Seis Vezes Lucas

Seis Vezes Lucas Lygia Bojunga

Resenhas - Seis Vezes Lucas

Rayssa Galvão 15/08/2010

Cheiro de infância
Seis vezes lucas foi um dos livros infantis que me marcou. Confesso que tenho até um pouco de medo de abrir minha edição - velhíssima. Não é que esteja empoeirada nem nada, é mais porque foi um livro tão preso a um momento da minha vida que tenho medo de estragar a imagem que construí dele.
Abrí-o novamente para escrever essa resenha. Seis vezes lucas conta a história de seis momentos diferentes do lucas. E seis meninos completamente diferentes que são só ele. Um balde de magia para uma criança em desespero, e tenho que confessar que sou, ainda, uma criança em desespero.
Lucas resolve seus problemas cuidando de si mesmo, e foi ele que me ensinou a fazer isso, nesse livro em que a imaginação fala tão alto. Um livro que traduz o quanto a dor emocional pode ser física, como combater em nossas batalhas internas e como aceitar o resultado, não como derrota ou vitória, apenas como fatalidades.

Pode ser considerado infantil, mas recomendo a todos que precisam de uma dose de inspiração e cuidado. E a fazer a vida por si mesmos, de acordo com as circunstâncias.

A unica coisa que não consegui aprender foi a ecsrever resenhas.

Rayssa Galvão.
Lucas 05/05/2012minha estante
Confesso que tenho uma mesma imagem desse livro...uma livro que trabalhei muito na infância, que me trouxe imagens diversas de um mesmo menino, que me deu prazer na leitura e hoje é um livro marcante do meu passado.

Duda 22/05/2021

Achei que poderia ter desenvolvido melhor o final e sobre como os pais deles acabaram e o que ele fez em relação ao pai

Luiz Gustavo 19/12/2020

Lygia Bojunga é uma das mais bem realizadas escritoras de literatura infantil e juvenil. Foi a primeira brasileira a receber, em 1982, o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, e sua obra é reiteradamente elogiada pela crítica nacional e estrangeira. Eu conheci o trabalho desta escritora graças a uma professora do ensino fundamental, que todos os dias separava um momento da aula para ler um capítulo de livro para a turma. A professora leu "Os colegas" e "A bolsa amarela", dois dos primeiros livros de Lygia Bojunga, para uma sala de quase cinquenta crianças que fazia silêncio absoluto durante as leituras. Também tive a sorte de ver a escritora pessoalmente quando ela palestrou na 1ª Bienal do Livro de Goiás em 2005, e tive dois livros autografados. Muitos anos depois, quando estava na metade da graduação, fiz uma disciplina sobre literatura infantil e juvenil e pude revisitar a obra desta escritora, além de ler muitos outros trabalhos que não conhecia. Algo interessante sobre a obra de Lygia Bojunga é que os primeiros livros dela são mais próximos da ludicidade infantil, mas a cada nova publicação os temas abordados se tornam mais delicados e tabus, aproximando-se do universo juvenil. O abandono parental, o abuso sexual, o suicídio, entre outros, são abordados nos livros mais "sombrios" da escritora. Mesmo tendo lido muitas das publicações da Lygia Bojunga durante essa disciplina, só li "Seis vezes Lucas" após ter me formado, e o considero um dos meus livros favoritos. A narrativa é dividida em seis capítulos, todos focados no protagonista, Lucas, um menino com menos de 10 anos. Acompanhamos como ele lida com as imposições de seu pai, que exige o tempo todo uma adequação a um determinado padrão de masculinidade, e vemos como Lucas amadurece ao adquirir consciência e compreensão sobre as dissimulações dos adultos ao seu redor. Indico a leitura de "Seis vezes Lucas" para todos, principalmente mães e pais de meninos, pois o livro apresenta um bom exemplo de como garotos NÃO devem ser criados.

Elementar 09/03/2021

SEIS VEZES LUCAS - POR FELIPE ARAÚJO
Vamos lá, li este livro em 6 dias, em parte isto se deveu ao fato de eu ser metódico e ler apenas 1 capítulo por dia e nada mais, a outra parte se deve ao fato do livro saber fechar seus "ciclos internos" no momento exato, onde o protagonista amadurece e consegue ir fazendo uma auto decifração de tudo que está sentindo. A narrativa a grosso modo conta a trajetória de um menino que passa por diversas experiências (boas ou ruins) e aos poucos vai absorvendo o que de bom essas experiências tem a oferecer e essas experiências incluem sim seus familiares. A narrativa é extremamente gostosa de se ler aos meus olhos, fluida como a água e sem repetições desnecessárias ou irritantes. Os personagens coadjuvantes são bem trabalhados ao nível de que se possa se importar com eles e isso torna muito mais fácil a leitura. Os outros detalhes a autora trabalha de forma excelente, os pouquíssimos pontos negativos do livro são quase imperceptíveis e não devem atrapalhar a leitura da maioria.

Daniel 17/05/2021

Lindo, mas gera um pouco de revolta
Difícil não se identificar e não ter empatia com o Lucas, protagonista da obra. As dores, as inseguranças, os medos dele, são tão habituais na de vida de tantas crianças, que é difícil qualquer pessoa não se colocar no lugar dele em determinadas situações que ocorrem na obra.

É lindo ver como a autora constrói aos poucos um caminho de superação e maturidade do personagem, que no fim se mostra mais maduro e com uma compreensão muito mais ampla que os personagens adultos.

sarinha 09/01/2023

Acho que em algum ponto da vida, fomos um lucas. Não consigo aceitar o final, mas sei que é uma realidade.