A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Leonhard 03/03/2021

Parafraseando Rupaul: Meh!
Foi uma história legal de acompanhar, mas eu tinha expectativas em relação ao final que não foram atendidas. Não deixa de ser proveitoso quando feito um estudo das várias referências históricas e literárias.

@tigloko 25/01/2023

Bem abaixo do padrão Shakespeare
Tirando as partes fantásticas na peça, que de fato são muito boas, no geral foi uma história bem chata. Apesar de ter os temas que Shakespeare trabalhava com maestria como a vingança, não consegui gostar da história e nem dos personagens.

Mais da metade dela servindo para xingar ou desprezar Caliban, um escravo deformado filho de uma bruxa. Quando começou essas partes já sabia que não gostaria independente do seu final.

É claro que Caliban não é um santo mas aqui não há nenhum herói. Todos são personagens desprezíveis. Mas o foco em demonizar a figura escrava foi além do necessário ao meu ver. Enfim, é mais um desabafo do que uma resenha kkk

Obs: Na real só li essa peça pela importante em Sandman, porquê estava sem ânimo nenhum para ela kkkk

Francisco.Guimaraes 17/08/2023

Amava mais os livros do que o poder
A mensagem é simples. Próspero perdeu tudo o que tinha porque amava mais os livros do que o poder.

Mas foi exatamente graças ao conhecimento e à mágica adquiridos em anos de estudos que permitiu a ele reconquistar tudo outra vez é muito mais.

Quantos personagens ( ou pessoas) escolheriam o mesmo caminho?

Emilly 14/05/2021

"Os demônios estão aqui."
Apesar de fácil leitura, não gostei tanto desse livro quanto dos outros que li de Shakespeare. Eu acabei de ler com a sensação de que não peguei muita coisa da história além de que as traições reinam nessa ilha mágica. Também cometi o erro de ler com os olhos de hoje e torci o nariz pelo amor ? mais instantâneo que Nissim ? da filha do Próspero com o Príncipe. Eles juraram amor eterno horas depois de terem se visto pela primeira vez, credo kkkkkkkk
No mais é bem fraco.

Kassemany 23/07/2010

A TEMPESTADE

É especial! é a obra de Shakespeare que mais me marcou... 1º pq amo Romance e esse é completo! UM BRINDE A HUMANIDADE, A RECONCILIAÇÃO, A CONSCIÊNCIA!... 2º pq sou Apaixonada por Shakespeare... 3º porém não menos que os outros, pelo contrário, para mim muito importante, pq foi o 1º que li...

Junto com a minha Bisa Elisa, de férias na sua casa, muito nova, me empolguei com o filme do Franco Zeffirelli, Romeu&Julieta que assisti na sessão da tarde, falei tanto do filme que minha Bisa disse que tinha o livro, então como toda criança cismei de ver e ler... mesmo achando que não era para a minha idade, mas diante de tanta persistência, minha Bisa falou;

_ Tudo bem vc pode ler, mas do começo ao fim, desde a 1ª história... e o meu 1º desafio...

Era uma coletânea de Shakespeare e das grandes! A Tempestade, Sonhos De Uma Noite De Verão, Muito Barulho Por Nada, O Mercador De Veneza, Os Dois Cavalheiros De Verona, A Megera Domada, A Comédia Dos Erros, Bem Estar O Que Bem Terminar... Timão De Atenas, Otelo, Romeu&Julieta rs, Rei Lear, Macbeth, Hamlet... Henry IV, V, VI etc etc etc...

Como viram não começava por Romeu&Julieta como eu tanto queria rs... Assim numa linda manhã ouvindo bem-te-vis, sentada perto de uma grande janela com a minha querida Bisa, quase a cada ponto do seu crochet, eu parava a leitura para lhe perguntar que palavra complicada era aquela?!? rs... mesmo sem demonstrar, tenho certeza que ela se arrependeu de não ter me deixado ler logo Romeu...! rsrsrs...

Comecei então A TEMPESTADE... e foi ótimo! o livro é lindo e reconfortante, e depois quando li as tragédias como Rei Lear, Macbeth, inclusive Hamlet, me fez jamais desistir do Shakespeare... de ter + FÉ nos sentimentos humanos... e nunca subestimar o Romance... fora a linguagem rebuscada que garanto-lhes deu a minha leitura uma boa turbinada! rs...

Mais tarde pesquisei e soube que A TEMPESTADE foi provavelmente o último, não digo trabalho (trabalho quem deu foi Hamlet), mas com licença poética..."Ode"... sua grande obra-prima!... para mim, onde ele trouxe toda sua experiência, como escritor, dramaturgo, observador não só do social como da alma, mas principalmente como SER que além de ver e sentir, soube pensar e ouvir... aprendeu, legou e evoluiu!...

Onde encontramos uma intertextualização de tudo que o Shakespeare já escreveu... o Romance, o Drama, a Comédia, a Dor, a Intriga, a Vingança... encontrarmos tb o Amor, o Perdão, a Lealdade e acima de tudo a Compreensão!... se tb temos esses sentimentos nobres não é utopia expressá-los!... penso que A TEMPESTADE foi a resposta mais elevada e liberta para Hamlet...

Como falei de forma infantil e inocente na época em que terminei de ler... ACREDITAR SEMPRE PARA SEMPRE!... sei que está cada vez + difícil... mas nada é impossível!... basta lembrar que depois de escrever tantas tragédias, inclusive sofrer a perda real do seu querido filho Hamnet, A TEMPESTADE foi o último grande ato em silêncio, mas firmemente textualizado de afeto e retorno da alegria do perspicaz, eterno e grato Shakespeare!...

Espero que todos possam tb ter essa oportunidade... e ler...

Kassemany
Lilian Casimiro 10/06/2012minha estante
Gostei da sua resenha! ;)

Nick 21/12/2012minha estante
Foi a primeira obra que li de Shakespeare e adorei, agora não paro mais de ler seus livros.

Panda 29/01/2013minha estante
Lendo isso me deu mais vontade ainda de ler o livro ^^
Do Shakespeare até agora só li Romeu&Julieta e Otelo e não me arrependi de nenhum.

Henrique 11/02/2013minha estante
Acabei de comprar o livro e também vai ser a minha primeira leitura de Shakespeare, a sua resenha não só me deu mais vontade de ler este mas também as outras histórias!

Reccanello 16/09/2022

Não gostei!
Talvez, para o público de 1600, pudesse ser divertido ou interessante (principalmente o final água com açúcar e o "romance" entre dois personagens que mal trocaram olhares). Enfim... Não é porque é uma obra de Shakespeare que, necessariamente, deve ser boa! Fazer o que?
Mauro 17/09/2022minha estante
Ei, tem uma frase q diz a leitura dos clássicos serve até pra vaidade de tê-los lido. Mais ou menos isso. Procurei mas não encontrei

felipe.demattos.94 30/07/2022

A despedida
É difícil falar sobre uma peça de que tudo já foi dito...
Mas gostei, mistura fantasia com humor e deixa sua mensagem.
Pra quem não leu, leia, afinal é Shakespeare, e é impossível ser indiferente a isso.

Munyz 19/07/2021

Legal
É legal, mas confesso que estava com muitas espectativas para um final dramático, porém me decepcionei.

Galyn 10/08/2022

A tempestade foi uma surpresa, uma surpresa boa. Depois de ler Macbeth, Otelo e Rei Lear , não esperava uma peça tão leve e feliz , com um final maravilhoso, foi uma boa surpresa e uma leitura esplêndida.

Rebecca 30/04/2021

O inferno está vazio, e os demônios estão todos aqui.
Uma história sobre vingança e perdão.
A peça é bem escrita, realmente prende o leitor do início ao fim. Só achei o final, que é onde há o desenvolvimento do perdão na história, muito vago e poderia ter sido melhor trabalhado. Em geral, a obra é muito boa e cheia de personagens curiosos, com características singulares e fantasiosas, fator que me agradou bastante.

Gabrielli 01/11/2022

Bela peça
Peça bem curta e relativamente "simples", com um final bonito. Interessante paralelo com Fausto de Goethe.

Carla.Floores 27/10/2023

Um pouco de tudo.
Um mago, uma bruxa, um escravo híbrido de peixe e homem, um servo fiel e benevolente, um usurpador, um filha submissa e um rapaz apaixonado.
A narrativa se passa quase toda numa ilha encantada, habitada antes da chegada de Próspero e Miranda, por Sycorax, a bruxa banida da Argélia, condenada à morte e poupada pelos seus carrascos pelo fato de estar grávida (quanta consideração). Nessa ilha ela encontrou Ariel, um ser metamorfo. Por não se submeter a ser servo de Sycorax ela o aprisionou, e ele permaneceu preso por 12 anos, até a chegada de Próspero e sua filha.
Alguns personagens cativantes e outros repulsivos. Calibã, filho e Sycorax, só conhecia sua mãe e o que ela lhe ensinara, conhecia a ilha como a palma da mão e quando viu Próspero e Miranda lhes mostrou toda a ilha.
Muito desenrolar em apenas um dia de narrativa e poucas páginas de enredo, uau!
Magia, mitologia romana, tramóias e grandes ensinamentos (abuso de poder, traição, busca incessante pelo conhecimento, vingança, perdão) ... não é nada entediante ler esse livro.
Eu fiquei o tempo todo "Ohh" a cada absurdo que envia.
Adorei!

Fabiana 19/07/2023

Arrastado
Tive dificuldade com a identificação dos personagens. Pouca imersão. Me distrai muito na leitura, queria que acabasse logo.
Stefany.Massi 19/07/2023minha estante
Leia Otelo, não é uma obra tão famosa dele mas tem ótimos personagens e vai abordar bastante coisa ao retratar sobre inveja

Fabiana 19/07/2023minha estante
Esse eu li, gostei bastante.

hxronjemz 17/04/2022

bom para começar Shakespeare
A Tempestade conta a história em dois pontos: a do duque que foi exilado e a do rei e sua corte.
De um lado acontece uma tragédia, do outro acontece momentos satisfatórios mas e se esses dois lados se juntassem?

Esse livro nos trás fantasia, vingança e uns momentos bem bobalhões. É curtinho e legal de ler, pode ser uma boa distração e um ótimo livro para quem quer começar a ler Shakespeare!

O que eu mais gostei nesse livro é que não existe mocinhos. Só existe gente mal caráter e se não tiver alguém assim, apenas um ou dois se salvam. Mas só. Os personagens são ambiciosos, estão sempre atrás de mais, sempre querendo ferrar o outro. Era para ser uma corte, mas como ser uma corte se ninguém pode confiar em ninguém?

Única coisa que não gostei foi o final, não entendi nada e deveriam ter feito um final para gente lerda entender! Brincadeiras a parte, mas me senti uma porta lendo.

O mais legal é que tudo isso se tornou inevitável: a confiança, o legado, o herdeiro. Mas como isso aconteceu? Apenas lendo para descobrir.

Eliza.Beth 26/03/2021

Enfim, conheci Caliban
Tinha muita curiosidade sobre essa peça pois ela é citada em muitos outros livros. Achei a peça um pouco confusa. Pensei que podia ser a minha tradução mas após a leitura, fui pesquisar um pouco mais e ver alguns vídeos para complementar o entendimento. Muitos estudiosos e críticos de Shakespeare acham a mesma coisa. Ufaaa

A ideia em si eu gostei bastante, talvez só não tenha sido tão bem desenvolvida.

Essa obra é classificada como comédia (?!) mas minhas queridinhas mesmo são as tragédias.

Recomendo muito a leitura!
Carolina.Gomes 26/03/2021minha estante
Hahaha é confuso mesmo. Até o filme ficou super confuso. Lembro q teve debandada no cinema. Mas eu fiz de conta q Shakespeare fez de propósito p confundir tudo. ?

Eliza.Beth 26/03/2021minha estante
Kkkkkkk ele queria causar na provável última peça dele