Contos de amor de loucura e de morte

Contos de amor de loucura e de morte Horacio Quiroga

Resenhas - Contos de Amor, de Loucura e de Morte

cynthiadrielle 22/03/2024

Excelente!
Horacio Quiroga provoca uma miríade de sentimentos e reações com esses contos: horror, nojo, perplexidade, angústia, todos se misturam, nos instigam, transformam essa leitura em uma verdadeira experiência. Estou ansiosa para ler mais do autor.

Ginete Negro 2.0 28/02/2024

Quiroga sempre é cinco estrelas
Aqui temos uma amostra do universo de contos de Horacio Quiroga. Na verdade, temos boa parte do melhor daquilo que o autor produziu. Contos relativamente curtos e definitivamente certeiros, alguns macabros, outros de desilusão e até um conto bem humorado, o "A meningite e sua sombra", uma graça de se ler. E não deixo de pontuar "Uma estação de amor", "A galinha degolada", "O Travesseiro de Plumas" (que tem um dos melhores inícios para um conto de mistério), "À deriva" e "O mel silvestre", que poderá traumatizar o leitor acerca de formigas.

Livro altamente recomendável.

Clara 14/01/2024

Diferente
Leitura bem diferenciada. Não costumo ler contos, mas foi uma experiência interessante. Meus favoritos foram ?o solitário? e ?a meningite e sua sombra?. Tem um tom de suspense e uns plots massa

Amanda1983 11/01/2024

Contos de amor de loucura e de morte
Esse livro me surpreendeu do início ao fim, cumprindo e superando minhas expectativas, por mais que não sou acostumadas com livros desse gênero o Horácio Quironga fez jus com o título do livro mostrando diferentes formas de amar e odiar, loucuras que não são esperadas e mortes de maneiras que você não estava esperando, a maioria dos contos me prenderam a atenção do início ao fim, e criando várias hipóteses de como esse conto acabaria, qual seria o tipo de morte?enfim trazendo várias hipóteses até ter uma conclusão,e os meus contos preferidos foram: ?o primeiro cigarro?, ?cão raivoso?, ?a meningite e sua sombra? e ?galinha degolada?
Além dos contos, a obra e vida de Quironga também trás grandes reflexões com suas conquistas e tragedias.

Mama 17/09/2023

Primeira experiência com um autor uruguaio
Gostei bastante dos contos, apesar de algumas pontos problemáticos para os dias atuais, que eu entendo serem características da época na qual o escritor viveu e deu vida a suas histórias. Ler sobre a vida dele e sua obra no final do livro foi a cereja do bolo! Amo essas edições da Abril, são velhas, mas têm uma riqueza ímpar!

Maysa 10/01/2023

estranhamente mto bom de ler apesar de toda bizarrice tem uma escrita que prende o leitor, eu simplesmente sou viciada nesse livro desde a adolescência.

Gabi.Marinho 25/08/2022

Sem muitas expectativas fui completamente supreendida pelas tenebrosidade descritas. De início foi difícil lidar com um enredo tão sombrio, mas aos poucos fui conquistada e cheguei a me deparar com a incrível capacidade do homem de amar e em mesma proporção também odiar, quão poderosa é a mente de um sonhador e quão longe a loucura pode levar. Horácio tinha razão, a vida real é suficiente para nos surpreender a cada dia.

Sidneia.Ruthes 02/06/2022

Contos
Os contos do livro fazem jus ao nome são sobre loucura, amor e morte bem curtos e bons de ler. Uma leitura bem agradável recomendo o último conto foi o que mais gostei por ser uma história de amor diferentes da que são li até hoje.

Tônia 22/01/2022

Contos de desgraças, fatalidades e amores
Contos para quem gosta de bizarrices, me surpreendi com a criatividade do autor, não sabia que uma pessoa conseguia pensar em tantas mortes e desgraças diferentes ,mas como nada é perfeito, achei que os contos do meio são muito parados em relação aos primeiros, e por isso demorei um pouco mais do que o normal para ler, mas fale super apena aturar alguns contos mais "normais" para ter a oportunidade de ler os primeiros contos que contam com algumas das melhores histórias sangrentas e de certa forma tristes que já li.

Sara 08/08/2021

Contos de Amor, de Loucura e de Morte
Ganhei o livro de presente, anos atrás, e me forcei a terminá-lo pois não gosto de desperdiçar livros. Que sofrimento. Eu particularmente não gostei de nenhum conto. São bem escritos porém macabros além do necessários e algumas vezes (pra mim) sem propósito. Não leria de novo e estou feliz de ter terminado com essa "obrigação".

Jussara26 23/06/2021

Num geral, gostei bastante.

Uma estação de amor - 4/5;
Yaguaí - 3/5;
Os pescadores de vigas - 3/5;
O mel silvestre - 3,5/5;
Nosso primeiro cigarro - 4/5;
A meningite e sua sombra - 3,5/5.

Sandra452 14/06/2021

Contos
Olá, amigos leitores!
Hoje quero compartilhar com vocês este livro de contos do autor uruguaio Horacio Quiroga.
Eu não conhecia o autor, mas ganhei este livro de presente de aniversário do meu amigo e grande leitor @virgiliomoreira2506 .
O livro, o primeiro de contos do autor, traz 18 contos pequenos, fáceis de serem lidos e entendidos. Em suas linhas, os contos trazem o encontro do amor, da loucura e da morte, temas característicos da obra de Quiroga. Sua primeira edição foi em 1917.
A obra apresenta também uma importante Introdução, que nos apresenta a vida e a obra do autor que, diga-se de passagem, foi marcada por muitas tragédias. Essas informações nos ajudam a compreender melhor a produção literária de Horacio Quiroga.
Eu gostei muito da leitura! Para quem gosta de ler contos e para quem gosta de conhecer autores estrangeiros, fica aí uma ótima sugestão.

Santhi 08/06/2021

Para quem gosta de histórias bizarras, marcadas por um horror pautado na realidade com consequências e ressonâncias psicológicas. Foi lindo de se ler. Recomendo pela narrativa certeira, surpreendente e marcada do Horácio Quiroga e pelo que fica quando se acaba de ler cada um dos contos, como o próprio autor diz, fermentando na alma do leitor. O último conto foi meu preferido e o jeito perfeito de encerrar.

André 23/01/2021

Acredito que um nome mais apropriado para esse livro seria: "Contos de Desgraceira de Decepção e de Fatalidade". É impressionante como todos os contos terminam na merda, só tragédia e sofrência.

Claro que lendo a introdução do livro dá pra entender, a vida do autor foi uma bela desgraceira também, aí faz sentido isso estar refletido na sua escrita. Aliás, na sua habilidosa escrita, o que torna o sofrimento ainda pior, pois consegue te fazer se sentir na pele dos pobres atormentados que ele tanto fez sofrer nos contos.

Também é interessante ler um livro "pessimista", dá uma nova perspectiva de análise, justamente pela maioria dos contos trabalhar essas infelicidades no desenvolvimento da trama. Minha crítica é que em alguns contos a narrativa seguia um certo caminho e no final, na última página mesmo, ele despejava um sofrimento absurdo e aleatório, coisas totalmente desconectadas do resto da estória, parece que só pra ter mais tristeza.

Outro ponto negativo é que o autor reproduz em alguns momentos comentários machistas e elitistas. Não são comentários conscientemente odiosos, a la Monteiro Lobato, parece mais uma reprodução do pensamento médio da época. Nas, de qualquer jeito, eu não sou da época dele e me incomodei com essas passagens, que também não são muitas.

No geral, recomendo a leitura desse livro, apesar de certos incômodos. Mas é bom estar ciente de que é um livro extremamente pessimista.

Dani Gama 21/01/2021

Livro que me arrependi de ter comprado
Eu imaginei algo totalmente diferente do que li, claro que é totalmente pessoal e tem gente que gostou do livro, eu achei bem ruim. Gostei apenas do último conto.