A Garota de Papel

A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

NessaCoutinho 15/02/2024

Recomendo
Um livro leve e fluido, gostei muito da escrita! É o primeiro livro que leio desse autor! Recomendo!

Lora Pontes 27/01/2024

A força da amizade
O livro começou muito bem, me prendeu, mas só até pouco mais da metade. Depois ficou arrastado, não desenvolvia. O autor estendeu demais a procura pelo livro, pensei até em abandonar a leitura, mas o desfecho da história me surpreendeu positivamente. O ponto forte do livro é a amizade de Tom, Milo e Carole.

Gabyz.z 28/11/2023

Premissa bem boa
Lembro que estranhamente, tive que ler esse livro para a escola, aula de português acredito.

E você me pergunta: "Pq não um Dom casmurro? Memórias póstumas ou similares?" E eu te respondo que também não sei.

Enfim, lembro que tínhamos que fazer a leitura para a prova, muitos abandonaram e foram atrás de outras pessoas que tinham finalizado. A maioria não gostava de ler, ou acharam chato, oq é compreensível.

Mas lembro que no começo da minha modesta vida como leitora, esse foi um livro que me prendeu surpreendentemente, e consigo lembrar da vibe de algumas cenas até hoje.

Se eu não tô errada é sobre um escritor que perdeu o tato, que estava sem inspiração e passando por um divórcio/algum problema amoroso.
Ele estava quebrado e vazio quando numa noite tempestuosa, a protagonista de um dos seus livros mais famosos (Billie) aparece em sua casa como num passe de mágica, e ele precisa ajudar ela pq se não algo vai acontecer, então eles embarcam numa jornada juntos.

Vc ficou interessado(a)? Pq se eu lesse uma sinopse assim hoje, eu ficaria muito curiosa.

????SPOILER A PARTIR DAQUI????

Quando ela aparece pela primeira vez, ele não acredita, acha que é alguma brincadeira ou que ele está delirando.
Tudo que ele pergunta sobre ela, ela sabe responder.
Suas ações, sua aparência, seus sentimentos são iguais aos da personagem que ele escreveu. Então ele acaba se deixando levar depois de um tempo.

Eles acabam se envolvendo em alguma parte da história antes dela sumir.

Lembro que fiquei chocada com o plot na época kkkkkk bons tempos

Na realidade, como ele estava no fundo do poço na carreira, um dos agentes dele ou amigo, meio que armou tudo isso.

A "Billie" na verdade foi uma atriz contratada pra ajudar o cara a se abrir, viver uma aventura e se inspirar de novo.
Ela estudou todo um roteiro, leu o livro, estudou a personagem pra conseguir fazer ele acreditar. Eles acabam se envolvendo e ela vai embora pelo oq eu me lembro, mas depois ele descobre e vai se encontrar com ela no final. Não lembro como foi a resolução certinha, tipo a última cena pra contar. Mas basicamente é isso

Eu não odiei, a premissa é realmente interessante, acho que só senti que foi um pouco cansativo nas partes deles viajando.

Lembrando que essa minha resenha é com minhas memórias de uns 5 ou mais anos atrás. Por isso estou dando 3 estrelas, não tenho lembranças o suficiente pra dizer que amei ou que gostei muito, mas sei que não odiei, e isso basta.

Fico surpresa por lembrar algo mesmo tendo lido uma vez só.
Nunca tinha me lembrado de marcar esse livro aqui até hoje, então pra prevenir, prefiro já guardar essas memórias nessa resenha.

Berenice.Thais 12/10/2023

Intervenção
Um livro que mostra que homens também sofrem e fazem papéis de bobo em nome do amor. Conhecemos um escritor conhecido no seu meio amado pelos seus livros que perdeu a fé no amor é não está conseguindo sai da tristeza e as reviravoltas quando o seu personagem sai das páginas do livro para a vida real.

Milla.Jack 30/07/2023

NUNCA VALEU TANTO A PENA PROCURAR UM LIVRO
Acredite ou não, mas eu procurei esse livro por ANOS; ok, não esse livro em específico, mas eu estava ansiando por uma história em que o personagem se encontrasse com o autor. E, como um passe de mágica - tão improvável quanto Tom se encontrando com a Billie - esse livro apareceu em minha vida. E QUE LIVRO MINHA GENTE! Quer romance? Aqui tem! Quer drama? Aqui tem! Quer caça ao tesouro? Aqui tem? Quer realidade tão real que parece que você está mais lendo um depoimento do que uma história? É ESSE LIVRO! A trama é muito envolvente graças a uma escrita que só um escritor de elite é capaz de transmitir. Cada personagem, mesmo aqueles que aparecem em uma página ou duas são tão imperfeitos e reais quanto uma pessoa real pode ser - de novo, trazendo a história prum lado de realidade que a gente vive; traz cada questão importante que atingi até pontos tão submergidos em nosso ser que nem sabíamos que tínhamos até esse livro nos fazer trazê-los a tona. Mas, o que eu acho que distinguiu ele de todos os outros livros é a forma que o quanto demonstra a beleza, a magia, a importância do livro, da escrita, do autor com seus leitores; ao decorrer da trama, acabamos refletindo sobre o quanto já fomos tocados e até "salvos" por um livro e o quanto os autores não tem o conhecimento disso; e o prazer, refúgio, abrigo e satisfação que escrever trás para aqueles que escrevem - o quanto a escrita é algo maior do que qualquer ser humano, como a dádiva que é. Enfim, isso não é nem a metade do quanto eu amei esse livro - seria preciso um tcc inteiro para tal feito.

Samira.Ortega 09/07/2023

Sem saber o que esperar
Tom Boyd é um escritor que esta no auge do sucesso com a sua Trilogia dos Anjos. Milhões de exemplares vendidos pelo mundo todo, fãs desesperados pelo desfecho da história, e Tom em uma profunda crise após uma desilusão amorosa. Não conseguindo escrever uma única linha e com os prazos atrasados ele cai nos braços das bebidas e drogas até a chegada de uma pessoa que diz ser a protagonista de sua obra, Billie.
Caindo das páginas de seu romance para o mundo real após um erro de impressão no segundo volume da trilogia, Billie precisa fazer Tom voltar a escrever senão ela morrerá. Dessa forma ambos saem em uma jornada ao longo da costa Califórniana e mexicana na busca do grande amor de Tom eas sua inspiração.

? Doido!? É foi o que pensei?. A história é interessante, tem amor, suspense , ficção, porque né, como?? E aí foi isso que me prendeu. Curiosidade ?. Certo momento está busca incessante me cansou tornando a leitura menos frenética, mas gostei do final. Foi uma boa leitura

Nelson 21/04/2023

Resenha
A história apesar de no começo parecer meio maluca, vc fica pensando o que está acontecendo, aí chega no final e fica meio decepcionado

Lucia | @lucia_esta_lendo 17/04/2023

Muito me surpreendeu
Não esperava muito desse livro. A sinopse pareceu tão sem pé nem cabeça que fui com expectativa zero nessa leitura.

Ainda bem que fui assim. Porque foi uma leitura tão gostosa. O desenvolvimento da história para mim foi gradual e o casal mostrou química.

Tom e Billie ajudam-se sem nem perceberem. Carole e Milo também cumprem papéis importantes e são personagens carismáticos.

A saga do livro edição especial rende histórias tocantes e gostei muito por ele ter sido um personagem paralelo, meio que com uma história própria.

Mas o que me surpreendeu mesmo foi o plot. Achei muito bem elaborado, fui pega de surpresa.

Adorei esse livro, escrita fluida, envolvente, daquele tipo de livro que você quer continuar lendo porque precisa de respostas.

Hélen Gomes 17/03/2023

Arrastado
Eu não gosto de desistir das leituras, mas este quase me fez jogar tudo para o alto.
O livro começa até de forma interessante, mas eu o achei melancólico demais, a história se arrastou e muito, muitas partes repetitivas sobre um mesmo ponto
No fim, o plot twist é até surpreendente, mas não foi o suficiente para me fazer gostar deste livro.
Talvez, o meu ponto de vista sobre o livro se deva ao fato de não ser a maior fã de romance, mas ainda assim, ele não entra na minha lista de recomendados.

Joyce 21/02/2023

Comecei pensando que loucura esse livro é muito irreal, quando me acostumei com a ideia que ele trazia, descubro que tudo era irreal mesmo, aliás real demais kkkkkk
Inexplicável, não dá pra explicar, precisa-se ler.

Paula 15/02/2023

Quando um escritor se desiludi e entra em depressão. Seus amigos não os abandona e tentam ajudá-los. Mais é a personagem de seu livro que aparece pra ajudá-lo.
- Acha impossível? Inacreditável?
Eu também, mais foi isso que aconteceu com Tom Boyd. A personagem de seu romance Billie aparece na sua vida e mesmo não acreditando ele começa uma jornada com ela e assim vivem uma aventura que o faz voltar a viver e a escrever.
Uma história divertida e doida, mãos que retrata o valor de uma verdadeira amizade e também a verdadeiro amor. Eu amei ler esse livro e me divertir, me emocionei e me surpreende com ele. 5 estrelinhas pra vc Garota de papel ????????????

Annalisa 10/02/2023

A Garota de Papel

Eu tinha uma expectativa completamente diferente sobre esse livro, faz realmente uns 10 anos que ele estava na minha lista de desejados e cheguei até esquecer sua sinopse e sobre ele, e grata surpresa quando ele veio em uma das caixas do clube skoob.

Iniciei a leitura sem muita informação sobre o desenrolar do livro ou o foco, acreditei que seria mais voltado para o desenvolvimento do romance entre o autor e a personagem, mas é bem diferente disso. Tom Boyd é nosso autor-personagem, toda a história está girando em torno dele, seus livros e seus melhores amigos. Ele foi de um renomado e famoso autor para um decadente e acabada subcelebridade por conta de um romance real em sua vida mal sucedido e não superado. Após esse término abrupto e doloroso, Tom perde rumo da vida, não consegue mais escrever, não consegue mais socializar ou descobrir como sobreviver sem seu grande amor, se envolve em escândalos, uso de drogas, e acaba até mesmo sendo preso em algum momento. Se afunda em um depressão e sua vida está uma bagunça, para ajudar ainda seu melhor amigo perde todo o dinheiro deles em um investimento arriscado. Seus fãs aguardam ansiosamente o último volume de sua trilogia de maior sucesso, mas parece que nada disso vai acontecer, já que Tom só segue em uma direção: o fundo do poço.

E tudo realmente muda quando inesperadamente Billie aparece nua dentro de sua casa, e Billie nada mais é do que a personagem de seus livros. Obviamente no início Tom encara tudo como uma piada de mal gosto de alguma fã surtada, porém, lentamente ele acaba percebendo que aquela mulher doida, realmente pode ser sua Billie. E ela está desesperada para voltar para sua casa, ou seja, as páginas dos livros de Tom, e ela só conseguirá isso no momento em que o mundo imaginário voltar a acontecer, ou seja, quando Tom finalmente iniciar e finalizar a escrita de seu último livro da trilogia. Billie em um surto de medo e empolgação propõe um acordo com Tom, ela o ajuda a reconquistar seu amor perdido em troca dele finalmente escrever o livro e mudar a vida de Billie dentro da história para melhor (já que sua vida dentro do livro é só tristeza e desilusão).

E os dois então partem em uma aventura digna de sessão da tarde, envolvendo viagens, roubo de carros, pura adrenalina e desespero. O foco do nosso livro não é o romance, obviamente ele irá acontecer. Mas acompanhamos a vida de Tom, seus problemas e superação, acompanhamos a força de uma amizade e como aquelas pessoas que nos amam são capazes de tudo e de qualquer coisa para nos ajudar e nos fazer sair do buraco. E de como nosso passado influencia nossas ações e decisões, que por mais que tentamos fugir dele, ele sempre estará intrinsecamente dentro de nós.

Em alguns momentos estranhei a mudança de foco do livro, hora na vida de Tom, hora na vida de Milo e Carole (melhores amigos de Tom), e hora em qualquer outro assunto para depois voltar a narrativa em Billie e Tom. Alguns momentos achei também tudo muito corrido e acontecendo sem muita detalhamento, deixando algumas perguntas abertas ou explicações mal feitas. Mas de forma geral é uma leitura leve, divertida, prazerosa e achei a história bem singular. Gostosinho para passar o tempo ou sair de um ressaca literária.