A Encruzilhada

A Encruzilhada Ana Lúcia Merege

Resenhas - A Encruzilhada

Paulo 06/10/2018

Qual é o papel de um professor? Se intrometer ou ser um guia? Neste conto que se passa antes de O Castelo das Águias, vemos como Mael, o Mestre das Águias do Castelo das Águias encontra Kieran, que viria a ser o seu sucessor. Ele segue para investigar as propriedades mágicas da Fonte Âmbar e sua influência nas águias. Quando ele chega até o local, se depara com uma família que possui vários problemas. É então que ele verá Kieran colocando para fora os seus sentimentos em relação a seu pai, Fergus.

Como contadora de histórias, a Ana tem um talento para desenvolver personagens progressivamente. Esse é um conto bem rápido em que a ação toda se passa dentro da casa de Fergus. Vemos uma família disfuncional com uma mãe bondosa, um pai com um jeito meio rude e dois filhos (um deles é Kieran). A autora explora bem as relações interfamiliares de forma a demonstrar bem ao leitor como tudo aquilo se parece um imenso caldeirão prestes a transbordar. Quando as coisas começam a tomar outro rumo no conto, o leitor considera aquilo natural. Era algo esperado dado o que foi construído no começo do conto.

Somos colocados diante do papel de um professor. Diante de uma série de acontecimentos sensíveis ocorrendo dentro da moradia, Mael fica em dúvida sobre que atuação ter diante daquele contexto. Como orientar uma pessoa? Através da interferência direta ou com palavras sendo ditas de forma a fazer com que a própria pessoa busque suas repostas? A encruzilhada que dá nome ao título é justamente relacionada às escolhas que uma pessoa inexperiente precisa fazer e que irá determinar o rumo de sua vida. Passamos por esta encruzilhada em diferentes fases de nossas vidas, podendo ser algo pontual ou um contexto específico pedindo algum tipo de reação nossa.

Gostei dos temas explorados pela autora, e eles deram uma nova impressão sobre o Kieran. A gente acaba aprofundando ainda mais a nossa visão a respeito dele e até compreendendo a razão por trás de algumas de suas atitudes. Sempre com um texto bem gostoso de ser lido, e nesse conto até mais direto que o normal, Ana Lúcia continua nos apresentando o talento que faz dela uma escritora bem peculiar no cenário da fantasia nacional.

site: www.ficcoeshumanas.com

Marcos Antonio 30/04/2017

Contos
Fala sobre como Mestre Kieram, personagem principal de ilha dos Ossos fez para se tornar o Mestre das águias.

Leitora Viciada 29/03/2012

Um dos melhores contos do livro Imaginários 1 e o que mais me agradou. Este é uma fantasia, com cenário medieval e mágico. Apesar de ser apenas um conto, o universo é tão convincente e instigante que a todo momento pensei em como seria fabuloso ler um livro nesse mundo do Mestre das Águias. Depois pesquisei e descobri que a autora já o escreveu: O Castelo das Águias. O conto pode ser adquirido em e-book.