O Espião

O Espião Clive Cussler

Resenhas - O Espião

Luiz Henrique 18/02/2024

Não gostei

O livro é bastante confuso, cheio de personagens que logo desaparecem da história e várias subtramas que não fazem sentido
O personagem principal é chato e quando ele tá numa cena de perigo eu pensava ? morre?

anakaroliners 17/01/2024

Apesar de não fazer parte do meu estilo de livro, é uma leitura leve que prende, romance misturado com aventura.
De qualquer forma, muitas vezes a vontade do personagem não é muito bem expressa, sinto que várias vezes é perdido o foco do que estava acontecendo e muda as situações rapidamente, foi difícil acompanhar o que estava acontecendo.
Mesmo assim, achei o livro bem dirigido, a história é interessante. ?

Martinez 20/11/2022

Clive Cussler vc ta de parabéns!
Esse livro é perfeito! (pra quem gosta de ação obvio)
Uma leitura tranquila, a historia tem muita coisa mas a quantidade de informações são o suficiente pra deixar algo interessante, bem contado e não ser massante.
Demorei pra terminar por conta de falta de tempo mas mesmo tendo uma memória péssima no meu dida a dia, era super facil de lembrar os acontecidos cada vez que eu abria o livro pra ler.
No começo fiquei na dúvida se ia ser bom pq parecia algo simples demais pra ter tanta página mas depois o bagulho fica louco e você entra na história de um jeito surreal.
Gostei que dava tranquilamente pra sentir a sensação do isaac como detetive pq você praticamente descobre junto com ele quem é o vilão e até lá você vai especulando igual o próprio isaac.
Super recomendo pra quem gosta do gênero pq ele realmente te prende na história!

>>>>>Pequeno spoiler

Marcelo 31/03/2022

Boa leitura
Gostei da história. Leitura rápida e bem envolvente. Os personagens são interessantes, assim como a narrativa que por se passar no início do século XX, pré primeira guerra, tem um charme adicional. Quem quiser uma leitura sem compromisso, apenas para se divertir, estará bem servido com esse livro de espionagem.

Rodrigo Scarabelli 05/12/2021

Espionagem em alto estilo e muita ação
Ótimo livro de espionagem, suspense e ação!

Ricamente ambientado nos EUA do início do século XX, com seus suntuosos hotéis, damas e cavalheiros e também gangsters, comércio de drogas e assaltos elaborados.

História em clima de tensão constante pelo contexto de "guerra de bastidores" entre grandes potências mundiais: corridas armamentistas, espionagens sofisticadas e sabotagens internacionais, seja pelo roubo de propriedades intelectuais seja pela incitação de paranoias e criação proposital de conflitos entre nações, por motivos escusos.

Mais domesticamente, o clima detetive-ladrão também se faz presente, tendo uma gangue de Nova York como antagonista e um misterioso espião/gangster, Olhos O'Shay.

Planos inteligentes de sabotagem naval e assassinatos vão se desenrolando imiscuídas a muita ação em longas viagens de trem, navios, locomobile, bondes elétricos. E em locais como hotéis, estaleiros, escritórios, instalações navais, estradas, centros de jogatina e prostituição e estabelecimentos controlados por máfias e traficantes. Permeando o enredo temos trocas constantes e rápidas de informações cruciais por meios tecnológicos de ponta como telégrafos, carbogramas e cabines telefônicas, além dos tradicionais bilhetes e cartas.

Ingredientes que não podem faltar em histórias detetivescas, temos heróis e vilões carismáticos, mulheres misteriosas e letais, trama intrincada e uma atmosfera de suspense "noir".

Com ambientação impecável e construção narrativa envolvente, o leitor é transportado para dentro da história, seus cenários, personagens marcantes, clima de espionagem, investigação e jogo de gato-e-rato com o inimigo. Um ótimo entretenimento.

Robim 14/10/2021

O Espião
Mais um livro com o grande detetive Isaac Bell, com uma trama intricada. De grandes aventuras, e ação do início ao fim. Gostaria muito que houvesse filmes com as obras em que o detetive Bell está presente...

Matheus 19/09/2021

Isaac Bell é um protagonista extremamente charmoso e a atmosfera de espionagem e corrida armamentista do início do século XX é muito instigante.
Talvez seja um tanto difícil imaginar muitas das passagens se, como eu, você nunca esteve em um navio, mas talvez o Google possa te ajudar nisso.

Lucas1429 22/07/2021

Um blockbuster americano que podia ser melhor
Clive Cussler foi conhecido enquanto escritor por fazer livros de aventura que vendiam que nem água e pronto. Nada errado com isso. Com o tanto de informação que há disponível hoje sobre sua obra, quem lê um livro dele esperando uma profunda análise sobre a condição humana, o faz porque quer. Por isso, o pouco que tenho a dizer sobre a obra que possa auxiliar alguém tentando decidir se lê não entrará nesse mérito. O que vou falar concerne seus pecados e virtudes dentro do próprio gênero.
O livro tem uma prosa fácil e uma aventura dinâmica, mas peca por tentar alcançar tudo e falar de muita coisa ao mesmo tempo. O autor, claramente, tem como ponto forte sua paixão e conhecimento sobre história naval: ponto central da narrativa. A ambientação na corrida armamentista do início do século XX é outro acerto em cheio. Ao invés de se aprofundar nessa segunda, porém, o livro prefere - por exemplo - nos levar para uma longa viagem de trem em um ponto e, também, a uma história paralela no início sobre ladrões de banco. Os conhecimentos navais de Cussler até são postos para bom uso, mas brilhariam tão mais se não tivessem essas outras partes no texto.
Outro ponto que causa uma leve irritação no texto é como o autor tenta engrandecer a sagacidade de alguns personagens com conhecimentos sobre o futuro. Em particular há uma discussão de algumas personagens sobre fugir para outro país e quando mencionam a Rússia é como se a Revolução Bolchevique fosse fato incontornável quase 10 anos antes de ocorrer. Em muitas outras passagens, personagens se comportam como se não fossem daquele tempo, mas muito mais modernos ou exagerados em suas qualidades e recursos. Tudo, novamente, desnecessário para a narrativa e que ofusca os pontos fortes.
Ainda assim é um livro fácil de ler, com uma aventura envolvente e que me parece ideal para curar ressacas literárias. Há vários méritos no livro. Como exemplo eu menciono os valores do personagem principal que, apesar de ser uma clara representação de um ideal de masculinidade tradicional, posiciona-se consistentemente contra preconceitos e não se relaciona com todas as personagens femininas como muitos machões fazem em filmes e livros "pipocões" até mais recentes. A xenofobia é posta como um problema no texto e alguns personagens como Louis Loh até se valem de certas expectativas que outros personagens teriam quanto a ele por isso.
Recomendo a leitura para quem, devidamente consciente de o que o livro é e pretende ser, queira uma aventura de escrita fácil para descontrair um pouco.

Matth 16/06/2021

A história se passa em no início do século XX, onde os principais países da europa, Japão e USA estão em uma corrida armamentista para um eventual conflito.
Um oficial da marinha que está na frente da produção de um novo navio de guerra dos USA é assassinado de modo que parece ter cometido suicídio. Isaac Bell é posto para solucionar o caso, mas mal ele sabe que tem um espião por trás disso tudo querendo sabotar o novo projeto americano. Uma história envolvente que faz você perseguir o espião junto com o detetive.

Alan 10/04/2021

meh.
Acho que nunca demorei tanto para ler um livro na pandemia, tô me arrastando pra ler isso... é uma trama bem fraquinha, sem empolgação. E é um livro bem curto.

Ganhei de presente de uma pessoa péssima.
Livro ruim de uma pessoa ruim. Justo. rs

AlanaF 28/01/2021

O espião
Um livro envolvente que te prende da primeira a última página. O autor te faz correr atrás do vilão junto com o detetive.

Susan.Appilt 28/08/2020

É um bom livro sobre corrida naval e espionagem do início do século XX, a narrativa é bem detalhista, técnica demais em algumas partes, têm muitos personagens que por vezes é difícil lembrar, e em alguns momentos assume um ritmo bem lento. Apesar desses pontos, gostei de ler esse livro, por ser sobre um tema que eu pouco leio, foi uma experiência demorada mas positiva.

Fabricio268 18/03/2020

Razoável
Um razoável livro de espionagem. Com alguns poucos bons momentos.

Fernanda 16/07/2017

Ótimo livro
Época de 1908, espiões estão "na moda", relações internacionais, eu não poderia esperar menos do que um ótimo livro e foi o que eu tive nessa leitura.
Adorei o trabalho do detetive Isaac Bell com sua persistência em encontrar respostas para assassinatos e possíveis objetivos para essas mortes.

O livro é cheio de detalhes, por isso nem pense em ler ele rapidinho, mas apesar dos detalhes a história não é nada cansativa pois em cada capítulo há novas ações, novos acontecimentos, a história nunca fica "parada".

Os autores realmente tem uma imaginação maravilhosa em espalhar acontecimentos, personagens com várias visões de "vida" ,misturar eles e aos poucos ir ligando cada um deles fazendo a gente começar a compreender cada fato da história. A história é tensa sem ser muito tensa, se é que vocês me entendem, hehehe.

Porém eu penso que nem todos devam gostar do livro por tratar de uma época mais antiga, por tratar de assassinatos, relações entre países naquela época. Mas se você curte essa mistura, você vai adorar este livro. Uma boa leitura para quem gosta desses temas.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-espiao.html

Fabio Vergara 04/01/2017

Dica de leitura: O Espião (The Spy. EUA. 2012)
Sinopse: Oficial da marinha é assassinado de modo a parecer suicídio; sua filha pede a Isaac Bell investigar o caso.

Nota (0-10): 6.

A guerra sempre foi expediente da humanidade, mas poucos entendem seus precedentes. A 1ª Guerra Mundial não foi exceção. Decisões governamentais, espionagem, corrida armamentista, tudo ocorrido uma década antes já sugeria o que estava por vir. É isso que “O Espião” apresenta. A trama é bem amarrada à história, usando a ficção para fazer entender um dos momentos mais lúgubres do mundo. O enredo tem problemas, porém. Há muitas passagens que parecem remendos (Marion torna-se especialista em arte japonesa do dia pra noite?) para justificar as conclusões, e o vilão é muito fraco. Não entendi suas motivações, ora “vendetta”, ora política, soando como o Coiote perseguindo o Papa-Léguas. Pena... tinha potencial, o lance da unha postiça era bem legal. Em contrapartida, a ação é bacana, e o texto permite entender conceitos técnicos facilmente. Bom entretenimento, mas pouco desafiador, talvez os fãs de James Bond sintam mais empatia por Isaac Bell do que eu.