Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Isabella853 24/04/2024

Amo o C.s Lewis
Sim eu sei que dá pra entender nada que esse moço escreve de primeira, mas como vc entende meu amg..... VC VICIA

AdriLittig 23/04/2024

Os quatro amores
CS Lewis descreve e reflete sobre os quatro amores como se distinguem e se relacionam.
Afeição
Amizade
Eros
Caridade
O amor pode se tornar um ídolo, e quando isso acontece ele se transformará num demônio.
Nosso amor pelo ser amado não pode ser maior do que o amor pelo autor do Amor? ?
Vale a pena meditar nos amores e como podem ser dádivas dadas por Deus e como podem ser enganos e prisões quanto ficamos em nós mesmos ???

J.Lucaz 22/04/2024

Se eu tivesse lido antes
Não sei o porquê, mas eu sinto que esse livro esperava por mim, não só em espera comum, mas como algo que eu necessitava ler, o que eu tinha ignorado por tempos. Menti para mim mesmo, porém quando li, eu chorei, senti uma libertação dolorosa. Eu amadureci lendo esse livro, ele é complexo, tive que procurar significado em palavras que eu nunca tinha visto. O livro consegue explicar de uma forma tão envolvente que eu me sinto confortável e ao mesmo tempo sentido, ele explicando coisas que parecem óbvias, porém necessárias de ouvidas.

Obs: obrigado C.S. Lewis pelo Os Quatro Amores.

Hleyna_iung 16/04/2024

Os 4 amores
Lewis nesse livro destrincha os 4 tipos de amores: Afeição, amizade, eros e caridade. E como esses 4 tipos de amores se distanciam do amor de Deus, por causa da nossa corrupção, ou como eles nos aproximam Dele, por nos fazer entender vagamente o que é o amor.
Além disso Lewis nos ensina como o amor de Deus é um amor Dádiva, que entrega tudo sem esperar nada em troca (é um amor puro), mas que porém o nosso amor é um amor Necessidade, que independente do quanto achamos que amamos sem esperar nada em troca, o nosso amor é sempre necessidade, necessidade de nos sentirmos importantes, necessidade de sermos amados de volta, necessidade de nos sentirmos úteis, necessidade de achar que a outra pessoa precisa do nosso amor, ou pura e simplesmente necessidade de Deus.
Achei incrível como Lewis acaba com nosso orgulho nesse livro nos fazendo perceber o quanto somos corruptos e como nosso amor é falho e egoísta, mas, apesar de tudo, achei o livro meio cansativo e demorei pra conseguir terminar, as vezes o Lewis enrola DEMAIS reexplicando as coisas kkkkkk, e os capítulos são Enormes (acho que ao todo o livro tem 5 capítulos :)

Grazy 07/04/2024

Excelente!
Como sempre as obras desse homem... Ótimas!! Reflexões muito perspicazes. Algumas partes não consegui compreender (não vou mentir), mas, aquilo que minha cabecinha conseguiu captar foi maneiro demais!! Super recomendo!
J.Lucaz 22/04/2024minha estante
A linguagem complexa é a cereja do bolo desse livro, quer dizer, dessa obra de arte

Alasca Young 02/04/2024

Favorito do Lewis até então
Dentre as 3 obras lidas de Lewis, posso dizer que esta foi minha predileta até o momento. Foi dele que saiu a famosa frase "Tudo que não é eterno, é eternamente inútil", nesse livro compreendemos que o só podemos ser capazes de amar, porque o Pai nos amou primeiro!

Lucas Nery 01/04/2024

Ao meu amor. 01.04.24
Hoje eu acordei te amando mais?

Então, só queria registrar que meu AMOR por você só aumenta a cada dia.

A principal mensagem já foi dita lá em cima mas gostaria de descrever como que cheguei até aqui? Basicamente, tudo começou comigo querendo enviar essa mensagem para você hoje?

Daí,

Pensei em como dizer isso sem dizer se é que me entende rsrs?

?Então lembrei do livro que pode descrever ou explicar o momento por inteiro.

Então vamos a ?resenha?

O livro fala sobre 4 amores. Vou dar um pitaco em cada um relembrando a experiência viva? antes pergunto-me:
- qual dos amores tem crescido ?
Eu responderia que todos?
Tudo se iniciou numa bela afetividade, numa bola jogada na praia, numa conversa sem pretensão, numa carona de Uber?o Uber é certamente padrinho rsrs, logo depois, nasce uma cumplicidade chamada amizade onde cada um se revelou ao outro ainda que com certos receios mas alma, pensamentos e vontades foram reciprocamente despidos, não demorou muito para uma paixão surgir e alguns momentos do que chamamos de intensidade acontecerem espontaneamente, esse é um dos que mais reservamos, pois, assim é sábio fazer, por fim o amor sacrificial: perdão, restauração, reformas, tempo nos é ?exigido? de viver? por fim queria l
eu acho incrível como tudo foi e é rápido com a gente e ao mesmo tempo se parece que já se passaram anos?
Enfim, só queria registrar que meu AMOR por você só aumenta a cada dia.

Deisi Pinheiro 31/03/2024

Um livro para sábios
Confesso, demorei meses pra finalizar. Sempre fui uma leitora ativa, mas para este livro específico é necessário muito além do hábito de ler, tem q ter uma boa base bíblica, filosófica, interpretação apuradíssima. Em algumas páginas era necessário voltar e reler duas vezes para um bom atendimento. Veja, é uma questão minha e não uma crítica ao grande Lewis, é só um comentário que é um livro para sábios ?

carolruth 28/03/2024

Primeiro 5/5 do ano
?O único lugar fora do céu onde você pode ficar perfeitamente seguro de todos os problemas e perturbações do amor é o inferno?

O trecho que me fez querer ler o livro, sem imaginar o tanto que ia me apaixonar por ele. Não canso de dizer o quanto Lewis é incrível, a cada capítulo o pensamento era ?sim, é exatamente isso? ou ?caramba, é mesmo!? me fazendo pensar sobre cada tipo de amor que temos ao longo da vida.

O que mais me prendeu foi o Eros, envolve muita coisa, paixão, prazeres, renúncias e afins. Acredito por fim que o autor explica muito bem o sentimento em si, já que única maneira de manter o seu coração intacto é não oferecê-lo a ninguém, pois o ato de amar é também o ato de se doar e tornar-se inteiramente vulnerável.

Fernanda.Catarine 27/03/2024

Uma frase, uma leitura!
Começo essa resenha confessando que fiz está leitura por uma frase, algo que me deixou intrigada e apaixonada, e que de certa forma eu precisava entender!

“Amar é, antes de tudo, tornar-se vulnerável… Se você quer, com certeza, manter seu coração intacto, então não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente com distrações e pequenos luxos; evite todos os embaraços; tranque-o na segurança do cofre de seu egoísmo. Mas neste cofre — seguro, escuro, inerte e sem ar — seu coração mudará. Ele não se quebrará; — tornar-se-á inquebrável, impenetrável, irredimível… O único lugar fora do céu onde você pode ficar absolutamente livre do perigo de amar é o inferno.”, essa é frase responsável pela minha leitura de "Os Quatros Amores" de C.S. Lewis, antes de ler definitivamente busquei tentar entende-la de uma visão pessoal, adorei o que minha própria imaginação criou, mas queria o ponto de vista do autor. Lewis descreve os quatros amores de uma perspectiva cristão, e deixo aqui que não sou, mas que de certa forma foi tocante a forma como ele descreveu, sobre o livro em si, sinto que foi uma leitura proveitosa, mas que ainda precisarei ler outras vezes, pois sinto que ainda se tem muito o que tirar dele.

Sobre sua forma de escrever, eu amei, o fato de o livro está repleto de citações de variados autores, muitos deles eu conheço, me deixava mais animada para continuar, não só isso, mas sua forma de escrever também é de certo modo incrível, algo que me chamava mais ainda para dentro da leitura, como disse acima, não sinto que tirei proveito totalmente do livro, mas já tenho uma base para uma próxima releitura. O livro em si é muito bom, talvez você não entenda de primeira, e como ele próprio diz, cada um entende de sua própria maneira e essas é uma das melhores coisas sobre os leitores.

Sarah 27/03/2024

Não sei
Comecei o livro confusa e terminei igual kkkk

Não me cativou, não sabia qual era a ideia dele, então fui surpreendida.

O único capítulo que prendeu a minha atenção foi "Eros", mas não consegui aproveitar como deveria.

Gabi 20/03/2024

Os Quatro Amores
"A expressão típica de começo de Amizade seria algo como: "O quê? Você também? Eu pensava que era o único!"

"Não existe investimento seguro. O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. Ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido."

Erick Cruz 14/03/2024

Como sempre 5 stars
Li esse livro com o intuito de comparar com a nova impressão feita. O que realmente muda são algumas terminologias que não alteram a compreensão do texto.

Erick Cruz 14/03/2024

Sempre bom
Nesse livro, o autor consegue distinguir e definir quatro tipos de amores, quais? Obviamente não direi, mas garanto: mudará sua forma de pensar e agir.

Maria.Barreto 11/03/2024

Os quatro amores
C. S Lewis retrata o amor em suas várias formas de um jeito tão claro e nos leva a refletir sobre cada um.