Doce gabito

Doce gabito Francisco Azevedo

Resenhas - Doce Gabito

Comenta Livros 28/02/2024

Lindo
Que livro lindo, sensível e com tanta história que quando o final chega quero continuar a ler.
Muito bem construído com personagens que nos emocionam demais e com muita bagagem da vida.
Maravilhoso.

site: https://comentalivros.com/doce-gabito-francisco-azevedo/

Monica351 29/04/2023

Quando nosso melhor amigo é um grande escritor.
A personagem principal, Gabriela, teve uma vida permeada por grandes acontecimentos.

O que poderia tê-la transformado em vítima a
tornou forte!

Um amigo sempre presente, do qual ela conhecia a trajetória e acompanhava a história, ajudou-a em momentos cruciais.

Ao final ela escolhe seguir em frente e desbravar novos caminhos...

Thay Rosa 01/04/2023

Diferente dos poucos romances brasileiros que eu li.
Achei lindo demais. Nunca tinha lido um livro de Francisco de Azevedo, foi uma agradável surpresa. A escrita é poética, de frases curtas e muitas reflexões e sonhos. Eu me vi nas personagens várias vezes, pq é absurdamente humano e carrega uma melancolia e tristeza que só a vida real causa em nós. Verdade nua e crua. Graças a esse livro, eu pretendo em breve começar outro livro brasileiro para diversificar minha estante. AMEI MUITO.

Gaby 09/01/2023

Colecionando felicidades e imaginando utopias
Francisco tem o poder de sedução na escrita. Enfeitiça pela sensibilidade. É o mestre em falar de pessoas e portanto, de famílias. Esta homenagem ao autor Gabriel Garcia Marquez é um dos livros mais originais que já li. Recomento muito!

Gabi me conquistou de cara. Um pouco pelo sentimento narcisista de ter uma protagonista com o meu nome. Me envaideci.
E muito pela personalidade de menina-mulher, pela eterna batalha entre a racionalidade e o coração, pelo hábito de colecionar felicidades e imaginar utopias "perfeitamente realizáveis".
Assim, me encontrei dentro de mim.

Me encantei com a amizade de Gabito, com o sonho da paixão de Chagall, com o cuidado de Jeremias, com o tato do avô, com a força da Leticia, com a doçura de Veronica e com a resiliência da Gabriela.

O livro escancara sutilmente a beleza das coisas, das pessoas comuns, do afeto, da família e dos sonhos. Sonhos sonhados enquanto dormimos ou quando acordados.

Pêpe 30/12/2022

Apaixonante
Mais uma vez Francisco Azevedo me comove, primeiro com Arroz de Palma e agora com esse livro poético Doce Gabito.
Gabriela Garcia Marques é uma menina criada pelo avô Gregório, seus pais morreram e Gabriela nada sabe sobre o que aconteceu, sabe que tem uma tia Letícia mas seu avô não entra em detalhes sobre sua vida.
Gabriela perde seu avô em uma enxurrada que desce morro e nesse momento tão triste Gabriela se encontra na sua imaginação com um homem de bigode que a salva, então sua tia que é dona de um prostíbulo na Glória,vem buscá-la.
Letícia é dura, séria e as duas tem um relacionamento difícil.
Gabriela continua com os seus encontros imaginários com homem de bigode por quem tem imenso carinho, mas já no colégio vem a descobrir que é o escritor colombiano Gabriel Garcia Marques.Gabi passa pela adolescência, faz amizade com as meninas do casarão, conhece José e tem um relacionamento longo com ele, perde sua tia e toma conta do casarão, tem a ajuda da sua amiga Verônica, passa por momentos desafiadores e quando menos espera conhece Florentino seu grande amor.
Em um determinado dia fatídico perde também o amor da sua vida.
Mas não desiste e com os encontros com Gabito, escreve um livro, onde coloca toda sua dor de todos os momentos de sua vida.
O livro é encantador, Francisco Azevedo escreve de forma poética, e você se comove com a imaginação da Gabi, que nos faz entrar na história sem nenhuma hesitação .
O livro flui, você não consegue parar de ler.
Eu sou apaixonada pelos livros do autor, e esse não foi diferente, eu super recomendo...
Eu amei

Clarissa 27/08/2022

Gabriela Garcia Marques e Gabriel Garcia Marques, existe muitas coincidências entre eles... Inclusive uma amizade imaginária.
Gabi cresce em meio a muitas perdas e desilusões e é na sua amizade com Gabido que encontra sanidade pra seguir em frente.
É num bordel que a menina encontra o que nunca deve na vida, um ambiente familiar, onde todas se protegem...
Uma leitura agradável de fácil compreensão...

lauramathias 09/05/2022

Ressaca literária
Recheado de referências de obras de Gabriel Garcia Marquez, Francisco Azevedo utiliza do realismo fantástico para te envolver na história. Antes de ler o livro eu vinha de uma ressaca literária, abandonando várias leituras pela metade ou no terço final do livro. Entretanto, com o ritmo de leitura fluido, a trama me fez devorar as páginas em dois dias!

Marta 03/02/2022

Doce Gabito
Mais uma vez surpreendida por esse escritor maravilhoso. Cada livro um tema polêmico. O que mais me encanta, é a história emaranhada com Gabriel Garcia Marques, o qual eu amo de paixão. A história de Gabi, suas perdas, suas tragédias, sua força e sua paixão pela vida.
Imperdível!

Manoela Pontual 31/12/2021

Deixou um pouco a desejar
Depois de ler "O arroz de Palma" e ficar completamente encantada resolvi ler todos os livros do autor. "Doce Gabito" começa muito bem, te envolve bastante na vida da personagem, em alguns momentos li sem nem sentir o tempo passar. Mas ele não consegue manter você envolvida o tempo inteiro, comecei a cansar e no final acabei achando uma leitura nada demais. Foi boa apenas, nada apaixonante como o outro livro do autor.

Caroline.Sandin 15/07/2021

Sem palavras ! Livro poético, olhos cheios de lágrimas em várias passagens, algumas os transbordaram . Leitura gostosa, de não querer parar de ler ! Mais um livro sobre família , polêmico , mas a narrativa nos envolve

Marcos Aurélio 21/03/2021

Não é resenha, é uma citação
"Queixar-me? Nunca. O sofrimento não intimida faz tempo. Mérito nenhum. Encarar a dura realidade é o menos difícil - jogo para principiantes. Em todas as espécies, racionais ou irracionais, de uma forma ou de outra, somos obrigados a lidar com ela - questão de sobrevivência.

Quero é estômago, para apesar de tudo, perseverar no sonho. Quero é coragem para me aventurar nas infinitas realidades que me escapam, mesmo aprisionada a tanta carne, osso, sangue, nervos e vísceras.

Aqui, por onde andamos, os olhos já estão acostumados ao desfile cotidiano de belezas e horrores. Novidade nenhuma. Faz parte do espetáculo no Paraíso Terrestre.

Borboletas e ratazanas, miséria e fausto, salvamentos heróicos e covardes assassinatos, delícias e nojos, vaias e aplausos, gritos de bravo, gritos de Munch, tudo no seu devido tempo e lugar, tudo de repente, tudo misturado. Desde que o mundo é mundo, você sabe".

AZEVEDO, Francisco. Doce Gabito. Rio de Janeiro: Record, 2012.

????

paraondealeiturameleva 04/03/2021

Conheci o escritor Francisco azevedo através do livro arroz de palma. Gostei tanto que me interessei por ler outros de sua autoria. Doce Gabito é um encanto. Me despedi da Gabi hj e ela me conquistou.

Renata CCS 10/04/2018

Eu também quero conversar com o Gabo!
"É errado, portanto, censurar um romance que é fascinante por suas misteriosas coincidências (...) mas é certo censurar o homem que é cego a essas coincidências em sua vida diária. Pois sendo assim, ele priva sua vida de uma nova dimensão de beleza”.

“A Insustentável Leveza do Ser” - Milan Kundera

Sendo fã de Gabriel García Márques, “DOCE GABITO” me chamou a atenção de imediato. A ideia de ser visitada por um de meus escritores prediletos é parte da lista da realidade fantástica – categoria em que Gabo é mestre – que tanto gostaria de vivenciar.

Gabriela Garcia Marques, a protagonista, não apenas é xará do famoso escritor colombiano, mas sua vida é cercada de pessoas e acontecimentos que parecem extraídos dos livros de GGM. E se isso não bastasse, é visitada pelo escritor durante a vida, desde os 8 anos de idade. O que, para nós leitores, é apenas uma relação de criança com um amigo imaginário, com o passar do tempo, torna-se evidente que Gabi tem o doce Gabo como amigo, anjo da guarda e confidente. Imaginação ou alucinação? Não sei. Mas o Doce Gabito do título é companheiro de paixões, salta da literatura para o universo real da protagonista. E como disse o próprio autor, Francisco Azevedo, "ficção é verdade - mundo real que nasce pelas mãos do escritor".

Órfã criada por sua tia Letícia, dona de um bordel de putas recatadas (heim???), Gabriela tem uma infância e adolescência totalmente atípica naquele Rio de Janeiro das décadas de 70 e 80. A tia é uma figura dura, que guarda muitas mágoas de família, o que torna a relação com Gabriela tumultuada a maior parte do tempo. Sua melhor amiga é uma das prostitutas, Verônica, que é também uma das mentoras de Gabi no ensino da arte da sedução. É no casarão, no bairro da Glória, que a história se desenrola aos poucos, até os dias atuais.

DOCE GABITO é um livro cheio de sensibilidade e lirismo e, por vezes, abençoado com uma prosa poética que envolve e deixa saudades antes mesmo de terminá-lo. E, ao terminar, me senti saudosa também de CEM ANOS DE SOLIDÃO.

Ai, ai... que saudades de Macondo bateu agora.

Eduardo 26/04/2017

Excelente livro de história misturada à estória. Triste em determinadas passagens, engraçado em outras, mas muitas verdades das chamadas "mulheres de vida fácil"... pero no mucho! Vale o investimento de comprar, ler e reler de vez em quando para vermos como ontem se parece muito com o hoje, com o sempre!