Darwin Vai às Compras

Darwin Vai às Compras Geoffrey Miller

Resenhas - Darwin vai às compras

André Goeldner 16/11/2012

MEDIANO
Achei a proposta mais interessante do que a obra. Fala muito da necessidade humana de ostentar ou exaltar uma ou outra característica, mas se perde em explicações prolixas.

Natie Porto 01/05/2021

Decepcionada
Li por indicação e nas primeiras páginas já fiquei animada, mas conforme as capítulos forma avançando me senti muito incomodada com vários termos datados, algumas ideias preconceituosas e tudo perecia vir de alguém muito prepotente...

Também senti que o livro é extremamente nichado... a maior parte dos exemplos citados obviamente não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros (e de muitas outras nacionalidades).

O que salvou para mim foi o final do livro onde me senti mais próxima do autor e vi sentido prático nos exercícios propostos... gostaria que o livro todo tivesse sido assim! :/

Felipe Novaes 10/09/2015

Miller faz um estupendo trabalho ao explicar claramente o que é a Psicologia Evolucionista, afastando os tradicionais mitos que envolvem a área mesmo no ambiente acadêmico, e falando de sua aplicação no estudo do Homo sapiens como consumidor.

O que liga a evolução ao comportamento do consumidor é a Teoria da Sinalização Custosa, inicialmente desenvolvida na Biologia Evolutiva para explicar por que a seleção natural haveria selecionado características tão inúteis do ponto de vista da sobrevivência e reprodução dos animais, como a calda do pavão.

O insight novo foi o entendimento de que atributos como o rabo do pavão foram selecionados exatamente pelo seu custo: só um pavão altamente saudável pode manter bonito uma cauda grande e chamativa, que pode atrair predadores mas também é o que atrai as fêmeas e permite sua reprodução.

Com o ser humano é quase a mesma coisa. O consumo conspícuo (a compra de coisas luxuosas e caras) é o modo como seus atributos são ostentados, é um indicador de recursos (só quem tem recursos de sobra consegue ter um Porsche ou uma Ferrari e arcar com seus custos).

A Teoria da Sinalização Custosa explica uma série de comportamentos humanos, que vão da religião e cooperação entre grupos até o comportamento do consumidor, e ainda tem se mostrado extremamente eficiente em prever diversos resultados de experimentos.

Miller fala sobre tudo isso ao longo das quase 500 páginas do livro, mas de uma forma interessante, prendendo a atenção em cada parágrafo.

Siliane.Ferrari 21/07/2020

Comportamento do Consumidor
Professor e pesquisador de Psicologia Evolutiva, Geoffrey Miller faz a conexão entre a tendência evolutiva humana e o Comportamento do Consumidor. Achei o texto bem fácil de ler e compreender, eu que não sou da área de marketing compreendi os termos e as explicações utilizados no livro.

Ocidental 12/02/2017

Legado ascentral
A obra apresenta observações interessantes sobre os resquícios ancestrais de nossos comportamentos tendentes a exibição de atributos de nossas personalidades e como se refletem em nossos hábitos de consumo. A último parte revela uma tonalidade esquerda liberal americana com um forte traço comunitarista. Chega a defender abertamente a diminuição de restrições contra discriminação nas leis urbanísticas para se permitir a formação de regiões urbanas habitadas com pessoas com características semelhantes. Isso com o propósito de construir uma rede de controle social que já não mais existem nas cidades grandes. Confesso que é a parte mais fraca do livro.Vale a pena, no entanto, o conjunto da obra.

Clovis 27/07/2017

ótimo
Fácil compreensão e extenso conteúdo no que se refere á sujeira do capitalismo e do marketing para manipular o consumo das pessoas.

SILVIA 20/08/2017

Os comentátios estão no blog.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-darwin-vai-as-compras-sexo-evolucao-e-consumo-de-geoffrey-miller/

Pateta 30/10/2018

Darwin no divã
Um texto bastante esquisito, quase esquizofrênico. Até parece que são dois livros diferentes, ou duas personalidades distintas de um mesmo livro. A primeira parte é quase um manual destinado a marqueteiros sobre como aproveitar os estudos da chamada “psicologia evolutiva” para vender mais produtos. A segunda parte é meio que um manifesto contra o consumo excessivo e seus males. É óbvio que o consumo excessivo é uma doença. Mas este livro parece ensinar como vender drogas para depois condenar quem as usa. Fiquei com a impressão de que, se Darwin já fez a compras, está na hora dele consultar um psicanalista.
Michelle.Thomas 17/07/2020minha estante
Acredito que você não trabalha com mkt, varejo ou merchandising. O conteúdo faz muito sentido mas é direcionado para o consumo e teorias antropológicas que corroboram com isto.

Gleybson.Soares 30/05/2023

Deixa a desejar
É um bom livro sobre o marketing num geral, mas há livros que te prendem bem mais e chegam no ponto certo sem precisar de tantas páginas