O Segredo de Jasper Jones

O Segredo de Jasper Jones Craig Silvey

Resenhas - O segredo de Jasper Jones

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid.Mayer 09/03/2024

Um livro bom ate, com um plot um pouco previsivel, uma historia leve de suspense fraco mas gostozinho.

haylla.with.an.h 04/12/2023

No fim o segredo não era exatamente do Jasper Jones
Eu não sei se gostei ou não. Sei lá, não consegui formar uma opinião concreta. A escrita até é boa, mas o desenvolvimento do enredo nem tanto.

Alguns diálogos meio chatos e desnecessários. Que não acrescentaram tanto na história. Os personagens também não foram muito bem construídos.

O final achei meio abrupto e poderia ter explicado melhor as coisas. Não precisava ser tão incompleto, eu particularmente queria saber mais.

E em relação aos mistérios da história, até que fazem sentido. Um deles inclusive é bem triste e pesado.
O outro pela duração que teve achei que seria algo mais sério.

Porém, se tem uma coisa que o livro acerta é na representação de uma cidade pequena e toda a fofoca e julgamento e na falta de justiça quando se é alguém influente e comete um erro ou até crime.

Louise.Rosado 23/01/2023

Vai do nada pra lugar nenhum
Acho que essa foi uma das leituras mais sem sentido que fiz nos últimos tempos.
O livro passada maior parte do tempo falando sobre outros personagens do que sobre o enredo da história em si. É um plano de fundo muito mal utilizado.
Teve momentos em que parecia que o autor ficou sem ideia e começou a escrever sobre qualquer coisa para preencher páginas. Juro que teve umas 10 páginas descrevendo um jogo de críquete.
Não recomendo

Stephanie 30/07/2022

Jasper Jones
Comecei apostando que seria um excelente livro de mistério, mas fui murchando meu entusiasmo logo no meio. De leitura cansativa, o autor demora muito para desenvolver a história, coisa que no final parece despejar todas as informações com o objetivo de concluir logo o livro.
E quando revela, era um segredo que o próprio leitor já imagina com facilidade. A história tinha tudo para ser um dez, mas foi tão longa que mais me pareceu aquelas histórias de pessoas que dão mil voltas para fechar um assunto simples.

César 11/07/2020

Tudo o que você podia ser
Charlie Bucktin é um menino de 13 anos, apaixonado por livros e um tanto maduro pra sua idade. Em uma noite escaldante do verão australiano, ele recebe uma batida em sua janela, de ninguém menos que Jasper Jones, o garoto a quem todos culpam quando algo de ruim e criminoso acontece na pequena cidade de Corrigan. Jasper diz precisar muito da ajuda de Charlie, que então o segue por um longo caminho até uma clareira, onde encontra o corpo de Laura Wishart enforcado contra uma corda. O menino acredita que Mad Jack Lionel, um recluso com passado obscuro foi o responsável pela morte da garota, que cometeu o crime na clareira onde os dois costumam ficar juntos para incriminá-lo. Charlie, que até então nunca tivera contato com Jasper Jones, mas que sabia bem como funcionavam as coisas na cidadezinha, onde pessoas como ele eram julgadas culpadas antes de qualquer possibilidade de defesa, decide ajuda-lo a provar sua inocência antes que descubram o paradeiro da menina.
A partir daí, inicia-se uma pequena saga para descobrir o verdadeiro assassino de Laura, e paralelamente acompanhamos o cotidiano de Charlie. Seu pai intelectual que fica horas trancado na biblioteca, sua mãe enérgica, seu melhor amigo Jeffrey Lu, que é vietnamita e sonha em entrar para o time de cricket da cidade, mas é subjugado por ser pequeno, embora seja melhor que todos os jogadores maiores.
O segredo de Jasper Jones é um livro sobre a perda da inocência. A partir do momento em que Charlie se envolve na história de Jasper Jones, ele passa a perceber como a sociedade funciona realmente, e questiona as diversas injustiças que acontecem no seu dia-a-dia e ninguém parece se importar. Seu próprio bullying verbal e físico sofrido na escola por ter uma inteligência acima da média, o preconceito e linchamento que Jeffrey e sua família passam por serem refugiados de um país em guerra, e o pré-julgamento que Jasper recebe desde que se entende por gente, apenas por ser pobre e negro.
É um livro que faz questionamentos profundos sobre as diversas manifestações da hipocrisia. O autor faz várias referências literárias, especialmente sobre O sol é para todos, que acredito ter sido uma inspiração para a trama. Considero uma das melhores leituras do ano, e sem dúvidas recomendo.

de Paula 13/05/2020

Forte e sensível
Uma história instigante, que se passa na Austrália do início do século XX. Envolvente, com tramas muito pesadas para crianças tão novas, o segredo do Jasper Jones nos leva a querer descobrir o desenrolar da história, com descobertas importantes e mudanças fundamentais nos personagens. Algumas coisas mudam a nossa vida para sempre.

A edição é muito tranquila para leitura, embora tenha páginas brancas. Há muitas citações de obras clássicas, o que é bastante interessante.

Carla 23/03/2020

Livro bom, algumas partes te prendem, outras partes um pouco entediantes e o final não muito surpreendente.

AmyLivros 21/10/2019

Irritante
Até demorei pra fazer essa resenha, porque não queria detonar o livro assim, mas vamos lá.
Em momento nenhum o personagem principal passa como um pré-adolescente de 13 anos. O personagem tem uma opinião toda filosófica sobre tudo, planos mirabolantes e afins, que nada bate com a idade que supostamente tem. A menina morta não é nem secundária na história, e as vezes você até esquece sobre ela, e aparentemente, os personagens também, já que em vários momentos eles agem normalmente, como se tivessem ''problemas maiores''. É tudo muito superficial, os relacionamentos, os problemas, as apresentações dos personagens e inclusive o final.
Outra coisa que me irrita plenamente, e me lembrou muito Cidades de Papel do John Green, é essa coisa de uma pessoa EXTREMAMENTE aleatória, que durante toda vida cagou pra existência do personagem principal, aparecer na janela dele pedindo ajuda, sem nem explicar o motivo, e o personagem principal simplesmente seguir o doido que invadiu a casa dele na madrugada.
Além de tudo isso, são quase 300 páginas que poderiam FACILMENTE virarem 150. O livro é dividido em apenas 9 capítulos e fica difícil acompanhar.
Para finalizar, o desfecho da história é resolvido e explicado de forma corrida, enquanto um jogo de críquete é escrito de forma extremamente detalhada.
Stephanie 30/07/2022minha estante
Siiiiim! Ele me deu a sensação das histórias daquelas pessoas que dão mil voltas pra falar algo simples

Rita Nunes 14/05/2019

Achei tão fraquinho... a história se concentra só no amadurecimento do personagem Charlie, a garota morta é só um pano de fundo. Podia ter passado a mesma mensagem com uma história interessante, mas não fez isso. Só não abandonei porque é bem escrito.

Juh 05/04/2019

Chato
Para mim foi muito difícil ler esse livro, achei chato desde o início e achei a história pobre que definitivamente não conseguiu prender minha atenção.
Uma coisa que não posso deixarde falar, o nome do livro deveria ser "O Segredo de Charlie" que é quem narra a história e aparece mais que Japer Jones e sofre muito mais que ele com o segredo.
Sinceramente não recomendo.

jackfowl 13/03/2019

A capa não diz nada sobre o conteúdo
Comprei numa promoção porque achei a capinha bonitinha. Enganação, é uma tristeza e problema atrás do outro. Os podres do preconceito e orgulho fazendo uma cidade chafurdar num mar de lama. Tem umas partes bobas e que te fazem sair da história? Tem, mas vale a pena a leitura.

Karina Oliveira 31/07/2017

O Segredo de Jasper Jones
Bem, não é meu livro favorito, a história é muito arrastada e a edição que li, merece apenas 3 estrelas. O 3 estrelas que graças a Deus estava na meta de leitura, pq valeu a pena chegar ao fina desse livro.
O Segredo de Jasper Jones é uma história contada pelo Charlie, que tem 13 anos (ele é apenas um garoto) e garotos nessa idade, muitas vezes são chatos, melancólicos, fazem drama em copo d'água, descobrem segredos e estão descobrindo a vida. Foi assim, retratando com exatidão um garoto de 13 anos que tudo se desenrolou, por isso o livro é tão arrastado, tão melancólico, valeu a pena chegar ao final de tudo.
Com Charlie, vamos descobrindo, não só o segredo de Jasper Jones, mas segredos de família, segredos de mães que simplesmente não querem aceitar ou acreditar na vida que levam.
Um segredo que na verdade é um sentimento não falado, um abuso não ouvido, um desapontamento, uma cortina rasgada mostrando que o mundo não é bem como se imaginava.

Sim, eu recomendo a leitura desse livro e estou trocando-o, caso alguém queira conhecer o Segredo de Jasper Jones.

Kau bresolin 18/02/2017

O segredo de Jasper Jones e outros personagens
Confesso que a primeira vez que comecei a ler esse livro, à uns 2 anos atrás, não consegui terminar nem o primeiro capítulo (aliás, os capítulos são bem grandinhos); porém, recentemente decidi dar uma segunda chance pra ele.

Foi ótimo. Agora só consigo ficar me perguntando por que diachos não li antes.

O história já começa com Jasper batendo na janela do Charlie, desesperado (pois ele não conseguia lidar sozinho com o que viu e muito menos com o que ele planejava fazer sobre aquilo) por ajuda.

Jasper Jones é aquele menino do qual as garotas desejam estar, os meninos temem estar e que os adultos culpam por tudo que acontece na cidade.

Depois desse primeiro encontro com ele, Charlie percebe que Jasper não merece toda essa má fama que ele tem, vê que ele é um menino que agora precisa se virar sozinho, sem mãe e com um pai alcoólatra, que precisa fazer tudo sozinho pra sobreviver.

Já Charlie é aquele menino nerd, magricelo, leitor voraz, quieto que adora descobrir palavras novas e apanha dos valentões da escola.

Já dá pra imaginar o que acontece quando duas pessoas tão opostas assim se conectam através de um segredo, não é?

A trama em si demora um pouco para se engatar cem por cento, mas isso por que o livro não tem o foco apenas no segredo, mas também na amizade com seu melhor amigo Jeffrey, no possível-futuro-romance com a menina que ele gosta, e, principalmente nos dramas familiares. Que são muitos.

O livro trás relatos (reais) que te fazem chorar assim como outros momentos do livro. No fim você percebe como tudo se encaixa perfeitamente e pensa "por que não pensei nisso antes?"

Achei sensacional. Único ponto negativo pra mim foi que em grande parte das cenas com seu melhor amigo envolve Críquete, pois as cenas narram demais o jogo e acabo não entendo quase nada.

?Recomendo sim esse livro, e muito. Super pretendo ler novamente ?

1 | 2 | 3 | 4