O Segredo de Jasper Jones

O Segredo de Jasper Jones Craig Silvey

Resenhas - O segredo de Jasper Jones

1 | 2 | 3 | 4

Jessé 21/03/2014

O Segredo de Jasper Jones conta a história de Charlie, um nerd de 13 anos que vive na Austrália no ano de 1965. Ele tinha uma vida normal ao lado de seu pai, professor de literatura e escritor frustrado, e sua mãe, uma mulher bem nascida que rompeu os laços com a família para poder ficar com o Literato.
Tudo corria normalmente bem quando, numa noite atípica, Charlie ouve batucadas em sua janela. Ele larga o livro em que estava mergulhado e vai ver o que é, mas nada poderia tê-lo preparado para o que vinha a seguir: Do lado de fora estava Jasper Jones, o adolescente com a pior fama da cidade e aquele que os pais usavam como um exemplo a não ser seguido. Jasper o chama para adentrar a floresta e diz que tem que lhe contar algo muito sério e Charlie, sem saber o que fazer, acaba indo. Chegando em uma clareira que ninguém mais conhece, algo macabro se mostra a eles, seguido de uma história semelhantemente tensa contada por Jasper. Ele pede a ajuda de Charlie, e sem escolha, o envolve até o pescoço nesse mistério até então indissolúvel.
Depois dessa noite aterradora, Charlie volta pra casa e a partir daí sua vida toda muda. Será que Jasper falou a verdade e não tem nada a ver com o acontecido ou ele apenas precisava de alguém pra usar como álibi? Com o desenrolar da história, vemos a vida exigir de Charlie uma maturidade forçada a qual ele ainda não estava preparado para possuir. As tramas paralelas também afetam bastante a vida do protagonista, como o fato de seu amigo estrangeiro e sua família serem discriminados por causa da situação de guerra em que o mundo se encontrava. Tudo isso vai remoldando o caráter e a personalidade dele, fazendo nascer daí outra pessoa, que enxerga o mundo como ele realmente é e não enfeitado com laços e fitas como os adultos faziam-no crer. Essa coisa toda acontece de maneira rápida, mas isso não diminuiu a intensidade e a relevância com que atingem a vida de Charlie.
O final é bem imprevisível (pelo menos eu achei) e nos mostra o quanto as pessoas se escondem atrás de mentiras, mas quando a verdade vem cobrar seu preço, ela não tem piedade de ninguém.
No geral, é um livro muito bom, porém é carregado de uma dramaticidade profunda, pois o autor não mede esforços para fazer com que a gente sinta o que as personagens estão passando. Não foi raras as vezes em que eu me senti triste ao ler esse livro. Não obstante, achei desnecessária e até mesmo desrespeitosa em alguns casos a propaganda ateísta presente em alguns diálogos (digamos que o amigo do Charlie seja um pouco mal-educado), mas também entendo que isso serviu para a caracterização das personagens, que são cheias de dúvidas e bastante revoltadas com o mundo em geral.
Enfim, vale a pena ler essa obra e se deixar entrar na mente e no coração de um adolescente de treze anos que vê tudo aquilo que acreditava ser verdade despencar como um castelo de cartas. É bem interessante fazer essa viagem.

site: http://letristaleitor.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-segredo-de-jasper-jones.html

Karina Oliveira 31/07/2017

O Segredo de Jasper Jones
Bem, não é meu livro favorito, a história é muito arrastada e a edição que li, merece apenas 3 estrelas. O 3 estrelas que graças a Deus estava na meta de leitura, pq valeu a pena chegar ao fina desse livro.
O Segredo de Jasper Jones é uma história contada pelo Charlie, que tem 13 anos (ele é apenas um garoto) e garotos nessa idade, muitas vezes são chatos, melancólicos, fazem drama em copo d'água, descobrem segredos e estão descobrindo a vida. Foi assim, retratando com exatidão um garoto de 13 anos que tudo se desenrolou, por isso o livro é tão arrastado, tão melancólico, valeu a pena chegar ao final de tudo.
Com Charlie, vamos descobrindo, não só o segredo de Jasper Jones, mas segredos de família, segredos de mães que simplesmente não querem aceitar ou acreditar na vida que levam.
Um segredo que na verdade é um sentimento não falado, um abuso não ouvido, um desapontamento, uma cortina rasgada mostrando que o mundo não é bem como se imaginava.

Sim, eu recomendo a leitura desse livro e estou trocando-o, caso alguém queira conhecer o Segredo de Jasper Jones.

Kau bresolin 18/02/2017

O segredo de Jasper Jones e outros personagens
Confesso que a primeira vez que comecei a ler esse livro, à uns 2 anos atrás, não consegui terminar nem o primeiro capítulo (aliás, os capítulos são bem grandinhos); porém, recentemente decidi dar uma segunda chance pra ele.

Foi ótimo. Agora só consigo ficar me perguntando por que diachos não li antes.

O história já começa com Jasper batendo na janela do Charlie, desesperado (pois ele não conseguia lidar sozinho com o que viu e muito menos com o que ele planejava fazer sobre aquilo) por ajuda.

Jasper Jones é aquele menino do qual as garotas desejam estar, os meninos temem estar e que os adultos culpam por tudo que acontece na cidade.

Depois desse primeiro encontro com ele, Charlie percebe que Jasper não merece toda essa má fama que ele tem, vê que ele é um menino que agora precisa se virar sozinho, sem mãe e com um pai alcoólatra, que precisa fazer tudo sozinho pra sobreviver.

Já Charlie é aquele menino nerd, magricelo, leitor voraz, quieto que adora descobrir palavras novas e apanha dos valentões da escola.

Já dá pra imaginar o que acontece quando duas pessoas tão opostas assim se conectam através de um segredo, não é?

A trama em si demora um pouco para se engatar cem por cento, mas isso por que o livro não tem o foco apenas no segredo, mas também na amizade com seu melhor amigo Jeffrey, no possível-futuro-romance com a menina que ele gosta, e, principalmente nos dramas familiares. Que são muitos.

O livro trás relatos (reais) que te fazem chorar assim como outros momentos do livro. No fim você percebe como tudo se encaixa perfeitamente e pensa "por que não pensei nisso antes?"

Achei sensacional. Único ponto negativo pra mim foi que em grande parte das cenas com seu melhor amigo envolve Críquete, pois as cenas narram demais o jogo e acabo não entendo quase nada.

?Recomendo sim esse livro, e muito. Super pretendo ler novamente ?

Jeff Ettore 03/12/2016

Bom mas irritante.
Em momento nenhum o narrador me convenceu de que é um pré-adolescente que está contando a estória. A visão poética de Charlie sobre "tudo" chega a cansar e deixar a leitura lenta e os capítulos compridos também não ajudam muito. Eu tentei enxergar a narrativa como um menino de doze ou treze anos, mas não convenceu. Os diálogos entre Charlie e Jeffrey chegam a ser idiotas, assim como essa palavra é repetida umas duzentas vezes em todas as suas conversas. e os sentimentos de Charlie por Elliza beira melação extrema, não um amor inocente de criança mas uma adoração cega e irritante. A estória em sim é muito boa, se fosse um livro mais objetivo, menos poético seria muito melhor.

Antonia136 03/09/2016

Além Do Que Se Vê
Sinceramente quando iniciei não pensei que seria tão bom.Comprei pelo valor, mas foi uma das melhores escolhas que já fiz. Apenas nas primeiras páginas me surpreendi profundamente. Com diálogos ricos, umas escrita cativante, o livro flui, simplesmente flui. É mágico em sua simplicidade e apaixonante em seus personagens.
Charlie Bucktin um garoto normal que vive em Corrigan é acordado por batidas na sua janela. Jasper Jones que tem uma péssima reputação na cidade e é sempre imediatamente culpado por tudo de ruim que acontece (Alá cidade pequena, e disso eu entendo) pede que Charlie o ajude. Ele segue Jasper pelas ruas e matas até chegarem a um local misterioso onde Jasper lhe mostra o corpo de Laura Wishart. Juntos os dois investigam a morte da garota, certos de que sua morte foi assassinato, entre descobertas e conflitos suspeitos.
No fim... Bem, leia e saberá, não queremos estragar suas descobertas e surpresas.
Minha dica é: Se entregue, se envolva o máximo que puder. Charlie merece e Jasper também.

Ana 13/06/2016

Mil anos depois de ter começado, finalmente terminei esse livro.
Quando li o resumo pensei que fosse um livro de aventuras de crianças no melhor estilo Sessão da Tarde, mas a história é complemente diferente disso. Entretanto esse não foi o maior problema, a escrita foi. Tirando as últimas páginas que é quando a história dá uma alavancadinha, todo o começo e meio se arrastam num tédio indescritível.
Esse é um daqueles livros que gostaria de ver a história contada por outra pessoa :/

Mila F. @delivroemlivro_ 28/04/2016

Muito suspense...
Jasper Jones (2009) no Brasil foi publicado com o título de O Segredo de Jasper Jones e se trata do segundo livro do escritor e músico australiano Craig Silvey, é um romance premiado e já publicado em mais de 30 países.
Não sei muito como me expressar em relação a esse livro, não foi uma leitura excepcional, mas também não consigo dizer que o livro é ruim, pois o livro é bem escrito e o enredo envolvente, mas faltou um desenvolvimento melhor. Faltou algo.
Para resumir o enredo - não quero me prender muito - numa noite de verão de 1965, Charlie Bucktin um garoto normal de treze anos que vive em Corrigan, um condado da Austrália, é acordado por batidas na sua janela. É Jasper Jones, um dos jovens mais rebeldes da cidade. Jasper pede que Charlie o acompanhe e os dois vão se esgueirando pelas ruas e matas até chegarem a um local remoto onde Jasper Jones lhe mostra um segredo: o corpo de Laura Wishart. Jasper pede ajuda a Charlie para que os dois descubram quem matou Laura.
"Jasper Jones tem uma péssima reputação em Corrigan. É um Ladrão, um Mentiroso, um Bandido, um Vagabundo. É preguiçoso e não pode confiar nele. É selvagem e órfão, ou é como se fosse. Sua mãe está morta e seu pai não presta. Ele é o péssimo modelo que os pais usam para assustar os filhos: Você vai acabar assim, se for desobediente. Jasper Jones é o exemplo de até onde a falta de ambição pode levar." (p.9)
Laura é tida como desaparecida e a cidade toda fica em polvorosa, toques de recolher, todos são suspeitos. Charlie se arrepende terrivelmente de ter acompanhado Jasper Jones, porque ele acaba se tornando cúmplice de algo que ele não sabe o que aconteceu. Jasper se diz inocente, mas será que realmente é? Por que não podem contar para ninguém sobre o corpo?
"Veja, a maioria das pessoas que você conhece conversará através de cinquenta camadas de tinta. Às vezes, você sabe que elas estão mentindo antes mesmo de começarem a falar. E parece que, quanto mais velhas, mais descaradas e desesperadas as pessoas se tornam, e mentem sobre coisas que sequer importam." (p.44)
O desenrolar da história mesmo demora bastante a ser resolvido, as pistas são dadas de forma tão sutis que ficam imperceptíveis. Sendo bem extremista: o autor enrolou muito para solucionar o mistério e a resolução do mesmo foi algo que pode deixar a maior parte dos leitores decepcionados.
Sendo bem sincera: esperava mais de O Segredo de Jasper Jones e ao terminar a leitura não consegui entender o que Craig Silvey tentou passar para seus leitores, não consigo ver nenhuma ideologia, mensagem ou argumentos por traz ou nas entrelinhas desse livro a não ser o fato de que às vezes podemos nos enganar com as pessoas, mas acho que essa "mensagem" nem chega a ser tão relevante.
"Todo mundo envelhece. Todo mundo pode aprender uma profissão, pagar impostos e ter uma família. Mas isso não é crescer. Crescer é sobre como você age quando as coisas estão complicadas, é quando você enxerga a sua volta." (p.135)
Apesar dos pesares, gostei do livro e mesmo vendo seus pontos fracos eu tenho vontade de reler e experimentar essa história de novo, pode ser que eu tenha deixado passar algo... não sei. O fato é que o livro é bem escrito e isso já ganha muitos pontos comigo.

site: www.delivroemlivro.com.br

Laura Oliveira 25/04/2014

Extremamente envolvente
Achei uma história sensacional. Nos faz pensar em como julgamos os outros pelas aparências e no modo em que muitas vezes chegamos à falsas conclusões sobre muitos assuntos apenas por acreditar na maioria e não pesquisar os fatos mais a fundo. Adorei o enredo, pois durante todo o livro não há nada que entregue o seu desfecho "abertamente". Uma história intensa e envolvente. Gostei demais. Foram os melhores R$9,99 que já gastei em minha vida. Procurarei mas vezes a seção de promoções da Leitura, além de, é claro, outros livros desse autor.

Mari Siqueira 29/01/2015

Genial!
O livro de Craig Silvey traz uma forte crítica à essa sociedade onde todos nós somos estereotipados e catalogados como produtos numa estante de supermercado. O julgamento das pessoas acaba por definir o que você é ou deixa de ser. Sua real personalidade, seu caráter, nada disso importa. Tudo é uma questão de impressão. Quem você é de verdade é um segredo, que só você sabe. O rompimento dessas concepções acaba com a inocência do leitor, que vê nesse romance o quanto nós mesmos podemos ser ignorantes.

Há tempos um livro não me fazia refletir tanto sobre a minha própria vida. Não que eu tenha me identificado com algum personagem específico, me identifiquei mais com os ideais do autor. Silvey explora em uma narrativa de tom quase policial, um romance, um assassinato e um mistério. Aos poucos, como peças de quebra-cabeças, tudo se encaixa e o tal segredo vai trazendo ao leitor uma onda de tristeza e alívio. A sensação é de que montado, o que quebra-cabeças mostra uma imagem assustadora, e talvez seja melhor mantê-lo incompleto.

Eu poderia dizer que simplesmente simpatizei com o personagem de Jasper Jones, mas na verdade, o admirei. Injustiçado e com uma fama terrível, ele sofre por ser visto como um bandido, inútil e ladrão. Todo e quaisquer delitos fazem dele um suspeito e sem nenhuma prova, a não ser a língua enorme das pessoas, ele é condenado sem julgamento. O rapaz é visto como o marginal órfão que só traz problemas. Em uma cidade que se esconde atrás de ignorância e preconceitos, não há chance para Jasper ser nada além disso.

Quando se depara com sua namorada morta, Jasper Jones se desespera. Primeiro, porque ele não pôde salvá-la, chegou tarde demais. E segundo, porque com sua má reputação, ele logo será incriminado e mandado para a cadeia pelo resto da vida. Sem saber o que fazer, o rapaz pede a ajuda de Charlie, um garoto medroso, porém, inteligente, que certamente saberá o que fazer. O fato é que Charlie não faz a menor ideia de como livrar Jasper dessa e o fato de ter sido colocado na cena do crime, quase o leva à loucura.

Cúmplices desse segredo, os dois começam a investigar por conta própria o assassinato de Laura Wishart. O maior dos suspeitos, é por acaso, o mais temido morador da cidade. Toda a pouca coragem de Charlie será testada e ele irá aprender muito sobre amizade, superação e confiança. Enquanto a culpa consome o garoto, ele tenta seguir com sua vida, ignorando o fato de que a garota dos seus sonhos também é uma Wishart. Eliza é irmã de Laura e esconder dela o que Charlie viu naquela noite começa a ser um fardo pesado demais.

Apaixonado por Eliza, Charlie se esforça ainda mais para descobrir o que aconteceu com a irmã dela. Apaixonado pelos livros, ele tenta compreender sua própria vida à luz de grandes obras da literatura norte-americana. Dividido entre proteger o amigo e aliviar o sofrimento da menina que ama, ele acaba tendo que permanecer em silêncio. Esquecer porém, o que ele viu naquela noite na clareira é impossível. O corpo de Laura Wishart sem vida fez com que ele percebesse quão frágil é nossa existência. Esse e outros questionamentos, como a adolescência, as primeiras vezes e a superação dos próprios limites fazem de O Segredo de Jasper Jones, leitura obrigatória para os mais jovens.

Outros temas atuais e extremamente importantes foram abordados por Craig Silvey nesse livro. Dramas familiares, preconceito, racismo, injustiças sociais, paixão, amadurecimento, amizade e coragem enriquecem essa bela narrativa. O que aconteceu com Laura Wishart e como isso afeta a vida de cada um naquela cidade é um segredo, mas não é o segredo que Jasper Jones guarda.

Numa sociedade que busca culpados e condena inocentes, Jasper só não teve sorte. Ele sempre esteve no lugar errado e na hora errada. Provar sua inocência não vai salvar sua garota, nem sua reputação já desgastada, mas pode dar um pouco de paz à sua própria existência e também justiça à pobre garota sem vida.

"- Para mim é uma coisa séria confiar em você, Charlie. É perigoso. E estou pedindo a você para fazer o mesmo. Não posso forçar você a ficar quieto. Mas esperava que você pudesse ver as coisas pelo meu lado. É o que você faz, certo? Quando está lendo. Você vê como é para outra pessoa." (p. 24)

site: http://loveloversblog.blogspot.com.br/2015/01/livros-o-segredo-de-jasper-jones-craig.html

Henrique 13/09/2015

livro fascinante
livro cheio de aventuras , preconceitos , traiçoes ,suspense ... uma verdadeira viagem , escrita otima, vale a pena ler...

Anastacia Coelho 11/09/2015

Livro cansativo
O livro conta a história de Charlie, um menino de 13 anos, que mora com os pais na Austrália, e vive uma vida normal, até o dia que Jasper Jones bate na sua janela , e pede sua ajuda , quase um pedido de socorro; A partir daí a vida de Charlie muda completamente, pois ele tem que guardar um segredo muito importante de Jasper.
Na minha opinião, o livro é um pouco massante , já que tem somente 9 cap, e fica cansativo acompanhar . A escrita do autor não é ruim , porém achei um livro bobo em algumas partes. Sei que muita gente gostou do livro , mas na minha opinião , o livro só ficou bom lá para a pág 220 , onde as coisas realmente começa a aparecer.

Má Contato 26/07/2014

Resenha do blog www.minhaalmapedelivros.blogspot.com
Até agora não consegui entender o que Craig quis nos ensinar com esse livro... mas, vamos lá!

A história começa com Jasper Jones (um garoto que vive às margens da sociedade) acordando Charlie (um garoto exemplo) e pedindo para que o mesmo o acompanhasse até determinado local. Ao chegarem no esconderijo de Jasper, Charlie se assusta com uma cena chocante: um cadáver de uma garota de sua escola, Laura. Jasper, então, pede para que Charlie o ajude a esconder o corpo, pois se este for encontrado neste local, todas as investigações cairão sobre ele. Para convencer Charlie, Jasper argumenta dizendo que é sempre o culpado por tudo o que acontece na cidade mesmo que nunca tenha tido nenhum envolvimento com o assunto, só porque é o garoto que tem um pai drogado e uma mãe morta. Enfim... ambos escondem o corpo da garota e aí começa as investigações e a procura da menina pela família e polícia. Com o sumiço de Laura, tudo mudou na pequena cidade. Os pais estão mais atentos, os policiais ficam rondando a cidade e um mínimo atraso vira uma turbulência... E é no meio desse caos que Charlie vive com seu peso na consciência, respondendo aos policiais e à mãe mandona. Outro ponto bastante marcante é que Charlie é apaixonado pela irmã da garota e não consegue encará-la sabendo o que fez... Talvez Craig queira mostrar aos seus leitores como ocorreu a perda da inocência de Charles e o que conseguimos perceber com clareza é a mudança da personalidade do garoto do início para fim do livro.

Outro personagem importante na história é Jeffrey Lu, o melhor amigo de Charlie. Sua família também é bem diferente: vieram do Vietnã e ainda estão em processo de adaptação na Austrália e com o decorrer do livro nos deparamos com alguns atos de preconceito de alguns personagens para com essa família.

Até então, a história estava boa. Um mistério, uma família diferente, um amor platônico... E aí começamos a pensar: o que aconteceu com Laura?! Como ela morreu? O problema é que, ao longo do livro, a resposta desta pergunta se torna totalmente previsível. E pra quem está acostumado com livros de suspense, isso é um grande problema. O que acontece na maioria das vezes (pelo menos COMIGO) é que, assim que nos deparamos com um crime, logo criamos em nossa mente todas as possibilidades de como ele ocorreu e, mesmo assim, queremos ser surpreendidos ao final. Em determinado momento, eu achei que uma pessoa X a tivesse matado e pensei: se for isso, vai ser muito bom! Só que... não. Sabe a história de sessão da tarde? hm :(

O que ainda salva o livro é a verdadeira história de Jasper Jones e os problemas familiares de todos os personagens da história. Simplesmente todas as famílias passam por algum problema e o o autor quis relatar estes problemas para nós, leitores. O casamento dos pais de Charles que não vai bem, o preconceito da família de Jeffrey, a ausência do pai de Jasper e os mistérios da família de Laura. As histórias de cada família realmente são um ponto forte do livro, pois todos os personagens são bem construídos. Só que aí sinto que o autor perdeu o foco na história, sendo que abandona a essência do livro (o crime em si) e parte pra um romance entre família. Nossa, confuso!

Quando finalmente terminei o livro, pensei: uma história que será lembrada pelos personagens e não pelo seu real tema: o mistério. Enfim, se você quer um romance e um livro fácil e rápido de ser lido, este se encaixa. Caso queira mistério, como o nome sugere, não vale a pena. Mesmo porque o grande segredo do Jasper eu já citei nesta resenha... Veja só!
Vitão 27/03/2015minha estante
Resenha cheia de Spoilers, sacanagem!

Vane 03/09/2014

Comprei esse livro lá no inicio do ano, junto com 'Quando eu era Joe' e tinha começado a ler ele, mas não consegui nem termina o primeiro capitulo.
Com essa de fazer as metas de leitura, decidi colocar ele na lista para não correr o risco de não ler. Mas deixei ele para o segundo mês. Assim que terminei a minha meta de leitura de agosto, comecei a reler.
Apanhei novamente para avançar o primeiro capitulo e quando comecei a patinar no segundo também, achei que não ia pra frente com ele.
O livro, se passa no ano de 1965, conta a história de Charlie 'Chuck'Bucktin, que em uma noite muito quente, recebe a visita de Jasper Jones, o pária da cidade. Charlie é seduzido pela rebeldia de Jasper, mas ao acompanha-lo a cena de um crime, Charlie acaba se envolvendo em algo muito maior que ele.
Um ponto diferente, é que desde o inicio a gente já sabe qual é o segredo de Jasper Jones, então o segredo deixa de ser segredo. É interessante ver como a sociedade era naquela época e como reagiam as coisas. Charlie, que tem treze anos, vai começando a perceber os diferentes tipos de conceitos de verdades e mentiras que o ronda.
Charlie é um menino ingênuo, a quem a verdade sobre a vida é praticamente jogada na sua cara, de uma maneira que ele não esperava. Jasper, um garoto que não tem praticamente nada, e as poucas coisas que tinha lhe foram arrancadas, vê mundo de uma maneira mais realista, e ao mesmo tempo em que ajuda Charlie a enxergar essas verdades, descobre nele um grande amigo e confidente.
Apear de ter pedalado na primeira vez pedalado no inicio da segunda, achei o livro com uma história bonita, com sua pitada de romance bem natural inserido nos momentos certos.

DhiDhi 25/12/2014

Crescer é sobre como você age quando as coisas estão complicadas
Tudo começa a noite quando o inocente e apaixonado Charlie Bucktin recebe o chamado pela a sua janela de Jasper Jones, garoto usado para assusta crianças como se fosse uma mau exemplo. Porém Jones arrasta Bucktin até o seu lugar, aonde eles encontram Laura Wishart enforcada em uma árvore no local de Jasper. A história se forma ai, ao redor desse "crime" que pode (ou não) surpreender muita gente. Simplesmente a escrita de Carig Silvey é cansativa e rica de detalhes, o que permitimos nós (os leitores), confundirem e descobrir o real valor do enredo, moral e suspeito. Após um bom tempo de paixão Charlie começa à ter conturbações em casa e sua vida amorosa começa a ter um "up" quando sua paixão Eliza Wishart se envolve com ele, os segredos dos seus pais revelados, segredos dos Wishart mostrados a um inocente garoto de 13 anos que para sua idade já viu muito. Silvey fez uma história com bastantes momentos cansativos de ricos detalhes às vezes muito desassoreio, porém o final lhe vai surpreender.

"Todo mundo envelhece. Todo mundo pode aprender um profissão, pagar impostos e ter uma família. Mas isso não é crescer. Crescer é sobre como você age quando as coisas estão complicadas, é quando você enxerga à sua volta. É o que faz um homem. E, se consigo fazer isso aqui, nessa cidade, acho que posso fazer em qualquer lugar."
- SILVEY, Crarig, Fala do personagem Jasper Jones em O Segredo de Jasper Jones; pág: 135; L: 3 a 5;

Ledilene 16/05/2015

Extremamente grata por esta leitura!
Embora protagonizado por adolescentes entre 13 a 15 anos, a história não é limitada a um público infanto-juvenil, possuindo uma temática incrivelmente adulta. Em "O segredo de Jasper Jones", o autor nos mostra o amadurecimento do personagem Charlie, garoto de 13 anos, filho de pais conservadores, que passa a perder sua inocência após conhecer Jasper Jones, um adolescente odiado por toda a cidade de Corrigan, orfão de mãe e com um pai alcoólatra. Há ainda outros personagens marcantes, como o engraçado Jeffrey Lu (melhor amigo de Charlie), garoto que sofre com o bullying por ter descendência vietnamita; Eliza Wishart, a filha de um militar e colega de escola por quem Charlie é apaixonado; e Mad Jack Lionel, um homem misterioso e temido pelos adolescentes de Morrigan.
Em suma, o livro é uma critica sobre as relações humanas, o preconceito, a injustiça, o conservadorismo, a hipocrisia e a dificuldade de se conviver com o peso de verdades e mentiras.

“Quanto mais descubro, quanto mais desvendo, quanto mais sei, menos entendo.”

1 | 2 | 3 | 4