Game Sound

Game Sound Karen Collins

Resenhas - Game Sound

shelukessonarry 23/10/2021

Um começo confuso, mas ainda um começo
Normalmente não resenho livro acadêmico ou de faculdade, mas achei importante comentar sobre esse, pois é um assunto pelo qual muitas pessoas podem se interessar sem nem mesmo estudar/trabalhar na área, já que é uma área pouquíssimo estudada. Pior: é um tema muito relevante (música de videogame).

Karen não só faz um panorama da história do áudio no videogame, como também explica a tecnologia por trás. Ambos os lados não são extremamente aprofundados a ponto de você aprender tudo nesse livro sem nenhuma base, mas hoje em dia, como muitas pessoas entendem o básico de computadores (tecnologia), já se torna compreensível. Além disso, tem diversos vídeos no YouTube de entusiastas demonstrando esses sons e mudanças.

Só acho que Karen não é tão objetiva quanto à separação de seus textos, o texto corrido dificulta um pouco a compreensão e eu sugiro buscar outros textos de base ou até posts de blogs entusiastas. Fica a recomendação da série ?Diggin? In The Carts? da Red Bull Music Academy aqui como complemento (disponível gratuitamente no YouTube).

Além disso, achei que a ordem dos capítulos também não ajuda o público leigo. E considerando que é uma área muito pequena em número de pesquisas, e Karen Collins é a referência número 1 no mundo todo sobre ludomusicologia, ela poderia ter se atentado mais a essa fluidez. É o típico professor maravilhoso que sabe muito, mas a aula é uma bagunça, haha, então precisa ter um pouquinho de paciência.

Considerando que não existe literatura sobre ludomusicologia no Brasil, achei esse livro ótimo!