A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

jujuba 22/03/2022

não sei o que falar sobre esse livro, não é ruim mas também não é o meu preferido.

skoob só me deixa postar uma resenha com menos de 100 carácteres!!!

Parceira Do Az 29/10/2023

Vamos as minhas conclusões: achei interessante, ri bastante no começo, não esperava por isso! Descobri referências pop que vem desse livro e não sabia! Gostei do desenvolvimento mas achei que o final deixou um pouco a desejar, pareceu meio corrido... A lição do livro me lembrou a oração de Sã Francisco: "Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado..."

O final foi sobre perdoar os erros para que sejamos dignos de perdão. Muito bonito. Porém, acho que o livro seria mais emocionante se fosse uma tragédia cheia de vingança. Não acho que os personagens que tentaram matar Próspero e o Rei se arrependeram. Na verdade, não houve desenvolvimento né, nesse final... enfim.

Aprendi algo interessante com os personagens do Calibã e de Próspero, sobre sonhos. Segue aqui minha humilde reflexão sobre duas falas do livro:

Há duas passagens lindas sobre sonhos e desejos nesse livro. Uma falada por Calibã, o monstro que busca se livrar de um mestre em busca de outro. E outra dita por Próspero, mago que é o mestre que Calibã busca se livrar. A primeira é dita com desejo e tristeza, Calibã busca continuar sonhando e acorda triste por não ser verdade. Enquanto Próspero realiza os sonhos, trazendo da sua consciência para o plano material seus desejos.

Um é um servo, pois se vê assim, inferior a sua própria consciência. O outro é senhor de tudo, inclusive de si mesmo, pois ele aprendeu a dominar a mente. A sua e a das pessoas ao seu redor, pois ele tem consciência de quem ele é e de que os outros não conhecem a si tão profundamente, quanto ele conhece a si. Próspero usa sua consciência ao seu favor. Mais do que isso, Próspero reconhece que a matéria dos sonhos e a nossa, não são diferentes. Tudo está na mente.

Sophia 13/10/2022

Gostei bastante, tem uma escrita um pouco diferente do que eu costumo ler, então tive um pouco de dificuldade, mas isso é bom porque eu vou enriquecendo meu vocabulário:) a história é simples, mas interessante.

Divina Comedia Humana 18/04/2021

Questionário sobre "A tempestade".
1) Em poucas palavras, o que achou da leitura desta obra?

2) Como o tema da usurpação é central no ato 1?

3) Quais são os pontos fortes e fracos de Próspero?

4) Ariel é um homem, mulher ou um espírito sem gênero?

5) Compare e contraste as atitudes de Ariel e Caliban em relação a Próspero.

6) Como ?A Tempestade? pode ser descrita como "metateatro", ou uma peça dentro de uma peça? Interprete a fala de Próspero: "Somos da mesma matéria da qual é feita os sonhos e nossa vida breve é cingida pelo sono".

7) Qual é o significado do jogo de xadrez nesta peça? Por que Miranda usa a expressão "Oh, admirável mundo novo..."? Discorda sobre a relação de Ferdinand e Miranda. Esta é uma peça fundamentalmente romântica?

8) Por que a peça chama "A Tempestade" e não "O mago" ou "A ilha encantada"? Qual o significado deste título?

9) Por que Próspero decide desistir de sua magia e fala em misericórdia no ato final da peça?

10)  Nesta história, quem é selvagem e quem é civilizado? Como você determina isso? Você considera que a peça inclui uma crítica ao imperialismo colonial? Se sim, quais trechos você destacaria para apoiar esta interpretação?

murta 28/09/2022

Chato
Leitura de faculdade
Será que sou burra??? Porque eu demorei séculos pra ler e conseguir entender, teve partes que tive que ficar relendo pra entender e outras que nem relendo entendi.
Gostaria muito de gostar de Shakespeare, sempre falam que são grandes clássicos mas dos dois que li até agora não curti muito. Esse dá para passar se você tem paciência para digerir a linguagem que foi escrita.

gabriel.a.brumatto 25/09/2022

Primeiro Shakespare do ano (e da vida).
Bem, esta foi a primeira peça de Shakespeare que eu li no texto integral. Já havia folheado algumas edições adaptadas de Otelo, Macbeth e A Tempestade também. Bem, vamos à crítica. No geral, eu gostei do livro.
Achei bem interessante a premissa dele, porém, o final podia ter sido muito melhor. No começo, você tem a ideia de que o final vai ser X, e acontece exatamente o contrário. Porém, os personagens são interessantes, a peça é bem escrita, etc. No geral, me agradou.

giovanna 13/05/2023

"Do feitiço que me exalta, o meu fim é o desalento."
Mais uma peça de Shakespeare lida, dessa vez por conta de uma das minhas disciplinas da faculdade, e acho que posso dizer que até o momento, A Tempestade está entre as que menos gosto do autor. Achei a história interessante e o desenrolar dos acontecimentos também, mas o final é bem desestimulante.

Dutra 15/11/2020

Leve e mágico
Uma leitura de fácil entendimento, rápida, descontraída, verdadeiramente mágica que vai desde a comédia até o romance, com um bom drama familiar mas tendo como vencedor o perdão junto com a justiça.

Afranio.Cunha 12/07/2020

Tempestade
Essa peça de Shakespeare é uma que aborda como tema central a vingança. Uma injustiça é cometida e daí em diante, todos os esforços da personagem central será devolver em justa medida o que lhe fizeram. As surpresas vem pela oportunidade de conhecer melhor (se isso é possível) o universo Shakespeariano e suas imensas possibilidades e complexidades.

Karollinesg 14/12/2020

Interessante
Um livro que tive uma certa dificuldade de entendimento, devido a linguagem, e por ser uma terrível confusão kkkk porém, quando entendido, tem uma mensagem muito boa.

Maria Eduarda 05/10/2023

Somos da mesma substância que os sonhos-Willian Shakespeare
?A tempestade?, é uma peça teatral e uma obra literal desenvolvida pelo renomado dramaturgo Willian Shakespeare, escrita em 1610, e vista tradicionalmente como a última obra registrada pelo literato.

O repertório passa-se em uma ilha remota, hoje conhecida como Bermudas, porém interpretada de outra maneira na peça, onde o Duque de Milão, chamado Próspero, mago de amplos poderes mágicos, tenciona restaurar Miranda, sua filha, a hereditariedade do poder, que foi-lhe usurpado, através da persuasão, manipulação e manejo da fantasia. O Duque de Milão tem seus servos em forma de espírito, Calibã, um escravo de terra, filho de uma bruxa nomeada Sycorax e considerada como o próprio diabo, que habitava a ilha antes da chegada de Próspero, e Ariel, um ser que pode obter a metamorfose de água, ar ou fogo. Por a terra ser considerada a herança de Caliban, ele e Próspero não tinham uma relação amena, onde ele se recusava a se curvar a quem tomou posse da sua terra para as tramas, já Ariel, serve de bom grado. Visto isso, o mago e seus ajudantes conjuram a epônima tempestade e causam um naufrágio do navio que transporta Alonso, Fernando, Sebastião, Antonio, Gonzalo, Stephano e Trinculo, o ataque por meio de magia provoca um relâmpago que atinge o navio, partindo-o ao meio, ele faz isso com a intenção de em primeira instância os acolherem na ilha, mas com a ilusão promovida pelos espíritos ele visa atraí-los e levá-los a insanidade mental, para fazê-los pagar por tal traição. Ferdinando, diferente do pai, é um ser tão puro e ingênuo quanto Miranda. Ele se apaixona por ela à primeira vista e se submete à servidão para ganhar a aprovação de Próspero. O irmão de Próspero, Antônio, de natureza vil roubou-lhe o posto de Duque na realeza, com coadjuvante o Rei Alonso de Nápoles, essa é a principal motivação para o aprisionemento e reconquista da posição real usurpada.
Nesta ilha, suas maquinações e tramas acabam por revelar o íntimo ordinária, maquiavélico e pobre de espírito de Antônio, que gerou a redenção do rei, e por consequência, o casamento de Miranda com o filho de Alonso, Ferdinando. Sendo a história de amor o escopo da vingança entre linhagens.

Esse livro foi muito interessante, a narrativa de Shakespeare que eu presumi que seria de duro entendimento, foi cômica e espirituosa na maiorias das páginas, essa trama inspirou a filmes, pinturas, livros, peças e diversas citações, é com certeza muito engrandecedora no mundo da dramaturgia. Um livro repleto de mistérios, que atua em um cenário do poderoso feiticeiro que tem sede por vingança, uma narração cheia de reviravoltas, além de abordar encantáveis tramas de amor e paixão. Existe uma dúvida entre os estudiosos em que seria essa sua última peça escrita, porém alguns acreditam que ?Henrique VIII? que seja realmente o último feito. E na minha opinião todo esse sentimento de vingança e a ambição pela justiça trás o tom a peça. Indico com certeza, sem dúvidas, gostaria de ler em outras adaptações!

ReiFi 13/08/2010

A Tempestade – William Shakespeare
A Tempestade é uma história de vingança, amor, conspirações, ao tempo que contrapõe à figura homem/selvagem, à imagem etérea e graciosa das altas aspirações humanas. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, e Ariel, o espírito servil, que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo.

“Ferdinando – Admirável Miranda! Sim, remate de toda perfeição, digna de quanto no mundo já dirigi olhares ternos, por vezes tendo-me ficado presos os atentos ouvidos na harmonia de seu doce falar. Dotes variados me fizeram gostar de outras mulheres, sem, contudo, empenhar nisso a alma toda, porque sempre se opunha algum defeito às suas qualidades mais sublimes, para o valor manchar-lhes. Vós, no entanto, ah! tão perfeita e incomparável, fostes feita de tudo o que de mais custoso pode haver na criação”.

“Próspero – Olha, sê verdadeiro; não afrouxes a rédea dos carinhos; os mais fortes juramentos são palha para o fogo dos sentidos. Procura comedir-te; do contrário, boa-noite, juramento!”

Não preciso dizer que ler Shakespeare é obrigação à todo aquele que respeita a leitura. Preciso?

Para saber mais acesse:
sertory 03/08/2012minha estante
So pelo resumo imagino que o livro deve ser uma louca utopia com misterios entre drama, amor, vingança e desejos... assistir ao filme, porem não terminei. rei filho, para quem posso recomendar a obra A tempestade? Infatil tb?
Obrigada

Adriana Scarpin 12/04/2021

Eu deveria ter revisitado A Tempestade há alguns anos, quando da leitura do estupendo Calibã e a Bruxa da Federici, mesmo assim ainda é interessante ver essa peça com o peso do racismo e colonialismo que a permeia, antes a via com um olhar de psicologia arquetípica, mas hoje fica bem mais claro seu significado sócio-cultural num viés materialista-histórico e pós-colonial.
A tradução da Heliodora é bem boa.