Luto e Melancolia

Luto e Melancolia Sigmund Freud

Resenhas - Luto e Melancolia

Lucas 01/05/2020

"Na melancolia se tramam portanto em torno do objeto inúmeras batalhas isoladas, nas quais ódio e amor combatem entre si..."
O livro segue uma linha de raciocínio acessível ao leitor, uma vez que a linguagem fácil nos faz entrar em um turbilhão de emoções dentro da nossa mente. Em um piscar de olhos o livro passa e a gente conclui a obra.
Freud tem o poder de despertar coisas que estão guardadas no leitor, tornando assim cada vez mais instigante ler sobre a melancolia e a reflexão que o autor propõe a partir de objetos que causam a perda, não sendo eles necessariamente ligados ao luto. Qualquer coisa que eu escreva será pequena para esse livro, me comoveu e mexeu com sentimentos dentro de mim.
Faço também uma felicitação a tradução incrível, ao prefácio e o posfácio da edição, o que torna a leitura mais prazerosa e esclarecedora. Leiam!!

Vivi 17/10/2023

Gostei muito dessa edição, bem traduzido, com notas e acompanha textos interessantes que somam muito à leitura. Freud não é difícil para ler, mas esses textos ajudam na interpretação e aplicação da teoria. Indico.

Marcus 22/06/2021

Freudado à primeira vista hahaha
Minha primeira leitura direta de Freud, e sobretudo, com um texto muito importante no conjunto de obras do autor.
Luto e Melancolia é fascinante, o olhar para a dor e para o sofrimento humano rendeu a Freud uma das mais valiosas, se assim posso dizer, metodologias de compreensão do ser, a psicanálise. E essa obra se destaca exatamente por ser muito minuciosa e acertada ao conceituar, trazer à luz, a dimensão do luto e da melancolia.
O posfácio é exuberante, com uma história da filosofia a psicanalista Urania Tourinho pôde, com muita mestria na escrita, nos levar a uma viagem às antiguidades onde a melancolia foi compreendida de maneiras diferentes, mas não errôneas, pelos maiores pensadores até que se chegasse a Freud. Uma das máximas que se lança nessa reflexão é a similaridade da melancolia com a genialidade, é de fato muito curioso, e que me leva até a ficar apreciado ao ver que gerir pensamentos, reflexões, teses e inquietações é um trabalho que anda lado a lado com a angústia da realidade, com o descontentamento ou reconhecimento da mesquinharia humana e com a profunda crise existencial pela busca da verdade.

iagofelipeh 21/04/2020

Deveras esclarecedor!
É um texto sucinto, acessível e que traz a tona interpretações inéditas e acertivas sobre o luto e a melancolia (termo volátil durante a história e que hoje o tratamos como "depressão"). É considerado um clássico dentro de sua obra e leitura obrigatória pra quem pretende ter uma base nesse segmento da psicanálise.

Quanto à edição, embora a tenha em e-book, é um primor! A tradução de Carone é a melhor da obra do alemão, conseguindo, inclusive, traduzir o valor literário que o autor conduzia em consonância ao aspecto técnico. Os textos de apoio são incríveis e ajudam ainda mais na imersão com o tema, imperdíveis igualmente! Só me resta saudades da Cosac & Naify e de seu zelo pela qualidade, sempre valorizando ao máximo o valor intrínseco dos grandes textos.

Lucas1429 04/11/2020

Uma obra necessária, atual e potente
Em luto e melancolia, Freud faz um compilado, que ele afirma com insegurança, sobre como se estruturam o Luto e a Melancolia nos sujeitos, e como elas se diferenciam entre si. Freud é bastante inteligente nas colocações e faz comparativos que se confirmaram com a história e a modernidade. O texto é poderoso e ressalta as qualidades de Freud de elaborar pensamentos com estrutura sociológica e filosófica para além da clínica e com uma pura experimentação da alma e da faceta humana.

Este texto, com Tradução de Marilene Caronte, traz uma excelente tradução, com boas críticas às traduções das Obras Standard e ainda textos complementares de altíssima qualidade. É uma pena que a edição da Cosac & Naify esteja fora de mercado pelo fim da editora. Todavia, recomendo a leitura, mesmo que precise ser pelo que há disponível online.

p4pel 13/06/2022

A escrita de Freud sempre é muito envolvente. Mesmo falando de aspectos históricos e psicológicos ele traz uma atmosfera poética que eu gosto muito.

Os conceitos psicanalíticos estão apresentados de forma muito clara, mas talvez cheguem com estranhamento pra pessoas que não tiveram algum contato prévio (recomendo a leitura cronológica dos textos freudianos e os livros do Nasio).

Vivs | vivsbookshelf 09/09/2021

?A melancolia está encoberta por uma nuvem de incertezas?
O livro tem algumas separações inteligentes para que o leitor possa se inteirar do assunto. Temos uma apresentação que já nos contextualiza um pouco sobre os estudos de Freud e o posfácio que complementa toda a discussão com fatos históricos e contemporâneos.

O livro em si, escrito em 1917, aborda sobre os temas luto e melancolia - no qual mais tarde, o termo ?depressão? entra em cena. Um texto que trás diversas interpretações e também um clássico para quem deseja entender mais sobre esse segmento na psicanálise.

thami 28/01/2024

"No luto é o mundo que se tornou pobre e vazio; na melancolia é o próprio ego."

freud nesse livro aponta que o luto e a melancolia tem a mesma sensação e reações de perda, mas o que eu perdi?

IzaF. 21/11/2023

Luto, melancolia e o ferimento do Ego.
?O homem apenas consegue lutar contra o desprazer e a dor?.

?uma força ao mesmo tempo criadora e destruidora vive sob o peso de um luto que procura negar e de uma culpa da qual nao consegue se eximir?.

Lu Medeia 28/06/2016

Em luta com a dor
Ainda tenho meus senões com Freud, mas foi uma grata surpresa a leitura deste ensaio, movida pela necessidade acadêmica de agora, interrompida outrora...

Foi curioso deparar com passagens em que o autor não se exime de reconhecer inconclusões e incertezas. Há, para não leigos como eu, clareza na exposição, um tom até didático, mas não (nunca!) superficial. Se não exige, sugere a leitura de outras obras às quais faz remissão.

Um feliz apontamento ensaístico acerca da dor do luto e da melancolia, que em muitos pontos se tocam, por vezes até se confundem, mas guardam suas diferenças. Leitura oportuna, mas não menos passível de observações.

site: luveredas.wordpress.com

DouReichert 20/09/2022

muitu, muitu, muitu bom. os ensaios que adicionaram nessa edição são incríveis y a diagramação da Cosac é lindica ?

felipe.cesar 15/06/2020

Começando Freud
Uma análise completa da visão humana sobre o luto e o que na época se conhecia como melancolia! É um bom livro pra adentrar no mundo freudiano!

Luara 27/09/2020

A dor da existência
Um livro rápido e de leitura fácil, os conceitos são colocados de maneira clara e ainda me deu uma vontade de ler as cartas de Freud. Deve ter um livro assim né?

Recomendo muito a leitura, pois ainda permite a abertura para pensarmos em vários aspectos da vida, e não só sobre morte e tristeza, mas também sobre o mundo que vivemos, as guerras que criamos e as ideias que temos.
alissonferreira.c1 28/09/2020minha estante
Obrigado pela indicação. Adicionei na minha lista. ?

Luara 29/09/2020minha estante
Magina ?

Matheus 19/01/2022

Primeiro contato com Freud, não posso deixar de dizer que o texto é muito interessante e, mesmo sendo curto, é de conteúdo amplo e dá abertura à várias discussões. Prova disso são os textos de Introdução e Posfácio que são maiores do que o do próprio autor!
Sou completamente leigo em qualquer área de psicologia ou psicanálise, mas a leitura é fluída e muito interessante.