o próximo da saga é "liberta-me" na verdade, se a lista aqui estiver certa?

Nataly 22/03/2022minha estante
Destrua-me é um conto na visão do Warner sobre alguns acontecimentos de Estilhaça-me e vc tbm conhece um pouco do passado dele.

Estilhaça-me seria 1 e Destrua-me é tipo 1.5, aí depois vem Liberta-me que seria o 2 entendeu?

Nataly 22/03/2022minha estante
Depois de Liberta-me tem um conto na visão do Adam q seria o 2,5. Eu acho que chama Fragmenta-me

poeta_sem_rumo 23/03/2022minha estante
Aah entendi, beleza então, vou ler destrua-me primeiro, valeu por avisar?

Nataly 23/03/2022minha estante
De nada, boa leitura ??

Ju 22/01/2013

Estilhaça-me
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa. Sou completamente fascinada por ela. Mas eu já tinha uma impressão antes de ler o livro que agora se fortaleceu: eu acredito que essa seja a Juliette do futuro. Só não sei se ela usaria essa roupa.

Estilhaça-me é uma distopia, ou seja, trata de um mundo diferente do que conhecemos. Nele, a humanidade sofreu um colapso. O céu está estranho, não há mais plantas ou animais em abundância. Todos estão em busca de esperança para sobreviver, e é isso o que oferece um movimento chamado de Restabelecimento. Mas é claro que tudo tem um preço, e algumas de suas principais diretrizes estão no trecho a seguir.

"Os doentes devem ser trancafiados. Os velhos devem
ser descartados. Os problemáticos devem ser
abandonados em manicômios. Apenas os fortes devem
sobreviver. (...) Não falar sobre religião, crença, convicções
pessoais. As convicções pessoais foram o que quase nos
matou, era o que eles diziam. Convicções, prioridades,
preferências, preconceitos e ideologia dividiram-nos.
Iludiram-nos. Destruíram-nos. (...) Restabelecer a igualdade, restabelecer a humanidade. Restabelecer
a esperança, a cura e a felicidade."

Bem, a humanidade com certeza estava passando por um momento de desespero profundo para apoiar um movimento que impunha tais condições. Ao aceitar a ascensão do Restabelecimento, que aconteceu em todo o mundo, as pessoas passaram a ser dominadas pelo medo. Perderam sua identidade. Passaram a sobreviver, ao invés de viver.

Juliette é uma garota que sempre se sentiu um monstro. Seus pais descobriram muito cedo que não podiam tocá-la, a não ser que estivessem dispostos a sofrer para fazê-lo. E não estavam. Ela cresceu sem o carinho e sem a compreensão de nenhum ser humano.

"Às vezes penso que a solidão dentro de mim explodirá pela
pele e, às vezes, não tenho certeza se chorar ou gritar ou rir
de histeria resolverá alguma coisa. Às vezes estou tão
desesperada por tocar, por ser tocada, por sentir, que tenho
quase certeza de que vou cair de um penhasco em um
universo alternativo no qual ninguém, nunca,
será capaz de me encontrar."

Eu gostei muito da forma como a autora trabalhou as personagens. Realmente me envolvi com a Juliette. Consegui entender o que ela sentia, e isso para mim é essencial.

Tem uma personagem realmente detestável nessa história: o Warner. Fiquei o tempo todo tentando descobrir porque algumas pessoas viraram fãs dele. Não descobri. Não achei nada de bom no infeliz.

Muita gente não gostou de uma coisa muito presente no livro: a repetição de palavras. Mas não me incomodei nem um pouco com isso. Acredito que foi um recurso bem empregado e, à medida em que a história se desenvolve e a Juliette se torna mais forte e menos confusa, elas diminuem.

Existem também duas situações em que algumas palavras ou frases estão riscadas. A primeira situação é quando a Juliette pensa alguma coisa que ela não considera que possa se permitir. A segunda é exatamente no caso das repetições, e me parece que essa situação tem uma relação com a primeira. É quando ela tenta reprimir o pensamento, mas sem sucesso. Além de não me incomodar, achei genial. Claro que é apenas a minha percepção.

Eu me encantei completamente pelo livro. Ele é o primeiro de uma trilogia, e quero MUITO ler o restante o mais breve possível. Espero que não demore demais para os outros dois serem lançados por aqui.

Resenha originalmente publicada em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-estilhaca-me.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Essa é a minha distopia favorita! Mas talvez seja porque não terminou a série ainda, pois minhas esperiências prévias com distopias são, amo o primeiro e o segundo livro, chegou o terceiro, quart, etc. a série decai. Mas tenho uma sensação que não acontecerá com esta, pois a Tahereh tem a melhor narrativa de todas as distopias modernas que já li.
Beijos

Fabiana 20/03/2013minha estante
A escrita da Tahereh é linda! Bem envolvente e poética. Amei este livro e não vejo a hora de lançarem Liberta-me!

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Adorooo distopias e pela capa eu não esperava que fosse uma.

Esse eu também vou ler.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
A muito tempo venho ouvindo falar deste livro! Mas nao gosto muito de sequencias pois nem sempre eu posso completar, ai fico nakela ansiedade..

Baah 14/04/2013minha estante
que capa é essa, incrivel, forte e misteriosa, adoro capas, essa chamou minha atenção totalmente

Dani 16/04/2013minha estante
Eu tenho mas ainda não li, sua resenha ressaltou o que li em milhares de resenhas a respeito dele: maravilhoso, não vejo a hora de ler também xD

biamartins 29/03/2021

Tô com tanta preguiça de fazer isso, então vou recomendar a resenha da @biavillar, ela basicamente falou o que eu queria.
Eu recomendo a todos sim, por mais que eu tenha me decepcionado, é legalzinho.
Eliana.Cardoso 29/03/2021minha estante
Leia o segundo por favoooor, vc n irá se arrepender

Vitoria 29/03/2021minha estante
o primeiro é o pior da saga, sério kkkkkkkk
leia os outros, você provavelmente vai gostar

Eliana.Cardoso 29/03/2021minha estante
O pior é o último kskskskk

Vitoria 30/03/2021minha estante
sério? eu gostei mais do último do que do primeiro (eu gostei muito do último na vdd)

biamartins 30/03/2021minha estante
Eu pretendo continuar, mais não esse ano, tipo, não está na minha tbr

Eliana.Cardoso 30/03/2021minha estante
N gostei do último pq tudo era pra aconteceu no penúltimo, e não aconteceu, aconteceu no último livro. Aí achei sem graça e falta de inspiração. N vou falar mto sobre pq ,então,bia vai pegar spoiler, mas acho q eu fiz uma resenha, se quiser dá uma olhada lá

Andreza 11/09/2021

Eu já fui lendo esse livro como um romance distopico e não me decepcionei.
Gostei dos personagens e da forma como a autora usou (a falta de) pontuações e repetições de palavra para aproximar o leitor.
Espero não me decepcionar com essa saga.

"Uma estrada se bifurcava em um bosque e eu?
segui pela estrada menos percorrida, e isso fez toda a diferença."
maria maia 11/09/2021minha estante
eu amoooo!!! incendeia-me é o melhor de todos, sério mesmo? o warner é tudo de bom?

Mary 11/09/2021minha estante
Apartir do segundo melhora muitoop

Larinha 11/09/2021minha estante
só melhora

Nerwen 11/09/2021minha estante
Incendeia-me é tudoo

isinha. 11/09/2021minha estante
melhora em liberta-me, a partir de incendeia-me fica mais perfeito ainda

atlasmeu 11/09/2021minha estante
Essa saga é tudo de bom!! Quando você pensa que não pode mais ser surpreendida, alguma coisa super interessante acontece.

Iza 13/05/2021

Erhhh
"Estão destruindo tudo ? diz Adam, e sua voz subitamente soa solene no silêncio. ? Todos os livros, todos os artefatos, todos os vestígios de história humana."

Depois de ler varios livros de romance, em seguida do outro, revolvi dar um pulinho na fantasia e resolvi começar a série de Estilhaça-me. Gostei? Sim. Indico? Não sei. A história e o enredo criado pela autora tem muito potencial mas senti que faltou algo, seja a falta de desenvolvimento do vilão ou o romance meio conveniente, raso. O que me conquistou foi a protagonista, Juliette Ferrars.

"Tenho gritado por anos e ninguém jamais me escutou."
sou_botelho 13/05/2021minha estante
Você pretende ler os outros? Pq o melhor está por vir

Iza 13/05/2021minha estante
simmm, já baixei o segundo pra começar!

sou_botelho 13/05/2021minha estante
Essa saga pra mim é aquela relação de amor e ódio. Amg podia ter sido bem mais desenvolvida e construída melhor. Mas mesmo assim eu guardo no coracao. Dói muito a autora n ter desenvolvido melhor

sou_botelho 13/05/2021minha estante
Se quiser conversar comigo sobre eles fica a vontade

AMO!!!

Iza 13/05/2021minha estante
Simmm, o enredo tem TANTO potencial!!!

Paulo.Ratz 28/12/2022

RISOS!
Ai gente, não é que a proposta seja ruim, mas a execução é fraca porque é repetitivo e não acontece quase nada o livro todo!
Andressa.Mota 28/12/2022minha estante
Um dos meus favs ???

Ana Ramos 29/12/2022minha estante
Exato hahaha putz que difícil, e o segundo fica pior mais ainda nessa repetição, por isso desistir da série rs

Anna 08/02/2023minha estante
Tbm tô achando

Rossi7 23/02/2023minha estante
É bem lento mesmo kkkkkkkkkkk queria continuar apenas pelo romance, mas é tão lento que acabei desistindo no terceiro. Senti que faltou emoção, envolvimento

Talititinha 26/09/2023minha estante
Não gostei desse também, tanto que nem me animei de assistir os outros.
A personagem principal é chatinha, a estória não rende.

ninha 10/02/2024minha estante
Tô chegando na metade e ainda não sei se entendi muito o conceito kk... pior que eu tenho a coleção toda fruto de um bug, tô morrendo de medo de me arrepender de ter apostado nisso ?

kaory 11/12/2023

Sobre estilhaça- me
O livro é fluido, não é difícil de ler e não tem uma linguagem complexa, mas em contrapartida, a história deixa a desejar. Juliette é uma garota insuportável, no decorrer dos parágrafos ela fica em um vai e vem.
Logo no começo da história, percebemos a situação decadente que a protagonista está inserida (poucas chances de banho e má alimentação) , mas ao ser retirada daquela prisão insalubre ela está magicamente muito atraente, seu corpo é belo (como? eu jurava que ela era desnutrida), não sei se li da maneira correta ou se entendi alguma coisa errado, mas para mim, ela foi colocada em um pedestal logo no começo.
A história em si, é fraca, extremamente clichê mesmo para a época (2011), juliette é a protagonista super poderosa, não é a personagem feminina "princesa na torre" e faz parte de um triângulo amoroso.
É óbvio que a autora escreveu para um público jovem, mas a história é tão sem sal.
Eu odiei esse livro, os personagens são ruins e a protagonista é detestável.
victoria.lxxv 11/12/2023minha estante
KAKAAKAAKAK polêmico viu

kaory 11/12/2023minha estante
eu tava vendo as outras resenhas e todo mundo amou, tô assim ?

Luiza2970 11/12/2023minha estante
sinceramente, eu não entendo o que as pessoas veem de bom nesse livro KKKKKKKKKKKK

Paula1324 11/12/2023minha estante
Até que enfim achei uma resenha que eu concorde

Vinicius 11/12/2023minha estante
Triângulo amoroso?
Tirando agora da minha lista

victoria.lxxv 11/12/2023minha estante
ah, pois perdi a vontade de ler ele

Carol 16/08/2016

Estilhaça-me
Eu comecei ler esse livro sem muita pretensão e até mesmo sem expectativas, vou confessar que a sinopse não me levou a curiosidade imediata, tanto que esse livro estava na minha lista de leitura ha bastante tempo.
Porém eu estou em um momento gênero fantasia/distopia, tenho fases literárias e quando estou assim fico lendo o mesmo gênero até cansar, digamos assim, e Estilhaça-me enfim entrou para a minha leitura e vou te contar... que surpresa boa!
A autora escreve de forma fluida e um tanto poética, floreia tanto os sentimentos e as sensações da Juliette que você sente a afliação, agonia, solidão e a esperança que a Juliette passa nesse livro.
O começo é meio complicado você entender o que realmente acontece com ela, quando é seu poder entretanto a forma como foi conduzida a história te deixa curiosa a casa virada de página.
O Adam é um personagem típico de livros assim, rapaz gentil, amável e destemido, como eu estou fazendo essa resenha e já li todos os livros fica difícil dar mais detalhes dele sem dar spoiler, mas garanto que o Adam é de suspirar.
Contudo a Tahereh Mafi faz algo surpreendente ela nos apresenta o temido porém lindo e charmoso Warner e te conto que gostei dele mesmo ele tendo esse jeito frio e calculista, gostei do vilão #soudessas.
Os personagens secundários deram a ingrediente necessário para te fazer suspirar e ansiar pelo próximo livro, Kenji é sem dúvida um personagem que fez essa diferença, junto com o Jaime e até mesmo Delalileu e foi um final muito bom com gosto de quero mais.
Esse livro soube levar os elementos que te prendem a leitura: romance, aventura, comédia e mistério, entrou para meus favoritos.
Jessica A 16/08/2016minha estante
Carol, tenho essa trilogia uns 2/3 anos, porém tenho pavor de triângulo amoroso e li por aí que essa trilogia têm. Procede a information??? Eu detesto, porém tenho taaaaaaaaanta curiosidade com estes livros :/
ah, ótima resenha :D

Sibele.Carazzai 16/08/2016minha estante
Já li... A série é ótima! O amo o vilão, já faz tempo que li mas não lembro de nenhum mimimi, com uma mocinha forte.

Carol 17/08/2016minha estante
Jessica tem sim um triangulo amaroso porém ele não é chato, eu acredito que você terá uma opinião parecida com a minha quanto ao vilão dessa história. Eu não sou fã de triângulos amorosos mas esse aí eu acabei curtindo.

Carol 17/08/2016minha estante
Jessica tem sim um triangulo amoroso porém ele não é chato, eu acredito que você terá uma opinião parecida com a minha quanto ao vilão dessa história. Eu não sou fã de triângulos amorosos mas esse aí eu acabei curtindo.

Carol 17/08/2016minha estante
Sibele eu não achei com mimimi também, apesar de no último livro ter tido uma mudança no Adam não interferiu no que a autora quis passar.

Jessica A 18/08/2016minha estante
Entendi!!! Vou ler :D Obrigada gatona!!!

joo 28/12/2022

Estilhaça-me
QUE LIVRO PERFEITO. Eu não sei o que aconteceu ele só me conquistou demaaais. Eu amei ele de um jeito que nem sei explicar.

Juliete perfeita, Adam também, Warner babaca 🤬 #$%!& perfeito, KENJI EU TE AMO CARA.

O que me irrita um pouco é a Juliete sempre tá chorando?? mas tudo bem, aceitável.

Eu já tô em 30% do segundo livro devorando tudo. A história é muuito boa. Eu tô tão ansiosa pra ver o desenvolvimento deles, cara.

Resumindo: POR FAVOR LEIAM. É um dos melhores livros que eu já li, pelo amor de deeeus.

?????+ favoritado
raissa 28/12/2022minha estante
ce prepara kkkkkkkkk

raissa 28/12/2022minha estante
??????

joo 28/12/2022minha estante
aii meu deus kkkkkk to mt ansiosa

Vavariando 28/12/2022minha estante
Estou no último cap desse mas ja preocupada c a continuação #teamAdam

bianquicha 28/12/2022minha estante
quero ler esse livro mt tempo!!! a maioria diz q é maravilhoso

cindynicacio 28/12/2022minha estante
Ninguém me contou, eu não vou contar também ?

Manu 09/05/2021minha estante
Que resenha incrível, parabéns!!

Dani 09/05/2021minha estante
Mana, quem fala isso da Juliette não leu direito, não é possível. TOQUE é tudo que ela sempre quis, a única emocionada que eu defendo

Manu 09/05/2021minha estante
Amiga, a gente acha ela emocionada porque ela se apaixonou muito rápido pelo Adam, mas eu também sei que é porque ela nunca teve muito contato com as pessoas

Dani 09/05/2021minha estante
Então, é pq é a única opção dela. Quando eu li essa parte, eu entendi que ele foi como um anjo na visão dela, uma pequena possibilidade de ela ter uma vida normal *ser normal*. É muito triste na vdd o tanto que ela se apaixona rápido.

Manu 09/05/2021minha estante
Sim amiga, porque ele era a única opção dela, ele era o único que podia tocar ela e foi o "único" a ser gentil com ela, e por nunca ter tido alguém que tratasse ela bem ela se apaixonou rápido, porque ela não tinha nada com o que comparar nada pra escolher no lugar dele

Isso ?

anaclarablythe 29/04/2021

Não desanime no primeiro ( e segundo)
Assim ?não gostei? desse livro, não me cancelem ainda gente calma
Eu me irritei DEMAIS com a principal ( isso melhora juro) e achei que não aconteceu nada no primeiro, sinceramente achei meio chato
MAS eu tinha comprado todos então eu tinha que ler, fui gostar na metade do segundo mas acho que vale a pena ler se você realmente se interessar pelo oq a história fala
Enfim tô aqui pelo Warner mesmo ?
mareenar 29/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkk Warner perfeito né? É como eu sempre digo esse livro é introdutório e meio louco, mas a parada é continuar lendo, melhora na metade do segundo

Vitória 29/04/2021minha estante
Warner supremacyyy

ViPrad 29/04/2021minha estante
O kenji tbm amg, ele ajuda mt a melhorar a história, continua, vale MUITO a pena

Juh 29/04/2021minha estante
Warner amor da minha vida, realmente ele salva o livro

mareenar 29/04/2021minha estante
O kenji é maravilhoso, super engraçado, quando ele tá junto com o Warner só sinto vontade de rir kkkkkkk

anaclarablythe 29/04/2021minha estante
Kenji e Warner supremacy ?

Lanny 01/06/2021minha estante
Eu devo ter sérios problemas pq li esse primeiro livro e já estava gritando "Aaron você é tudo" aqui no skoob KKKSKSKSKSKS

Lanny 01/06/2021minha estante
Idiota eu achei o Adam, eu odeio aquele cara

Mimiu.Dias 01/06/2021minha estante
Eu adoro o Warner desde o primeiro, mas lê o conto dele, vai que vc muda de ideia

leilinha 01/06/2021minha estante
Jamille, eu quero muito ler o conto dele aaaaaaa só que acho que só tem inglês aí complica

leilinha 01/06/2021minha estante
amei Lanny KKKKKKKKKKKK, o Adam eu ainda não tenho uma opinião formada, acho que ele ainda vai fazer alguma bosta

Mimiu.Dias 01/06/2021minha estante
Leila, o conto dele tem em portugues

Mari Formiga 14/08/2020

Confesso que demorei um pouco para conseguir me conectar com a história e os personagens. Só nos capítulos finais desfrutei de verdade da leitura.
Anne__ 14/08/2020minha estante
Com o tempo você se apega e não quer mais desgrudar.

Mari Formiga 14/08/2020minha estante
Fiquei feliz com teu comentário. Assim posso ler os próximos livros com mais anseio!

Anne__ 15/08/2020minha estante
Te sugiro a ler o spin-off, 1.5, Destrua-me. Foi onde eu me apaixonei Warner.

Anne__ 15/08/2020minha estante
Te sugiro a leitura do spin-off, 1.5, Destrua-me. Foi onde eu me apaixonei Warner.

Mari Formiga 15/08/2020minha estante
Posso te mandar uma mensagem no privado? Gostaria de saber a ordem de leitura, que ainda não entendi muito bem.

Anne__ 16/08/2020minha estante
Claro. Pode, sim. Ficarei feliz em ajudar.