Luto e Melancolia

Luto e Melancolia Sigmund Freud

Resenhas - Luto e Melancolia

thami 28/01/2024

"No luto é o mundo que se tornou pobre e vazio; na melancolia é o próprio ego."

freud nesse livro aponta que o luto e a melancolia tem a mesma sensação e reações de perda, mas o que eu perdi?

IzaF. 21/11/2023

Luto, melancolia e o ferimento do Ego.
?O homem apenas consegue lutar contra o desprazer e a dor?.

?uma força ao mesmo tempo criadora e destruidora vive sob o peso de um luto que procura negar e de uma culpa da qual nao consegue se eximir?.

Vivi 17/10/2023

Gostei muito dessa edição, bem traduzido, com notas e acompanha textos interessantes que somam muito à leitura. Freud não é difícil para ler, mas esses textos ajudam na interpretação e aplicação da teoria. Indico.

nanda 25/04/2023

Diferente...
É um bom livro, eu realmente gosto da forma que aqui é analisada a parte mais literal da melancolia, que é aquela tristeza profunda e sombria, também achei interessante o destaque que ele dá para o fato de a maioria dos artistas serem melancólicos, porém eu achei o livro um pouco confuso, se você não prestar muita atenção mesmo pode acabar se perdendo, mas tirando isso eu gostei.

DouReichert 20/09/2022

muitu, muitu, muitu bom. os ensaios que adicionaram nessa edição são incríveis y a diagramação da Cosac é lindica ?

p4pel 13/06/2022

A escrita de Freud sempre é muito envolvente. Mesmo falando de aspectos históricos e psicológicos ele traz uma atmosfera poética que eu gosto muito.

Os conceitos psicanalíticos estão apresentados de forma muito clara, mas talvez cheguem com estranhamento pra pessoas que não tiveram algum contato prévio (recomendo a leitura cronológica dos textos freudianos e os livros do Nasio).

Alexandre Muniz 11/03/2022

Empatia gera sentimento
Em seu livro Luto e Melancolia, Freud explica que quando não existe laços significativos entre a pessoa e o objeto perdido, não se produz nem o luto e nem a melancolia. Talvez isso explique os motivos que levam uma pequena parte da nossa sociedade não terem qualquer empatia com as mortes e situação social causadas pela pandemia. Estas pessoas perderam totalmente os laços que os ligam com os outros, por isso não são afetados. Laços de Humanidade!

Eduarda 03/03/2022

Os extras dessa edição são quase maiores que o texto original, que preguiça ?. Ainda mais que torna tudo repetitivo.

Lucas.Wijk 06/02/2022

O texto do Freud é dificílimo de compreender sem uma base de conhecimento prévio sobre psicanálise. Tive que buscar diversos conceitos no google para tentar entender o que ele queria dizer, e isso dificultou bastante a minha leitura.

Porém, essa edição com prefácio e posfácio é incrível. O posfácio (que é maior que o ensaio em si) é a melhor parte, na minha opinião. As considerações de Urania Tourinho Peres são claras até mesmo para um leigo como eu, além de extremamente bem escritas. Os paralelos que ela traça com nossa sociedade atual, encerrando com um breve relato sobre as dificuldades enfrentadas por Freud em seus anos finais me deixou bastante emocionado.

"Psicanalistas e poetas nos falam e respondem sobre a dor de existir. Uma perda eterna, atemporal em seu acontecer, em que o limite entre passado e futuro torna-se indistinto pela presença constante de uma falta, sinalizando a particular relação da melancolia com o tempo, tempo que faz pacto com a morte."

"A psicanálise prossegue, depositária que é da singularidade da dor da existência de cada um, pois as palavras faltam na sua impossibilidade de tudo significar, e o sentido da vida necessita permanentemente ser reconstruído. Mas nem sempre o homem consegue fazê-lo."

Matheus 19/01/2022

Primeiro contato com Freud, não posso deixar de dizer que o texto é muito interessante e, mesmo sendo curto, é de conteúdo amplo e dá abertura à várias discussões. Prova disso são os textos de Introdução e Posfácio que são maiores do que o do próprio autor!
Sou completamente leigo em qualquer área de psicologia ou psicanálise, mas a leitura é fluída e muito interessante.

Vivs | vivsbookshelf 09/09/2021

?A melancolia está encoberta por uma nuvem de incertezas?
O livro tem algumas separações inteligentes para que o leitor possa se inteirar do assunto. Temos uma apresentação que já nos contextualiza um pouco sobre os estudos de Freud e o posfácio que complementa toda a discussão com fatos históricos e contemporâneos.

O livro em si, escrito em 1917, aborda sobre os temas luto e melancolia - no qual mais tarde, o termo ?depressão? entra em cena. Um texto que trás diversas interpretações e também um clássico para quem deseja entender mais sobre esse segmento na psicanálise.

Marcus 22/06/2021

Freudado à primeira vista hahaha
Minha primeira leitura direta de Freud, e sobretudo, com um texto muito importante no conjunto de obras do autor.
Luto e Melancolia é fascinante, o olhar para a dor e para o sofrimento humano rendeu a Freud uma das mais valiosas, se assim posso dizer, metodologias de compreensão do ser, a psicanálise. E essa obra se destaca exatamente por ser muito minuciosa e acertada ao conceituar, trazer à luz, a dimensão do luto e da melancolia.
O posfácio é exuberante, com uma história da filosofia a psicanalista Urania Tourinho pôde, com muita mestria na escrita, nos levar a uma viagem às antiguidades onde a melancolia foi compreendida de maneiras diferentes, mas não errôneas, pelos maiores pensadores até que se chegasse a Freud. Uma das máximas que se lança nessa reflexão é a similaridade da melancolia com a genialidade, é de fato muito curioso, e que me leva até a ficar apreciado ao ver que gerir pensamentos, reflexões, teses e inquietações é um trabalho que anda lado a lado com a angústia da realidade, com o descontentamento ou reconhecimento da mesquinharia humana e com a profunda crise existencial pela busca da verdade.

Laris 17/02/2021

Freud explica
Eu tinha uma certeza dentro da Psicologia de que a Psicanálise não era pra mim, mas a terra plana não gira, capota ?
Eis que estou aqui impactada depois de terminar esse livro de Freud, ele escreveu de forma poética sobre o enigma da melancolia e as perdas que temos ao existir.
?Queixar-se é dar queixa?. Num é que Freud explica mesmo hahaha

Lucas1429 04/11/2020

Uma obra necessária, atual e potente
Em luto e melancolia, Freud faz um compilado, que ele afirma com insegurança, sobre como se estruturam o Luto e a Melancolia nos sujeitos, e como elas se diferenciam entre si. Freud é bastante inteligente nas colocações e faz comparativos que se confirmaram com a história e a modernidade. O texto é poderoso e ressalta as qualidades de Freud de elaborar pensamentos com estrutura sociológica e filosófica para além da clínica e com uma pura experimentação da alma e da faceta humana.

Este texto, com Tradução de Marilene Caronte, traz uma excelente tradução, com boas críticas às traduções das Obras Standard e ainda textos complementares de altíssima qualidade. É uma pena que a edição da Cosac & Naify esteja fora de mercado pelo fim da editora. Todavia, recomendo a leitura, mesmo que precise ser pelo que há disponível online.