A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Fernanda 02/11/2023

O que foi que você fez?
Já é bom começar dizendo que o livro só não ganha cinco estrelas por causa dessa porca tradução. "A lista negra" ficou uma merda! O nome do livro em inglês fica na tradução literal A Lista do Ódio, o que é um ótimo título. Mas fora isso é um bom livro.

Este nos apresenta o lado dos "vilões da história". Na verdade, o livro nos dá essa ideia de que as vítimas do tiroteio são pessoas ruins e que "os atiradores" são pessoas que sofreram pressão psicológica e intimidação sistemática dessas "vítimas" por anos e anos, até terem uma resposta violenta e definitiva aos ataques que sofriam. O que traz empatia a personagem principal, uma excluída que perdeu o namorado e agora é obrigada a lidar com olhares piores do que recebia antes.

Ela só estava farta das provocações e ações violentas vindas de pessoas que ela nunca incitou. Ela só queria ficar junto dele no mundinho dos dois e ser feliz. Só queira que seu pai não fosse um babaca que chegou a ficar surpreso quando soube que a filha escreveu seu nome na Lista do Ódio em que escrevia os nomes de todos que odiava e queria que morressem.

Quem nunca disse algo, apenas para extravasar a raiva, e logo em seguida se arrependeu? Ou nem mesmo recorda?

Leu 24/10/2023

A lista do ódio - Jennifer Brown
Vi uma resenha deste livro com o título "são as pessoas que amamos que mais nos machucam", e acho que esta é uma das mensagens ou ideias principais deste livro.
"A lista do ódio" vai contar a história de Valerie, uma sobrevivente de um atentado a sua escola planejado pelo seu namorado Nick, que executou diversas pessoas na cantina baseando-se em uma lista, a "lista do ódio" que Valerie criou.
Valerie é a pessoa responsável por parar o atentado, no entanto, ao descobrirem que a lista a principio foi ideia da mesma, Valerie acaba sendo também responsabilizada pelo atentado, mesmo não sabendo o que seu namorado estava planejando. Após passar vários meses reclusa, Valerie finalmente terá que voltar a escola e encarar todas as consequências e desafios que surgirão com isso.
"A lista do ódio" é um livro repleto de gatilhos, não só relacionado ao atentado em si, este livro apresenta diversas situações de abuso e bullying, que embrulham o estomago, então eu não recomendaria para pessoas sensíveis, fora o tema principal pesadíssimo.
A escrita da autora é okay, senti que foi uma leitura fluida, embora eu tenha ficado "engasgada" em várias partes, não é um livro fácil.
Eu entendi, todo o lance do livro, a mensagem por trás de toda aquela situação e como o bullying pode acabar com vidas, mas eu senti que faltou alguma coisa, parece que falta um pedaço do livro ou outro propósito pra autora.
Eu entendo que não terão outros acontecimentos mais marcantes no livro, porém eu senti que faltou algo.
Achei um livro bom, mas pra mim este livro vai ser daquele tipo que eu leio uma vez só na vida e esta bom.

Ratinha de Biblioteca 18/10/2023

Há gatilhos
Antes de tudo, é importante dizer que é um livro cheio dos chamados "gatilhos": trata-se de uma história em 1ª pessoa de uma sobrevivente do atentado a sua escola, executado pelo seu namorado. Além da descrição deste fato, contém situações de bullying e abusos.
Valerie lembra do dia do atentado e conta-nos como era e como está sua família e sua situação.
Ela e o namorado sofriam bullying e tinham problemas em casa, com os pais. Tinham uma Lista Negra com o nome de todos aqueles que gostariam que não existissem mais. Só que, para ela, era uma forma infantil de extravasar a raiva e a frustração; ele, Nicki Levil, resolveu executar.
Agora, ela precisa voltar a frequentar a mesma escola, sem amigos e sem Nicki. Precisa fazer terapia e terminar o ensino médio.
Um livro tristíssimo, mas muito sensível e que nos faz ver o impacto que temos na vida dos outros.
Maravilhoso!
riddle 18/10/2023minha estante
Tem cenas +18???

Ratinha de Biblioteca 19/10/2023minha estante
Não, o livro pode ser livro por qualquer idade, acho, a partir de uns 12 anos. Mas, tem descrição de abuso e violência. Nada de conteúdo sexual.

Nandsland 16/10/2023

Esse livro estava há muitos anos na minha lista geral de leitura, lembro de ver muita gente falando dele quando eu ainda estava na escola, ainda possuía o antigo título e não lembro se foi falando bem ou mal, mas finalmente li.
Acaba que, infelizmente, se tornou uma leitura muito mais relevante aqui no Brasil do que na época em que foi lançado, pois trata de tiroteios em escolas partindo de próprios alunos, que é algo que vem acontecendo muito no país nos últimos anos e que era, muito limitado aos EUA.
Bem, o livro traz a história de um personagem que sobreviveu a um massacre na sua escola em que alguns alunos bem populares e conhecidos morreram, e que ela foi considerada suspeita pela polícia por um tempo, pois ela era namorada do atirador. Então, levanta-se a questão de: como ela poderia não saber se ela namorava com ele há x tempo? E o que torna a relação das suspeitas para cima dela bem divididas, é que ela tem um papel muito forte de concluir esse atentado, pois ela impede o namorado que morre e acaba levando um tiro na perna que a deixa com sequelas.
Os leitores então acompanham a desconstrução da visão que a personagem tinha para com esse namorado, ao mesmo tempo em que lida com sua relação com sua família, como seus pais e seu irmão se portam com ela agora, com seus sentimentos sobre si mesma depois disso e como ela lida ao ter de retornar para a mesma escola para concluir o ensino médio e como os outros sobreviventes reagem a ela e ao retorno de uma "normalidade".
Já li outro livro da Jennifer Brown antes, As Mil Palavras, e acho que a autora foca muito em livros com problemáticas bem atuais até para aumentar a discussão sobre, o que torna a leitura e a discussão sempre relevante.
Acho que o que fica para mim em A Lista do ódio, a questão da responsabilidade mesmo, que é diferente de culpa, a protagonista Valerie, realmente podia ter entendido a direção que o comportamento do namorado estava tomando, mas ela estava passando por umas questões pessoais que a levou a criar uma narrativa muito específica para com o namorado dela, de maneira que mesmo que ele falasse, tivesse um sentido ambíguo, ela compreendia com o significado que correspondia a narrativa dela. Então, a personagem tem uma parcela de responsabilidade mas que ela aos poucos tem que resolver isso consigo mesma, pois ela sobreviveu e agora precisa seguir em frente.
Gostei bastante de a autora traz já no fim, uma pessoa que não foi culpabilizada pelo público, mas entendeu para onde aquilo estava se encaminhando e acabou por não dizer nada a ninguém e como essa pessoa resolve isso também consigo mesma. Então, não é como se ninguém soubesse, mesmo não sendo a pessoa mais próxima como a Valerie, existe sim a possibilidade de alguém sacar e poder avisar a alguém com antecedência.
Um último ponto, que acho que é muito forte no livro é a multiplicidade de papeis que as pessoas tem na vida de outras pessoas. Então, um mocinho super querido e popular pela comunidade, fazia bullying com fulano. Como a Valerie era heroína para alguns e se tornou uma vilã, ou vice versa. Como o aluno atirador que matou x pessoas foi uma pessoa muito importante para a Valerie e por aí vai. Ninguém é uma coisa só, um papel fixo e isso é muito humano.

Bokah 14/10/2023

As pessoas que amamos são as que mais nos machucam
"De certa forma, Nick estava certo: às vezes, todos temos de ser vencedores. Mas o que eles não entendeu foi que todos temos também de ser perdedores. Porque não se consegue uma coisa sem a outra"

Esse belo romance me fez refletir sobre várias coisas: amor, coragem, esperança, perdão , família. Um conjunto de emoções foi o que eu senti lendo esse livro, ódio da familia, pena da pequena Valerie, medo pelo seu futuro, alegria pela sua retomada à vida, enfim, muitas coisas.

Não esperem uma leitura fácil, há momentos angustiante que vão te deixar desconfortável, mas ao mesmo tempo se torna um prazer o amadurecimento emocional da pequena Val, o perdão que ela dá ao Nick, a maneira como ele passa a encarar a vida. Assim como a semente precisa ser enterrada na escuridão para brotar e florescer, às vezes, algo ruim precisa acontecer para que algo bom possa surgir, e, embora no caso da Val fosse uma tragédia, ela pôde encontrar algo de bom nisso.

Renata_ Pandora 11/10/2023

Relações Inter e intrapessoais, amizade. Acredito que é um ótimo livro para se ter na biblioteca de uma escola ou até mesmo trabalhar com ele em sala de aula, pois apesar de ser ficção, tem uma grande dose de realidade

Liip315.A 10/10/2023

No bullying
O livro traz uma situação real sobre um massacre que é logo abordado nos primeiros capítulos, é de impressionar já na própria leitura que você se pega imaginando a cena. Após esse ato, me questionei como a história ia se desenrolar ao longo de mais de 200 páginas, porém foi interessante a Val lidando com seu trauma e "culpa", a perspectiva de outras pessoas, a luta de cada um após todo o desastre.
Ótimo a redenção de algumas pessoas, péssimo que alguns não mudaram e que os que eram pra estar juntos se afastaram, como já diria o ditado "livramento" mas também não fizeram diferença.
Ótimo desenrolar de história.

Yris_ 08/10/2023

Interessante
É uma história interessante sobre o que acontece após um massacre escolar. Porém, é bastante errado colocar na sinopse que é um "Romance intrigante", nao há nada de romântico. Val passou por um trauma gigantesco, junto com vários adolescentes. A única coisa romântica que temos é ela relembrando seus momentos românticos com Nick. Seu namorado morto que cometeu o massacre. Então não leia esperando romance!!!!

Esse livro é sobre o processo de cura de Val perante a esse acontecimento. O quanto a sociedade e sua própria família a julgou por fazer uma lista de ódio e por seu namorado ser um homicída. Lembrando que ela nunca quis realmente que alguém morresse. É muito triste o fim que o Bullying leva e vemos que mesmo após isso tudo, ainda tem gente que o prática.

Lembrando que Val não inocenta Nick, ela só ainda sente saudades da pessoa que ele era antes de tudo.

Maybrg 30/09/2023

Minha opinião sincera
Ei tinha esse livro parado aqui na estante desde a minha adolescência e resolvi ler agora com 24 anos kkk Eu amei a escrita da autora. Bom, a Leitura é bem simples o que faz a gente se sentir conectado com toda a história, o livro me entrar na mente da personagem principal (Valerie), é uma profunda descoberta sobre o antes o agora e o depois do massacre que ocorreu, cheio de questionamentos e descobertas em buscar de respostas às vezes eu sentia a angústia dela em tentar entender tudo que tinha acontecido e a si mesma, me senti querendo ajudar a Valeria mesmo ela sendo fictícia. Então, apesar dele ser indicado para adolescentes, é importante dizer que ele aborda temas pesados como o bullying,
porém eu acho que ele pode fazer algumas pessoas se colocarem no lugar do outro.

Ally 29/09/2023

A lista do ódio
Incrível! Há tempos não me emociono tanto com um livro. A história me tocou profundamente, chorei demais no final. Recomendo!

MarAlia63 20/09/2023

Cheio de potencial?
Me envolvi bastante com o início do livro, a construção da narrativa é envolvente, você se pega na curiosidade de decifrar os personagens, tudo promissor? até que do nada virou uma ?sessão da tarde?
Murchei grandão na metade da leitura.
Tudo ficou previsível, Val é mesmo egoísta e irrita demais com as decisões que ela toma.
Uma mãe chata e um pai insuportável pra completar o combo.
A última parte do livro veio com o conto ?Diga alguma coisa?, um retrato purinho do bullying e do peso da culpa. Queria muito poder ler mais sobre ele, consegue ser tão incômodo quanto o início da Lista Negra.

fernanda antonella 19/09/2023

Final bleh mas interessante
Um marco para todo fã de livro que acompanhava a Pam Gonçalves a meia década.

Esse livro estava em toda parte do blog dela, lembro de quando era bem novinha tentar ler e não gostar.

Achei muito conveniente o final, mas me apeguei muito a personagem e achei um ótimo desenvolver

Aline Fontes 17/09/2023

Essa foi a minha segunda leitura da mesma autora e gostei muito! foi a minha primeira vez lendo um livro onde se fala de um massacre na escola, por mais que o tema seja tão triste, Brown sabe criar um ambiente que não tenha uma violência tão explícita mas ao mesmo tempo embrulha o seu estômago

Thays ð 17/09/2023

Forte
?As pessoas odeiam e são odiadas. Enchem-se de rancor e exigem castigo."

Uma história difícil que te deixa angustiada do início ao fim, as pessoas costumam odiar o próximo com muita facilidade, não se dando ao trabalho de se colocar 1 minuto no lugar do proximo, esse livro esse sobre perdão e cura, não tem um grande plot pois o grande acontecimento é nas primeiras páginas, um leitura fluída e te prende bastante, super recomendo.