Querer sem medida

Fernanda 10/10/2012

Confira a resenha no blog do livro: Querer Sem Medida -

Zilda Peixoto 12/05/2012

Querer sem Medida
Querer sem Medida é um livro belíssimo, composto por 53 crônicas muito bem escritas pelo autor Gilmar Marcílio. Diferentemente do demais livros do gênero, Gilmar discorre sobre o cotidiano de maneira muito peculiar e especial. Ele fala sobre o olhar ora singelo ora frustrado dos homens frente a situações corriqueiras. Aborda questões um tanto já massificadas pela mídia como o consumismo desmedido e desenfreado dos homens, destaca a ignorância do ser humano diante de tantas belezas que o cercam e que ele simplesmente ignora e vai mais além. Dialoga sobre a morte, que é apenas uma transição e que de que maneira conduzimos nossas vidas até o ponto que nossos olhos irão se fechar. Ou melhor, eles já não estariam semicerrados para uma vida melhor?

Querer sem Medida provoca um diálogo profundo com a sua consciência. Gilmar aborda temas atuais com muita sutileza, com uma linguagem extremamente poética. Como leitora assídua de crônicas, sejam elas publicadas em livros, jornais ou revistas, pude notar uma grande diferença na composição de suas crônicas. Suas crônicas são brandas e mais sutis, mas não deixam de transmitir a mensagem de indignação perante as mazelas sociais, e principalmente as bifurcações em que o ser humano se coloca.

Muitas crônicas têm o intuito de chocar o leitor, de deixá-lo perplexo diante de tantas coisas absurdas que acontecem no nosso dia-a-dia e que naturalmente, somos nós os grandes causadores da destruição do planeta, da desarmonia na família, no trabalho e nos demais círculos que estamos inseridos. Não diferente disso, Gilmar Marcílio aborda os mesmos temas, comuns a todos demais livros do gênero. Porém, o grande diferencial dele é que suas crônicas não tocam apenas a nossa consciência. Elas são profundas e tocam a nossa alma e o lado mais obscuro que elas possuem.

Ao término da leitura, para quem não curte muito o gênero, normalmente se questiona, ou fica até meio atordoado com a exposição de tanta discórdia, egoísmo, egocentrismo,futilidades,etc. E pronto. Fecha-se o livro e o que resta é a frase:
_ E pior que não é isso mesmo! O ser humano não tem mais jeito! Eu mesmo cometo tantas falhas, continuo postergando tantas coisas, mas a vida tem que continuar. Se cada um fizer a sua parte... e por aí vai...
Bem, não estou generalizando. Digo pelas pessoas que conheço e dizem não gostar de ler crônicas. Após a leitura de Querer sem Medida sua visão mudará em relação a muitos assuntos abordados no livro e consequentemente, o seu interesse pelo gênero também ficará mais aguçado.

O livro é encantador. Gilmar escreve suas crônicas citando pessoas que contribuíram e fizeram toda a diferença com suas palavras e questionamentos. Citações de Fernando Pessoa, Drummond, Vinicius de Moraes entre tantos outros ajudam a compor uma análise profunda em relação ao comportamento humano sobre o que somos e porque continuamos a cometer tantos erros que nos levam a falência humana.

Como já era previsível, a diagramação do livro é perfeita. A editora Belas Letras faz uma excelente trabalho em todas as suas publicações. A capa do livro é linda e por toda sua delicadeza merece nota 10. A revisão é impecável. As folhas são amareladas e os capítulos são bem curtos e facilitam a leitura. Dessa maneira, podemos ler o livro rapidamente.

Querer sem Medida revela, ou melhor, relembra de coisas que nos esquecemos durante a correria do dia-a-dia. Sua linguagem nos toca profundamente. É um livro que fala sobre valores perdidos, de sensibilidade, de coisas comuns; que de tão comuns vão ao longo do tempo perdendo seu verdadeiro valor, sua luz, seu sentido. E que pouco a pouco,não estamos dando conta disso.

Provavelmente, muitos continuaram não gostando de crônicas, dizendo que não os agradam narrativas curtas e sem profundidade, ou por falta de personagens específicos. Mas faço uma pergunta a todos os queridos leitores do blog. Um livro de crônicas está repleto de personagens, se você permitir-se ler nas entrelinhas, com certeza, você encontrará pelo menos um pedaço de você, um único fragmento. Permitam-se banhar suas almas com um pouco de luz, alegria, amor, de alegria pura e singela.

Que façamos essa mesma pergunta todos os dias. O que eu quero para minha vida é o que eu realmente necessário? Ou melhor. É o que eu preciso para viver? Como anda o ritmo da minha vida? Eu ainda possuo valores? Quais são eles?
São tantas perguntas que possivelmente terão suas respostas imediatas. Por esse motivo, indico e recomendo a leitura do livro Querer sem Medida, justamente para que possamos rever nossos conceitos e valores. Esse livro simplesmente tem o poder de lavar a alma!

Eu quero! Eu tenho! Eu sou! Eu quero! Eu quero mais!
Leia Querer sem medida e descubra qual é a sua medida.

Andressa 23/05/2012

Querer Sem Medida - Gilmar Marcílio
O tema que o livro Querer Sem Medida aborda não é dos que estou acostumada a ler. Ele é composto por algumas crônicas mais reflexivas e não é fictício, mas me chamou a atenção pela capa e pela temática não muito conhecida por mim. É um livro relativamente pequeno, tem apenas 160 páginas, podendo ser lido em apenas alguns dias ou mesmo em só um.

Algumas das crônicas me chamaram mais atenção que outras, muitas vezes pela sensibilidade do autor e pela forma mais objetiva que eram escritas. Há muitos assuntos do dia a dia diferentes contidos em cada uma - algumas tratando de coisas como a traição, a amizade e o companheirismo e outras tratando até de animais e temas mais poéticos. A que mais gostei, de longe, foi a que Gilmar fala sobre cães: o autor consegue transformar em palavras o que é aquele carinhoso e pequeno animal que não tem interesses materiais. Fala como os animais são puros e só procuram o amor nos humanos, o que nós deveríamos fazer também com o próximo. Depois disso comecei a reparar mais no meu pequeno companheiro e a procurar em seu olhar, que nos diz tanta coisa, o que ele sente a cada momento e o que está tentando passar.

A única coisa que me incomodou em todo o livro foi a linguagem mais robusta muitas vezes utilizada pelo autor, que dificultava o entendimento de algumas crônicas - e por isso elas acabavam se tornado não muito objetivas. Isso consequentemente atrasava um pouco minha leitura, que poderia ter sido muito mais fluída pois estou acostumada a ler livros que contém uma linguagem um pouco mais coloquial que não vemos tanto em Querer Sem Medida.

Não me decepcionei com o livro mas também não foi um que me surpreendeu, sendo basicamente do jeito que esperava. No geral, nos faz refletir de uma forma boa. É mais um livro que mostra a opinião do autor quanto a alguns temas do que uma autoajuda propriamente dita. Acho que não é um livro que agradará a todos, mas sim àqueles que estão preparados a ouvir algumas verdades sobre o mundo e refletir vez ou outra sobre o assunto.

ricardo_22 30/04/2012

Resenha para o blog OverShock
Querer sem Medida, Gilmar Marcílio, 1ª edição, Caxias do Sul-RS: Belas-Letras, 2012, 160 páginas.

Escritor e filósofo, Gilmar Marcílio mora em Caxias do Sul e escreve suas crônicas para jornais desde 1998. Antes de lançar Querer sem Medida, o autor publicou outros dois livros: O Mundo é o que é (2010) e A Vida sem Manchete (2011), ambos pela editora Belas-Letras.
Em Querer sem Medida, Gilmar leva os leitores a 53 crônicas que mostram sua visão da sociedade atual, bem como suas ideias em relação aos mais variados temas, desde a infância, passando pela morte e as questões religiosas. Algumas vezes nos identificamos com sua visão, porém em outras há certa discórdia, algo comum quando se trata de crônicas que mostra opiniões sobre determinados assuntos.
Relembrando várias vezes sobre a infância, encontramos ao longo do livro uma visão madura de um filósofo contemporâneo, que sabe como é difícil para muitos tratar sobre a felicidade, por exemplo. Em uma de suas crônicas, Ser Feliz, Gilmar é claro ao afirmar que “ninguém mais sabe o que significa [ser feliz]”, afinal, com a correria do dia-a-dia as pessoas não tem tempo para se preocupar com isso, como se felicidade não fosse importante para cada um de nós.

“O olhar e as mãos acariciam, sem perceber que são atitudes provisórias diante de perspectivas amorosas que se deformam para gerar caminhos diferentes. As perdas deixam rastros que servem como aporte para a construção de sentimentos mais maduros, quando há a constatação da separação. (A Arte de Perder – pág. 14)”.

Os animais também são lembrados, sobretudo na crônica O Olhar dos Cães, onde um gesto simples de sentar-se ao lado de um cão e observar seu olhar – e tudo o que está presente nele -, é valorizado e mostrado como nós, humanos, deveríamos dar atenção a eles – a outros animais. O autor ainda faz referências a importantes nomes, como Nietzsche, Elizabeth Bishop, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, o que torna suas palavras mais importantes.
Ao longo de 160 páginas de tantos ensinamentos, diversas são as perguntas que surgem, trabalhando o ato de refletir que existe em cada um de nós. Afinal, porque não aproveitar cada instante de nossa vida? Tentar apagar todas as dores é o melhor para o nosso ser? O que nos impede de viver toda a plenitude da vida? Precisamos ter medo daquilo que a sociedade pensará de nós, ou devemos fazer tudo da maneira que desejar? São perguntas simples, que muitas vezes deixamos de lado, sem imaginar a importância de suas respostas.

Mais em: http://overshock.blogspot.com.br/2012/04/resenha-81-querer-sem-medida.html

Literatura 04/07/2012

O mágico do cotidiano
53 crônicas. Maravilhosas palavras, temas e algo totalmente o oposto do que você conhece pelo gênero. O autor Gilmar dá sua opinião em questões corriqueiras do dia a dia, sob o olhar frustrado dos homens. Este livro nos traz a tona perguntas que parecem ser tão difíceis de responder, se não fosse a simplicidade de muito que deixamos passar ao longo dos dias.

Amo livros assim, mas este eu tenho de ser sincero, me intrigou muito. Creio que seja uma das poucas obras que não tenho uma crítica ruim, ou algo que possa ser melhorado. Não é um livro de uma história única que veio da mente do autor. Não! É uma miscigenação de reflexões sobre como levamos questões tão simples, a sério.

O autor Gilmar Marcílio cita personalidades inquestionáveis como Fernando Pessoa, Drummond e Vinicius de Moraes e ainda outros afins no tema de entrar a fundo na mente humana. Juro que se me deparasse com um autor assim, ele se enjoaria de mim ou me trataria como um filho em busca de aprendizado, pois o encheria de questões psicológicas sobre este ser tão intrigante que é o humano.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Lehh 01/05/2012

Querer sem medida no Animus Book
Muitas vezes criamos pré-conceitos sobre algo sem nem ao menos termos conhecimento real sobre o assunto. Julgamos, evitamos situações. Dizemos o que é certo sem conhecer o errado, o suposto errado taxado pela sociedade. Vivemos a base de conceitos, culturas, tradições, vivemos como manda a sociedade, sob regras e expectativas já determinadas.

Em Querer sem Medida, Gilmar Marcílio fala sobre a vida em seu ponto de vista, de forma aberta e direta. Abre nossos olhos em questões que nos passam despercebidas, ou que acatamos para não sermos diferentes. Mas o que é ser diferente se não algo normal. Podemos ter semelhantes, mas nunca haverá pessoas iguais, com os mesmos gostos, mesmas opiniões, mesmos conceitos de vida.

E de que vale a vida se não for aproveitada? Para que reprimir seus sentimentos, suas atitudes, seu estilo de viver? Novamente entramos na questão da sociedade. Temos medo de ser diferentes, de aproveitar a vida como bem quisermos, de simplesmente viver sem o receio de "o que vão pensar de mim?".

Poucos se permitem ousar. Entregar-se ao diferente. Transgredir. Porque a melhor maneira de existir não é necessariamente a que todos experimentam, seguindo a ordem pouco natural imposta pelas sociedades. Temos medo de parecer heréticos, como se algum guardião pudesse nos deletar ao conselho dos provedores da moral. Nossos desejos individuais são sufocados em nome da manutenção de regras que não fazem ninguém feliz.
Pág. 126

Porque ao invés de vivermos para trabalhar não aproveitamos a vida enquanto estamos vivos? De que adianta trabalhar incansavelmente, juntar fortunas e luxos e não aproveitar enquanto se é novo, enquanto se tem força e vitalidade para tal. De que adianta nos acharmos os melhores por nossos talentos e serviços e menosprezarmos os que consideramos inferiores. No final todos vamos para o mesmo lugar, a sete palmos do chão, onde bens materiais e conquistas de nada valem, onde todos somos iguais.

Devemos aprender a nos respeitar e respeitar o próximo, e isso vale tanto para fauna como flora. Respeitar a opinião e espaço do outro. Devemos aprender a ser livres, a tentar, a não desistir. Devemos aprender a amar verdadeiramente, a abraçar, a beijar, a querer o bem...

Continue a ler esta resenha no blog Animus Book através do link abaixo:

Nádia 02/05/2017

#quote Querer sem medida
"Não há mágica que revele o escândalo poético que é inebriar-se na cintilância hipnótica de seus veios. Como um fantasma evanescente, cobre rostos e almas presenteando-os com uma epifania dos sentidos."
E é esse trechinho lindo e poético que escolhi pra mostrar a gostosura desse livro. É realmente um Querer sem medida escancarado em cada página. Em cada crônica dele, ele manifesta essa intensidade, com uma clareza de ideias, com uma sensatez e uma visão tão filosófica e poética ao mesmo tempo. No livro ele fala de tanta coisa, da nossa humanidade e também da escassez dessa humanidade na contemporaneidade. Super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BEBWhoMGv8T/?taken-by=pomarliterario