O Segredo de Jasper Jones

Resenhas - O segredo de Jasper Jones

1 | 2 | 3 | 4

De Cara Nas Letras 16/03/2015

O Segredo de Jasper Jones - Craig Silvey
Há algum tempo que eu vinha desejando ler O Segredo de Jasper Jones, no entanto, como eu moro em uma cidade onde livraria é coisa escassa, acabei me esquecendo de comprá-lo (pois nessa época eu ainda não comprava livros por sites de compras onlines), até que certo dia fui para a capital do meu estado e acabei encontrando ele em uma promoção custando apenas R$ 9,90. Não pensei duas vezes e efetuei a barganha, e aqui estou para contar minhas impressões acerca dele.

Charlie Buckitin vive em uma pequena cidade da Austrália chamada Corringan. Ele é um adolescente nada popular considerado o segundo mais inteligente de sua escola, perdendo apenas para o seu melhor amigo, de família vietnamita, Jeffrey Lu que é apaixonado por críquete. Charlie é acanhado e um leitor assíduo - não poderia ser por menos: seu pai é professor de literatura. Certa noite, em suas costumeiras leituras antes de dormir, acaba ouvindo um barulho em sua janela. Quando presta mais atenção, percebe que na verdade chamam por seu nome, e quando ele confere, visualiza Jasper Jones pedindo desesperadamente sua ajuda. Só que para Charlie existem inúmeros "poréns". Por que ele iria ajudar alguém que, além de nunca ter se dirigido a ele antes, é considerado um verdadeiro marginal típico, um mau exemplo? Confuso, ele decide que sim, irá ajudar o jovem que é um ano mais velho que ele.

Jasper Jones guia Charlie até uma clareia, o local secreto onde ele passa boa parte do seu tempo (fumando/bebendo/fugindo do mundo), e Charlie dá de cara com uma cena que o deixa atordoado e sem palavras. Mas que mesmo assim, no fim, ele faz o que o Jasper pede e ambos voltam para a cidade. O que Charlie não imaginaria era que essa ajuda oferecida iria acabar deixando seus dias mais complicados, afinal, nem todos sabem como guardar um segredo a sete chaves.

Charlie, nosso narrador, vai contando suas trajetórias, e à partir daí, nos aprofundamos mais sobre a origem vietnamita da família do Jeffrey, refugiados na Austrália, e que por isso, sofrem preconceitos pelos nativos que acham injusto eles estarem substituindo os soldados australianos que foram à guerra. Conhecemos Eliza Wishart, filha do governador do Condado e que estão a procura da segunda filha, Laura Wishart, dada como desaparecida. Por se tratar da filha do governador do Condado, a pequena cidade se enche de autoridades em busca da moça desaparecida, deixando-a bem conturbada. Outro ponto do livro é o sentimento que há entre Charlie e Eliza, e ambos ao decorrer do livro vão desenvolvendo de forma sutil e nada apressada esse sentimento.

Craig Silver escreve de uma forma tão descritiva que as cenas surgem em nossa mente como em uma tela de cinema, tudo é aos poucos explorado, e apesar desse inicio focado nesses dois personagens, com o decorrer da leitura vamos percebendo que na verdade o autor não quer tanto se prender a eles, o que torna o livro mais interessante, com Silver criando vários núcleos dentro de uma mesma história e, claro, interligando tudo de alguma forma.

No final, temos um amontoado de problemas que o autor vai desenvolvendo para só no fim ir soltando aos poucos, como se fossem bombas programadas, revelações que mudam a vida de alguns personagens e que nos deixa chocado. O Segredo de Jasper Jones é um livro com uma história muito original e que dificilmente deixa o leitor com sensação de está lendo algo previsível; pelo contrário, o autor consegue nos surpreender e até nos deixar sedentos por mais.

O final não deixou a desejar, começamos a leitura com uma incessante vontade de descobrir mais sobre o os mistérios dessa trama e o autor consegue responder todas as nossas perguntas. No entanto, ficou aquela curiosidade de saber o futuro e o que se sucedeu a cada personagem do livro, coisa que, creio eu, todo leitor quer saber, mas que não tira méritos do livro.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Juh 05/04/2019

Chato
Para mim foi muito difícil ler esse livro, achei chato desde o início e achei a história pobre que definitivamente não conseguiu prender minha atenção.
Uma coisa que não posso deixarde falar, o nome do livro deveria ser "O Segredo de Charlie" que é quem narra a história e aparece mais que Japer Jones e sofre muito mais que ele com o segredo.
Sinceramente não recomendo.

Stephanie 30/07/2022

Jasper Jones
Comecei apostando que seria um excelente livro de mistério, mas fui murchando meu entusiasmo logo no meio. De leitura cansativa, o autor demora muito para desenvolver a história, coisa que no final parece despejar todas as informações com o objetivo de concluir logo o livro.
E quando revela, era um segredo que o próprio leitor já imagina com facilidade. A história tinha tudo para ser um dez, mas foi tão longa que mais me pareceu aquelas histórias de pessoas que dão mil voltas para fechar um assunto simples.

Michelle Trevisani 29/06/2015

Envolvente e curioso
Acredito que estas duas palavras representem bem este livro: envolvente (não conseguia parar de ler, e me envolvi muito com as aflições, os medos do protagonista, e me imaginando o que eu faria na pele dele se participasse de algum segredo tão sem saber como ele foi submetido, ainda mais por ter 13 anos e quando somos crianças fazemos coisas tão impulsivamente e depois calculamos o que fizemos e se foi bom ou não); curioso porque apesar do segredo que envolve o livro inteiro ser descrito no começo, você passa o restante do livro tentando entender o que houve e como aconteceu, se realmente Jasper Jones é inocente ou não, se há inocentes ou não. O autor consegue te prender realmente. E o que achei mais interessante e o que mais me tocou foram os muitos conflitos familiares velados de pano de fundo. E como falta humanidade ao ser humano. Como muitas vezes omitimos fatos por medo, repetimos coisas que nem ao menos investigamos se são verdadeiras ou não e criamos esteriótipos por pura diversão. Mostra como o ser humano pode ser cruel, covarde e omisso. Fiquei realmente tensa em algumas partes. Uma ótima leitura, recomendo muito.

Clara Marigo 02/07/2015

Não é o favorito
No começo achei bem parado, tive impressão que o autor tava tentando enrolar demais, narrando fatos muito desinteressantes (tipo quando ele narrou o jogo de cricket minuciosamente, achei taaaao entediante ?).. Mas mais ou menos no meio do livro assim.. Meu Deus! Me prendeu totalmente! Comecei a ficar cada vez mais surpreendida com o que acontecia.. Sem contar o desfecho né! Ótimo ótimo ótimo ??

Lohan.Valerio 12/01/2015

Encantador
O Segredo De Jasper Jones dentre todos os livros lidos a meses foi o único no qual posterguei semanas para concluí-lo, apesar do enredo não apresentar um tema nada feliz, os personagens da trama tornam ele adorável e incrivelmente perfeito, ele é de fácil "devoração" por ser composto de poucos capítulos mas de muitas páginas. Sinto saudades do Jasper, Eliza, Jack, todo ar de anos 60 que o livro aborda e é claro de Charlie, esse personagem me encantou e apresentou múltiplas personalidades afins a mim.

Giovana 26/07/2014

Esse foi meu primeiro romance australiano e certamente achei uma caixinha de brilhantes nas páginas geniais de O segredo de Jasper Jones. Para iniciar minha recomendação, devo citar o quanto os personagens me prenderam, envolveram e surpreenderam. Era como se eu fosse um deles, como se alguém tivesse recolhidos meus pensamentos e os colocado em algum livro de mistério juvenil. As situações e acontecimentos são adoráveis e naturais, como que realmente tivessem acontecido. Os diálogos são fantásticos e engenhosamente espirituosos.
O jeito poético e profundo de Charlie pensar me ajudou a colocar em ordem muitos de meus pensamentos e opiniões morais, dispondo em palavras meu desgosto e contrariedade com algumas atitudes da sociedade moderna.
E infelizmente, como muitas vezes, a tradução fez certas expressões terem seus sentidos modificados, por isso imagino que na linguagem original o livro seja melhor ainda. A sensibilidade e a leveza desse livro me fizeram adorar cada segundo de leitura e certamente me acrescentaram algo relevante.

Raquel 16/06/2014

BLOG SWEET CORNER: O SEGREDO DE JASPER JONES, CRAIG SILVEY
Sabe aquela sensação de tristeza quando terminamos um livro bom? E que desejamos nunca terminá-lo e quando o fazemos desejamos um outro livro com uma continuação da história? É isso o que eu senti quando terminei de ler 'O Segredo de Jasper Jones'. E, sim, eu seguiria Jasper Jones.

Charlie Bucktin é um garoto de treze anos que ama os livros e sonha com o dia em que escreverá uma história surpreendente, irá publicá-la e com isso conquistará a admiração de todos e receberá vários prêmios pelo seu feito. Porém, é numa noite no intenso calor de 1965 que a história mais surpreendente acontece de verdade na vida de Charlie. Jasper Jones, o garoto cujo nome é sempre o primeiro a ser mencionado quando algum problema acontece na cidade de Corrigan, bate na janela de Charlie implorando por sua ajuda. Mesmo sabendo que é um risco andar com Jasper, ele não consegue conter a curiosidade e a emoção de uma aventura, assim, ele segue Jasper Jones. Entretanto, quando chega em uma clareira de Jasper, deseja nunca ter estado ali, pois é lá que Jasper revela o grande mistério por ter procurado Charlie naquela noite, quando nem ao menos os garotos se falavam antes desse dia. E é lá, naquela clareira, que os dois criam um vínculo inédito e incomum, afinal Charlie deve guardar segredo sobre o que viu para proteger o mais novo cúmplice, pois agora sente que conhece Jasper Jones melhor do que qualquer outro da cidade que o acusam de tudo. Assim, acompanhamos, na narrativa de Charlie, os acontecimentos que sucedem esse dia e percebemos com o pânico do garoto que nem tudo o que está exposto é o que parece.

"Sinto-me estranho, como se presenciasse algo muito pessoal. Como se tivesse ido sorrateiramente até a janela do quarto de Jasper e bisbilhotasse algo íntimo ali dentro. Eu deveria virar o rosto e desviar o olhar. Não devo compartilhar aquilo. Mas estou misteriosamente preso". - Charlie

'O Segredo de Jasper Jones' é um romance que te prende do início ao fim, com uma história misteriosa e tensa, mas ao mesmo tempo relaxante. Craig Silvey, o autor, aborda o sentimento de medo, coragem e injustiça em uma história envolvente e bem humorada. Além de tratar de amizade e amor com precisão, nos fazendo acreditar que os personagens envolvidos são totalmente reais. A história nos faz refletir sobre todas essas coisas de uma forma leve e compreender que o mundo em que vivemos é hostil, e que ele pode nos meter em um pesadelo algum dia, ou talvez não.

"E observo Jasper esmagar os cascalhos do acesso, com a mão aberta arrastando as pontas de erva altar, enviando sementes para o ar. E não consigo deixar de sentir que é a última vez que o verei". - Charlie.

Eu entendi que o segredo de Jasper Jones mostra como mudamos diante de uma mentira bem intencionada, será que vale a pena não fazer o certo para ajudar uma pessoa? Ou o certo é realmente o certo a se fazer? Essas perguntas não são respondidas, pois são os leitores que devem tirar a própria conclusão e, desse modo, pensarmos no - ou até mudarmos o - conceito de certo e errado que temos. Como está na sinopse, não vejo a mentira bem-intencionada como uma maldição, mas vejo que a mentira e a verdade são relativas, pois em alguns casos (como no de Jasper) tanto a verdade quanto a mentira poderá dificultar um lado e independente da escolha que fazemos entre esses lados, ficaremos angustiados ou com peso de consciência com o resultado de qualquer uma.

"E os pêssegos fazem com que eu me sinta bem. Sinto-me orgulhoso em segurá-los, porque sei o que custaram e tive a sensação de que um peso foi aliviado, assim que os peguei". - Charlie.

Por fim, como edição não há o que reclamar. A capa é adorável e ilustra bem o que a história transmite, porque apesar de o livro dar um friosinho na barriga em alguns momentos e a ansiedade predominar em outros, ele ainda é uma trama adolescente em uma cidade agrícola no ano de 1965, com toda inocência jovem, a perda dela conforme crescemos e a coragem que adquirimos diante dos nossos pêssegos (o autor usou essa fruta como simbolo do medo). Pois é, a capa mostra tudo isso mesmo. Porém, como sempre há algo que nos incomoda em qualquer coisa, fiquei um pouco irritada com todos os palavrões que a autor colocou, achei exagerado em algumas partes, mas eu entendo o motivo de eles estarem lá, se tratando de personagens adolescentes, no entanto, não eram tão necessários. A diagramação da Intrínseca está perfeita, o tamanho da fonte e dos espaçamentos estão na medida, dando conforto na leitura. Nota 4/5 para o livro, por conta dos palavrões!

POSTAGEM COMPLETA NO BLOG SWEET CORNER:

site: http://morethanaworld.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-segredo-de-jasper-jones.html#more

And 01/06/2014

Ótimo
Realmente este livro me prendeu do começo ao fim, sua trama é muito bem bolada, mas oque mais lhe prende é viver os pensamentos do protagonista e como ele lida com toda aquela situação e aquele tijolo que sempre pesa em seu estomago. Craig expressa muito bem os sentimentos e emoções de uma forma bem realista.

Mari Novaes 04/07/2013

Você já imaginou estar em sua casa, no meio da madrugada, lendo ou fazendo qualquer outra coisa e de repente te chamam do lado de fora? Poisé… Isso é o que acontece com Charlie Bucktin. Ele estava em seu quarto e ouviu alguém chamar seu nome. Quem chamava era Jasper Jones, o garoto que era mal visto por toda a cidade.

Charlie é um ano mais novo que Jasper e os dois nunca tinham se falado. Por causa disso, ele ficou muito surpreso ao ver o garoto no seu quintal. Mas qual foi o motivo de Jasper ter ido na casa de Charlie tão tarde? Ele precisava de ajuda.

Mesmo com medo, Charlie foge da sua casa e segue Jasper até uma clareira, que é o lugar onde ele mais fica. Só que naquela noite não era apenas uma clareira qualquer. Ao chegar lá Charlie se depara com uma cena que ficará guardada para sempre na sua mente. A partir daquele dia ele e Jasper guardam um sinistro segredo.

Comprei “O Segredo de Jasper Jones” por R$7,90 na Fnac e acho que foi o R$7,90 mais bem usado da minha vida. Apesar de o livro ter esse título, o segredo não é apenas do Jasper, mas também é do Charlie e de outra pessoa (não vou falar porque é spoiler).

A história é narrada pelo ponto de vista do Charlie, que em algumas partes deixou a desejar. Fora isso, ele é um personagem bom de conhecer e maduro para a idade dele, que é 13. Conhecemos também o Jeffrey, que é o seu melhor amigo. O Jeffrey me ganhou, porque ele é engraçado, irônico e hiperativo. Apenas gosto de personagens assim.

O final é em parte previsível. Ao ir lendo o livro e prestando atenção, o autor dá pequenas dicas para o leitor chegar na conclusão certa. Eu cheguei em parte, mas o resto da trama foi surpreendente. Eu não imaginava um final como aquele. Para vocês entenderem um pouco, o mistério do livro é sobre uma morte (se vocês consideram isso spoiler, me desculpem).

O livro pode até entrar no gênero infanto-juvenil, mas a história é madura e boa o bastante para os mais amadurecidos gostarem. Minha nota para o livro, de 0 a 5, é 4.

site: http://desventurasembooks.wordpress.com/2013/07/04/resenha-o-segredo-de-jasper-jones-craig-silvey/

Gabriela 24/01/2013

Pra se deparar de novo com as angustias da adolescência de modo inteligente e bem escrito, enquanto tenta-se entender os mistérios por trás da história.

Ingrid.Mayer 09/03/2024

Um livro bom ate, com um plot um pouco previsivel, uma historia leve de suspense fraco mas gostozinho.

Jessé 21/03/2014

O Segredo de Jasper Jones conta a história de Charlie, um nerd de 13 anos que vive na Austrália no ano de 1965. Ele tinha uma vida normal ao lado de seu pai, professor de literatura e escritor frustrado, e sua mãe, uma mulher bem nascida que rompeu os laços com a família para poder ficar com o Literato.
Tudo corria normalmente bem quando, numa noite atípica, Charlie ouve batucadas em sua janela. Ele larga o livro em que estava mergulhado e vai ver o que é, mas nada poderia tê-lo preparado para o que vinha a seguir: Do lado de fora estava Jasper Jones, o adolescente com a pior fama da cidade e aquele que os pais usavam como um exemplo a não ser seguido. Jasper o chama para adentrar a floresta e diz que tem que lhe contar algo muito sério e Charlie, sem saber o que fazer, acaba indo. Chegando em uma clareira que ninguém mais conhece, algo macabro se mostra a eles, seguido de uma história semelhantemente tensa contada por Jasper. Ele pede a ajuda de Charlie, e sem escolha, o envolve até o pescoço nesse mistério até então indissolúvel.
Depois dessa noite aterradora, Charlie volta pra casa e a partir daí sua vida toda muda. Será que Jasper falou a verdade e não tem nada a ver com o acontecido ou ele apenas precisava de alguém pra usar como álibi? Com o desenrolar da história, vemos a vida exigir de Charlie uma maturidade forçada a qual ele ainda não estava preparado para possuir. As tramas paralelas também afetam bastante a vida do protagonista, como o fato de seu amigo estrangeiro e sua família serem discriminados por causa da situação de guerra em que o mundo se encontrava. Tudo isso vai remoldando o caráter e a personalidade dele, fazendo nascer daí outra pessoa, que enxerga o mundo como ele realmente é e não enfeitado com laços e fitas como os adultos faziam-no crer. Essa coisa toda acontece de maneira rápida, mas isso não diminuiu a intensidade e a relevância com que atingem a vida de Charlie.
O final é bem imprevisível (pelo menos eu achei) e nos mostra o quanto as pessoas se escondem atrás de mentiras, mas quando a verdade vem cobrar seu preço, ela não tem piedade de ninguém.
No geral, é um livro muito bom, porém é carregado de uma dramaticidade profunda, pois o autor não mede esforços para fazer com que a gente sinta o que as personagens estão passando. Não foi raras as vezes em que eu me senti triste ao ler esse livro. Não obstante, achei desnecessária e até mesmo desrespeitosa em alguns casos a propaganda ateísta presente em alguns diálogos (digamos que o amigo do Charlie seja um pouco mal-educado), mas também entendo que isso serviu para a caracterização das personagens, que são cheias de dúvidas e bastante revoltadas com o mundo em geral.
Enfim, vale a pena ler essa obra e se deixar entrar na mente e no coração de um adolescente de treze anos que vê tudo aquilo que acreditava ser verdade despencar como um castelo de cartas. É bem interessante fazer essa viagem.

site: http://letristaleitor.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-segredo-de-jasper-jones.html

1 | 2 | 3 | 4