A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

celi 18/11/2022

Dica pra quem quer se aventurar em Shakespeare
Pontos fundamentais dessa leitura (e das obras de Shakespeare em um geral):

? Ler tendo em mente que é um roteiro de peça! Busquem pesquisar sobre o teatro Elisabetano, onde as peças de Shakespeare eram encenadas.

? Entender o contexto histórico da época da escrita é o mínimo que você pode fazer se realmente quer entender o que tava sendo escrito!
Essa peça é de 1611, é bem complicado olhar com os olhos de alguém do século XXI, para uma peça da época da colonização das Américas (inclusive, o que tem tudo a ver com a peça, mas essa é análise pra outra hora) e pedir que o autor aborde situações que passaram a ser debatidas só nas últimas décadas.

Acho que esses dois pontos iniciais ajudam na compreensão da dimensão do mundo criado por Shakespeare :)

Biað´ï¸ 09/11/2022

N li, só fiz o suplemento ?
Acho uma sacanagem a escola n incentivar leitura do jeito certo, em vez de tratarem isso como uma coisa legal e mágica q é, eles só obrigam a gnt a ler livros q não estamos interessados, essa é a crítica aí sistema, ao livro n tenho nada a acrescentar, só sei q o Shakespeare sabia das ideias

Jadna 07/11/2022

Ao meu ver esse livro é um dos casos que a obra em si não se sustenta, é preciso conhecer todo o contexto do que o Shakespeare teve a intenção de passar com essa história. Tanto que pra mim a leitura só ficou empolgante depois de ler textos de apoio e ver alguns vídeos.
O livro funciona como uma espécie de reunião de referências a outras obras do Skakespeare, ao mesmo tempo em que tira sarro de si mesmo, e também é como se tivesse sendo irônico com todo tipo de enredo da época.
Algumas passagens são muito engraçadas, e o texto rebuscado dá muita profundidade aos personagens, mas a história em si é simples e o amontoado de referências cria também uma confusão as vezes.

júlia 04/11/2022

Um grande blé. O começo foi sem sal e o final foi parecido com o começo.

A melhor parte do livro é que nenhum personagem cansa de dizer o quão feio e horroroso o Caliban é e que confundiram ele com um peixe umas 6 vezes. Só por isso, dou essas 3,5 estrelas kkkkkkk

Gabrielli 01/11/2022

Bela peça
Peça bem curta e relativamente "simples", com um final bonito. Interessante paralelo com Fausto de Goethe.

Sophia 13/10/2022

Gostei bastante, tem uma escrita um pouco diferente do que eu costumo ler, então tive um pouco de dificuldade, mas isso é bom porque eu vou enriquecendo meu vocabulário:) a história é simples, mas interessante.

Fernanda631 11/10/2022

A Tempestade
Sei que não só eu como muita gente tem "medo" ou "receio" de ler Shakespeare, ou algum outro clássico da literatura. A escrita é ótima, mas tem outra coisa que é indescritível, sua genialidade absoluta ao descreve-la!!
Amo como Shakespeare trabalha com o dualismo oposto dos sentimentos: amor e ódio, beleza e feiura e nesse caso, vingança e perdão (e sempre de um jeito cômico e leve!).
A peça baseia-se na literatura de viagens da época, no caso em uma tempestade perto do que hoje conhecemos como Bermudas − a ilha em questão tem outro nome na peça. A peça é uma história de vingança, romance e magia. E tudo começa com uma tempestade que atinge um navio que transporta Alonso, Fernando, Sebastião, Antonio, Gonzalo, Stephano e Trinculo, que estão a caminho da Itália depois do casamento da filha de Alonso, Claribel, com o príncipe de Túnis, na África. O naufrágio é iminente, todos começam a temer por suas vidas. Um relâmpago atinge o navio, rachando-o. Todos se preparam para afundar.
Apesar de curta, não deixa de ser surpreendente, contando com personagens marcantes ao qual são lembrados e adaptados até hoje.
Em uma ilha próxima ao local que está acontecendo o naufrágio, o personagem Próspero e sua filha Miranda observam o acontecimento. A filha então intercede para que o pai salve aquelas pessoas, pois a mesma sabe que aquela situação é obra de Próspero e o servo Ariel, usando de seus poderes mágicos para afundar a embarcação. Como resultado desses eventos as histórias do passado vem a tona, e tudo se entrelaça. Dessa forma, o leitor é levado a descobrir os motivos pela qual aquela vingança está sendo executada.
É nessa peça também que conhecemos Caliban, um dos personagens mais marcantes de Shakespeare.
Enfim, a Tempestade é uma história é cheia de traições, conspirações e manipulações. Todavia, o enredo também nos mostra uma generosa dose de reconciliação. Por fim, se trata de uma comédia, sendo assim o final é feliz e não muito surpreendente.
Vemos uma história de perdão, traição e vingança tudo em uma só. Um mix de emoções devastador. Apenas Shakespeare sendo Shakespeare.
É uma ótima obra, apesar de ser curta, é bem divertida e interessante.
Recomendo.

murta 28/09/2022

Chato
Leitura de faculdade
Será que sou burra??? Porque eu demorei séculos pra ler e conseguir entender, teve partes que tive que ficar relendo pra entender e outras que nem relendo entendi.
Gostaria muito de gostar de Shakespeare, sempre falam que são grandes clássicos mas dos dois que li até agora não curti muito. Esse dá para passar se você tem paciência para digerir a linguagem que foi escrita.

gabriel.a.brumatto 25/09/2022

Primeiro Shakespare do ano (e da vida).
Bem, esta foi a primeira peça de Shakespeare que eu li no texto integral. Já havia folheado algumas edições adaptadas de Otelo, Macbeth e A Tempestade também. Bem, vamos à crítica. No geral, eu gostei do livro.
Achei bem interessante a premissa dele, porém, o final podia ter sido muito melhor. No começo, você tem a ideia de que o final vai ser X, e acontece exatamente o contrário. Porém, os personagens são interessantes, a peça é bem escrita, etc. No geral, me agradou.

Reccanello 16/09/2022

Não gostei!
Talvez, para o público de 1600, pudesse ser divertido ou interessante (principalmente o final água com açúcar e o "romance" entre dois personagens que mal trocaram olhares). Enfim... Não é porque é uma obra de Shakespeare que, necessariamente, deve ser boa! Fazer o que?
Mauro 17/09/2022minha estante
Ei, tem uma frase q diz a leitura dos clássicos serve até pra vaidade de tê-los lido. Mais ou menos isso. Procurei mas não encontrei

Helo Zanella 03/09/2022

Não sei porque eu hesitei
Agora eu vejo que fui muito burra por não ter lido antes por preguiça, por que é muito bom!!!
Eu não sei exatamente porque, acho que ninguém sabe! É como ler Jane Austen ou Agatha Christie, a escrita é ótima, claro, mas tem outra coisa que é indescritível!
Amei!

Renato 01/09/2022

O estofo de que são feitos os sonhos
A tempestade, obra do dramaturgo também conhecido como "O bardo de Avon", conta a história de Próspero: um velho mago que vive recluso em uma ilha. Bardo era o original rei de Milão, mas perdeu seu poder monárquico após ser subjugado por seu Antônio. Buscando vingança e reparação da traição que sofreu, Próspero conta com a ajuda do espírito Ariel, que o faz sob a promessa de liberdade após cumprir as tarefas determinadas pelo velho mago.

Bibi_Herondale 28/08/2022

Clássico
A tempestade é um livro difícil mas com certeza vale a pena se persistir. Não sou acostumada em ler em forma de teatro, mas de certa forma foi uma leitura leve em que me senti inserida na história. Vemos uma história de perdão, traição e vingança tudo em uma só. Um mix de emoções devastador. Apenas Shakespeare meus amores.

yvnvitx 20/08/2022

A Tempestade, de William Shakespeare
A Tempestade foi escrita em 1610 e é creditada por muitos, como a última peça escrita por William antes de morrer.

A história narra um grupo de nobres (incluindo o Rei de Nápoles) que são atingidos por uma tempestade horrível em alto mar e acabam ficando presos numa ilha que eles acreditavam ser deserta. Entretanto, a ilha é habitada por Próspero, feiticeiro poderoso responsável por conjurar a tempestade e antigo Duque de Milão, que foi deposto de seu cargo após sofrer um golpe de seu irmão, Antônio.

É uma história de ressentimento e perdão, o ponto alto da obra em minha opinião é a inserção de elementos mais mágicos em Shakespeare, apesar do elemento fantástico estar presente em outras obras, aqui a magia aparece em doses maiores.

Confesso que a premissa me deixou esperando um pouquinho mais, esperava que a história tivesse um desfecho mais trágico e imprevisível, como é o padrão.

Dito isso, é uma ótima obra, apesar de ser curta, é bem divertida e interessante.