Clic 1

Clic 1 Milo Manara

Resenhas - Clic 1

Nana 06/04/2009

Confesso que peguei esse livro com certa desconfiança: só tinha ouvido falar de Manara e pensava ser pornografia pura. Mas tive a grata surpresa de encontrar um argumento interessantíssimo que me levou a uma crise de riso com as situações absurdas que se desenrolam na história. Se você tem mais de 18 (o autor que recomenda, não eu), vale dar uma olhada.
Anjo Futurista 06/12/2022minha estante
Ainda não li o livro. Mas, recomendo o filme. Com toda ambientação dos filmes franceses da década de 80.

Mel 02/01/2012

Achei machista
Estava curiosa para ler Milo Manara e me decepcionei. Gostei do traço dele, é realmente bonito, mas ele desenha as personagens femininas em situações absurdas e ridículas. Não me agradou isso.
Leo Lima 31/05/2012minha estante
Mel, se me permite irei expressar algumas considerações em relação a este seu comentário.
As situações ditas absurdas e ridículas, são o contra-ponto no qual a série se desenvolve, Manara visa tocar justamente na ferida machista que reina nossa sociedade.
A personagem Cláudia é uma mulher oprimidada sexualmente, e ao longo da série Manara a coloca em situações de excitação e prazer, porém não de uma perspectiva machista, muito pelo contrário, durante a obra ele dá vazão a personagem, a permitindo explorar seus desejos sexuais oprimidos em uma subversão total dos arquétipos.
Cláudia representa todas as mulheres que estão em busca de sua liberdade sexual. A implicância da obra coloca justamente esta questão em pauta, porque as mulheres não podem ser livres sexualmente, ter quantos parceiros sexuais que quiserem? Será que a liberdade sexual é somente um direito do sexo masculino? Fica a pergunta.

Se alguém é machista, esse alguém não é Milo Manara.

Mel 31/05/2012minha estante
Então Leo, eu até concordo com o que você disse, mas acho que em nome disso Manara carregou nas tintas sabe?

Mirna 15/12/2015minha estante
Leo Lima entendo o que disse, mas lembre que ela está sendo forçada a isso. Mesmo que o autor tire a culpa do agressor no fim do HQ, o que é só uma forma de livrar a consciência de quem se sentiu excitado vendo uma mulher fazendo sexo a força. Até então ela é violentada pelos desejos da figura masculina, sempre se sente envergonhada no fim de todos os atos como acontece nos estupros reais, e ainda se torna a responsável pelos atos, assim como acontece na vida real.

Mirna 15/12/2015minha estante
Li apenas O clic, A Rendição do Sexo.

Cássia 21/04/2010

Fazia tempo que eu não ria alto lendo uma hq. O que percebo dos trabalhos de Milo Manara é uma grande versatilidade. Esse primeiro volume de "O Clic" pelo menos tem uma proposta bem diferente tanto de "Bolero" como "Revolução" ou "Sonhar Talvez...".

Acredito que a única coisa que tenha em comum com os outros três roteiros é o elemento improvável. Haha, O Clic é divertidíssimo. Seria interessante começar a ler Manara por essa série. =]

psykloz 16/08/2012

Foi a primeira HQ que li de Milo Manara. Li por curiosidade pois só havia escutado comentários positivos e quase científicos à respeito do autor e especificamente dessa série. Os acontecimentos realmente são absurdos! Nos dois primeiros volumes eu não havia pegado a ideia ainda, talvez porque como eu ainda não conhecia esse estilo de HQ eu via tudo apenas como uma pornografia exagerada e desnecessária. Mas no terceiro e quarto volume eu comecei a rir dos acontecimentos e a entender a visão do autor. Sem contar que os traços de Milo Manara são incríveis! Achei bem interessante a maneira como ele enquadra as cenas e detalhes de forma extremamente minunciosa e tudo o mais. Um capricho! No fim me diverti com a série! Não indico para quem tem pensamento puritano. Ha ha!
Filipe Murta 20/08/2021minha estante
Leia "O Rei Macaco" dele, que foi a graphic novel que consagrou o nome de Milo Manara, tem nudez sim porém não é uma historia pornográfica. Se trata do clássico Jornada ao Oeste (da literatura chinesa) porém recriada fazendo crítica política à Itália da década de 1970. Os traços dele nessa história são os melhores de Manara.

Gustavo Tomás 27/08/2012

O Extraordinário Erótico
Uma narração fantástica e fictícia recheada de detalhes coadjuvantes em cada quadro. Milo Manara sempre capricha nos detalhes envolvendo o leitor com mistério e erotismo. Gostei muito da série.
Em contrapartida as partes fictícias para justificar parecem um pouco "forçadas".
Encerro com uma percepção individual: a moral de todas suas histórias recaem ao instinto erótico do animal humano.

Braguinha 14/01/2014

Obra-prima de Milo Manara
Essa é a obra que mostrou ao mundo quem é Milo Manara. O rei da HQ erótica. Salve Claudia Christhiani!

Vinny Britto 07/06/2018

A Obra do Manara
Essa é considerada a obra prima do Manara e de fato tem um ''Q'' a mais que outras obras suas. Vale não só pelos belos traços que afinal é sua marca registrada, mas também pelo bom argumento e pela crítica embutida nas cenas ''vergonhosas'' que a personagem principal passa.
Pra quem nunca leu nenhuma HQ do Manara, acho mais do que válido começar por essa aqui.
WilsonSacramento 07/06/2018minha estante
Preciso ler o material dele.

Vinny Britto 07/06/2018minha estante
Vale a conferida

Pisi14 30/08/2023

50 tons de cinza em quadrinhos
Ok. O Título acima é uma brincadeira, mas com um fundo de verdade.

Milo Manara nos apresenta uma história onde luxúria e desejo impulsionam a ação dos personagens, que parece se entregarem a forças superiores à razão à medida em que as páginas avançam

Same 12/10/2023

Ouvi falar muito dessa hq e não estava encontrando em lugar nenhum a versão completa e acabei achando essa fracionada. Achei um pouquinho machista sim mas não deixa de ser engraçado .

Tania_Lamara 22/12/2023

Interessante
Nunca tinha lido nada do tipo e gostei da experiência. Vou procurar mais títulos iguais.
É sim, mas um Quadrinho ADULTO.
Bom trabalho do autor/ilustrador.

Maitan 18/02/2018

Engolir ou cuspir, eis a questão
Milo Manara é um daqueles nomes incontornáveis para quem quer ver quadrinhos adultos de qualidade, e a expectativa criada em torno de seu nome é uma companhia que pode atrapalhar a fruição da obra. Se se deixar levar, como eu fiz, pode acabar com um “então era só isso?”. Esse resultado, o de que se “esperava mais”, me parece recorrente com muitos monstros do gênero.

“Clic”, concebida em 1982, é a trajetória de escândalos sexuais por que passa a aristocrata Claudia, dominada por um aparelho que controla seus impulsos. O aparelho está na mão de um homem escroto (muito bem desenhado, por sinal), frustrado pelo insucesso de seus assédios.

O traço é bom, as cores são ótimas, há também alguma originalidade e o talento de construir uma narrativa fluida, recheada de imprevisibilidade, o que deve destacar o livro em relação aos seus pares. E, por tudo isso, merece ser lido. Nada disso, porém, inclusive o fato de ser um artista respeitado em sua área, exime o autor de uma crítica feminista. Manara expõe com sutileza a sociedade burguesa e sua moralidade hipócrita, mas para alguns pode deslizar quando o que deveria estimular a liberdade feminina acaba por reforçar sua condição de submissão ao homem.

Aliás, esse final que transformaria a mulher dominada em uma mulher livre não chega no primeiro volume. Houve uma tentativa, é preciso reconhecer, mas ela não se efetiva. Se a ideia foi reproduzir uma condição cultural, para então, com o recorte, destacar o que há de problemático, o resultado é alcançado – só não sei se o efeito é o esperado. Agora, se o intuito é estimular fantasias de dominação sexual, o resultado também é alcançado, mas algo diz que seu público deverá broxar com o passar do tempo.

Resta ver como Milo Manara desdobra o “Clic” em seus três outros volumes.