O Vale de Solombra

O Vale de Solombra Eustáquio Gomes

Resenhas - O Vale de Solombra

João Luiz 18/09/2017

Um livreiro que acredita no que vê e um velho tradutor que acredita nos sonhos. Se tornam amigos, vivem conflitos e problemas. Com humor, magia e muito bem escrito é um ótimo livro para ler em um dia!

Maria 24/09/2022

O vale de Solombra
Esse livro me deixou com a mesma sensação de quando terminei de ler Alienista do Machado de Assis, não sei explicar nem que palavras usar.

Foi um misto de conforto e desentendimento sobre a história, os capítulos são curtos - em torno de 1 a 3 páginas -, os capítulos iniciais soam como contos, uma narrativa que não é real, apenas um sonho ou um devaneio, é incrível o mistério por trás do enredo.

Eu ainda não consigo decidir sobre o que achar do final, se tudo o que aconteceu com o Quintana foi apenas um devaneio enquanto ele morria no acidente, ou se ele realmente sobreviveu no acidente e viveu aquilo tudo, os capítulos curtos fizeram com que a história tivesse muitas lacunas, é como se o livro se passa-se em vários anos e apenas um resumo bem resumido fosse escrito em cada capítulo.

Demorei a me conectar com a leitura, mas depois pequei o ritmo e achei o livro muito legal, tudo é de fato uma mistura de mistério e suspense sobre o que aconteceu com o Quintana.

Peguei esse na biblioteca do if

Jô Santos 12/01/2023

Uma viagem...
Parece que o autor desse livro tava meio alto quando escreveu ele kkkk é uma viagem muito doida.
O livro é dividido em três partes. Na primeira vemos a narrativa do encontro e da amizade entre o livreiro Quintana (que acredita no que vê) e Benjamin (que acredita no que não vê). Também vemos sobre o desaparecido misterioso do primeiro (que tinha fama de caloteiro) e suas repercussões. Na segunda parte (que é a mais doida) temos a viagem de Quintana, respondendo a pergunta: "onde ele foi parar?". Quer dizer, respondendo é uma palavra muito forte. Já na terceira parte voltamos para Benjamin e para a família do Quintana e vemos o desenrolar dos últimos fatos dessa história.
Achei o livro bem doido, mas é super curtinho e você lê logo, tem muuuuitas referências e acredito que se vc conhecer as temáticas tratadas no livro pode curtir bem mais ele.

Rub.88 15/10/2017

Eu Acredito No Que Vejo
O que os sonhos revelam a realidade manifesta em sinais. A mudança, leve que seja, da própria vida por um detalhe vislumbrado numa ilusão inconsciente. Quando a memoria insiste inexoravelmente em mostrar que algo esta faltando ou sobrando. Acreditar somente no que se vê, mas em algum nível sensorial saber que é existe o invisível real. No breve livro O Vale de Solombra do escritor mineiro Eustáquio Gomes caminhei pelo onírico e pelo surrealismo.
No sebo O Livro Azul um velho tradutor de manuais técnicos esbarra no livro que apareceu no seu sonho. O desenho da capa foi o suficiente para reconhecê-lo. Luís Quintana dono da livraria de usados, e que também restaura edições antigas, vive sempre a beira da insolvência. A crise financeiramente alcançou massa critica e ele esta preste a perde o negocio e casa, e ir para rua com a mulher e filho pequeno. Porem, antes disto acontecer sofre um acidente de carro bizarro e é dado como morto...
Dai começa a trajetória de Quintana por um ambiente estranho com personagens absurdos e situações irreais. Enquanto ele vai de um ponto cardeal a outro por essas paragens fora da logica, a mulher e o filho sofrem com as dividas não saldadas. Despejados conseguem abrigo com o velho tradutor. A mulher não aceita a viúves, pois periodicamente cartas supostamente enviadas pelo marido chegam. Isso faz que duvidas sobre a morte de Quintana sobrevoem a estória até o final.
Quase todos os capítulos do livro tem um pagina apenas. E isso faz que a narração pule muito, deixando lacunas e certa incoerência na trama. Parece uma boa piada, mas contada por um gago.
A palavra solombra do titulo é referencia ao livro da poetisa Cecília Meireles, que por coincidência e o nome da biblioteca publica que peguei essa pequena obra...

José Vitorino 17/02/2018

Tateando o ar.
Demora para engrenar. Se de início a novela de Eustáquio Gomes se transmuta em pequenos contos que fazem questão de se desanuviar, mais lá pela metade do texto, mesmo em meio às nuances que poucos se fazem tocar, as coisas vão se juntando num denominador comum, feito gotas de água num recipiente curvo, com uma fratura de centro.

Sem se deter de enunciações mais calibradas, e com uma fluidez que nos conduz com certa cumplicidade, esse é um texto para quem prefere apalpar insinuações em texturas mais rudimentares.

Ademais, se posso dizer que as expectativas não me inundavam antes da leitura, após ela, posso hastear O Vale de Solombra como das mais gratas surpresas que tive nessas últimas empreitadas literárias. Literatura finíssima.

Deghety 20/05/2019

O Vale de Solombra
Que bela surpresa tive com esse livro. Li a sinopse e me pareceu uma história que seria simples e de fácil leitura. A leitura é realmente fácil, no entanto a história não é simples.
Tudo começa do encontro do literato Benjamim Ventura com o livreiro Luís Quintana.
O livro mescla ficção e realidade, com pequenos, mas significantes acréscimos de personagens e acontecimentos históricos.
A obra é embalada por aspectos fantásticos, filosóficos e literários, com ares de ocultismo.
Ventura é mais ligado ao abstrato enquanto Quintana ao físico, esses polares de ideias que tornam a leitura intrigante e atraente, sobretudo, quando ao decorrer da história uma onda de mistério e fantasia toma grandes proporções.
Recomendo.

ingrxds 21/03/2023

Bom, porém confuso...
Esse livro começa bem confuso, e termina mais confuso ainda.

Afinal, Luís Quintana morreu ou não morreu? Fica a pergunta.

Obs: eu gostei bastante por ter capítulos pequenos e por ser interessante, só não dei 5 estrelas porque achei o final muito confuso.

Maga 24/12/2023

"Dizem que nos instantes finais uma pessoa pode rever toda a sua vida passada. Há quem diga que ela também é capaz de viver uma outra vida inteira em frações de segundos"