Estilhaça-me

Estilhaça-me Tahereh Mafi

Resenhas - Estilhaça-me

Amanda Azevedo 06/04/2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Juliette nunca teve uma vida normal. Era vista pela maioria das pessoas como uma ameaça, uma aberração, um monstro. Nunca pôde ter contato íntimo e verdadeiro com as pessoas, pois o seu toque é letal. Quando a história começa sabemos que ela está aprisionada há 264 dias. Todo esse tempo sem falar com ninguém, sem ver ninguém... Completamente sozinha. Até que ela ganha um colega de quarto — Adam.

O mundo em que eles vivem não é como o mundo que conhecemos. O mundo é governado pelo O Restabelecimento. A vegetação não cresce, é necessário racionar água e energia, os dias são cinzentos e nem mesmo os pássaros voam mais... Esse novo regime visa recriar tudo. Destroem livros, tentam criar uma nova língua Universal visando extinguir o inglês. Eles não querem que nada seja como antes, como se o mundo que conhecemos hoje estivesse todo errado, e está?

"O Restabelecimento prometeu um futuro perfeito demais para ser possível e a sociedade estava desesperada demais para não acreditar. Elas nunca perceberam que estavam vendendo suas almas a um grupo que planejava tirar vantagem de sua ignorância. Seu medo." — Página 57

A ideia do livro é instigante, e durante, mais ou menos as 100 primeiras páginas ele consegue ser realmente interessante. Mas, a partir de um dado momento o romance toma espaço demais e não deixa que a história se desenvolva satisfatoriamente. Em situações de perigo onde o leitor está ávido por alguma cena de ação nós somos surpreendidos com algum pensamento de Juliette sobre como o Adam é irresistível e como ela não se lembra de como respirar e em como ela quer beijá-lo e tocá-lo e... Sério?!? Isso é frustrante.

Por ter vivido todos os seus dezessete anos sedenta de afeto e contato físico com outras pessoas era de se esperar que Juliette fosse um tanto abalada, insegura, talvez durona... Mas ela se solta e convive com tudo com tanta naturalidade que fica difícil acreditar que ela não teve uma vida ‘normal’.

O Restabelecimento também não funcionou muito pra mim. Para praticamente todos os atos de revolta os personagens facilmente encontravam uma brecha para realizar tal coisa. Nenhum Governo é capaz de monitorar ou controlar tudo, sim. Eu concordo. Mas, O Restabelecimento passa fracamente a ideia de autoritarismo. Isso — a meu ver — foi uma falha considerável por se tratar de uma distopia.

Confesso que não terminei o livro curiosa pela continuação. Digo honestamente que senti alívio ao termina-lo para assim, partir para outra leitura que espero que seja mais elaborada e proveitosa. Consta que o segundo livro — da até então trilogia — será lançado dia 5 de fevereiro de 2013 nos EUA com o nome de Unravel-me. (Desvenda-me).

Amanda — Blog: Lendo & Comentando
Visite: www.lendoecomentando.com
Mary 16/08/2012minha estante
Concordo com você! Sei lá, alguma coisa está faltando, e as vezes me canso dos diálogos entre Juliette e Warner. Bem ainda não terminei o livro, e talvez eu possa mudar de opinião, mas de uma coisa eu tenho certeza, não vejo a hora de terminar para trocar logo de livro.

Amanda Azevedo 16/08/2012minha estante
Acho que você terá uma surpresa no final! Foi uma das partes que mais me desagradou. (Achei uma cópia barata e mal feita!). Volte aqui quando terminar de ler e me conte o que achou também, hehe. Beijos!

giuliamp 30/03/2013minha estante
Concordo plenamente. O livro passou a ser uma coisa monótona e eu, assim como você, fiquei aliviada com o final. Não desejo ler o segundo livro como desejo ler outros, mas irei dar uma segunda chance. E espero que me surpreenda, para melhor.

Lis 26/08/2013minha estante
Certíssima, o final foi péssimo, não me deixou nem um pouco curiosa, podia ter continuado um pouco de onde parou, o Adam participar de alguma missão e ser pego. Sobre o Restabelecimento acho que a autora deveria ter mostrado um pouco o modo como em como a população está passando por isso, só vi horror no que ela dizia, não no que acontecia. Uma coisa que me irritou foi a repetição proposital de palavras da autora,ex.:
Te odeio
Te amo
Não me deixe
Ou quando ela ficava,"...É o que penso...É o que não digo"
Situações muito mal elaboradas. O que me deixou confusa no início foi com o nome do Adam, chamam ele de Kent (acho que é esse) uma vez no começo, a autora da a entender que ele mentiu sobre o nome, então voltam a chamar ele de Adam, e perto do fim um amigo chama ele de Kent. Conclui então que é Adam Kent, apesar de ser muito mal explicado. Esperei demais desse livro e me decepcionei.

Vitoria 25/04/2015minha estante
Exatamente. Acho que a ideia de Estilhaça-me é boa, mas o seu desenvolvimento foi, infelizmente, pobre.
A começar pelos protagonistas que são extremamente clichês. Juliette, a garota excluída, não entendida pela sociedade, com síndrome de heroína etc. E como você já apontou, uma garota normal demais para quem passou a vida toda sendo rejeitada e marginalizada pela sociedade, sem poder sequer tocar ou ser tocada por alguém.
Adam o príncipe encantado perfeito, bonito, sensível, carinhoso, e todo esse blá blá blá que já vimos trocentas vezes em romances para "jovens adultos".
O romance do Adam com a Juliette surgiu entre uma piscada e outra. Por parte dela eu até acho que dá para ser compreensível, mas por parte dele?
Simplesmente não me desceu, tanto foi que só continuei lendo o livro até o final por causa do Warner.
O Warner sim é um personagem mais bem construído, embora também um pouco clichê. A autora vez ou outra dava umas margens que me fez ter esperanças de que a relação entre a Juliette e o Warner não seria só "vilão que me deseja com todas as forças, mas eu não gosto dele, só tenho olhos pro mocinho entediante", então vou continuar lendo os próximos (ainda mais depois de saber que a autora escreveu uma versão contada pelo Warner :p), para saber se o Warner vai ser só isso mesmo, ou se a história vai mostrar algum diferencial, porque até então a autora não trouxe nada de novo. Muito pelo contrário, ela ainda trouxe um X-Men, mas enfim...

Ellen 25/05/2021

Influenciada pelo Instagram e Tik Tok
Eu realmente gostei muito da leitura, é um tanto viciante, narrativa muito fácil e leve de ler, além dele ser um livro pequeno.
Eu caí de paraquedas neste livro e me surpreendi. É um livro excelente para o público juvenil também, que quer se inserir na leitura.
Recomendo, sim.

Nathy 06/04/2021

?Eu não queria roupas ou sapatos perfeitos nem nada caro. Não queria vestir seda. Tudo o que sempre quis foi estender a mão e tocar outro ser humano, não apenas com os dedos mas com o coração.?
Com certeza essa foi a frase que mais me pegou e eu amei esse livro
nath 06/04/2021minha estante
se prepara pq a partir de agr e cada coisa

Ju 28/11/2021

Ótima distopia. Mundo pós apocalipse, política, resistência e ainda super poderes, sem falar romance. Tudo de bom. Gostei muito. Um livro de leitura fluída, viciante. Quero ler todos...
Canuto 28/11/2021minha estante
Interessante. Coloquei na lista

Clarão 28/11/2021minha estante
Minha série favorita, já li todos os nove livros e estou animada para o último da saga que saiu esse mês!

deathastor 10/07/2023

Amei muito
E a primeira vez que leio um livro de distopia e gostei bastante de como apesar de se passar em mundo com uma realidade diferente do mundo atual ainda sim dá para encontrar e ver que nosso mundo pode sim algum dia virar o mundo de estilhaça-me. Estou curiosa para ver a evolução da juliette e ver ela se encontrando depois de tudo que passou nos ultimos anos. o Warner é um personagem que eu gostei logo de cara apesar de ser meio que pintando como um vilão, consegui enxergar nas atitudes dele sinceridade em relação a juliette. o kenji é outro peersonagem que me encantei de primeira e acho que ainda vou dar umas boas risadas com ele. o Adam não tem sal, nem açucar e nem tempero esse negocio dele ser um heroi não colou para mim.

Dei 4 estrelas pq sinceramente ninguem merece aquela melação da juliette com o tonto do adam... tenha santa paciencia vius
Gabriela135 10/07/2023minha estante
Sim dei a msm nota , concordo muito !!

tontoriko 10/07/2023minha estante
mn simm dei 4 estrelas pelo msm motivo, td vez que a Juliette ficava de melação com aql Adam me dava vontade de pular tudo e ir pra parte importante. Tive q ter paciencia viu pq misericordia

Princesa Faw 20/01/2023

A primeira distopia que me fez surtar
Primeiro de tudo: a escrita da Tahereh é única. É fácil de ler e fluida, mas super diferente e eu adorei! Parece que a história fica ainda mais interessante com as anotações e pensamentos dos personagens riscados. Gosto que a protagonista teve um passado difícil porque já sei que ela deve ter um desenvolvimento importante e descobrir ou reivindicar o seu lugar na história. Amei a forma como o ?vilão? foi apresentado, e meus radares ficaram enlouquecidos por ele. Mais um possessivo pra eu me apaixonar, certeza. Como primeiro livro, é bem bom pra apresentar a história, mas sei que a verdadeira magia da saga está só começando?

Bia :) 01/09/2021

Legalzinho até
Não sabia o que esperar desse livro, vi muita gente falando mal, mas também vi muita gente falando bem. Decidi começar a ler bem de repente pra matar a curiosidade.
De início me prendeu bastante, me deixou bem curiosa pra continuar lendo e descobrir mais sobre os personagens e a construção de mundo. Quando fui me aproximando dos 50% parece que desandou tudo, a leitura não rendia, mesmo os capítulos sendo curtos.
Em relação aos personagens, no início não consegui me conectar com nenhum, nem mesmo com a protagonista, mas depois desse final já estou com vários xodózinhos kkkkk.
Confesso que o final me surpreendeu, não imaginava nada do tipo, mas achei MUITO interessante e acredito que vai ser mais desenvolvido nos próximos livros (que são muitosss).
Estou bem ansiosa para ver a evolução da Juliette e do Warner, e ver como esse romance vai se desenrolar.
E por último, some Adam.
Bia :) 01/09/2021minha estante
Esqueci de falar sobre a escrita. Não gostei, muito poética e com muitas metáforas, que no caso sou péssima pra entender.

Kayzita 26/06/2023

Gostei bastante
Minha primeira LC, gostei muito dessa forma de leitura, gostei muito da escrita da autora. Confesso que estou arrependida por não ter comprado o segundo, estou ansiosa para a próxima LC. Obrigada amiga, pela experiência maravilhosa. @epbook ???

Não me julguem, amei o Adam. Sei que ainda é cedo para decidir isso, já que é o primeiro livro da saga. Mas eu odiei o Warner. Vaso ruim não quebra??
eula.paulaa 26/06/2023minha estante
Amei ler junto contigo, ansiosa para ler o próximo ???

swftgone 17/11/2022

estilhaça-me.
queria ler esse livro desde o ano passado e me surpreendi durante a leitura. a escrita é fluída, e diferente do que muitos falam não me incomodei em relação à isso em nenhum momento, já no plot em si achei que teve algumas pontas soltas, uma delas é o romance que acontece super rápido e isso não é uma coisa que me agrada muito, mas, apesar disso gostei da protagonista e do universo onde o livro se passa, existem várias críticas da autora sobre a preservação do meio ambiente e também sobre questões políticas, é um livro muito bom, porém nada que mereça 5 estrelas, vou ler os próximos e espero me apaixonar pela saga.

Gillvanya 11/09/2023minha estante
Só espera, o Adam é odiado pq merece

tori! 11/09/2023minha estante
comprei estilhaça-me pelo aaron e sinceramente odiei tanto palco pro Adam nesse primeiro volume, KKKKK. quero ler liberta-me desejando logo um desenvolvimento do aaron e da ju

Jubs_Oliver 11/09/2023minha estante
Espero que eu comece a odiar ele logo então ? pq tá até fofo eles juntos. Não que eu queira eles juntos né kkk pelos pedaços que vi sobre Juliette e Aaron, fiquei apaixonada já kkkkk mesmo sendo problemático esse começo deles, e ele sendo doidão

anavi 30/06/2021

O começo
Gostei do livro. Leitura fácil, leve, rápido de ler. É um livro bem poético, com muitas comparações profundas e um pouco de gatilho no quesito tristeza kkk algumas descrições são melancólicas e tocam a gente pra caramba, então se vc tá procurando um livro pra descontrair, esse não é o indicado, mas caso esteja atrás de algo pra refletir, vai amar!

Ayalle 14/05/2021

SURTOS, SURTOS E MUITO MAIS SURTOS!
Estilhaça-me é o primeiro livro de uma série de fantasia e como é de praxe nunca obtemos respostas no primeiro livro, mas isso não impede de vc surtar completamente com tudo que está acontecendo.

Você consegue se apaixonar, sofrer, ficar aflita, se sentir louca, morrer e voltar a vida em cada linha desse livro. É simplesmente eletrizante, viciante, maravilhoso...

Juliette... você aprende tanto sobre ela no livro que parece que conhece ela pessoalmente, até se dar conta que nem ela se conheçe ou entende tudo que acontece com ela.

O final é de uma reviravolta inesperada, mas achei um pouco apagadinho se formos comparar ao começo e meio do livro. E o final é em um ponto na metade entre o tudo e o nada, como se tivesse sido cortado ali mas que inicialmente não fosse ali que terminasse.

Enfim... estou louca para ler os próximos e surtar ainda mais.
Maria 14/05/2021minha estante
warner é simplesmente tudo

nath 14/05/2021minha estante
esse livro eh TAO bom

Ayalle 14/05/2021minha estante
Já peguei spoiler de Warner, mas ainda gosto de Adam kkkk

GioRegly 14/05/2021minha estante
me inspirei, vou ler hein

Ayalle 14/05/2021minha estante
Tbm achei muito bom! Tô louca pra ler o próximo

Ayalle 14/05/2021minha estante
Vc vai surtar lendo!!! Super recomendo kkkkj

Readhim 21/09/2020

Razoável
Início: 2
Enredo: 2
Personagens: 2
Escrita: 3
Conclusão: 3

Notas finais: quase abandonei na metade, mas depois começou a melhorar e concluiu de modo aceitável. Só não sei se vou continuar a série.

biana 23 24/04/2023

Tinha altas expectativas para esse livro, tantas resenhas positivas e uma sinopse interessante, porém quando eu fui lendo achei muito massante e sem graça, não entendo porque gostam tanto do Warner e dessa saga.
Luna.Bard 24/04/2023minha estante
Eu tbm não gostei do primeir, mas dei uma chance pros próximos e MELHOROU MT (e tbm passei a amar o Warner)

Kdjuls 24/04/2023minha estante
Realmente o primeiro livro é um pouco dificil. É confuso porque os sentimentos da Juliette são confusos, além disso, é uma série de Distopia e Ficção cientifica, então tem um contexto ser assim. Particurlamente, entendo você, mas eu amo essa série inteira. Acho que o problema é que vendem como Romance, sendo que não é exatamente o foco

vieirafael 24/04/2023minha estante
eu gostei do livro logo de cara, mas o warner é um L1X0 humano.. não sei o que vêem nele.
já li quase todos (falta 1 conto) e amo a saga.. acho que ela perdeu a mão do livro 4 pra frente

Nick185 24/04/2023minha estante
O primeiro livro é bem difícil, mas eu daria uma chance pros outros