Metallica

Metallica Mick Wall

Resenhas - Metallica

Lista de Livros 10/09/2014

Lista de Livros - Metallica: A biografia, de Mick Wall
“Quando comecei a tocar música, decidi devotar minha vida a ela sem me deixar levar por todas as outras baboseiras que a vida tem a oferecer”.
“Você não se esgota por ir rápido demais, mas por ir devagar e se aborrecer”.
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/09/metallica-biografia-mick-wall.html
Guilherme 19/08/2015minha estante
Grande Cliff Burton!

Filipe Souza 11/06/2012

Metallica - A Biografia
Vou copiar aqui a resenha que escrevi para o Metal Zone e os links de dois artigos que escrevi baseado no livro.

Ser fã de rock e metal em geral é muito mais do que apenas ouvir música. É ser parte de um universo inimaginável para um cidadão comum. Quando digo cidadão comum, não é “diminuir” quem não ouve esse estilo musical ou enaltecer os que escutam. É apenas qualificar de uma forma singular os fãs do estilo. Gostar de rock e metal geralmente significa uma busca quase infinita para ouvir bandas novas, garimpar CDs e LPs clássicos, para aprender a tocar um instrumento, conhecer detalhadamente a história de cada grupo do qual se é fã.

E esse lançamento literário da Editora Globo surge como uma enciclopédia do heavy metal, thrash metal e da New Wave of Britsh Heavy Metal (NWOBHM), a nova onda do metal britânico, que tomou de assalto o mundo no início da década de oitenta e destronou o punk, dando visibilidade para novas bandas que surgiam em resposta ao “estilão” básico de três acordes: Iron Maiden, Def Leppard, Venom e Saxon, foram alguns de seus representantes.

O livro Metallica – A Biografia, não é apenas uma simples obra literária que contará a história da maior potência do heavy metal mundial. Vai muito além. É um trabalho tão rico em histórias, relatos e informações sobre heavy metal, que o Metal Zone decidiu destrinchar essa obra em uma série de artigos.

Trinta anos após a sua criação, o Metallica é hoje uma instituição dentro da música pesada. Seus discos ainda vendem sem nenhum esforço publicitário. Os shows da banda são sempre em arenas enormes e produções dignas da popularidade do grupo.

E para contar esses trinta anos de evolução meteórica, o conceituado jornalista britânico Mick Wall encarou a empreitada de relatar em mais de 400 páginas toda essa jornada musical. São entrevistas, memórias do próprio jornalista e informações de diversas fontes, como ex-integrantes, empresários, gravadoras, membros de outras bandas, jornalistas, etc...

O livro começa contando de forma dramática a maior perda para o grupo, a morte do baixista Cliff Burton. Depois o jornalista relata a história de Lars Ulrich, desde sua adolescência (rica e bem estruturada), a mudança para os EUA e seu amor pela NWOBHM, que também o levou para uma viagem pela Europa e uma estadia em Londres para conhecer seus ídolos. E para lutar com unhas e dentes pelo nascimento do Metallica. O jornalista vai a fundo em sua personalidade e seu caráter determinado.

É por esse caminho, que o autor detalha a criação e popularização da NWOBHM. O jornalista cita diversas bandas do gênero, e seus principais lançamentos. O autor também resume como se deu a criação do Iron Maiden, ícone maior da NWOBHM.

Mick esmiúça que o encontro entre James Hetfield (vocal/guitarra) e Lars Ulrich (bateria) foi muito mais complexo do que as biografias encontradas na internet traduzem. E foi mais complicado do que simplesmente atender um anúncio de jornal. Mick Wall conta como era o cenário musical de Los Angeles e a dificuldade para encontrar músicos que gostassem dessa tal NWOBHM.

Nas 100 primeiras páginas o autor relata como se deu o encontro da primeira formação do grupo: James Hetfield (vocal/guitarra), Lars Ulrich (bateria), Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra). A personalidade de cada músico, o ambiente familiar em que se encontravam e toda a dificuldade que Lars teve para fazer um bando de jovens antissociais em se tornarem uma banda.
Logo nos primeiros capítulos o leitor entenderá melhor a personalidade de Lars e a liderança que ele e James exercem indiscutivelmente na banda.

Os leitores entenderão também que o sucesso meteórico do grupo não se deu da noite para o dia, sem lutar ou passar muita fome. Mick Wall fornece tanta informação sobre a banda, as dificuldades vindas de todos os lados, seja ela financeira, de convivência, que é impossível não se emocionar e vibrar com cada ponto marcado por Lars, James e seus amigos durante a trajetória do grupo.

Fica impossível para quem é fã da banda não tratar de forma pessoal as mancadas de Dave Mustaine e até torcer para ele ser mandado embora da banda logo. Sem deixar de reconhecer todas as qualidade e contribuições mais do que significativas que o ruivo deixou no Metallica. Dave Mustaine apresentava mais uma ameaça à liderança totalitária exercida por Lars Ulrich e James Hetfield do que um problema por seu alto consumo de drogas e bebidas.

No decorrer da leitura é possível entender todo o modus operandi do grupo para compor, fazer shows, e enfrentar todos os percalços de uma trajetória meteórica.

Apesar de o livro ser traduzido, os tradutores Daniela Pires, Leandro Woyakoski e Marcelo Barbão não deram bola fora em relação aos gêneros musicais, nomes das bandas e mais algumas informações, que soam como um jargão do estilo e que não precisam de tradução. Um trabalho muito bem feito por parte deles.

Se um dia houver um vestibular sobre metal, sem dúvida Metallica – A Biografia estará como leitura obrigatória e fonte essencial de informação.

No próximo artigo abordaremos as bandas que são citadas no livro e suas participações direta e indiretamente na trajetória do Metallica. Aguarde!

Essas informações e muitas outras você encontrará no livro Metallica – A Biografia, escrito pelo jornalista Mick Wall.

A Biografia: Master em versão LP duplo: http://www.metalzone.com.br/site/materias/artigo.php?sec=7&cod_materia=161

A Biografia: Quando o Metallica achou seu Derek Riggs: http://www.metalzone.com.br/site/materias/artigo.php?sec=7&cod_materia=164
Alan Ventura 20/07/2012minha estante
Resenha do caralho!!!!! Parabéns.

Keslley 26/10/2012minha estante
Parabéns pela resenha amigo, ainda não li o livro, e como também sou apreciador das obras do metallica e de musica boa(sem preconceito), suas palavras me animaram ainda mais para adquirir logo este livro. Abraços.

Dani 07/01/2021minha estante
Excelente resenha. O livro é muito rico em detalhes, tô na metade dele, e curtindo demais!!!

Nick 25/05/2023

Simplesmente Fantástico
Eu já imaginava que este livro iria ser uma leitura prazerosa, empolgante e fácil, mas superou totalmente minhas expectativas. Um livro crucial para os ouvintes de rock, do metal principalmente, e para leitores de biografias. Este livro é sagrado para qualquer fã da banda.

O livro aborda inicialmente o começo da vida dos dois líderes do Metallica, James Hetfield e Lars Ulrich. Acaba passando mais por cima pela fase 2008-2013, já que a banda passou por uma fase menos produtiva, por assim dizer. Entretanto, antes dessa fase, o livro aborda de uma forma fantástica e com riquíssimos detalhes toda sua crescente história que começou um movimento, juntamente com Anthrax, Megadeth e Slayer, e que até hoje é apreciado, o Thrash Metal. Mesmo que hoje o Metallica seja lembrado como uma banda de Heavy Metal, o seu início foi crucial para a história da música, e da vertente Thrash, abrindo caminho para novas bandas que eles mesmos inspiraram.

Uma passagem pesada do livro é sobre o falecimento do genial e inigualável Cliff Burton, é emocionante. Ele está presente em todo o livro, sempre lembrado, mencionado e honrado. Se ele não tivesse cruzado o caminho da banda, certamente a história seria outra. A quantidade de referências citadas é de se impressionar. Você acaba absorvendo muita coisa além do Metallica. São bandas, pessoas importantes no meio artístico, jornalísticos, amizades improváveis e amores, é realmente algo incrível. Claro que, você sendo apreciador do gênero, já ouviu ao menos uma música de todas as bandas mencionadas no livro.

Isso tudo, escrito pelo Mick Wall, amigo pessoal da banda, e que cita várias entrevistas diferentes ao longo dos anos. Ele se aprofundou muito na história do gênero, dos movimentos musicais da época de formação do Metallica, e ao decorrer dos anos. O início principalmente, ele fala bastante sobre a N.W.O.B.H.M., um movimento britânico conhecido como a ?Nova Onda do Heavy Metal?, mas seria necessário um livro só sobre isso.

Claro que sempre sentiremos falta de algo em biografias, um detalhe, uma informação, um nome, principalmente os fãs que adoram fazer pesquisar sobre a banda.

Dani 29/12/2021

Sensacional
Excelente narrativa da história da banda. Por vezes passa a sensação de estarmos fazendo parte dela, e como observadores acompanhamos todos os detalhes das turnês e fases da banda .

Fabio.Chagas 11/07/2021

Livro a altura da História dessa banda magnifica ?
No livro fica claro que o Metallica sempre foi destaque na cena thrash e, isso é inclusive reconhecimento por músicos de outras bandas como Exodus, Slayer, e, pasmem, pelo Megadeth do ~birrento~ Mustaine. Há vários momentos de destaque no livro, desde os primeiros anos, a presença de Mustaine (que é tratado com o devido respeito no livro), a explosão mundial com o Black Álbum, a chegada de Load e Reload (que estão entre os meus preferidos apesar de nenhum fã gostar), St.  Anger (que me decepcionou) e Death Magnetic. Muitas entrevistas com pessoas próximas da banda dão veracidade e relatos incríveis sobre uma das maiores bandas da história do rock.

A morte de Cliff Burton tem um capítulo inteiro dedicado. Confesso que chorei lendo e, esse acontecimento tem um peso muito grande na trajetória da banda e a imagem de Cliff permeia sobre todo o livro.

Algumas das histórias citadas eu já conhecia, mas Mick nos apresenta muito mais coisas, em nuances muito divertidas. Talvez pelo fato de Wall ser amigo pessoal da banda e ter dividido porres históricos com eles. Em meio às histórias do Metallica podemos acompanhar o nascimento e trajetória de outros grandes nomes, como o Def Leppard, por exemplo. Todas essas histórias e referências são um prato cheio para os fãs.

Metallica ? A Biografia é um excelente livro. Mick, mesmo sendo amigo da banda, mostra a história de forma imparcial e faz críticas pertinentes no momento certo. A única coisa que não curti tanto foi a tentativa do autor de mostrar que Cliff aprovaria todas as mudanças de estilo pelas quais a banda passou durante  a carreira (lançamento do Load e Reload, o péssimo St. Anger e a redenção da banda pelo Death Magnetic). Uma ótima leitura para fãs e não fãs, principalmente por relatar como funciona a indústria musical mais profundamente.??

Flavia Sena 23/09/2012

Incrível esse livro, conta muito bem a história da banda, perdia a noção do tempo lendo-o. Recomendadíssimo aos fãs. Pretendo reler em breve (:

Adri Crivelaro 11/08/2022

Ótima biografia! Conta a história da banda, desde o início até a entrada do Rob Trujillo. Traz uma visão bastante humana dos membros e dos relacionamentos entre si e o pessoal de fora.

Andre.S 04/06/2022

Maravilhosa biografia do Metallica, escrita pelo experiente Mick Wall ( que já escreveu sobre AC/DC, Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath), de forma magistral e sempre íntima da banda e da história. Bem detalhado, vai desde o início, inventores do chamado Trash Metal, até o ápice como uma das maiores bandas de Metal de todos os tempos. Sublime!

Jahminho 07/08/2014

Achei bom
Foi um livro que li bem devagar, sem pressa nenhuma para termina-lo.
É uma boa leitura, principalmente quando você escuta os álbuns da banda para acompanhar.

Sergio.Machado 10/07/2020

Nem tudo foram ?flores?
A banda que sempre é ?amada ou odiada? por aqueles que apreciam o heavy metal, no livro é retratada como que eles desde o início almejaram o sucesso, a exposição. Metallica não ?se vendeu?, eles sempre quiseram isso e é compreensivo quando entende o que rolava com a banda nessas décadas de existência.
Metallica continua sendo uma das minhas bandas favoritas e depois do livro houve um despertar em querer ouvir a banda novamente.

Thiago 06/02/2014

Obra Prima de Biografia
Excelente biografia cobrindo sem bajulações uma das maiores bandas de rock do mundo. O autor não alivia as babaquices e incoerências dos membros da banda, faz um um trabalho sério e jornalistico, salvo uma ou outra opinião dele sobre algumas músicas, ele é impecável no trabalho de contar a historia.

Altamente recomendada.