Metallica

Metallica Mick Wall

Resenhas - Metallica

betsu 21/03/2024

Metallica - A Biografia
Eu sou apaixonada pela banda, então foi maravilhoso poder sentir sua criação e a luta que tiveram para ser o que são hoje em dia. Li a versão sem ser a atualizada e pode ter certeza que lerei de novo.

Pepz 09/12/2023

Eu amo esses caras
"Estamos em um ótimo momento e passamos por um momento difícil, mas ainda estamos juntos"

Falando como fã da banda aqui: eu adorei esse livro, saber das vivências desses caras com detalhes foi uma experiência incrível, a forma como eles foram evoluindo, não só como banda, mas como pessoa é... surreal assim. Termino essa leitura os apreciando cada vez mais.

Nando.Costa 28/07/2023

Metallica
Uma banda incrível, e essa biografia trás a história desde o início da formação, detalhes sobre a gravação dos discos, a escolha dos integrantes da banda, a tragédia com o Cliff Burton, e todo o período conturbado dos discos "ruins" e sobre todo o sucesso que eles fizeram e continua fazendo.
Um maravilhoso livro para quem gosta de biografias, e se gosta do Metallica um motivo em dobro para ler.

Nick 25/05/2023

Simplesmente Fantástico
Eu já imaginava que este livro iria ser uma leitura prazerosa, empolgante e fácil, mas superou totalmente minhas expectativas. Um livro crucial para os ouvintes de rock, do metal principalmente, e para leitores de biografias. Este livro é sagrado para qualquer fã da banda.

O livro aborda inicialmente o começo da vida dos dois líderes do Metallica, James Hetfield e Lars Ulrich. Acaba passando mais por cima pela fase 2008-2013, já que a banda passou por uma fase menos produtiva, por assim dizer. Entretanto, antes dessa fase, o livro aborda de uma forma fantástica e com riquíssimos detalhes toda sua crescente história que começou um movimento, juntamente com Anthrax, Megadeth e Slayer, e que até hoje é apreciado, o Thrash Metal. Mesmo que hoje o Metallica seja lembrado como uma banda de Heavy Metal, o seu início foi crucial para a história da música, e da vertente Thrash, abrindo caminho para novas bandas que eles mesmos inspiraram.

Uma passagem pesada do livro é sobre o falecimento do genial e inigualável Cliff Burton, é emocionante. Ele está presente em todo o livro, sempre lembrado, mencionado e honrado. Se ele não tivesse cruzado o caminho da banda, certamente a história seria outra. A quantidade de referências citadas é de se impressionar. Você acaba absorvendo muita coisa além do Metallica. São bandas, pessoas importantes no meio artístico, jornalísticos, amizades improváveis e amores, é realmente algo incrível. Claro que, você sendo apreciador do gênero, já ouviu ao menos uma música de todas as bandas mencionadas no livro.

Isso tudo, escrito pelo Mick Wall, amigo pessoal da banda, e que cita várias entrevistas diferentes ao longo dos anos. Ele se aprofundou muito na história do gênero, dos movimentos musicais da época de formação do Metallica, e ao decorrer dos anos. O início principalmente, ele fala bastante sobre a N.W.O.B.H.M., um movimento britânico conhecido como a ?Nova Onda do Heavy Metal?, mas seria necessário um livro só sobre isso.

Claro que sempre sentiremos falta de algo em biografias, um detalhe, uma informação, um nome, principalmente os fãs que adoram fazer pesquisar sobre a banda.

Rafael 23/12/2022

Apesar de não gostar muito de biografia, a leitura foi bem interessante. Várias passagens eu já conhecia, algumas foram surpreendentes. A crítica do autor ao death magnetic não poderia ter sido melhor, álbum bem feito, porém com músicas esquecíveis. Já em relação ao AJFA (reduzir o álbum inteiro a One pqp!) e ao SM, eu discordo, gosto bastante dos dois, mas é isso, cada um com seu gosto. Bom livro pra quem gosta da banda ou pra quem quer conhecer melhor os caras!

Roberto.Kian 29/08/2022

Começa com bons detalhes do início da carreira mas a medida que o tempo passa, os detalhes passam ser mais escassos? Esperava mais?

Adri Crivelaro 11/08/2022

Ótima biografia! Conta a história da banda, desde o início até a entrada do Rob Trujillo. Traz uma visão bastante humana dos membros e dos relacionamentos entre si e o pessoal de fora.

Andre.S 04/06/2022

Maravilhosa biografia do Metallica, escrita pelo experiente Mick Wall ( que já escreveu sobre AC/DC, Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath), de forma magistral e sempre íntima da banda e da história. Bem detalhado, vai desde o início, inventores do chamado Trash Metal, até o ápice como uma das maiores bandas de Metal de todos os tempos. Sublime!

Wilber.Lacerda 17/05/2022

Um grande livro de uma grande banda
Metallica foi a banda que me levou pada o mundo do rock pesado. Eu ao decorrer de minha vida sempre li muito a respeito da banda e conheci em partes suas histórias. Nesse livro você tem um contato com muito do que houve ao decorrer dessas décadas, desde sua criação até a data de lançamento do disco. Recomendo a todos que gostam da banda. Porque você vai conhecer o Metallica de uma maneira diferente. E quem não conhece a obra. Entender o criador pode te dar a oportunidade de conhecer algo novo.

Dani 29/12/2021

Sensacional
Excelente narrativa da história da banda. Por vezes passa a sensação de estarmos fazendo parte dela, e como observadores acompanhamos todos os detalhes das turnês e fases da banda .

Fabio.Chagas 11/07/2021

Livro a altura da História dessa banda magnifica ?
No livro fica claro que o Metallica sempre foi destaque na cena thrash e, isso é inclusive reconhecimento por músicos de outras bandas como Exodus, Slayer, e, pasmem, pelo Megadeth do ~birrento~ Mustaine. Há vários momentos de destaque no livro, desde os primeiros anos, a presença de Mustaine (que é tratado com o devido respeito no livro), a explosão mundial com o Black Álbum, a chegada de Load e Reload (que estão entre os meus preferidos apesar de nenhum fã gostar), St.  Anger (que me decepcionou) e Death Magnetic. Muitas entrevistas com pessoas próximas da banda dão veracidade e relatos incríveis sobre uma das maiores bandas da história do rock.

A morte de Cliff Burton tem um capítulo inteiro dedicado. Confesso que chorei lendo e, esse acontecimento tem um peso muito grande na trajetória da banda e a imagem de Cliff permeia sobre todo o livro.

Algumas das histórias citadas eu já conhecia, mas Mick nos apresenta muito mais coisas, em nuances muito divertidas. Talvez pelo fato de Wall ser amigo pessoal da banda e ter dividido porres históricos com eles. Em meio às histórias do Metallica podemos acompanhar o nascimento e trajetória de outros grandes nomes, como o Def Leppard, por exemplo. Todas essas histórias e referências são um prato cheio para os fãs.

Metallica ? A Biografia é um excelente livro. Mick, mesmo sendo amigo da banda, mostra a história de forma imparcial e faz críticas pertinentes no momento certo. A única coisa que não curti tanto foi a tentativa do autor de mostrar que Cliff aprovaria todas as mudanças de estilo pelas quais a banda passou durante  a carreira (lançamento do Load e Reload, o péssimo St. Anger e a redenção da banda pelo Death Magnetic). Uma ótima leitura para fãs e não fãs, principalmente por relatar como funciona a indústria musical mais profundamente.??

@esporropublico 13/04/2021

Yeah!
O Metallica, fundada em 1981, é uma das bandas mais significativas do Rock e do Heavy Metal. Ajudou a fundar o Thrash Metal, ao lado do Exodus e Slayer, conquistou os grandes palcos e multidões de todos os cantos do mundo, vendeu mais de 100 milhões de discos, entrou no Rock And Roll Hall Of Fame 2009... Todos esses acontecimentos são detalhados em Metallica ? A Biografia. Seu autor é Mick Wall, famoso escritor e crítico musical, escreveu para a Classic Rock, Mojo e The Times. Sua publicação mais famosa foi a biografia "mastodôntica" do Led Zeppelin (Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra).

Mick juntou todos os dados para contar, em mais de 400 páginas, tudo o que aconteceu no final dos anos 70, quando Lars Ulrich e James Hetfield nem imaginvam que iriam formar, o que seria mais tarde, A Banda perfeita.

Nascido na Dinamarca, Lars sempre ficou na sombra do pai, Torben, tenista famoso e ganhador da Copa Davis. Por mais que ele se esforçou, o baixinho não teve êxito nas quadras, e virou um fanático pela New Wave Of British Heavy Metal. Por ser filho único e rico, Lars viajava o mundo para comprar discos de suas bandas favoritas e assistir a shows de bandas, como Deep Purple e Diamond Head, que chegou a ser íntimo com a banda. Quando teve a ideia de formar sua banda e ficar famoso.

James Hetfield veio de uma família típica americana, cujo passado foi traumático, enfrentando a separação dos pais, os ensinamentos da Ciência Cristã (que virou um problema para James), a morte de sua mãe, até ser apresentado ao Rock, quando formou bandas locais na Califórnia. Até ser apresentado ao Lars Ulrich, por intermédio do Brian Slagel (dono da Metal Blade).

Se for para analisar os dois, Lars é rico, fanático por NWOBHM e, que mais tarde, virou caçador da Napster, em 2000. James, antes um garoto tímido e atormentado pela superproteção de sua mãe, era uma mistura de Leão covarde e o Mágico de Óz, que se tornou, anos depois, o maior frontman do Rock.

Nessa biografia, histórias envolvendo os demais integrantes também são relatadas, como a saída do baixista Ron McGovney, a entrada de Cliff Burton, a troca de Dave Mustaine por Kirk Hammett, as gravações do seu primeiro registro que virou peça fundamental para o Heavy Metal, que virou referência para o cenário.

Depoimentos dos músicos não faltam, como a insatisfação de Ron por ter de sair da banda por não aguentar a pressão de ser deixado de lado, enquanto seus colegas admiravam o Cliff; Mustaine ficou mais "diabólico" ao retratar sua saída injusta (mas necessária) do Metallica, em decorrência ao abuso de drogas e álcool.

O livro tem duas partes. A primeira conta a fase clássica, quando a banda se mudou para São Francisco, para se juntar ao Thrash Metal Bay Area, ao lado do Exodus, Anthrax, Slayer e Megadeth. Além disso, Jonny e Marsha Z, na época empresários e donos da Megaforce, contam como tiveram que ajudar o Metallica, criando-os como se fossem seus filhos.

Depoimentos sobre Cliff Burton não faltam: seus pais e amigos falam sobre o sonho do baixista de ter uma banda, viajar o mundo e espalhar sua música.

Na segunda parte, no auge do Master of Puppets, o Metallica sofre um acidente na Suécia, vitimando fatalmente, o Cliff Burton. No prólogo, a terrível tragédia é contada, detalhadamente. Até hoje, ninguém sabe qual era o nome do motorista que dirigiu o ônibus que levava a banda.

Com isso, sob a vontade do baixista, James, Lars e Kirk continuaram e contrataram Jason Newsted. Sobre essa história, ele era tratado como calouro, sendo seu baixo desligado, propositalmente; seja suas roupas jogadas fora; sendo acordado de madrugada no quarto de hotel. Em todo tempo que ficou na banda, Jason co-escreveu três músicas.

Com sonhos mais altos do que um zepelim, o Metallica lançou o Black Album, que virou o Rock e o Heavy Metal, de cabeça para baixo, com direito a turnês com Guns ?N? Roses, que foi regada a excessos. A partir daí, foram mudanças de sons dos discos Load e Reload, brigas contra a Napster, terapia em grupo (durante as gravações de St. Anger), a escolha do baixista Rob Trujillo, até Death Magnetic devolver a confiança dos seus fãs que esperavam um registro que lembrasse os clássicos do passado.

Com uma história dessas, o Metallica precisa de uma biografia? Sim, por tudo o que ela fez para o cenário do Heavy Metal, mesmo com a perda de seu integrante mais querido, com as mudanças radicais do seu som, dos problemas que enfrentaram durante a terapia em grupo, para se levantarem e destruírem tudo. Eles procuraram, buscaram e destruíram.

Matheus 03/03/2021

O livro traz uma visão mais profunda e ampla de tudo que a banda já passou, com as falas dos próprios integrantes da banda, isso na minha opinião faz com quem o leitor se sinta mais próximo de tudo que o Metallica viveu ao longo da sua história. Pra quem gosta de biografias é uma ótima escolha, bem detalhada (as vezes até exaustiva), com fotos e histórias que antes não tinham sido contadas, vale a leitura.

Sergio.Machado 10/07/2020

Nem tudo foram ?flores?
A banda que sempre é ?amada ou odiada? por aqueles que apreciam o heavy metal, no livro é retratada como que eles desde o início almejaram o sucesso, a exposição. Metallica não ?se vendeu?, eles sempre quiseram isso e é compreensivo quando entende o que rolava com a banda nessas décadas de existência.
Metallica continua sendo uma das minhas bandas favoritas e depois do livro houve um despertar em querer ouvir a banda novamente.