Sobre o Suicídio

Sobre o Suicídio Karl Marx

Resenhas - Sobre o Suicídio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guilherme2459 15/04/2024

Não é necessário ser marxista para criticar o sistema
O substrato da crítica é a fundamentação do desmascaramento dos desconcertos mundanos vigentes. O sistema, desde sua gênese, propõe como força motriz dos processos históricos a contraposição mútua entre as classes, que proporciona como consequência desses afastamentos dialéticos o estranhamento das relações com o outro (reificação). Nesse sentido, Marx condiciona essas categorias, como situações conjecturais, no campo macro da análise social. Contudo, tal especificidade da vida privada é analisada nesse livro como um reflexo da crise da sociedade pela contemporaneidade, e portanto, como uma ação natural frequente de vínculos doentes.
Enquanto expositor dos manuscritos de Jacques Peuchet, um ex-arquivista da polícia filiado ao partido monarquista, é um ótimo relatório, mas enquanto intérprete das informações, Marx se subverte recorrentemente ao niilismo.

Bíh948 16/03/2024

"Não é lançando insultos sobre os túmulos que os homens cumprem suas obrigações para com os vivos."

Um texto curto, porém bem interessante. Não é realmente de autoria do Marx, mas foi traduzido por ele e possui algumas notas suas. Então, interpretei como se tivesse sido escrito pelo próprio. Traz uma reflexão bem atual sobre o suicídio não enquanto falta de amor à vida, de coragem ou de fé, mas sim uma questão social. E enquanto questão social, atinge à todos, mas possui sim um recorte principalmente de classe.

Dessa forma, interpreto que o fim da propriedade privada e da miséria, diminuiriam em muito os índices de suicídio, mas isso não torna absoleto o cuidado com saúde mental.

Outra questão que gostei muito foi a ênfase nos suicídios entre as mulheres, que são duplamente exploradas pela sociedade capitalista e machista, não apenas no local de trabalho, mas dentro de suas próprias casas, onde são vistas como uma mera extensão da propriedade do marido.

Dessa forma, o suicídio não é algo antinatural, mas sim um reflexo de uma sociedade que abandona os seres à miséria, que não lhes dá dignidade de emprego, de moradia, de alimentação, de transporte, de saúde, que os apedreja todos os dias com seus preconceitos, e ainda sim exige que os sujeitos tenham orgulho e amor à uma existência como essa e apontam seus dedos quando isso não é feito. Afinal, é muito mais fácil fazer isso do que questionar e mudar o sistema que colocou o sujeito em tal situação.

Portanto, "esse suicídio, foi um assassinato."

Luizeduardu 13/03/2024

Bastante interessante
Leitura curta, são algumas reflexões do Marx sobre textos de um arquivista policial francês acerca de suicídios que ocorreram na França no começo de 1800. O texto corre com notas do arquivista misturadas com pensamentos do Marx.

Avyla 23/02/2024

Crítica da vida privada.
Está é uma obra do Marx composta predominantemente por excertos de um peça publicada por Jacques Peuchet, que era um arquivista da polícia.

Trata-se da análise das causas do suicídio na sociedade burguesa da época. É analisado quatro casos em que isso ocorre, com pessoas de diferentes classes sociais.

Em um dos casos trata-se de uma mulher que se suicidou por causa da família dela que a acusava por ter passado a noite com o seu noivo antes do casamento. No outro caso um mulher comete suicídio por ser maltratada pelo seu marido e não poder sair de casa. Em um outro momento é retratado o suicídio de um homem que estava aposentado da guarda real e não queria ser um "peso" para sua mulher e filha. Por fim, é retratado o suicídio de uma jovem que estava grávida e procurou o auxílio de um médico que se negou a ajuda- lá a realizar um aborto.

É uma obra extremamente impactante e marcante. Constitui uma crítica a sociedade burguesa onde seus males afetam não só os trabalhadores mas também os burgueses, crianças, mulheres, ou seja, todas as pessoas que fazem parte daquela sociedade. É uma crítica a opressão das mulheres na realidade moderna (que se aplica até hoje, na contemporaneidade). É uma crítica a uma sociedade patriarcal onde a mulher tem que se submeter sempre ao homem. É uma crítica a uma sociedade que está doente e cheia de problemas e a forma de resolver isso seria através de uma mudança radical na forma como se dá as relações sociais e as relações com o capital.

mille_milley 23/02/2024

Uau
Esse livro é simplesmente genial de todas as formas. Tudo que foi escrito aqui é extremamente necessário. Todos deveriam ler essa obra um dia, a compreensão acima do pq as pessoas cometem suicídio é muito tocante e faz você realmente refletir.
Esse livro é perfeitamente bom.

"Que tipo de sociedade é esta, em que se encontra a mais profunda solidão no seio de tantos milhões; em que se pode ser tomado por um desejo implacável de matar a si mesmo, sem que ninguém possa prevê-lo?
Tal sociedade não é uma sociedade; ela é, como diz Rousseau, uma selva, habitada por feras selvagens."

Dani_vlz 04/02/2024

Perfeito
Mt interessante meu primeiro livro do Karl e postei.

O Homem parece um mistério para o Homem; sabe-se apenas censurá-lo, mas não se o conhece.
Dani_vlz 04/02/2024minha estante
*gostei

Verônica Raal 31/01/2024

Um tema pertinente aos dias atuais
O livro ?Sobre o Suicídio?, não se trata de uma obra escrita pelo próprio Karl Marx, mas sim de um compilado de anotações de outro autor, Jacques Peuchet, com comentários e observações inéditas do jovem Marx.

Desta maneira, nesta obra não é possível distinguir o que seria de Marx ou de Peuchet, formando uma obra com autor e co-autor.

Peuchet, não era socialista. Inclusive, Marx observa que não se faz necessário ser socialista para criticar a ordem estabelecida. O primeiro, era um diretor dos Arquivos da Polícia e dedicou-se à uma coleção de informações sobre os suicídios ocorridos em Paris num determinado período de tempo.

A principal questão social discutida no livro, em relação ao suicídio, é a opressão das mulheres nas sociedades modernas.

Por isto, este texto de Marx torna-se uma das mais poderosas, e inédita, peças de acusação à opressão contra mulheres já publicado. Segundo Peuchet/Marx, as mulheres são entregues a tirania familiar, vítimas do patriarcado, numa forma de poder arbitrário que não foi capaz de ser derrubado com a Revolução Francesa.

O livro é uma acusação a reificação capitalista e a dominação patriarcal, anexados nas modernas relações da família burguesa e fundados sobre o poder masculino. Por isto, esta pequena obra se constitui como um protesto ao patriarcado, a sujeição das mulheres e a natureza opressiva da família.

Bohlke 28/12/2023

Como a alienação sistemática define nossa sanidade, e de como somos seres vulneráveis diante do estado patriarcal. " Sobre o suicídio " é uma obra escrita por Marx, que nos traz a narrativa sobre a vida da mulher em sociedade, e como várias infelizmente são induzidas ao suicídio por problemas socias, abordando também a questão sobre o aborto da época. A obra também nos trás sobre a alienação capitalista e seus danos as massas populares, um deles é, doenças psicológicas como por exemplo a depressão, já que é algo que acaba sendo frequentemente em um certo período na história europeia, e futuramente se tem mais uma onda, se iniciando a grande depressão que foi o período de maior queda na economia da história dos Estados Unidos, começando em 1929.

Talvanes.Faustino 03/12/2023

Karl
O lado B da obra do pai da ciência imortal do proletariado, se mostra tão belo como seu lado A. Este texto é fantástico pra quem está iniciando é perfeito.

cecil :) 06/11/2023

Muito interessante as pautas sobre suicídio, tendo em vista uma reflexão mais social e política do que apenas puramente algo psicológico

thegoldrush 23/10/2023

Eu leria qualquer coisa escrita pelo marx, ate uma lista de compras de supermercado. te amo marx, te amo

Do Couto 15/08/2023

Incrível
Marx novamente genial. Nessa obra o mito sobre Marx ignorar o indivíduo é quebrado. Marx com exemplos reais mostra como as relações de propriedade afetam os indivíduos, sobretudo às mulheres. Temas como feminismo, aborto e saúde mental podem ser investigados nesse livro.

"A classificação das diferentes causas do suicídio deveria ser a classificação dos próprios defeitos de nossa sociedade."

Karuê 12/08/2023

Interessante
É interessante ver como Marx enxerga o suicídio dentro da lógica capitalista por meio dos relatos trazidos de um escritório de polícia de Paris.

nicolly 05/08/2023

"O suicídio é significativo, tanto para Marx como para Peuchet, sobretudo como sintoma de uma sociedade doente, que necessita de uma transformação radical. A sociedade moderna, escreve Marx citando Peuchet, que por sua vez cita Jean-Jacques Rousseau, é um deserto, habitado por bestas selvagens. Cada indivíduo está isolado dos demais, é um entre milhões, numa espécie de solidão em massa. As pessoas agem entre si como estranhas, numa relação de hostilidade mútua: nessa sociedade de luta e competição impiedosas, de guerra de todos contra todos, somente resta ao indivíduo é ser vítima ou carrasco. Eis, portanto, o contexto social que explica o desespero e o suicídio."

malu 28/07/2023

Ganhei esse livro e o li sem saber direito sobre o que se tratava. Percebo que não é uma das obras mais conhecidas do autor, mas mesmo assim tem o seu valor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5