O clube da meia-noite

O clube da meia-noite Christopher Pike

Resenhas - The Midnight Club

1 | 2 | 3 | 4

pedro 21/10/2021

esse livro me surpreendeu muito, esperava uma coisa meio vintage teen horror mas recebi algo bem dramático e triste e simplesmente AMEI isso. por mais que a estrutura do livro não seja perfeita e algumas vezes cenas deles contando histórias fictícia (?) tenham mais foco que as interações deles isso não fica maçante nem repetitivo porque servem como uma ferramenta pra mostrar como os personagens sentem necessidade de fugir um pouco dessa realidade tão difícil que eles tem que enfrentar.

Jess 24/03/2023

Não ter gostado muito do livro foi totalmente minha culpa, de diversas formas.

A principal delas é que eu assisti a série da Netflix há um tempo e nada realmente me surpreendeu aqui. Na verdade, até acho que a adaptação foi melhor, com mais desenvolvimento de histórias e personagens, sem contar a inclusão de momentos sobrenaturais que no livro não existe. E acho que foi esse último ponto que me deixou realmente triste. Estava esperando uma história de terror, para ser bem honesta, mas isso, novamente, foi culpa minha, colocando expectativas em cima de livros e depois me decepcionando.

Porém, não achei que seria o tipo de livro que foi. Não estava esperando as histórias sobre vidas passadas e a personalidade da personagem principal que, mesmo estando morrendo, é insuportável. As histórias do clube não eram nada interessantes, e nem o clube em si foi muito importante, lendo essas cenas o mais rápido possível para terminar o quanto antes. Mal consegui conhecer os personagens, pois é um livro curto e que não se aprofunda em quase nada no desenvolvimento, por isso que quando eles morriam, eu não conseguia sentir nada.

Jackie! 03/10/2022

Não entrega o que promete!
Tinha altas expectativas para esse livro, após ler a sinopse e com o lançamento da série vindo aí, eu esperava coisas sobrenaturais e assustadoras, mas tá mais para um livro melancólico sobre adolescentes tristes e doentes. Até consegui me apegar um pouco aos personagens, mas boa parte do livro foca nas histórias fictícias que eles contam uns para os outros e as relações pessoais deles acabam sendo deixadas para escanteio.
No mais, eu acho que não é um livro ruim, só é diferente do que se propõem a ser.

Evaldo7 29/03/2023

Uma história para ser contada.
#dll23: com história de teor psicológico.

"- Eu pertenço a você! - disse Evaldo, segurando uma xícara com agua, dando inicio a nossa tradição no clube.

Meus amigos, hoje eu tenho uma história que vai deixá-los arrepiados e talvez um pouco emocionado. Ela começa em um lugar sombrio e misterioso, uma casa de repouso chamada Rotterdam Home. Lá, vivem adolescentes com doenças terminais que passam seus últimos dias de vida. Mas essa história não é sobre eles, é sobre um grupo de jovens que se reúne nessa casa para contar histórias de terror, romance e um pouco de sangue, formando assim o Clube da Meia-noite.

Os membros do clube são cinco jovens corajosos e destemidos: Ilonka, Kevin, Sandra, Anya e Spencer. Eles eram conhecidos por suas histórias de horror e também de romance. É por meio dessas histórias que conhecemos um pouco de cada um e também de como eles lidam com a possibilidade da morte eminente.

Numa determinada noite, em uma acalorada discussão sobre uma história do Kevin, surge a ideia de fazer um pacto. E não é um pacto qualquer, meus amigos. O pacto era que o primeiro que morrer, deveria voltar do além túmulo para contar o que existia no depois.

(Evaldo ficou em silêncio).

- Você não vai continuar a história? Injusto você terminar a história nessa parte. - disse um membro da reunião.

- Vou continuar sim, mas não hoje. Outro dia eu volto com o final dela. - disse Evaldo, encerrando a reunião"

vica 19/05/2023

Um tanto quanto mórbido.
Esse livro foi uma surpresa, só não decidi se boa ou ruim.

Primeiramente eu estava esperando um terror ou um suspense, e recebi um drama, o que me pegou totalmente desprevenida.

O autor montou um bom cenário, mas de fato, não entendi a mensagem que ele quis passar.

O clube, com as histórias contadas de cada personagem, pegam facilmente, metade do livro. A morte de um deles, que pela sinopse, da a entender que vai ser um mistério a ser desvendado, e na realidade, fica bem longe disso. A questão de vidas passadas, que foi muito bem escrito, e que deu o impacto (ou desconforto), que acredito que tenha sido proposital.

Foram tantos assuntos importantes, tratados (ou jogados) de maneira tão rápida nessas duzentas páginas, que de fato, fiquei sem compreender a lição que o autor, quis transmitir. Eu realmente, espero que ele queira ter passado alguma moral nessa confusão toda.

MAS, não é um livro ruim, o jeito que o Mestre, é tratado, as conversas dele com a Ilonka, trouxeram um paz, e a certeza que todos estão bem do outro lado.

Fiquei curiosa para assistir a série.
pieguimaraes 19/05/2023minha estante
a série passa a mesma sensação de ?falta? que parece ter sentido na leitura? todo momento que parece que vai aprofundar, esvazia de novo.

readwithjuly 01/07/2022

queria terror, mas recebi tristeza
em ?midnight club? acompanhamos a história de um grupo de amigos internados em um asilo hospitalar por cada um possuir algum tipo de doença terminal.

lá eles decidem montar o ?clube da meia-noite?, assim, toda noite eles se reuniam para contar histórias de violência e terror, de vida e morte, mas que mostram alguma relação com a realidade.

minha opinião: eu esperava algo muito mais assustador, até pela capa do livro, pensei que envolveria algum dos amigos voltando e aterrorizando eles, mas não, o livro foca muito mais no que esses adolescentes tiveram que lidar ao serem diagnosticados com doenças terminais e como isso determinou o que eles são agora.

não que isso seja um subgênero do terror que é ruim, mas achei muito mal explorado pelo escritor, talvez pelo tamanho do livro ser relativamente pequeno, senti tudo muito raso e se o terror se propõe a ser algo mas psicológico/filosófico não tem como ele ser raso e ser bom.

por fim, hora da militada, pra fechar com chave de ouro o livro foi escrito em 1994 por um homem branco cis não PCD e realmente parece ter sido escrito nessa época e por um homem branco cis não PCD, ou seja, é recheado de coisas que ele nunca sentiu na pele e nem mesmo pareceu ter pesquisado sobre antes de escrever.

nota: ??

Aline221 01/12/2023

Meu livro preferido de todos os tempos
Se eu pudesse agradecer pessoalmente ao Mike Flanighan por ter criado uma série baseada nesse livro e ter plantado na minha cabeça a sementinha da curiosidade que me fez ler esse livro, eu faria.
Nunca imaginei que essa leitura juvenil, teria o potencial de se tornar o livro mais lindo que eu já li na minha vida, talvez por razões pessoais, ele tenha tocado em lugares muito sensíveis em mim, mas se hoje você me perguntar qual o livro que explica o amor, eu diria que é esse!
Só espero que sejamos agraciados com mais traduções dos livros do Christopher Pike, gostaria de ler tudo o que existe desse autor, mas infelizmente meu inglês deixa a desejar.

Bruna Lima 19/12/2023

Acho interessante avisar desde já que esse não é um livro de terror necessariamente, mas é um drama, cujas histórias contadas pelos personagens são tanto quanto macabras e de suspense.

Entretanto, não desanime, por mais que a série do Mike Flanagan nos passe essa impressão, vale a pena continuar a leitura, pois, essa cresce ao longo das páginas.

Gostei bastante da proposta do autor em nos apresentar uma trama, em que um grupo de adolescentes se reúne para contar histórias, esses que estão em uma clínica-casa para pessoas em estado terminal. É nesse ponto que me pego pensando se não é aqui onde ?está o terror?, digo isso, pois, afinal esses jovens terão que lidar com algo que é bem maior do que apenas os dilemas das adolescência, mas também com a finitude da vida e a iminência da morte, assim, me faz refletir: o quanto isso pode ser assustador?Ou não, dependendo do ponto de vista, penso que, essa leitura nos permite várias reflexões e divagações.

Quanto aos personagens gostei bastante de alguns, de suas histórias, características e do entrosamento entre eles, inclusive, por mais que o livro seja ?redondinho?, adoraria ver um pouco mais de história, sendo isso, o único aspecto que considero que deveria ser mais explorado.

Enfim, vale muito a pena conhecer, foi uma leitura gostosinha e triste, que me surpreendeu demais!!

Rebeca 08/10/2022

Dramaticamente belo!
Se você que ler esse livro pelo Terror, então ele não é pra você! Esse livro não é um terror. No máximo, um terror pelo drama e a situação que esses jovens vivem! E em meio a dor, surge um questionamento da parte deles: ?Será que existe vida após a morte??
Nenhum deles quer morrer, todos tem sede pela vida, mas se encontram em uma situação terminal!

?Mas o Midnight Club era diferente. Era sobre a vida ? às vezes uma vida extremamente violenta, é verdade ? não sobre a morte. Como tinha começado? Nenhum deles tinha certeza. Spence disse que foi ideia dele, mas Ilonka achou que Kevin tinha sido o primeiro a trazer isso à tona. Então, novamente, Kevin disse que ela era o cérebro por trás disso. Fosse o que fosse, a ideia tinha clicado instantaneamente.?

Eu amei esse livro, pelas questões e debates que ele levanta. Ler todas as histórias contadas? os personagens tem tanta vontade de viver, que acabam vivendo da forma que podem, através dos seus próprios sonhos e anseios.

"Eu não sei sobre ter uma alma. Às vezes tenho certeza que devo ter uma. Outras vezes sinto que não há nada dentro. Mas acredito que o amor sobrevive. Que o amor que sentimos em nossas vidas não desaparece. Que Deus o acompanhe, o guarde para que esteja sempre lá, mais e mais amor no universo. Então, talvez, cada vez que voltamos, haja um pouco mais de amor esperando por nós."

Essa foi uma leitura incrível e surpreendente. Vá de coração aberto para conhecer essa história e sem muitas expectativas. Esse livro não se resume a série de TV. E é até um pecado fazer isso.

Rafael.Tadeu 26/02/2023

Esperava terror e recebi depressão.

Olha esse livro é o suco do Gatilho de morte,se vocês tem,passem longe pois apesar de tentar ser leve o livro é pesadão e me deixou depre.

Não sei dizer se gostei ou se me traumatizou,tem algumas passagens bonitas e tudo te faz pensar de como lidamos com a vida e a morte .

Talvez se eu lesse já esperando um livro sobre isso eu aproveitasse mais por estar preparado para esse tipo de tema,mas não foi o caso.

Rafael 07/10/2022

Esse não é um livro de terror.
Se você chegou até The Midnight Club por conta da série da Netflix e na esperança de encontrar o terror da adaptação, você vai se decepcionar. Esse livro não é um suspense, mas sim um drama. Acho importante ressaltar porque o li também já sabendo disso, o que impediu uma decepção.

Mesmo sendo um livro curto, o que faz muitas coisas parecerem rasas e/ou corridas, Christopher Pike conseguiu construir uma trama e personagens melancólicos e nos fazer se importar com eles. As histórias contadas no Midnight Club são mais uma forma dos personagens se abrirem, com os amigos e com eles mesmos, e o final não foge da essência do livro - o que deixa tudo ainda mais triste. Meus favoritos foram Anya e Spencer, mas não diminui o quanto gostei de Ilonka, Kevin e Sandra.

Se eu dissesse que não queria ter visto o toque de terror estaria mentindo, mas ainda assim curti muito a leitura e acho que essa sempre foi a intenção do autor - o lance de ser um "suspense" foi mais do marketing da editora. Ainda não finalizei a série, mas pelos episódios que vi, Mike Flanagan fez um ótimo trabalho trazendo esse terror "faltante" junto com o drama. É visível que ele é mesmo fã da livro e do autor - como ressaltou em entrevistas - e seu respeito por essa "mitologia".

iammoremylrds 05/11/2022

gostei bastante da obra principalmente no grande enfoque que se dá no drama, levantando diversas questões, muito melancólico, ótimo para se passar o tempo, possuindo alguns leves toques de terror

Edu 05/01/2023

O livro, apesar de curto, é muito completo no que se propõe. Não leia esperando muitas semelhanças com a série da netflix, ele é único e muito bom. Traz as histórias contadas no clube e um relacionamento entre os personagens bem desenvolvido.

O final encerra a história de uma forma linda e triste kkkkkkkk, mas digno de toda a história e de toda a passagem da Ilonka durante toda a trama. Em resumo, é perfeito!
Isabela 06/01/2023minha estante
Você deixou minhas expectativas altas hein? ansiosa pra ler!

Thaisa 02/11/2023

Ilonka é uma adolescente que, após descobrir que está com um câncer agressivo e terminal, encontra refúgio em Rotterham Home, um local onde diversos jovens perto da morte vão para viver seus últimos meses, semanas ou dias. Lá, além de tentar buscar sua própria cura e ter experiências com pessoas de sua idade e que estão passando pelo mesmo que ela, Ilonka acaba fazendo amizade com um seleto grupo denominado "O Clube da Meia-Noite": todas as madrugadas, à meia-noite, eles se reúnem para contar múltiplas histórias que, de certa forma, refletem exatamente aquilo que eles estão enfrentando. Porém, numa noite especial, Ilonka, Kevin, Anya, Spencer e Sandra decidem fazer um pacto muito especial: o primeiro entre eles que deixar esse mundo terá a missão de dar algum sinal do além, mostrando que existe vida após a morte.
O meu interesse em ler esse livro vem desde que assisti a série homônima de Mike Flanagan (um de meus diretores e roteiristas favoritos), baseada na obra de Pike. Portanto, apesar do seriado contar com outras histórias paralelas, eu já sabia o que esperar do material original. No entanto, creio que a sinopse é errônea, capaz de fazer com que o leitor que não tem familiaridade com o enredo acredite que esse será um livro cheio de histórias assustadoras, fantasmas e sustos... O que não acontece.
"O Clube da Meia-Noite" é muito mais focado em dramas pessoais, no poder da amizade, no amor que sobrevive através das muitas vidas e nos pequenos momentos de alegria contrastados com a devastadora certeza que a morte está próxima. Assim, confesso que me emocionei bastante ao longo da leitura: é doloroso conhecer personagens tão distintos entre si, mas que vivem a dura realidade da doença, da dor, do sofrimento, da perda, do luto e da brevidade da existência.
Com temas pesados e necessários para a época em que foi escrita, a obra infelizmente peca no quesito estético: a escrita do autor não me conquistou, deixando a desejar, já que consegue ser poética, mas se beneficiaria de mais aprofundamento.
Os personagens são interessantes (uns mais que outros), o romance principal é clichê, mas fofo, e apesar de ter meus problemas com a protagonista, acabei entendendo a forma como ela encara a vida, a morte, o amor e o adeus. Mas achei que algumas histórias contadas no Clube são arrastadas, mesmo com paralelos curiosos - e o livro realmente se demora mais nisso do que no pacto entre os amigos e seu desenvolvimento, algo que eu adoraria ter visto mais!
Sendo objetiva, "O Clube da Meia-Noite" não é incrível e pode desapontar muitos leitores. Já falando de forma totalmente pessoal, por mais que não tenha sido uma leitura sensacional, com grandes reviravoltas ou com uma escrita ótima, me vi presa nesse enredo que me arrancou muitas lágrimas; e até as questões mais transcendentais, como reencarnação e energia, me comoveram bastante.

Ana Winchester 24/09/2023

?Eu pertenço a você?
Comecei a ler esperando um terror e mais suspense, mas o livro é mais focado no drama. Não é um livro ruim, só acho que não atendeu as minhas expectativas, pois ao ler a sinopse você espera uma coisa e o livro entrega outra. Não entendi muito bem a mensagem do autor, mas depois fiz uma pesquisa sobre ele e o livro, e comecei a entender melhor sobre a ideia dele.

1 | 2 | 3 | 4