Trotski

Trotski Paulo Leminski

Resenhas - Leon Trotski

cid 29/07/2020

A vida é bela
Li várias biografias de Trotsky e também a sua autobiografia Minha Vida. Assim, não sou exatamente uma novata no assunto. Mas, a visão de Paulo Leminsky é original. Ele começa dizendo que para entendermos a Rússia devemos ler Os imãos Karamazovi. Sorte minha que acabei de ler o livro e o mangá."Quando um dos Karamazovi mata o pai,começa a revolução russa, esse terremoto histórico, onde Trotsky teve um papel decisivo."
E Leminsky nao aliviou para Trotsky lembrando decisões duríssimas que tomou como comissário da guerra.
Mas, o que lembro quando o assunto é Trotsky é o seu testamento do qual transcrevo algumas linhas.
"A vida é bela. Que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam gozá-la plenamente."

buca 28/10/2009

Sublime, apaixonante.
Leminski nesse livro genial não faz apenas uma "biografia apaixonada" de Trótski: ele consegue descrever o contexto da Rússia antes, durante e após a revolução de 1917.
Mostra que a revolução foi feita pelos intelectuais, porque "triste ironia, somente os bem-alimentados são capazes de lutar".
Ao narrar a trajetória de Trótski, Leminski apresenta os desdobramentos de uma revolução, que acreditava-se, seria apenas a pioneira.
Os sonhos de Trotski, de revolução permanente, contudo, não se concretizaram.
Em 1924, com a morte de Lenine, Stalin ascende ao poder e começa uma fase de fuga do criador do famoso Exército Vermelho, que acaba sendo assassinado no México.
É impossível não se apaixonar por sua vida contraditória, fugaz, envolvente e pela escrita de Leminski.
Taís Brasil 01/03/2012minha estante
Eu quero os mal-alimentados é do meu lado,por isso não concordo com esta frase,mas a biografia é perfeita e me fez amar ainda mais a força do guerreiro (contraditório e apaixonante) Trótski!!