História da cidadania

História da cidadania Carla Bassanezi Pinsky

Resenhas - História da cidadania

Wilson Passos 09/09/2017

Cidadania - Antiguidade Clássica aos Estados Modernos
É uma obra completa, totalmente necessária àqueles que anseiam por profundar a compreensão sobre cidadania e sua origem. Trabalha bem o que é cidadania, desde a antiguidade clássica até os dias atuais. Isso permite uma abordagem mais arraigada do que a cidadania, que é definida de cara como um conceito histórico, isto é, variável ao longo da história. Trata, paralelamente, temais secundários, como concessão de direitos às minorias, sufrágio universal etc.

filipi 22/06/2020

Sobre História da Cidadania
Quando eu estava na metade do livro, fiquei um pouco incomodado com a maneira de como ele é escrito, já que não segue uma ordem cronológica linear. Após terminar, senti que tinha de ser dessa maneira, para que se abarcasse um misto de conteúdos correlacionados com a cidadania(economia solidária, meio ambiente), de maneira eficiente. Para quem está começando agora nesses livros mais formais, você pode se perder um pouco, justamente pelo que eu disse antes, a ordem cronológica. Não é um livro espetacular, porém eu diria que é necessário.

Thalles.Ruan 19/08/2020

Evolução da cidade
Bem, este livro aborda a evolução da cidadania, desde a antiguidade até os dias atuais.
Apresenta o que é ser cidadão em várias épocas.
A leitura deste livro é excelente, pois faz com que você reflita se seus pensamentos e atitudes é de uma pessoa realmente cidadã, de um indivíduo que vive em sociedade...
E sim, cidadania é muito mais que votar a cada dois anos...

W 15/12/2020

O livro que me fez apreciar história.
Acompanhar a construção dos códigos de moral e ética que comportam hoje a plena exceção dos direitos de um cidadão e, por consequência, a própria definição de cidadania.
Uma leitura que deveria ser apresentada nas escolas públicas para que os jovens tivessem a melhor compreensão possível de seus papéis como cidadãos de uma sociedade, Jaime e Carla Pinsky percorrem diferentes eras e culturas, apresentando, com detalhes, a normas sociais básicas que compuseram os primeiros padrões de cidadania.
Direitos, desigualdade social, construção de classes, socialismo, revoluções constitucionais, literalmente todos os eventos que tiveram peso na formação do mundo moderno tiveram também influência na forma como as pessoas viam o mundo ao seu redor e compreender todos esses processos históricos ajuda a entender a origem dos direitos que possuímos e também dos problemas que impedem o pleno aproveitamento dessa dádiva social.
Tenho ciência de que dificilmente todas as escolas teriam condições de fornecer isso aos alunos, mas é uma leituras extremamente necessária a todos, principalmente os interessados em áreas humanas.

Lucas 01/11/2022

Muito competo e elucidativo
O livro é composto por artigos escritos por diferentes autores. Em cada artigo, nos é explanado acerca do conceito de cidadania em diferentes épocas ou focados em grupos específicos. Muito bom para quem está interessado no tema!

Danilo.Milev 26/12/2022

Li esse livro faz muito tempo mas é bem interessante, é dividido em capítulos comentando sobre a cidadania nos diversos períodos, indo desde a Grécia Antiga, passando por Roma, etc. É bem didático e foi um dos livros que me fez gostar tanto sobre esse assunto. Preciso reler.

Zenaildo 25/04/2023

Cidadania
Esse livro vai te mostrar desde o início que temos Registro a cidadania sendo formada até chegar no Brasil. Na ideia de cidadania no Brasil. Muito interessante, fala-se sobre tudo ali, ideias iluminista, feminismo, cristianismo, socialismo e etc.. recomendo