A Árvore que Dava Dinheiro

A Árvore que Dava Dinheiro Domingos Pellegrini

Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro

just.random 16/03/2024

Um dos melhores livros que eu já li
Comecei lendo esse livro achando que ia odiar, acho que pelo titulo da resenha vcs já perceberam que eu estava totalmente enganada.
Nunca tinha ouvido nem falar desse livro antes, então não tinha nenhuma base sobre do que se tratava ou como era a leitura, tive que descobrir por minha conta própria.
Livro super curto, li em menos de 24 horas, uma ótima escrita, bom desenvolvimento e vários tapas na cara do leitor.
Só leiam esse livro.

Lays.Ordani 28/02/2024

Que livro legal! Tenho pegado aleatoriamente alguns livros da coleção vagalume que não tive oportunidade de ler na infância/adolescência e esse foi um deles.
Adorei a escrita do Domingos. Basicamente, é um livro que fala sobre nossa relação altamente tóxica com o dinheiro, de forma bem lúdica e bem humorada. Ri alto em diversas passagens e isso não acontece com frequência. É um novo favoritinho da série vagalume na vida.?

liccie 14/02/2024

Legalzinho
Li esse livro pra um trabalho de uma professora que eu não gosto muito,por esse motivo tenho nojo desse livro,mas historia legal.

Guilherme.Parada 11/02/2024

O primeiro a gente nunca esquece
Me lembro como se fosse ontem, 7 série, sala de leitura, um livro e um título chamativo, foi assim que esse livro me chamou a atenção e me incentivou nesse encantado mundo mágico dos livros. Foi através desse livro que iniciei minha carreira de leitor e desde então não paro mais.

Luana Lofrano 29/12/2023

Nhe
Achei meio bomba, ninguém tem nome pq o autor quis fazer um negócio q ele n conseguiu, se vc é consumista como eu, n leia ?

JP_Felix 24/12/2023

A árvore que dava problema
Dá para resumir metade do livro em uma palavra: inflação.
É bem didático e lúdico como o livro explica esse tipo de coisa sem dizer uma palavra complicada, e é bem claro como tudo acontece. Dinheiro não tem valor, ele apenas representa uma promissória. Se o dinheiro literalmente nasceu de uma árvore, ele não tem valor porque não representa que alguém trabalhou por aquilo. É interessante ver como em certo ponto há troca de produtos na falta de uma moeda útil, e isso por si já explica como o mercado se molda. Mais dinheiro não quer dizer maior poder de compra. É bem claro isso em alguns pontos.

Há algumas reflexões curiosas aqui. Se eu pedir para você ir ao mercado e me trazer uma garrafa de água por 1000 reais, talvez você fosse. Por 10 mil, provavelmente iria. Mas se você fosse bilionário, certamente não iria se prestar a isso, seria mais fácil pagar para alguém ir por você, como eu estou fazendo. Nesse ponto de vista, o frete de buscar água no mercado não se baseia no quanto vale a corrida ou no quanto eu possa pagar, mas, sim, por quanto você está disposto a fazer. Por esse ângulo, a coisa mais valiosa na cidade durante a inflação foi o peixe do açougueiro, que poderia valer 4 ou 5 dígitos, já que ele não estava disposto a vender, e durante a boa fortuna, provavelmente as redes eram o mais caro pelo mesmo motivo.

O valor da coisa é, obviamente, definido pelo valor que se atribui a essa coisa, e isso vai além do número da cédula que alguém pode dar. O valor se baseia na demanda e na valorização do produto, não em quanto dinheiro existe. Afinal, 1 real vale hoje menos que valia 20 anos atrás. A base de comparação é diferente, então a atribuição do valor está no produto.

Sobre a história em si, é bem ambientada e eu me sinto muito em casa, pois Felicidade é bem parecida com a minha realidade de infância. E gosto bastante disso, pois é um livro que basicamente dá uma aula de economia e mercado, mas a história funciona por si só, e isso para mim é essencial para uma obra que tem alguma crítica social ou alegoria, já que muitas se focam tanto em mostrar a alegoria que pouco mostram a história em si.

Há outros pontos interessantes a refletir, mas seria spoiler, e acho que a história vale mais a pena do que a exposição crua do significado, então digamos apenas que há mais do que eu esperava e que é uma leitura muito boa para se conhecer.

summyrks 25/11/2023

A Árvore que Dava Dinheiro
Sinceramente, "A Árvore que dava dinheiro" foi um dos livros mais entendiante a que já li, entendo que tal livro paradidático tem como objetivo nos explicar sobre economia e inflação se forma descontraída, mas mesmo assim não gostei do livro.

Junior 20/11/2023

Que livro surpreendente
Eu não tava esperando um livro tão filosófico, meditativo e simbólico, prestem atenção no que pode significar as árvores, o dinheiro, o perímetro da cidade, o comportamento da população e sobretudo as raízes das árvores.
Uma obra fantástica.

emmanuel_arankar 01/11/2023

"A Árvore que Dava Dinheiro" de Domingos Pellegrini

"A Árvore que Dava Dinheiro," uma obra da literatura infantojuvenil escrita por Domingos Pellegrini, nos leva a uma reflexão profunda sobre questões de ganância, valores morais, e o papel do dinheiro em nossa sociedade. Publicada em 1981 como parte da série Vaga-Lume, a história é atemporal e envolvente, cativando leitores de todas as idades.

O enredo se desenrola na cidade fictícia de Felicidade, que se revela irônica, pois sua busca pela felicidade se manifesta de uma maneira inesperada. A narrativa, apesar de destinada a um público jovem, aborda temas universais, como a influência do dinheiro nas relações humanas e a corrupção que pode surgir quando a riqueza fácil é colocada acima dos valores éticos.

A história começa com a morte de um homem rico e avarento, sem nome, que deixa um testamento peculiar para a cidade. Como sua última vontade, ele pede que três sementes sejam plantadas na praça da cidade, uma das quais crescerá para se tornar a árvore que dá dinheiro. Quando essa árvore começa a produzir notas de dinheiro em seus galhos, os moradores de Felicidade entram em um frenesi de enriquecimento.

A árvore parece trazer prosperidade à cidade. As pessoas arrancam pedaços dela para plantar em seus quintais, e a cidade inteira se vê repentinamente imersa na riqueza. No entanto, essa aparente "Felicidade" traz consigo uma série de desafios e dilemas.

A história nos lembra que o dinheiro, embora seja uma ferramenta poderosa, não deve substituir nossos valores e princípios. À medida que as pessoas se tornam cada vez mais consumidas pela busca do dinheiro fácil, os valores éticos, a moralidade e a solidariedade desaparecem. As relações humanas são distorcidas à medida que a ganância toma conta, e a cidade de Felicidade passa a ser um lugar onde os interesses pessoais e a busca pelo enriquecimento rápido superam qualquer consideração pelos outros.

Os personagens da história, embora não tenham nomes, são representativos dos diferentes aspectos da natureza humana. O homem avarento simboliza a ganância e o egoísmo, enquanto o açougueiro da cidade, que permanece imune à influência da árvore, representa a integridade e a honestidade em meio à tentação da riqueza fácil.

A escolha de não nomear os personagens é uma estratégia eficaz do autor para tornar a história universal. Isso permite que os leitores se identifiquem com as situações e os dilemas vividos pelos personagens, independentemente de sua origem, idade ou experiência de vida.

A narrativa do livro é envolvente e fácil de ler. Apesar de ter sido originalmente destinada a um público mais jovem, os temas explorados são profundos e relevantes para todas as idades. A simplicidade da linguagem e o ritmo da história fazem com que a leitura seja acessível e agradável, tornando-a uma excelente escolha para jovens leitores e também para adultos.

Além disso, o livro oferece uma oportunidade valiosa para a discussão de questões importantes, como a influência do dinheiro na sociedade e os perigos da ganância. As ações dos personagens e as consequências de suas escolhas fornecem um terreno fértil para debates sobre ética, valores morais e a verdadeira natureza da riqueza.

Embora a história de Felicidade seja fictícia, ela reflete questões e dilemas muito reais que as sociedades enfrentam em relação ao dinheiro e à busca da felicidade. O autor nos lembra que, embora o dinheiro possa ser uma ferramenta valiosa, ele não deve ser colocado acima de nossos princípios e valores morais.

No mundo atual, onde a busca incessante pelo enriquecimento muitas vezes obscurece nossa visão dos valores éticos, "A Árvore que Dava Dinheiro" serve como um lembrete oportuno de que a verdadeira riqueza reside na integridade, na empatia e na solidariedade. A história destaca como a ganância pode corromper a essência da humanidade e nos incentiva a refletir sobre as escolhas que fazemos em busca da felicidade.

Portanto, esta obra de Domingos Pellegrini é muito mais do que uma história infantojuvenil; é um conto atemporal que ressoa em todos nós, independentemente de nossa idade. É uma narrativa que nos convida a considerar o equilíbrio entre a busca pelo dinheiro e a preservação de nossos princípios éticos e morais.

Leonardo1507 24/10/2023

Um livro excelente que mostra sobre a natureza humana em relação ao dinheiro e mostra como funciona em partes a inflação e o capitalismo achei muito cativante alguns personagens e pensar que tudo começou com apenas uma árvore e teve tal fim

Lady Addams 04/10/2023

Uma pequena história reflexiva
No pequeno livro, lemos a história dos habitantes da pequena e humilde cidade de Felicidade. Nela há uma lição de moral sobre a responsabilidade com o dinheiro e como ao lidar com ele afeta nossas vidas, é uma reflexão sobre dinheiro exacerbado, capitalismo, inflação, ganância, falência e responsabilidades.

Cebolinha 27/09/2023

A árvore que dava dinheiro
Todos nós queríamos ter uma árvore de dinheiro em alguma fase da vida, mas depois de ler esse livro, eu acho que não seria tão bom assim.

andreza236 10/09/2023

Eita gente gananciosa
Acho que se desse pra resumir esta história em uma só palavra seria ganância. o povo de felicidade cometeu o mesmo erro tantas vezes, de tantas formas diferentes, que eu já estava ficando com raiva só de continuar a leitura. que estresse! o açougueiro é o único personagem lúcido nesta história. enfim, legal.
JP_Felix 22/12/2023minha estante
N é ganância, é inflação. Pow, quem em sã consciência n iria querer uma fonte de renda facil e virtualmente ilimitada no quintal de casa? O problema é maia logística q ganância

.....May......; 09/09/2023

3,5/5,0
No começo do livro conta a história de um velho que quando morre manda seus inquilinos plantar umas sementes diferentes, que dará a árvore q dá dinheiro.
Oq mais me chamou atenção foi o título.
Gostei da leitura, mas n entendi algumas partes. Msm assim é muito boa a história.
Indico para pessoas q gostariam de ler livros antigos, q retratam o interior e q gostaria de saber o significado do dinheiro

isamedawar 11/08/2023

É razoável
Nada a dizer, livro de escola.
Além de ser entediante, é chato mas traz uma moral de história.
Enfim não recomendo