90 Anos Antes Márcia Abreu

Resenhas - 90 Anos Antes

Arca Literária 24/06/2014

Minha conclusão de leitura:
O primeiro livro da série Renascer,tem como protagonista desta história David Andews,um rapaz doce e fiel aos seus costumes.
Pois a história em si,se passa numa época antiga onde os costumes e tradições eram levados a risca.
A sua trajetória de humano,a tranformado em vampiro por sofrer um acidente e quase morrer,tendo como única salvação ser transformado em Vampiro.
Pois um começo nada fácil para David,ele não aceitava sua nova condição saber que agora teria que conviver desta forma para sempre o deixava abalado.
Mas depois de um certo tempo,o fato era aceitar sua nova condição de vida,nada poderia ser mudado.
O que estava feito ,não seria desfeito e David aprendeu a conviver com isso,e com a família do vampiro que o transformara.
Ao longo de sua trajetória,David se muda com sua nova família e vai para outro país,onde acaba conhecendo novos amigos vampiros.
Na sua nova vida,mesmo sendo um vampiro nunca machucou um humano para se alimentar,caçava animais maiores para satisfazer a fome.
Pois não fazia parte de sua natureza, pois já havia sido um humano e não iria querer ferir ninguém.
Na nova casa,também fez novos amigos conheceu uma vampirinha Etienne,pois essa pequena,é muito muito pentelha gente,rsrs adorei essa menina.
E sua amizade com ela é muito forte, onde surge um laço muito forte e um sentimento de irmão mais velho aflora sobre ele.
Com o passar do tempo com outros amigos que fez,David resolve ir morar numa casa na floresta.
Juntamente com seus amigos,onde passam a formar uma família feliz,forte e muito unida.
Mas o que David não espera,que iria conhecer uma desconhecida que mudaria o rumo dessa trama,sim outra vampira recém transformada e muito acuada.
Pois escondida na floresta,não aceitava sua nova vida ,muito fraca e debilitada e tendo de fugir daquele que a tranformara.
Até que David a acha e a salva,levando para morar com ele ,e sua família mas desde o momento que a encontra ele sente algo que não consegue explicar.
Ajudando Elizabeth a sua nova vida,a se adaptar ensinando a caçar outros animais e protegendo-a.
Nasce ali um grande amor entre ambos,que ninguém consiguiria destruir,pois a partir deste momento na vida de David tudo ganha cor,vida ele está amando e sendo amado.
Tudo estava indo bem,até um desafeto de Elise encontra-la e assim matar a jovem amada de David,por 90 anos ele se martirizou e culpou-se.
Até chegar o dia em que tudo mudará na sua vida pois ele conhece Elise...
Eu estou ao máximo tentando não soltar Spoiler,pois uma coisa que notei foi que a editora já o fez pela sinopse da capa.
Algo que deveria ter mais cuidado futuramente, pois Márcia construiu os personagens tão bem,dando vida a esse romance de uma maneira simples mas ao mesmo tempo sublime.
Eu adorei a história de David,estou anciosa pela continuação que espero que venha logo, pois preciso saber da continuação.
Poderia escrever muito mais,mas prefiro que todos leiam e tirem por si a sua conclusão,sendo que só posso acrescentar que adorei,pois este amor ainda dara mais frutos é claro que estou aqui na espera.

site: http://www.arcaliteraria.com.br/90-anos-antes/

Fernanda 05/07/2013

Resenha: 90 Anos Antes
Resenha: “Nossa conversa será muito, muito longa...” Pg. 14

Antes de começar a ler 90 Anos Antes, sempre ficava me perguntando como seria o enredo da história, sendo que não tinha lido a sinopse nem sequer outro resumo ou resenha. Me surpreendi ao constatar que a obra continha o relato de um vampiro – David Andrew – que nos apresenta tudo que passou em sua vida; desde sua transformação até um amor perdido. Com uma história inovadora, somos apresentados aos relatos de um vampiro que sofreu muito diante de grandes revelações, suspense e tragédias.
David mora em uma mansão com mais sete vampiros, e é numa floresta próxima que ele se depara com uma pessoa que irá mudar sua vida completamente.

“Nos dias que se seguiram, me aproximava cada vez mais de Elizabeth, passaram-se semanas, eu estava cada dia mais apaixonado e ela cada dia mais alegre, seu rosto já estava perdendo aquela tristeza, e no lugar nascia um brilho especial que Etienne gostava de dizer, quando estava sozinha comigo, que era amor.” Pg. 57

David acaba se envolvendo com a recém criada Elizabeth. Logo de inicio, os dois tiveram a sensação como se já se conhecessem a tempos. Os dois acabam vivenciando uma linda história de amor, porém algo ocorre para atrapalhar seus planos. O vampiro – Oliver - que a transformou a mata bem no dia do casamento dos dois. E por noventa anos David sofre por essa perda. Até que aparece Elise – a reencarnação de Elizabeth.

“Os meus pensamentos davam voltas e voltas. Como podia aquela mulher humana ter os olhos tão parecidos, parecidos não, idênticos aos de Elizabeth? E os seus sentimentos? Eram tão familiares que eu reconheceria em mil anos, o seu cheiro era muito diferente claro, essa é humana, diferente porém tão deliciosa quanto!” Pg. 157

Gostei bastante dos personagens secundários, e entre eles quero destacar Etienne, melhor amiga de David, que apresenta ter uma personalidade forte e única. Além do próprio David, ela foi a personagem que mais me marcou no quesito simpatia. Este é o primeiro volume de uma série chamada Renascer. Achei a história muito bem elaborada e direta, além de que todos os personagens são muito bem característicos. O livro tem uma leitura tão gostosa que quando vemos o livro já está no fim e o leitor anseia por mais.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/01/resenha-90-anos-antes-marcia-abreu.html

Magiasbook 13/06/2013

Minha conclusão de leitura:
Até chegar o dia em que tudo mudará na sua vida pois ele conhece Elise...

Nicole Weiss 17/12/2012

Uma vida... uma saudade.
Em um grupo fechado no Facebook, dedicado somente aos escritores brasileiros, deparei-me, certa vez, com o anúncio de um Booktrailer. Sempre disposta a dar total atenção aos colegas, tirei um pouco do meu tempo para apreciar o vídeo e, quando dei por mim, estava me debulhando em lágrimas. No mesmo instante apostei que a série Renascer mexeria com meu coração, afinal, David era o protagonista, uma alma imortal sofria por um amor perdido e tudo acontecia no mundo vampiresco. Procurei saber mais da autora e não foi apenas a sinopse de sua obra que me conquistou, o carisma e a alegria de Márcia Abreu foram mais do que suficiente para que ela tivesse um espaço reservado no meu coração. Sim, hoje a considero uma grande amiga e sei que a recíproca é verdadeira.
Falando do livro, o enredo é inovador, diferente e repleto de sentimentos. Imagine o mundo dos vampiros com um toque de espiritismo e muito romance. Uma aposta ousada – e certeira – da autora.
Apesar de estarmos falando de vampiros, os “sanguessugas” da Márcia não são exatamente a personificação do mal como imaginamos – salvo algumas exceções. – O ponto forte da trama fica por conta de Oliver, um vampiro nômade, sanguinário e com inúmeros desafetos no círculo de amizades do protagonista.
Não gosto de comparar obras, mas é impossível não dizer que, em determinados pontos da leitura, 90 Anos Antes me fez lembrar a família Cullen – Twilight / Stephenie Meyer – e os termos e brincadeiras de guerreiros em seu lado infantil apresentados em alguns trechos da Irmandade da Adaga Negra – série de J. R. Ward. – Entretanto, afirmo, o leitor não encontrará nada, além disso, no livro da Márcia que possa determinar a série como uma alusão explícita a qualquer uma das obras citadas. Deixo claro que apenas certas atitudes dos personagens me remeteram aos textos sugeridos.
David Andrews é o protagonista. Bem, é difícil falar de David, sendo que ele é o verdadeiro príncipe encantado que tanto ansiamos em nossos sonhos mais juvenis. Para mim – em particular -, ele me lembra de um precioso amor perdido em um passado recente. David é gentil, cavalheiro, carinhoso e respeitador. Pode ser difícil para um jovem assimilar as atitudes do personagem, mas temos que entender que, conforme diz o título da obra, o enredo se passa em uma época antiga, onde tais costumes eram fielmente seguidos e o que indicava o caráter de um bom moço. Não quero me aprofundar no relato sobre David para evitar spoilers... E porque ele me traz dolorosas saudades.
A escrita da Márcia é simples. Mesmo sendo um romance de época, a autora optou por usar o coloquial e não o clássico – fato que torna a obra mais fácil de ser compreendida. – Porém, chamo a atenção para os termos e palavras repetitivas, pois não aparecem de forma poética, mas por um triste lapso. No entanto, dou um crédito por ser a primeira obra da escritora e porque já pude apreciar seu talento em outros textos – escritos de forma primorosa.
É fato que o escritor necessita ter, no mínimo, noções básicas de gramática. Porém, assim que o artista da literatura entrega seu arquivo original para uma editora cuidar de todos os processos de confecção e publicação do mesmo, tal autor suspira aliviado e descansa na confiança depositada aos profissionais em questão. Foi nesse ponto – perdoem-me, editores da APED – que a empresa falhou. Entendam, a capa é belíssima e bem original, uma surpresa até, pois não nos mostra um ar sombrio como normalmente é usado nas artes dos livros sobrenaturais. Deixo público a minha admiração ao Marcos Vieira, criador da capa.
Antes de retornar aos tristes acontecimentos que iniciei antes, quero deixar claro que não sou nenhuma profissional na arte da escrita e tampouco uma profunda conhecedora da nossa gramática. Entretanto, como leitora voraz, tenho certa noção de como um texto bem revisado soa durante a apreciação da obra. E foi nesse ponto que os revisores da APED falharam. Infelizmente nem todos têm o entendimento de que tal erro deva recair sobre a editora, é quando a reputação de um escritor fica manchada e isso é lastimável.
E, antes que o bate boca tenha o seu início, declaro que não sou contra a editora e que jamais deixarei de adquirir uma obra por eles publicada. Porém, espero ver a empresa crescendo e se aperfeiçoando cada vez mais. Precisamos trazer o valor da literatura brasileira ao público leitor, e não afundá-lo de vez. Fica a dica! ;)
Sobre 90 Anos Antes: leitura sucinta, romântica, sobrenatural, divertida e indicada aos leitores juvenis. Recomendo e afirmo uma originalidade sem igual no enredo.
Agradeço a autora por seu carinho, atenção e recepção em minhas investidas para ganhar seus personagens – O DAVID É MEU, TIREM OS OLHOS! – Serei eternamente grata pela confiança da Márcia em mim depositada – ela sabe do que falo – e por sua preciosa amizade – e que nossas madrugadas repletas de gargalhadas nunca se acabem!

Sergio Carmach 09/12/2012

Esse primeiro volume da série Renascer é um livro com características totalmente opostas ao último nacional resenhado no blog, Brahnac. O texto de Márcia Abreu é simples e direto, com uma trama sem maiores complexidades (isso não está sendo colocado para classificá-lo como bom ou ruim, mas apenas para dar uma ideia ao leitor do tipo de narrativa que ele encontrará). Na essência, 90 Anos Antes traz a história de amor eterno de David e Elizabeth, duas almas que parecem ter sido criadas para viver unidas para sempre, não importando o que aconteça em suas vidas. Márcia lançou mão do kardecismo, uma novidade em se tratando de histórias vampíricas, para construir uma realidade em que os destinos dos protagonistas estarão incessantemente entrelaçados. O romance vivido pelo casal tem contornos claramente adolescentes e o protagonista é pintado com ares de príncipe encantado, particularidades que agradarão em cheio ao público jovem feminino.

Um aparte desagradável: independentemente de gostar ou não do livro, o leitor pode ficar desgostoso, e até mesmo aborrecido, com alguns detalhes. Dois deles, presentes por culpa da editora, podem ser citados de cara: 1) a sinopse é um spoiler por si só, resumindo quase tudo o que há de relevante no livro, praticamente só sobrando ao leitor viver as emoções daquilo que já sabe estar por vir (as editoras pequenas ainda precisam aprender muito sobre como fazer sinopses instigantes sem revelar enormes porções da história); 2) a revisão ruim – algo irritantemente frequente na nova literatura nacional – prejudica a qualidade do texto.

Apesar de a sinopse estragar muitas surpresas (detalhes sobre a mulher misteriosa da floresta; a aparição do desafeto de Elizabeth e consequente execução da moça; o surgimento de Elise como reencarnação da vampira morta em 1901), ainda sobram alguns mistérios para serem resolvidos, como os que giram em torno do livro vermelho de Elizabeth e da identidade de uma tal srta. Andrews, que, de qualquer forma, não são revelados nesse primeiro volume. Para quem ainda não leu 90 Anos Antes e odeia antecipações sobre uma história, segue um conselho: evite as resenhas sobre o livro, pois algumas delas acabam por aniquilar o resto de surpresas que a sinopse ainda não havia assassinado.

Falando-se apenas da história em si, a conclusão é que 90 Anos Antes vale a pena ser lido, principalmente pelo público jovem, pois, além de trazer uma trama com novidades interessantes, possui uma narrativa com doses certas de descontração e sobriedade, situações cotidianas que tornam a leitura prazerosa e personagens com os quais o leitor certamente irá se identificar (dentre os vampiros com quem David convive como “irmão” em uma casa na floresta, destaque-se a irrequieta e engraçada Etienne, que pode verdadeiramente ser chamada de “amiga para todas as horas”).

site: http://sergiocarmach.blogspot.com.br/2012/12/90-anos-antes.html

Jeniffer Viana 17/11/2012

90 Anos Antes - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-90-anos-antes.html

Matheus Gaudard 17/11/2012

AMAR NUNCA É DEMAIS ^^
Este é o meu primeiro livro autografado nacional. Então, já podem imaginar como é grande o meu carinho por ele, né? Mas irei ser sincero na resenha.
Já de início a obra começa no maior clima de romance. E depois a forma como a presença estranha, curiosa e confusa de Elizabeth com seus medos e indecisões frustrava e incomodava David é perfeitamente descrita em palavras singelas. A autora me pareceu muito cautelosa ao descrever tais sentimentos, o que deixa a obra mais fascinante, pura e delicada. As primeiras páginas do livro eu devorei avançando 21% da leitura. Depois veio a semana do ENEM e eu deixei a leitura um pouco, retornando no dia 11/11 e não mais consegui parar. Não sou muito de fazer resenhas, e quando desejo falar sobre algo que li é porque de fato me agradou muito.
A cada página eu me encantava com o amor do David Andrews com a Elizabeth Evans, porém chega num certo ponto da história que o romance fica meio meloso, mas nada de linhas inúteis, pois cada gesto de carinho; cada olhar descrito; cada palavra; cada fala dirigida e cada um "eu te amo" foi super necessário para compreender a paixão dos protagonistas... E para deixar você sem reação e completamente irado quando de repente a Srta. Evans é pega de surpresa por um predador selvagem - o vampiro Óliver -, nos fazendo pensar junto: e agora? E todo aquele romance? e toda aquela história linda? O que será do amor deles, da vida do vampiro David? Como a autora pôde fazer isso com dois humildes corações perdidamente apaixonados? Então, por isso eu afirmo que, eu não consigo ver a história sem esse momento super romântico deles.

O livro dá uma virada de página longa, pulando 90 anos. O ano em que David encontra a sua felicidade novamente? Será essa felicidade passageira ou duradoura?
Chegamos, então, ao casamento de um dos irmãos (de consideração) do David. A história em si conta com a participação de vários outros personagens. Uma que eu me apaixonei pelo jeito brincalhão de levar a vida foi Etienne Miller (a garota mais irritante e encantadora que já conheci em um livro).
Voltando ao início do livro, há uma personagem que me intrigou demais, me deixando super curioso para saber quem é. Ela inicia uma conversa com o vampiro David no Ano de 2011. Onde ele começa a contar toda a sua história com a Elizabeth, o seu grande amor. O livro termina sem sabermos quem é a Srta. Andrews. Outra coisa que me intrigou foi o livro de capa vermelha de Elizabeth que não foi revelado o que nele havia escrito. Creio que a autora ainda voltará a esse ponto, pois no final da história somos apresentados a um outro livro parecido com o primeiro, sendo esse o livro de Elise Reily (não vou me aprofundar em quem é essa personagem senão estarei soltando spoiler demais).

Bem, em tudo mais, a autora é fiel ao leitor sempre. Amei a escrita dela, a forma como Márcia te conduz, como se fosse uma dança de palavras simples, o que torna a leitura mais rápida e prazerosa.

Eu recomendo, principalmente para quem ama romances de banca. Acho que o livro é bem esse estilo.

Abraços!

Jaque 18/10/2012

Resenha do blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
O livro relata a belíssima historia de amor entre David e Elizabeth, dois vampiros que se conhecem na floresta próximo a mansão onde David reside com seus outros 7 irmãos vampiros.
David conhece Elizabeth de maneira inusitada e se apaixonam de maneira arrebatadora e incontrolável. Assim o jovem vampiro passa a corteja-la, quando finalmente noivos, decidem se casar. Elizabeth ainda marcada pela terrível fase de sua transformação em que um Vampiro sanguinário e odioso que a transformou de maneira cruel e desumana, ainda está a solta pelo mundo a sua procura. Ele quer vingança, ela só não sabe o motivo.
Vivendo então a plenitude do amor e da felicidade ao lado de David e da família que conquistou, a vampira se esquece momentaneamente de seu desafeto e é toda planos para o seu grande dia.
Etienne uma das irmãs-vampira de David que é toda empolgação organiza todo o evento e convida Deus e o mundo. Ela me lembrou um pouco a Alice de Crepúsculo. Rs

Porém, na véspera do grande dia o inesperado acontece e Óliver o desafeto de Elizabeth decide acabar com os planos de todos.
Tudo acontece muito rápido e quando a família de vampiros se dá conta estão todos gritando por Elizabeth e correndo floresta adentro. A mesma floresta que um dia presenteou David com o amor da sua vida agora é palco da maior tragédia de todas.
David perde seu grande e único amor, e morre ali junto com ela...

Eu estava completamente morto... (Pág. 95)

90 Anos depois de tanto sofrimento, tortura e matírio... David tem a chance de reencontrar seu amor. Ele a sente antes de a ver e pensa estar enlouquecendo de vez, porém quando seus olhos se encontram ele tem certeza, é ela! É a sua Elizabeth mesmo que ele ache isso impossível, mas ele sente que é ela. E tudo muda, é como respirar após um longo período de baixo d´agua. Ele sente esperança novamente após 90 anos. Mas agora ela é humana e ele um vampiro... Será que o amor sobreviverá a essa imensa barreira?

Seus olhos estavam agarrados nos meus e ela disse, para minha surpresa:
- Me sinto muito viva nesse momento! (Pág. 40)

Repeti em voz alta, o que havia dito a ela:
- Com esse gelo em meu corpo o seu beijo é o único calor que preciso...
- Agora estou sozinho Elizabeth, sem você sou apenas uma pedra de gelo. (Pág. 146)

A história é linda, e a leitura é deliciosa...
A escrita da autora é simples e exprime o sentimento dos personagens com clareza, nos fazendo embarcar no mundo deles, nos contagiando com seu amor, felicidades, tristezas e desespero.
É perfeito demais, mesmo falando de vampiros ela conseguiu dar uma suavidade à escrita falar do amor entre eles de maneira tão pura, é de tirar o folego.
Conseguiu escrever um romance com vampiros e sair do clichê, um olhar de mestre, de quem sabe o que faz. É surpreendente!

O livro é fino, e a história é objetiva, em momento algum me senti entediada ou confusa... É bastante claro e detalhado.

A Márcia criou uma história, simples, objetiva e apaixonante de maneira brilhante.

Mal posso esperar pela continuação...

Marcia Lopes 01/10/2012

E foi assim
O livro começa com David contando a sua história a uma garota "Srta Andrews" que precisa tomar sua decisão... ?
Assim começa contando a ela desde o dia que se afogou e fora transformado em vampiro por Adams , um vampiro que tinha seus próprios princípios e mais tarde indo morar com que então é sua família até os dias de hoje.

Etienne se tornou sua melhor amiga , uma vampira muito descolada, linda, confidente, cúmplice e se tivesse coração que pulsa seria dona de um extremamente amoroso. E é a partir dela ,que passa a viver com mais sete irmãos, discretos e nunca se alimentavam de humanos.

E alguns anos se passaram sem que nada de novo acontecesse , até que David dono de uma percepção sobrenatural que só alguns vampiros tinham ,sentiu a presença de uma pessoa a lhe observar , ele conseguia sentir-lhe o medo ... E medo era coisa que vampiro não tinha, por isso ficou intrigado...

Elizabeth recém criada, realmente com medo estava ali mesmo para observar, aprender, ela tinha que se alimentar e não podia ser de humanos , então ficava observando como eles caçavam e de certa forma atraída por Andrews ...

Andrews finalmente não se aguentando de curiosidade foi atrás dela e atração foi inevitável e recíproca , amor à primeira vista ou coisas de vidas passadas?
Eles viveram seus dias de amor até o dia do casamento... Pois Elisabeth tinha um inimigo muito rancoroso e que não deixaria sua fuga escapar impune, ela era seu alvo. seu objetivo de vingança.

Oliver um vampiro mau que não ia deixar passar impune as ações que lhe infligiram perdas por causa do pai da moça, ela pagaria senão nessa, em outra vida ou através do próprio Andrews...

E hoje 90 anos depois ele a reencontra , Elise é o seu nome. A Vida ficou mais bela, ele não entende como isso pôde acontecer , mas é real, é ela!

Fazia tempo que eu não pegava um livro tão gostoso de ler, tão despretensioso , com uma linguagem simples, jovial e divertida.

A escritora descreve e a gente vive a ponto de escapar uma gargalhada , numa cena que David acaba com o carro do irmão e este lhe oferece outro , só pra ver a felicidade estampada na cara dele. Ou para pra dizer putz isso é muito triste!

Esse primeiro livro termina com Elise (humana) contando sua impressão do reencontro,(que pra ela é apenas um encontro). E tem mais mistérios : Um livro vermelho, srta Andrews... Vamos aguardar!

Eu recomendo com certeza, como diria uma colega blogueira ( Nessa News) rs
Espero que apreciem a leitura desse livro tanto quanto eu! Bjs

Daniele Nhasser 01/10/2012

90 anos antes - Marcia Abreu
Book trailer http://www.youtube.com/watch?v=UpTkEcJJXI4&t=17s

Gente voces viram ?
Pelo amor de Deus a primeira vez que assisti foi amor a primeira vista , eu surtei e a espera do lancamento foi torturante .
Marcia Abreu a autora e grande amiga do facebook ainda para piorar , sempre postava uma frase , uma foto do personagem , foi dias angustiantes ate que para alegria da nação e principalmente a minha o lancamento chegou , 11 de setembro ficara para a historia .
Vamos deixar o papo furado e vamos falar dessa obra, desse primeiro livro de uma serie , a Serie Renascer.

O livro 90 anos antes é narrado por um vampiro o lindo e charmoso David Andrews .
Ele é um vampiro sedutor que vive com os irmãos , ate que um belo dia o jardim de sua casa recebe uma visitante misteriosa , Elizabeth esta muito fraca ela foi recentemente transformada e tem repulsa só de pensar em machucar um humano , um belo dia os dois se encontram e atracao foi avassaladora , onde acaba ocorrendo o primeiro beijo .

Elizabeth uma jovem de 18 anos que foi tranformada cruelmente por um vingador Oliver que ainda a perseguia por motivos pessoais .

Oliver se achava dono de Elizabeth e tinha planos crueis para a pobre moça , na vespera do casamento de Elizabeth e David , ele simplesmente nao desistiu de fazer o mal e acaba a matando .

David depois de 90 anos vive solitario , a razao de toda sua eternidade se fora ate que um dia , em um encontro inusitado ele conhece Elise .

Depois de 90 anos seu grande amor volta só que como uma fragil humana , um amor impossivel aos olhos dele .

Um romance vampiresco simplesmente sedutor , uma escrita suave e perfeita te faz sentir o que o personagem sente , voce sofre , ama , viaja nesse universo incrivel .

Voce ira se apaixonar por cada linha , cada paragrafo , e quando chegar na ultima pagina vai olhar e dizer com olhos marejados .

_ Mas já acabou ??? Eu queria mais !!

Eu garanto é uma leitura indispensavel para quem gosta de livros sobre seres sobrenaturais como vampiros , principalmente os que mostram saber amar .