Filho Teu Não Foge à Luta

Filho Teu Não Foge à Luta Fellipe Awi

Resenhas - Filho teu não foge à luta

Vinicios 03/06/2012

Excelente!
Grande leitura para os fãs de MMA, tanto para os mais antigos quanto para os novos. Um dos pontos fortes do livro é justamente o fato de o autor não estar ligado diretamente ao esporte, o que atesta a sua imparcialidade. Como ele mesmo se definiu, "alguém que nunca vestiu um kimono na vida". Desde a origem do MMA com os desafios entre praticantes de jiu-jitsu e outras artes marciais, até a recente chegada do esporte ao mainstream passando pelo período do "vale-tudo"; o livro mostra seus personagens, polêmicas e ídolos tudo relatado minuciosamente. Recomendo.

Junco 05/08/2012

Luta!
Finalmente um livro que merece estar na prateleira (e principalmente ser lido) por todos àqueles que gostam de luta. Digo "luta" porque é disto que o livro trata, a história das lutas no Brasil (e porque não no mundo) e não só do MMA. Confesso que acreditava ter um nível razoável de conhecimento neste esporte, mas o livro não só me abasteceu com toneladas de boa informação como também fez com que eu navegasse na internet atrás de desafios, eventos e filmes antigos que anteriormente não me chamavam atenção... Em alguns aspectos o livro deixa à desejar, falando demais nos Gracie e deixando de lado (ou falando muito pouco) sobre ícones como Wanderlei Silva. Outro aspecto que incomoda um pouco é as idas e vindas no tempo que te deixam confuso, pois você está lendo sobre os anos 90, vai evoluindo e, de repente, está de volta aos anos 80.
No geral, livro muito bom, conduzido de forma imparcial e extremamente profissional, além de utilizar uma linguagem fácil e agradável. Poderia, dentre os índices que oferece, ter um guia das lutas descritas no livro, para que pudéssemos encontrá-las com mais facilidade na internet, mas nem isto torna o livro menos relevante...
Vale as cinco estrelas e lugar de destaque entre meus livros favoritos!

Lucas 19/08/2012

Muito Bom
Livro excelente pra quem quer conhecer a história do MMA desde seu início,além de contar com diversas histórias de vários lutadores brasileiros.Livro super recomendado para os amantes de luta.

Diego 18/11/2021

O livro perfeito para os admiradores do MMA (ou de artes marciais em geral)
Este livro me surpreendeu positivamente.

Eu esperava uma reportagem sobre a presença de brasileiros no MMA (com depoimentos e bastidores do esporte); nada mais. Comprei no balaio de um sebo por um valor bem camarada... E não é que o livro é bem mais que isso?

"Filho Teu Não Foge à Luta" de Fellipe Awi na verdade traça a origem do esporte MMA desde as brigas de rua no Rio de Janeiro dos anos 1980 -- com a treta entre Jiu-jitsu e luta livre. O livro revela inclusive detalhes da história da família Gracie (indo além da participação deles na criação do UFC). Vemos aqui como o Brazilian Jiu-jitsu nasceu, cresceu, "tomou conta" do Rio em dado momento e depois ganhou os EUA com Rorion Gracie, até finalmente impressionar o mundo com as vitórias surpreendentes de Royce Gracie no UFC 1. Saber dos detalhes dessa história é motivo suficiente para se ter o livro, caso você seja um entusiasta das artes marciais.

Você encontrará também neste livro o registro pormenorizado de como o UFC saiu de um torneio de "vale tudo" mesmo, quase briga de rua, para um evento gigantesco e milionário com regras bastante rígidas hoje em dia. E o mais importante (na verdade o que está por trás do texto inteiro): a participação do Brasil desde o começo de tudo.

Pode-se dizer de certa forma que o MMA nasceu no Brasil, como o futebol nasceu na Inglaterra e o basquete nos EUA. Evidentemente que artes marciais mistas (como conceito) não é uma invenção brasileira... Digo que o torneio, o desafio, esse sim tem um DNA brazuca. Lendo este livro você verá isso.

É inevitável terminar a leitura com uma pintada de orgulho da capacidade brasileira em formar guerreiros. Temos atletas que vencem desafios impensáveis dentro de seus esportes, e no MMA não foi diferente. Há histórias comoventes aqui (como a do Júnior Cigano e a dos irmãos Nogueira). Mas fica também uma pontinha de raiva quando se lê o último capítulo do livro e Awi descreve a perspectiva de atletas brasileiros hoje em dia, diante do gigantismo do UFC (controlado pela Zuffa de Dana White). Tal qual no futebol, restou aos brasileiros a condição de exportadores de know-how para os gringos. As melhores cabeças (punhos e pés!) saem daqui para tentar ganhar mais lá fora e com isso acabam treinando os gringos que depois lutam contra os brasileiros! Lógica fria do dinheiro...

Valério 19/07/2012

Livro de pit bobos
Não li o livro todo. Não teria paciência para continuar lendo as bobagens que li.
No capítulo que, aleatoriamente li, tudo que contém são histórias da geração da família que não foge de uma briga de rua.
De vingancinha..

O caso contado é de um dos membros do "clã" (olha aonde chega a baranguice e o clichê: Chamam de clã!), que mexeram com uma mulher que tinha namorado. O namorado achou ruim. Eles, em maior número, voltaram para bater no cara. Acabou que um deles apanhou do cara (eles não sabiam que o cara também era lutador).
Voltaram então para revidar.
Depois, ainda invadiram a academia onde o cara treinava e arrumaram uma briga generalizada.

Tipo de leitura de pit bobos para pit bobos.

Além de incitar a violência, o que os verdadeiros lutadores dizem que não se deve fazer.
Há quem goste, vá lá. Tem gente que adora uma briguinha. Se você é desses, vai adorar este livro e vibrar. Caso contrário, tem tanto livro interessante para se ler...

Frederico.Coqueiro 31/01/2013

Esses filhos nunca fugirão!
Um livro para os amantes de MMA ou simples curiosos como eu.
Fellipe Awi nos conta a história deste esporte tão amado em todo o mundo e odiado por muitos.
Com texto simples, e reportagens e entrevistas integradas ao texto, você enxergará este esporte com outros olhos e até mesmo se sentirá íntimos da vida de alguns lutadores.

Gabriel Vitorino 06/05/2016

Resenha do Livro Filho teu não foge a Luta
Filho teu não foge a luta é um livro do jornalista e repórter do canal SPORTV, Fellipe Awi no ano de 2012. O livro fala da históriado MMA - Mixes Marcial Arts (Artes Marciais Mistas em português),sobre um ponto de vista brasileiro, como dito em seu subtítulo: Como os brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial. Dividido em quinze capítulos o livro se desenvolve em idas e vindas no tempo, que compara os anos iniciais que envolvem a modalidade os principais eventos que acontecem nos dias de hoje.

Dionelson 25/01/2013

+10 pontos de respeito pelo jiu-jítsu
O livro mostra uma evolução de um dos evetos que mais rendem dinheiro no mundo contando desde a origem da arte marcial base do MMA até os dias de hoje.

Alguns podem considerar a familia Gracie, uma familia de brigões idiotas que queriam provar a todo custo que o ji-jítsu era a maelhor arte marcial do mundo já inventada. Mas qual arte marcial que existe não teve a sua época de querer ser a melhor? Todas as modalidades de lutas sobreviveram graças aos desafios que erma feitos em academias rivais. O problema foi que com o jiu-jítsu já existia a mídia em vídeo, que fez com alguns casos parecesse mais brigas de rua causadas por motivos bobos. Claro que existem os casos que devem sim, ser considerado crime, o maior exemplo foi Ryan Gracie.

Hoje o UFC está do jeito que está, 1º por causa dos atletas brasileiros que conseguem render boas lutas, tanto no midcard com card principal, 2º por causa da mente brilhante de Dana White que soube administrar a situação com os irmãos Fertitta e 3º principalmente por que os outros eventos não conseguiram se adequar à profissionalização do esporte.

Se fosse com na década de 90 ou antes, TODOS as artes marciais seriam banidas do mundo.

Antonio Maluco 02/09/2017

Esporte
foi legal ler as histórias de vida do lutadores do MMA mundial