Felipe Novaes 10/09/2015Miller faz um estupendo trabalho ao explicar claramente o que é a Psicologia Evolucionista, afastando os tradicionais mitos que envolvem a área mesmo no ambiente acadêmico, e falando de sua aplicação no estudo do Homo sapiens como consumidor.
O que liga a evolução ao comportamento do consumidor é a Teoria da Sinalização Custosa, inicialmente desenvolvida na Biologia Evolutiva para explicar por que a seleção natural haveria selecionado características tão inúteis do ponto de vista da sobrevivência e reprodução dos animais, como a calda do pavão.
O insight novo foi o entendimento de que atributos como o rabo do pavão foram selecionados exatamente pelo seu custo: só um pavão altamente saudável pode manter bonito uma cauda grande e chamativa, que pode atrair predadores mas também é o que atrai as fêmeas e permite sua reprodução.
Com o ser humano é quase a mesma coisa. O consumo conspícuo (a compra de coisas luxuosas e caras) é o modo como seus atributos são ostentados, é um indicador de recursos (só quem tem recursos de sobra consegue ter um Porsche ou uma Ferrari e arcar com seus custos).
A Teoria da Sinalização Custosa explica uma série de comportamentos humanos, que vão da religião e cooperação entre grupos até o comportamento do consumidor, e ainda tem se mostrado extremamente eficiente em prever diversos resultados de experimentos.
Miller fala sobre tudo isso ao longo das quase 500 páginas do livro, mas de uma forma interessante, prendendo a atenção em cada parágrafo.