Travessia Ally Condie

Resenhas - Travessia

Desi Gusson 31/07/2012

Distopia Poética
Hoje falarei apenas do que senti lendo Travessia, ele é a continuação de Destino e vocês sabem o quanto a spoilerofobia me aflige. Justamente por isso vou evitar ao máximo revelar o enredo! Assim todo mundo pode aproveitar a resenha e quem sabe se interessar pela trilogia de três.

Travessia é um livro rápido. E calmo. Apesar da violência do novo cenário, das condições extremas e provações tanto para Cassia e Ky, achei o livro extremamente tranquilo.

Talvez porque ele seja mais sobre as descobertas dos personagens acerca de si mesmos do que o fluir da trama. Em melhores palavras: a trama se desenrola conforme eles aprendem mais e mais do que são capazes de fazer e de que material são feitos, o que os move para frente e na direção do outro, sempre.

Enquanto em Destino tínhamos uma garota adormecida, imersa na Sociedade e sua obra: o estilo de vida, os pensamentos doutrinados; em Travessia encontramos a mesma menina, porém completamente acordada e correndo.

Acho as capas dessa trilogia perfeitas, elas conseguem transmitir muito bem o ponto da estória.

Agora, e isso não é spoiler, me dá uma angústia de imaginar um mundo onde só cem exemplares de cada área das artes fossem permitidos, onde tivéssemos acesso à uma quantidade tão pequena de cultura afim de ‘minimizar as distrações’. Perdi a conta de quantas vezes me peguei olhando para minhas estantes, pensando em quais livros eu salvaria e de quais seria capaz de me desfazer. Não, não apenas me desfazer, destruir, apagar do mapa, fingir que nunca existiu!

Vocês conseguiriam? Separar cem histórias, cem poemas, cem canções, cem quadros… e viver o resto da vida só com aquilo e saber que as pessoas que vierem depois também só vão ter aquilo?

Acho que a Condie foi genial ao pensar nisso. Arte, criação, a forma como isso nos toca, tem tudo a ver com liberdade. Estrangular, restringir à poucas opções ainda lhe dá arte, mas uma falsa liberdade.

A Sociedade é essencialmente essa falsa liberdade.

Ok, temos o problema do triangulo amoroso (oh, really?) e eu REALMENTE podia passar sem essa, mas aqui ele parece mais mesclado, subentendido na narrativa, do que dançando ula por ai com uma saia havaiana, do jeitinho que os autores estão adoraaaaaaaando fazer ultimamente.

Talvez seja culpa da forma como Condie escreve.

Sinceramente, não me importo que façam frisson pelo sistema de pareamento ou a distopia em si. Para mim o ponto alto desses livros é a musicalidade nas palavras da autora.

Tem ritmo, tem beleza. Elas foram cuidadosamente escolhidas e mesmo assim passam toda a emoção da espontaneidade. Lendo Travessia percebi o quanto isso é subestimado nos livros de hoje em dia, mesmo pelos leitores, como se só a estória importasse.

Enfim, recomendo Travessia para quem gosta de poesia e também para quem ainda não sabe que gosta.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
desigusson.wordpress.com

(vai lá, gente, é super legal!)
Adliz Jamile 09/02/2013minha estante
E o terceiro, já saiu??? Procuro procuro e não acho!!!

Ana Carolina 03/04/2013minha estante
e tem triangulo? pensei que cassia ja estava resolvida.

Mari 27/11/2013minha estante
Achei muito curioso esse sistema dos 100 melhores também. Ainda hoje a sociedade se lamenta com a quantidade de peças artísticas que foram perdidas para o tempo. Músicas, poemas, telas.
Imagine ser capaz de optar abrir mão delas! E quem essa comissão pensa que é para achar que as suas 100 escolhidas são realmente as melhores! Seria impossível chegar a uma unanimidade quanto a isso.

KellyJ 11/12/2013minha estante
Concordo que o melhor dessa trilogia é a maneira poética da autora escrever, mas creio que até isso deixou um pouco a desejar neste livro.

Day 26/05/2021

Opa, parece que a Cássia deu uma acordada. A narrativa do Ky também incrementou bem a história. Seria legal no próximo livro uma narrativa para o Vander. Então, vamos descobrir como tudo isso termina ...

Tainá 20/03/2023

Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz.
Após Ky ser levado por Funcionários de seu bairro e sua família estar prestes a ser realocada para outra Província, Cassia é enviada para trabalhar nos campos, denunciada por seu pai de atitudes rebeldes.
Uma visita inesperada de Xander traz uma ajuda muito importante à ela às vesperas de uma oportunidade de ir para as Províncias Exteriores à procura de Ky.
Uma jornada com uma amiga inesperada e cheia de obstáculos, essa sequência nos traz também o ponto de vista de Ky enquanto luta pela sobrevivência e foge do acampamento das iscas, que são como são chamados os garotos que trabalham nas terras junto com ele para enganar o Inimigo.

_antunescamilla 08/08/2020

"Não entre docemente naquela boa noite, revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz."
Travessia é o segundo livro da trilogia Destino de Ally Condie. Após Ky ser levado embora pela sociedade no final do livro anterior, Cassia faz de tudo para encontrá-lo. Ao descobrir que ele foi enviado para as províncias exteriores ela aproveita a primeira oportunidade que surge e embarca em busca dele.

“Estou mais próxima dele aqui. Eu sinto.”

Cassia se vê no meio de uma rebelião chamada de Insurreição, e junto com Indie uma menina que ela conhece no caminho e que está a procura dos rebeldes, parte para a escultura. Durante a travessia, Cassia se depara com vários segredos ocultos da sociedade e conhece mais a rebelião, e então pela primeira vez ela se sente livre.

“Uma rebelião. Um Piloto.
Quem poderia ser?”

Nesse livro a autora alterna a narração dos capítulos entre Cassia e Ky, que eu particularmente adoro. Foi interessante ver as coisas na visão de ky, seus sentimentos, pensamentos e conhecer a sua história. Além disso, é muito nítido o amadurecimento e crescimento de Cassia em relação ao primeiro livro. Foi um livro mais parado mas que também tinha muito suspense e várias descobertas. Acho que foi uma sequência digna e que te deixa com vontade de querer ler o próximo.

“Mas espero ver meu Piloto cara a cara
Quando a margem eu cruzar.”
Caio César 08/08/2020minha estante
Eu tenho que ler essa coleção, suas resenhas só aumentam a expectativa!

luizavaleiro 08/08/2020minha estante
nunca tinha escutado falar dessa trilogia e amei a resenha, ja quero ler!!!!

marianaremor 16/12/2012

Não vejo como começar uma resenha sem falar o quão péssimo foi o livro. Não pretendo passar spoiler nem nada, por isso irei direto ao ponto.
Enquanto lia Travessia, eu preferia dormir do que continuar - olha que eu amo ler. Acontece que a história é boa, tinha tudo pra ser incrível, mas a autora simplesmente não soube desenvolver. O livro fica naquela lenga-lenga de Ky e Cassia. Os dois estão naquela situação de "ai, eu preciso encontrá-lo(a), é a única coisa que quero", "Preciso saber a sua história", "Amo cada pedaço seu" e isso me irritou muito. O livro fica cansativo, a história se arrasta. Bastava umas 50 páginas dos dois separados, mais 50 com eles tentando chegar a inquisição, e o resto sobre a rebelião. Não tenho vontade alguma de ler a continuação. Depois de Travessia, não tenho mais esperança de que o próximo vá ser bom.
Prih 08/01/2013minha estante
Eu concordo totalmente. Li esse livro atropelando as palavras pra terminar de uma vez e não tô muito afim de ler a continuação. Uma pena pq o primeiro livro foi bom.

CooltureNews 05/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Não tenho palavras para descrever o quanto estava ansioso para ler esse livro, lembro que Destino foi o primeiro livro que recebi da Suma de Letras em decorrencia de nossa parceria e deste momento em diante tive a certeza que a editora e essa série em especial, entrariam no seleto grupo das minhas preferidas. Continuando com as "primeiras vezes", essa também foi minha primeira experiência com livros distópicos, que também acabou tornando um vicio, tanto que àqueles que acompanham o site a algum tempo, certamente já viram algumas outras resenhas minhas desses livros.

Em Travessia somos apresentados a um novo cenário, novos personagens e principalmente uma nova forma de contar a história, a narrativa é intercalada entre o ponto de vista de Cassia e Ky, o que funcionou muito bem durante o periodo em que eles estiveram em locais separados, a partir do reencontro esse método tornou a leitura um pouco confusa.

Em contra-partida, com esse novo método de narrativa tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Ky, seus pensamentos, medos, justificativas e a intensidade de seu amor por Cassia, gostaria de enfatizar a palavra pouco, afinal o personagem continuou extremamente misterioso. Alguns personagens fizeram falta nesta obra, realmente esperava ver mais o Xander e a questão do triângulo amoroso, responsável por algumas das melhores cenas no livro anterior.

Em Travessia, Cassia abandona a Sociedade e parte a procura de Ky através das Provincias Exteriores, o fato da trama não se passar dentro da Sociedade me desanimou um pouco, fiquei tão fascinado pela Sociedade em Destino que simplesmente esperava mais informações sobre a mesma. Compensando, de forma brilhante, a autora nos apresenta o outro lado, o de fora.

Travessia, como todo bom (ou não) segundo volume de uma trilogia manteve o padrão de ser uma simples obra de ligação entre o inicio e o final, a autora soube aproveitar muito bem o desenvolvimento do livro para colocar vários ganchos para o desfecho. Ansioso demais pelo desfecho desta história, série recomendadíssima.
Dand 19/07/2012minha estante
faz tempo q li destino e n to la mt ansiosa p ler esse. minha irmã leu, disse q n era ruim,mas tbm n era mt interessante

Camila 19/06/2012

Travessia
Infelizmente, nem a ação toda contida nesse segundo volume da série Destino foi capaz de me contagiar! A história é interessante e até que estou bem curiosa para saber o que vai acontecer. O meu problema é com os personagens. Desde o primeiro livro, peguei uma certa birra com a Cássia e com o Ky! Nennhum dos dois foi capaz de despertar a minha simpatia. Achei a Cássia completamente manipulável... E nem agora nesse segundo livro, mesmo com o amadurecimento dos personagens, consegui sentir qualquer empatia! Não em jeito, meu personagem favorito é o Xander!!

www.leitoracompulsiva.com.br
Lina DC 03/07/2012minha estante
Oi Camila, tudo bem?
Pois é, eu acho que a autora sacaneou demais o Xander.... rs
Beijos

Dand 19/07/2012minha estante
ainda n li esse,mas adoro o Xander. Já q a Cassia o dispensou, quero ele p mim!

Ana Carolina 03/04/2013minha estante
Ah, eu não acho Cassia manipulavel...se vc se refere ao fato de ela achar que se interessou pelo Ky por causa da sociedade...eu acho que não tem nada a ver. Tipo, ela simplesmente graças aquilo teve a oportunidade de ver ele, observar ele, e começar a gostar dele.

gleicepcouto 27/07/2012

[ resenhas ] Distopia sem firulas, só o essencial: belo texto e premissa interessante
Travessia (Suma de Letras) é o segundo livro da trilogia distópica de Ally Condie, Destino (o primeiro livro tem mesmo nome). A autora norte-americana liderou a lista dos livros mais vendidos do The New York Times com ambos títulos. Reached, o último volume da saga, tem previsão de lançamento nos EUA para Novembro deste ano.

Nesse livro temos a continuação da história de Cassia, uma jovem que sempre viveu sob os comandos das regras da Sociedade, sem questionar absolutamente nada. Aos poucos, porém, seus olhos vão se abrindo para a realidade à sua volta e, ao conhecer (e se apaixonar por) Ky, seu colega de colégio, Cassia percebe que as coisas não são tão perfeitas como a Sociedade faz parecer. (Leia resenha de Destino para entender melhor.)

O problema é que agora, em Travessia, Cassia e Ky estão separados. Cada um foi designado para um local diferente de trabalho. O objetivo de ambos, porém, é o mesmo: se encontrarem. À sua maneira, cada um faz o possível e o impossível para isso. Ky faz de tudo para sair de um local onde as aberrações são enviadas para morrer (Províncias Exteriores), enquanto que Cassia tenta de todas as formas ir para lá, em busca de Ky. Enquanto ele foge da morte por ela, ela corre para a morte por ele. Como os dois conseguirão sobreviver ao caos das Províncias Exteriores e ao amor que sentem um pelo outro?

Ally Condie mostra mais uma vez que menos é mais, que basta escrever bem e ter uma premissa interessante. Não há firulas nessa distopia. Há basicamente um texto belamente escrito, permeado de poesia e lirismo.

Ela acertou em cheio ao dividir os pontos de vista entre Ky e Cassia (ao contrário do primeiro livro, onde só víamos o mundo pela ótica da garota). Cassia continua a mesma mocinha bacana e agora com um plus: mais determinada que nunca, mas sem cair na dureza e na teimosia irritante. Quanto ao Ky, finalmente, pudemos ter um vislumbre do que realmente pensa e, bem... Ele é espetacular. Seu jeito introspectivo e sensível vem à tona misturado a doses de coragem e melancolia. É um personagem muito bem construído: complexo de uma maneira que você pensa que a atitude dele será A, mas aí ele faz B. Palmas. Conhecer mais do passado dele foi o ponto alto do livro. Que dó do menino, gente.

Aqui, o horizonte se expande. Há muito mais na Sociedade do que o amor impossível entre Ky e Cassia. Na verdade, Travessia nos faz olhar os personagens por outro prisma. Você pensava uma coisa de Ky, mas não faz ideia de quem ele realmente é, e do porquê de suas escolhas. O mesmo pode ser dito em relação à Cassia. Os sussurros aqui e ali sobre a Rebelião põem o casal, de certa forma, em lados distintos - e não esperávamos por isso.

Esse volume tem um pouco mais de ação que os demais, e Ally conduziu isso muito bem. Ela sabe que o foco de sua distopia não são aventuras vertiginosas etc e tal, mas sim o psicológico e a moral. Então, ela soube explorar as cenas mais agitadas no balanço certo.

Os personagens secundários que aparecem na história são bem vindos e importantes para trama. Nada de pessoas para encher linguiça e criar conflitos desnecessários. Tudo ali tem um motivo pra ser e isso é o que mais admiro na obra de Ally Condie: sua trilogia não é preguiçosa. Ela sentou, pensou e depois escreveu. Gastou o tempo dela para poupar o meu de ler séries gigantes, que ficam correndo atrás do rabo, feito cachorro doido (o que mais vemos por aí, atualmente).

Senti falta de Xander. Isso quer dizer que a autora conseguiu fazer um triângulo amoroso decente, onde a balança não pende mais pra um lado do que para outro. Mas o bacana é que o próximo livro vai ser recheado dele e, ao que tudo indica, vai mostrar uma faceta dele que sequer desconfiávamos existir. Ui. Adoro.

Suma de Letras, mais uma vez está de parabéns pela revisão do texto e por ter mantido a capa original, lindíssima. Só falta agora fazer melhor ainda e não demorar a publicar Reached no Brasil, já que a espera por Travessia foi de 9 longos meses.

Avaliação:
Valor: $20 a $30
Extra:

thata 26/06/2021

Travessia
O livro não é ruim, mas não me prendeu tanto como o primeiro. A história fica bem cansativa e o lugar onde se passa, pra mim, foi bem difícil de idealizar.
Não tô muito afim de ler agora, mas espero que o terceiro seja melhor

Lanny 25/04/2021

Interessante
Interessante de um jeito bem despretensioso. Não é um best seller, mas não é tão ruim quanto as resenhas me fizeram acreditar. Acho que não gostei mais pq esse tipo de história em que os personagens dizem que sabem uma coisa mas que não vão dizer e fica enrolando pra contar depois e vc fica desconfiando de tudo e de todos não é realmente minha preferência

LaAsa13 17/02/2024

Travessia
Mais um livro distópico e romântico para adicionar à lista. Gostei bastante e não vejo a hora de ler o final dessa esplêndida trilogia!

Vanessa Vieira 06/09/2012

Travessia_Ally Condie
Em Travessia, segundo volume da trilogia Destino, de Ally Condie, o futuro de Cassia não é tão certo e preciso quanto um dia a Sociedade traçou. Assim que ela fica sabendo que Ky foi exilado para as Províncias Exteriores, resolve partir em seu encalço. Tudo leva a crer que Ky não irá sobreviver aos perigos que se apresentam, causando forte temor em Cassia. Mas, quando ela chega às Províncias, descobre que ele fugiu para os cânions, mesmo não sendo um refúgio certo e 100% seguro.

Em meio a um local selvagem e em que vários lutam, com todas as fibras do seu ser pela sobrevivência, Cassia vê nascer a esperança em seu coração. Apesar do cenário caótico e cercado por carnificina, ela consegue testemunhar os primeiros sinais de uma rebelião que avança lentamente, intitulada Insurreição, e que promete uma vida diferente e livre dos moldes impostos pela Sociedade. Ela está disposta a tudo para reencontrar Ky, arriscando até mesmo a própria pele, e irá ter muitas surpresas em seu caminho. E Xander, seu melhor amigo, traz algumas novidades que causarão uma verdadeira reviravolta em sua forma de pensar.

Travessia é narrado em primeira pessoa, tanto por Cassia quanto por Ky, e isso acabou dando mais fluência e flexibilidade no enredo. Neste livro, acontecem várias rupturas que estávamos aguardando em Destino, dando mais ação à história e a tornando até mesmo, eletrizante. Nas Províncias Exteriores, os exilados vivenciam terrores e atrocidades de uma Sociedade mascarada e cruel, que define a grosso modo o que é melhor para os seus habitantes, escondendo e exterminando o que consideram expurgo e abominação.

Cassia está mais madura e luta pelo que deseja de forma voraz. Como a própria capa descreve, ela rompe a bolha ao seu redor, e passa a visualizar o mundo de outro âmbito, cruel e implacável, totalmente o oposto do universo bucólico que a Sociedade apresenta. Surgem à tona algumas notícias que mexem bastante com ela - sobretudo - com o seu coração.

"Se você ama alguém, se alguém ama você, se essa pessoa te ensinou a escrever para que você pudesse falar, como é que você poderia ficar de braços cruzados, sem fazer nada? O melhor é tirar suas palavras da terra e roubá-las do vento.

Porque quando você ama,não há o que fazer. Você ama e não tem como voltar atrás."

Ky se mostra um personagem ainda mais guerreiro, e muitos dos flashbacks que ele descreve ao lado de sua família, são emocionantes e impactam o leitor. Ele também esconde alguns segredos, que serão revelados mais rápido do que imaginaria, e poderão mudar o curso de sua vida.

"Lutei porque em Cassia encontrei a paz. Porque eu sabia que podia encontrar repouso no toque dela, que de alguma maneira me queimava e purificava ao mesmo tempo."

Não sou muito fã de distopias e ficções científicas. Na verdade, a maioria dos títulos do gênero que li, não me agradaram. Mas, desde Destino, tive uma percepção diferente e acabei gostando do enredo. Creio que o fato de Ally Condie trabalhar bem o romance, e não ficar só naqueles cenários undergrounds e futuristas foi o que me fez ser conquistada pelos seus livros. Travessia é muito mais arisco do que Destino, e nos surpreende positivamente, fazendo com que em determinados pontos, vivenciemos as aventuras ao lado dos personagens. Foi um livro que superou e muito as minhas expectativas e que recomendo!

dany 12/12/2021

essas ?guerras? são muito mal explicadas e não sinto que tenha explicação do contexto da história. tem um inimigo ok mas como isso surgiu? por que? não sei se eu deixei passar algo ou realmente não foi explicado. também é estranho uma rebelião aceitar as pessoas assim tão fácil, não sei, mas acho que foi muito fácil essa parte, porém a escrita da autora não me deixou cansada

Fer 16/04/2021minha estante
Menina você falou tão bem dessa trilogia, que acabei colocando na minha lista. Espero gostar muito. ?

LS0 16/04/2021minha estante
Ahhh que bom.