Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

bella 05/09/2022

Comecei a ler por curiosidade porque eu ganhei, e resolvi que usaria para apurar meu senso crítico, já ciente da breguice, e da qualidade levemente duvidosa do romance. Entendo completamente que foi uma questão de espaço e tempo, e que se eu fosse um pouco mais nova e estivesse no ano de lançamento eu poderia muito bem-estar apaixonada pela saga. Mas não é o caso, e depois de zoar bastante por motivos óbvios acabei lendo com esse atrasp surreal, porque fazer o que né, tem que experimentar.

Acabei me rendendo ao audiobook durante a leitura porque me entediava com uma facilidade surpreendente. O começo é extremamente monótono, tipo sinceramente eu não me importava com o cotidiano chato e repetitivo da Bella. Ela ia para a escola, falava do carro dela, ficava no estacionamento, interagia com as pessoas, chamava a atenção de TODOS os meninos, sendo que sinceramente ela é toda sem sal e um tiquinho antipática jesus, COMO que despertava tanto interesse. E aí vinha o Edward, que à medida que ela o conhecia ele só ficava mais perfeito e era cada vez mais endeusado, e tipo, eu entendo que essa era a proposta por ele ser um ser sobrenatural, mas eu não suporto isso. Tipo, eu amo um defeito, um ponto fraco aqui e ali e é literalmente só a bella falando do quanto ele é bom em absolutamente tudo e ninguém o supera. Aí, sinceramente.

E o romance aconteceu MUITO rápido. Existia essa obsessão perdoável dela com ele, por conta dos mistérios, e isso até que me intrigava, mas tudo era tão fácil, ele era tão fácil, cedia tudo, e em questão de segundos eles estavam apaixonados. E eu não entendia COMO, os únicos momentos que aquele casal tinha alguma química era quando tinha uma implicância que aconteceu umas duas vezes o livro todo, o resto era tudo muito meloso, e estranhamente intenso pra pessoas que mal se conheciam de verdade. Não dava para sentir nenhuma ligação entre os dois, só uma dependência absurda e exagerada. E eu detesto a dinâmica dele ser extremamente mais velho, experiente e protetor, enquanto ela é menor de idade, exageradamente desastrada e um imã de perigos. Me irrita isso, essa história de salvador, e a forma como os dois são rendidos um pro outro, num amor surreal que nem tem fundamento.

Se tivesse mais mistério, mais conflito, um segredo horrível dele, um conflito moral, o mínimo de medo dela ou qualquer reflexão sobre o fato dele ser um vampiro, o que é facilmente aceito por ela, seria muito mais interessante. Mas o romance é fácil e sem graça, e depois é só açúcar concentrado. Agora, algo que me agradou no enredo e me despertou curiosidade foi o passado e a família do Edward no geral, eu passaria mais tempo lendo sobre eles com certeza. Gostei de toda dinâmica, e de entender a trajetória, e eu gosto da ideia de seres imortais vivendo na terra a tanto tempo, então eu realmente ficava interessada.
E quando eu achava que a história continuaria monótona, teve a construção de um clímax que eu realmente gostei. Achei algumas cenas bem-feitas, no sentido de criar tensão, como aquela da ligação. A linguagem do livro em si era muito boa, e as descrições exageradas só aconteceram vez ou outra, nada muito grave, e a escrita era bonita, de fato. Mas agora, no final, ela já ter certeza de que queria se tornar uma vampira? Ah, tenha santa paciência. Se ela já tivesse se tornado eu ia xingar tanto esse livro, mas tanto. Como que a menina já quer abandonar toda a família dela por causa desse macho. Fora o fato de que eu não consigo DESCREVER a personalidade deles direito, devem ter umas 4 características, no máximo, e nenhum fato interessante, nada muito marcante. Como é o primeiro livro da saga até que dá para dar um desconto, se não fosse o fato de que tinha espaço para um desenvolvimento e detalhamento melhor que não aconteceu. É literalmente um livro cotidiano, mas todas as interações dos dois eram pautadas nessa paixão indomável e nesse desejo e afeto criados do nada.

Enfim, li crepúsculo para aprender a reclamar de livro com fundamento. Me arrependo? Não. Foi exatamente como eu esperava, tirando um detalhe que é o de que deu vontade de saber mais da história por que eu preciso saber O QUE mais pode acontecer com esse casal em mais 3 livros, quando na metade do primeiro livro para mim já podia acabar, mas eu não vou perder meu tempo lendo, vou para os filmes mesmo. Enfim, deu no que deu. Foi interessante quando dava.
Sabrina 05/09/2022minha estante
Concordo com tudo q vc disse. Tb li o primeiro livro, não aguentei ler o segundo e parti pro filme ? aviso: o 2° filme é terrível, não aguentei nem meia hora.

bella 05/09/2022minha estante
medo desse segundo filme, mas vou tentar kkkkk

MONSTRINHA 28/08/2010

MODINHA?
NOVA MENTE LI ANTES DA MODINHA!!!PORTANTO ADOREI PORQUE ADOREI E PONTO! AFINAL O QUE OS OUTROS TEM CONTRA MODINHA? PELO MENOS AS MODINHAS TAO PONDO A GAROTA PRA LER!!!!!!

Jaci 26/09/2009

Agradeço a minha amiga Simone Savi pela dica e insistência na leitura!

Valeu Sissi, sem você não teria descoberto o incrível mundo que envolve "Crepúsculo"!!!

No começo não gostei muito do livro, pensei em desistir! Mas chega a uma determinada parte que você não pará mais de ler e depois pensa: - Ainda bem que não desisti!

A questão da escolha e como é difícil escolher é presente em todos os livros da série! Os personagens, segredos, lendas, romances (principalmente de Edward e Bella - um amor existente entre um ser humano e um vampiro!), o possível e o impossível ... É uma série apaixonante, principalmente pela mistura "da realidade com a fantasia!"

Lee 30/09/2009

Incrível!
Uau!Me prendeu do início ao fim!Muito massa....

Dri-k 10/01/2011

Sem comentários
A Saga vampiresca continua sendo a minha favorita. Edward é o sonho de qualquer garota, sexy, apaixonante e imortal e o amor incondicional por Bella o torna mais atraente ainda.
É o vampiro que realmente dá vontade de ser mordida por ele. Adoreiii!

Taciana.Boni 06/04/2010

Comecei a ler por curiosidade mas esperava pouco dele por causa do filme que não é lá aquela maravilha...! Mas me impressionei...! A autora consegue ser dramática e cômica ao mesmo tempo! A forma como ela descreve os detalhes de cada cena e cada personagem me faz pensar que o filme não faz justiça ao livro...

carolzinha 27/10/2010

crepusculo
o livro crepusculo é muito bom é uma lição de vida.Por quê quando se ama uma pessoa vc da até a sua vida para proteger ela e or isso eu admiro muito edward ele daria a sua vida para deixar a bella em proteção

carolzinha 27/10/2010minha estante
eu adorei

Luana 15/04/2014

Crepúsculo que é o primeiro livro da saga publicada por Stephenie Meyer, e que em pouco tempo se tornou uns dos livros mais lidos, narra uma história de amor entre uma vampiro, chamado edward e uma humana, chamada Bella.
Toda essa história iniciou se quando a mãe de Bella conheceu um jogador de beisebol da segunda divisão e precisou acompanha-lo em suas viagens de treinamentos. Foi então que Bella decidiu ir passar um tempo com seu pai, que se chamava Charlie, e que morava em Forks, uma pequena cidade dos Estados Unidos. Nessa nova cidade, Bella se matricula na escola municipal, lá faz vários amigos e conhece os Cullen, e dessa família, quem mais chamou a sua atenção foi o Edward Cullen. Desde o começo Bella e Edward se sentem fortemente atraído um pelo outro.
Durante certo tempo Edward tenta de todas as formas afastar-se de Bella, pois ele sabe que uma possível aproximação pode ser fatal para ela, pois eles são de mundos diferentes. Porém ele não esperava que se apaixonaria por ela e que ela retribuiria esse sentimento. Então como não há mais como fugir dessa paixão, eles vão contra tudo e contra todos e se entregam a esse sentimento.