A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Regiane 23/04/2012

Um leitura obrigatória

Meu Deus pensei. A Lista. Ele está pegando as pessoas que estavam na Lista Negra. Comecei a andar de novo, só que, daquela vez, era como se estivesse correndo na areia. Meus pés pareciam pesados e cansados, era como se alguém tivesse amarrado algo ao redor do meu peito que me impedia de respirar, e ao mesmo tempo, me puxava para trás.

Confesso que não foi fácil iniciar e muito menos finalizar essa resenha, pois A Lista Negra traz emoções arrebatadoras e marcantes. Jeniffer Brown me envolveu completamente em seu romance de estreia.

O que aconteceria, caso você desejasse a morte de alguém, e isso viesse acontecer? E se por acaso o assassino fosse alguém que você ama? Pois bem, esse é o drama na vida de Valerie Leftman. Nick Levil, seu namorado, atirou em vários alunos no refeitório do colégio que estudavam.

Mesmo sendo uma das pessoas atingidas ao tentar detê-lo e ter conseguido evitar a morte de mais uma colega que a detestava, Val foi alvo de acusação pelo trágico episódio. Tudo isso por conta de uma lista que ela acabou criando junto com seu namorado. Nela continha os nomes de alunos que praticavam bullying contra eles, que acabaram sendo escolhidos como alvos do tal massacre por Nick.

Nem o trauma e nem mesmo o ferimento que sofreu, foram suficientes para que Val pudesse escapar da árdua realidade que lhe esperava: voltar ao colégio para concluir o Ensino Médio. Diante da dificuldade em lidar com a lembrança do namorado e com problemas familiares, Val deverá enfrentar os fantasmas que lhe assombram e acima de tudo, terá que tentar se reencontrar.

Assim que eu li a sinopse e assisti ao booktrailer de A Lista Negra, eu tive certeza que a história me emocionaria demais, e foi exatamente o que aconteceu. Como diz na contracapa, esse livro possui um romance instigante. É uma leitura que toca, marca e gera reflexões.

Aos olhos de Val, Jennifer Brown nos leva a uma triste realidade vivenciada por muitas crianças e adolescentes. A crueldade do bullying. Mesmo a narração sendo em primeira pessoa, a autora conseguiu escrevê-la formidavelmente bem, dando uma visão ampla de tudo que ocorria em torno da protagonista. Agradou-me muito a intercalação entre o presente e o passado através de flashbacks - e pela maioria dos capítulos iniciar com notícias de jornal. Sem contar que a escrita de Brown é totalmente envolvente. Foi quase impossível desgrudar os olhos das páginas. Quanto mais eu avançava na história, mas necessidade eu sentia em descobrir o seu desfecho.

Os personagens despertam os mais diversos sentimentos possíveis. Em alguns momentos senti pena e compreensão, em outros, raiva e revolta. Afeiçoei-me logo de cara com Val por mais que algumas de suas atitudes iniciais não pareceram tão corretas. A tal lista era uma válvula de escape, onde ela despejava toda sua fúria e indignação sobre aqueles que a humilhavam e a rejeitavam. E foi o paraíso quando ela encontrou alguém que fosse capaz de entendê-la tão bem e até melhor que seus próprios pais. Nick é como uma incógnita. Não sei exatamente o que pensar sobre ele. Se eu amo ou odeio. O que me agradou bastante foram às lembranças de Val em relação ao namorado, pois mostravam o lado humano e carinhoso dele.

Os demais personagens foram bem construídos. Eles são tão elaborados, com suas falhas, que acabou resultando em algo tão real e palpável. O pai de Val tem atitudes horríveis para com ela mas querendo ou não, pode ter certeza que tem muitos exemplos dele por aí. A mãe também acaba cometendo alguns erros em relação à filha, mas devido às circunstâncias, eu consegui entendê-la, pois ela estava tentando protegê-la. Gostei muito do seu irmão caçula, pois da forma dele, sempre foi muito compreensivo com ela, mesmo após a tragédia. Dr. Hieler me conquistou completamente, pois ele sempre tinha os melhores conselhos e as melhores palavras para confortar o coração de Valerie.

As páginas de A Lista Negra são repletas de emoções. A carga é tão grande, que me senti como em uma montanha russa. Além disso, eu me identifiquei em alguns aspectos com a história, pois eu também sofri bullying no colégio. Em determinadas situações, era como se eu estivesse vivenciando um déjà vu, por isso sofri e chorei demasiadamente com essa obra.

Faltam-me palavras para descrever o quão esse livro é maravilhoso e impactante. É do tipo que nem os anos são capazes de apagar tudo que se pode sentir através dele. Sem sombra de dúvidas, é um dos melhores que li esse ano e que venham outras obras de Jennifer Brown. A Lista Negra realmente é uma leitura obrigatória. Recomendadíssimo.
Fernando Lafaiete 05/08/2013minha estante
Concordo plenamente com você Regiane, esse livro realmente deveria ser uma leitura obrigatória, pois esse livro é simplesmente fantático. Como disse uma amiga minha, esse livro deveria ser obrigatório em escolas e universidades independente de qual seja o curso. Aliás, na minha opinião esse livro deveria ser leitura obrigatória para se realizarem vestibulares. Resumindo: Esse livro merece muito mais do que apenas meus elogios e as 5 estrelas que dei a ele aqui no Skoob!

Amanda 07/02/2014minha estante
Leitura muito mais que obrigatória, eu sofri cada página com a Valerie. Muito bom, merece muito mais que só cinco estrelas

Patrícia Araújo 12/04/2014minha estante
Livro muito bom e emocionante. Sua resenha muito bem feita descreveu isso. A carga emocional que esse livro traz é de cortar coração, também sofri bullying no passado, percebi que eu desejei a morte de todos que faziam isso comigo. Na verdade esse sentimento, desejo, já acabou. Certamente, esse livro atinge bem naquela feridinha que o bullying causou, machuca, arde e depois sara, como deve ser. A Val foi tão forte diante tudo que me impressiona, teve momentos onde se perdeu na sua própria vida, mas seguiu em frente. Foi uma leitura muito boa e não me arrependo de ter passado algumas madrugadas lendo. Recomendo. :)

Isabela 02/05/2014minha estante
É impossível ler esse livro e não sentir nada, ele mexe com aqueles sentimentos mais profundos da gente. O livro mostra como o bullying faz mal pra que pratica e pra quem sofre, e que as consequencias não são simples. A forma como a Val passou por tudo é emocionante, esse livro me fez derramar algumas lágrimas, pois no fundo cada um carrega um pouco de Val em si. E realmente deveria ser uma leitura obrigatória.

Leiene.Sousa 23/03/2020minha estante
Socorro! Como faz para ir para a história, não consigo

Pequena leitora 03/07/2021minha estante
Pra quantos anos???

yas 07/04/2022minha estante
pena que é pago.

pena que é pago...

Luana.Darlei 01/05/2022minha estante
Um assunto inesperado nunca avia lido nada assim foi como assistir um filme de terror e medo. Inesperado é meu resumo.

Fernando Lafaiete 09/07/2022minha estante
Eu amo isso livro até hoje.

Dani 12/01/2023minha estante
Como faz pra ler?

Dani 12/01/2023minha estante
Eu quero ler mas não sei mexer no app

Carla.Camargo 01/07/2021

Forte e necessário
? O que aconteceria se você desejasse a morte de algumas pessoas e seu desejo se tornasse realidade?
? E pra ajudar o assassino é alguém que você ama? E do dia para noite se ver como a principal culpada.
? Neste livro é contada a história de Valerie, uma adolescente do ensino médio, suas angústias e inquietações da adolescência e um drama que mudou sua história. Nick Levil seu namorado, abriu fogo na cantina da escola onde estudavam.
? E a partir desse momento a vida de Valerie muda completamente, o livro aborda temas como divórcio, bullying, traição, suicídio, tratamentos psicológicos e principalmente sentimentos, a importância da empatia e do perdão.
? Confesso que no começo do livro não conseguia me conectar muito com os personagens e a história em si, mas a autora teve uma sensibilidade muito grande ao narrar os sentimentos e acontecimentos na vida de Valerie que mexeram muito comigo.
? Acompanhar o crescimento e amadurecimento da Valerie, após tantos sofrimentos e dificuldades de superação foi incrível.
? Não posso deixar de mencionar Dr. Hieler, Jéssica Campbell e Bea, personagens fundamentais na evolução da história. Dr Hieler eu tive vontade de abraçar, rsrs.
? O que faltou pra mim no livro era mencionar mais sobre Nick, seus sentimentos, o que se passava em sua mente, confesso que li os agradecimentos esperando alguma informação de ser baseado em fatos reais, devido a extrema sensibilidade da autora.
? Outro assunto importante é a invasão pessoal que a mídia pode causar, os traumas que rodeiam as vítimas numa situação como essa.
? Também é possível entender que um tratamento psicológico não envolve somente a pessoa em questão, mas talvez também seja necessário se estender aos familiares.
Definitivamente super recomendo a leitura.

" Como sempre há tempo para dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há"

gabs.0 13/01/2023

A lista negra
Começo falando que eu iniciei esse livro sem expectativa nenhuma, e finalizei ele com 5 estrelas e algumas lágrimas derramadas

Foi o primeiro livro que eu li que se passa sob um atentado de massacre numa escola, e esse livro foi uma experiência muito dolorosa, pelo simples fato de imaginar como a vida das pessoas q já passaram por isso mudou de uma hora pra outra, do trauma q ficou e de muitas vidas perdidas

E é um livro q tinha q ser leitura necessária

Rosangela Max 22/03/2021

Não julgueis.
De início, a personagem principal não despertou minha simpatia e nem solidariedade.
Acredito que as pessoas não deveriam ser responsabilizadas pelas atitudes dos outros, mas acredito também que quem semeia o ódio uma hora paga por isso, seja da forma que for.
A vida não é fácil. O mundo está cheio de maldade, pessoas ruins... exige uma força descomunal da nossa parte para não se deixar contagiar e nem se corromper por tudo isso, mas o mal não deve ser combatido com o mal.
Porém, no decorrer da leitura, foi ficando mais forte pra mim o significado da frase: Somos seres imperfeitos. Somos cheios de falhas, cometemos erros, pecamos... e temos a oportunidade de aprender com eles e a mudar. E esta escolha é de nossa inteira responsabilidade.

Lariane 09/04/2012

A lista foi ideia minha.
Não queria que ninguém morresse.
Não queria ser uma heroína.
Será que, algum dia, você vai me perdoar? (Contracapa)

Dois de maio de 2008, foi o dia em que a vida de Valerie mudou radicalmente...

Como sempre, ela preferia ir de ônibus à escola a pegar carona com sua mãe. Como sempre, foi incomodada por Christy Bruter, uma menina de sua escola, dessa vez a garota má havia quebrado o MP3 de Val.

Ao chegar lá, correu para os braços de seu namorado Nick, e lhe contou tudo que acontecia. Extasiada, o viu indo na direção dela, achando que ele iria tomar satisfação. Ele o fez, só que de uma maneira inesperada, brutal e assassina: com frieza, Nick sacou uma arma e disparou contra Christy.

Depois, foi uma sucessão de mortes e, em pânico, Valerie notou que ele estava matando todas as pessoas de sua Lista Negra. Como? Por quê? A lista era somente uma brincadeira, uma forma de extravasar sua vitimização pelo bullyng. Jamais imaginaria que ele cometeria uma atrocidade como aquela. Impelida a pará-lo, impediu que ele matasse Jessica, uma poderosa do colegial, aquela que sempre induzia os outros a praticar o bullyng. Logo após Nick se mata...

“(...) E foi assim que começou a famosa Lisa Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou
se transformando em algo que eu nem imaginava.

Todos os dias, na aula de Álgebra, nós pegávamos o diário e
escrevíamos os nomes de todas as pessoas da escola que odiávamos em segredo. Sentávamos na última fila, um do lado do outro, implicando com Christy Bruter e a professora Harfelz. Pessoas que nos irritavam, pessoas que pegavam no nosso pé. Especialmente aqueles que nos intimidavam, a nós e a outras pessoas” (p.85)

Cinco meses depois era o temido dia de voltar para a escola que fora palco da tragédia. Depois de uma minuciosa apuração pela polícia, Valerie foi inocentada, comprovando que não havia corroborado para os referidos acontecimentos. Mas nem todos pensavam assim...

Seus amigos de antes não a queriam por perto, os outros somente a viam como uma aberração. E, por incrível que pareça, quem queria ajudá-la a superar era Jessica.

Em casa a situação não estava nada melhor. Seu pai a detestava, sua mãe temia que ela fizesse mal aos outros e seu irmão, aquele que ela achava que lhe apoiava, também passou a detestá-la. Detestar e detestar.

“Não estou preocupada com a possibilidade de eles morderem você.
– disse mamãe com uma voz roca. Ela ergueu os
olhos vermelhos para mim e esfregou o nariz com o lenço de papel.

Olhei dela para o doutor Hieler. Ele continuava sentado
com o indicador nos lábio. Não disse nada. Não se moveu.

- Com o que você está preocupada? – perguntei.
- Você vai fazer mal a eles? – perguntou mamãe. – Você está se aproximando
deles para terminar o que Nick começou?” (p. 145)

“Eu tinha mudado a mamãe. Mudado seu papel de mãe.
Seu propósito não era mais fácil e claro como tinha sido
no dia em que nasci. Seu papel não era mais me proteger do resto do mundo.
Agora, seu papel era proteger o resto do mundo de mim” (p. 145)

Val estava sozinha, lidando com a dor de ter perdido o guri que tanto amava. Sozinha em meio à dor e culpa. Sabia que não era culpada de matar o pessoal da escola, mas se sentia culpada por não ter visto que, para Nick, a lista não era só uma brincadeira. Por que ela não percebera? Por que não vira que Nick não era só aquilo que demonstrava? Por que não havia notado o rumo que suas conversas estavam tomando?

Como seguir em frente depois disto? Como voltar a ser a mesma depois que seu namorado havia matado várias pessoas e depois se matado? Seria igual a Nick? Seria capaz de cometer uma atrocidade assim? Com tudo isto Valerie descobriu que nada sabia sobre si, que nem fazia ideia de que pessoa era.

“- Sabe por que a gente se dá tão bem, Val? – ele perguntou depois de um tempo.
– Porque pensamos exatamente igual.
É como se tivéssemos o mesmo cérebro. É legal.
Eu me estiquei, passando minha perna ao redor da dele.
- Totalmente – disse eu. – Danem-se nossos pais.
Danem-se suas brigas estúpidas. Dane-se todo mundo.”(p. 37)

Dor.

O livro me tocou muito. No começo, antes de me conectar tanto ao drama da protagonista, até entendia o porquê a tratavam daquela forma. Ora, ela havia escrito uma lista e desejado a morte de pessoas, inclusive de seu pai. Mas, aos poucos, no decorrer da trama, a autora brilhantemente foi nos fazendo ver e conhecer a verdadeira Valerie. Ver que ela era apenas uma adolescente que amava o namorado, que extravasava suas dores em uma lista. Uma adolescente que muito sofria bullyng e só anotava na Lista Negra como brincadeira.

“- Algum dia você irá me perdoar? – quis saber. (...)

- Não. – respondeu sem me olhar. – Talvez isso faça
de mim um mal pai, mas não sei se consigo.
Não importa o que a polícia disse, você estava
envolvida no tiroteio, Valerie. Você escreveu os nomes na lista.
Você escreveu o meu nome na lista. Você tinha uma boa vida aqui.
Pode não ter puxado o gatilho, mas ajudou a provocar essa tragédia.” (p. 194)

Tenho que lhes dizer que chorei horrores! Chorei pelos dramas de Valeria, por saber que sua dor nunca iria findar por completo, por saber que a garota feliz havia morrido naquele dia fatídico. Chorei por vê-la tanto sofrer... Chorei pelo Nick, por saber que se ele tivesse ajuda, se o passado não o tivesse feito sofrer, seu destino seria outro. Chorei por Jessica, a Barbie líder do colégio, que depois da tragédia mudou complementarmente.

Chorei por saber que essa história, apesar de fictícia, é totalmente condizente com a realidade... Por ser uma verdadeira lição e nos mostrar as consequências do bullying.

Aplausos para Jennifer Brown por demostrar sabiamente que muitas de nossas atitudes, as quais consideramos somente como uma brincadeira, podem ser o estopim para a dor de muitos. Por ter criado uma personagem com vários defeitos, mas muitas qualidades, e não ter mudado sua personalidade no decorrer da trama, só a demonstrando como uma lutadora.

Aplausos maiores ainda por ela ter conseguido fazer com que eu tivesse uma reação desta ante o livro e creio que muitas pessoas também serão tocadas com o livro.

Eu recomendo MUITO o livro. Leitura mais que obrigatória.

Mais resenhas: www.leiturasedevaneios.com.br
Thaís 21/04/2012minha estante
me animei ainda mais pra le-lo depois dessa sua resenha,muito boa ;D

Lais Ribeiro 23/04/2012minha estante
Gostei muito da sua resenha. Assim que puder vou comprar esse livro :)

Dand 08/05/2012minha estante
caramba, eu quero mt esse livro

Sophia 02/11/2012minha estante
Eu tô doida para ler esse livro, mas não tem em NENHUMA livraria e nenhuma biblioteca.

Lulu 25/06/2021

Isso é mais um comentário do que uma resenha.
Eu li esse livro no começo do ano, eu estava começando a entrar nesse mundo da leitura e eu li por indicação.
Eu não me lembro de tudo o que acontece no livro, mas eu me recordo de diversas cenas, e por mais que seja um livro pesado foi um livro que eu amei demais. Foi necessário, eu não me arrependo de ter lido e eu li em pouquíssimo tempo, foi um livro que me fez refletir bastante.

Mariana 02/02/2022

Gostei!
Estou desde a adolescência enrolando para ler esse livro e finalmente li. Achei ele muito interessante, principalmente por tratar sobre um assunto tão complicado como bullying e tiroteio nas escolas estadunidenses. O livro trás diversas reflexões sobre esses temas e que vale a pena ser lido.
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante

Deza 27/03/2022

A Lista Negra
Esse livro nos traz a história de Valerie e Nick, um casal adolescente vítima de bullying no colégio onde estudam. Nick, para surpresa de Valerie, decide resolver a situação de forma drástica: cometendo um massacre na escola, tendo como alvo os alunos que sempre zoavam com os dois.

Com uma narrativa que nos prende do início ao fim, se torna quase impossível não se emocionar em alguns trechos da história.
Me vi com o coração apertado quando Valerie relembra como Nick era com ela... A forma como o pai dela a trata também me deixou com lágrimas nos olhos mais de uma vez durante a leitura.
Super recomendo!

gabbie 13/08/2020

Vários ensinamentos!
O livro é ótimo! Escrita envolvente! Nos ensina muita coisa e como tudo o que fazemos pode afetar diretamente/indiretamente alguém.
Louise 13/08/2020minha estante
Fui descobrir hoje que ele é um romance, haha

Marcianeysa 09/01/2022

Já havia lido outro livro da autora e achei bem parecida a temática. Uma adolescente que passa por um evento trágico e sofre bastante para se recuperar. A escrita da autora é muito boa, e o conto no final do livro é bem legal. Mas deve funcionar melhor com seu público-alvo, os adolescentes.

Giovana 10/06/2021

As pessoas são pessoas
Nossa, mas que livro difícil de descrever! São muitas reflexões e questões morais. É uma questão muito delicada sobre "de quem é a culpa?". Mas acho que essa história não é sobre a tragédia em si, mas sobre perdão. Perdoar e ser perdoado. É sobre aprendizado e como podemos mudar nossas atitudes. É também sobre entender que pessoas têm múltiplas facetas, não são de todo mal, nem de todo bem. Final emocionante e respeitoso com todos os personagens.

DAbora311 21/11/2020

- Eu já sabia. Não fiquei surpresa.
- As vezes, mesmo as coisas que você espera que vão acontecer podem magoar.

Sambook 27/02/2021

Esse livro é daqueles que a gente demora pra ler e depois que lê fica se perguntando: "por qual motivo não li esse livro antes?"
Devia ser leitura obrigatória para todos, em especial adolescentes.
O livro é perfeito e o final é digníssimo.

"?? ?? ???, ???? ????????????? ? ???? ????????? ???????"
- Shakespeare

LER ETERNO PRAZER 11/08/2021

Jennifer Brown é uma jornalista e escritora Americana, seus livros são definido na linha "young adult" ( jovem adulto) um estilo literário muito publicado e aceito pelos leitores de todo mundo!!
"A lista negra" seu romance de estreia, possui uma temática delicada e impactante, é desses livros contemporâneos,dramático e um tanto complexo e um livros que te trás muitas reflexões. Aqui ele nos irá levar a refletir sobre intolerâncias, sobre traumas que podem ser destruidores e jamais esquecidos, mas que com força e perseverança podem sim, ser vencidos. Aqui nós vamos ter uma análise sobre as consequências do Bullying no ambiente escolar, um debate sobre o comportamento humano em geral e uma reflexão sobre como evitar situações complicadas que podem fugir do nosso controle.
Vamos comentar um pouco sobre o enredo em sim para ver se consigo passar algo da profundida que é essa história! ?A lista Negra? vai nos contar a história da Valerie, antes, durante e depois de um tiroteio que acontece na escola onde ela faz o ensino médio; o autor desse tiroteio é o seu namorado, e seus alvos são pessoas que tinham o nome na lista negra que ela criou sem intenção de punir ninguém, mas a situação muda quando Nick(seu namorado) decide tomar medidas extremas.
O dia 2 de maio começa com uma rotina matinal normal como qualquer outro dia: após pegar o ônibus para a escola, Val(nossa protagonista narradora) encontra Nick no colégio, planeja seu dia, conta para o garoto sobre mais um episódio de bullying que sofreu no percurso para o colégio. Só que esse dia não irá terminar como os outros dias no colégio Garvin onde eles estudam.Ao entrar, armado, no refeitório do colégio, Nick começa a procurar as pessoas da lista e atirar nelas. Val, a princípio, não entende o que está acontecendo, até se colocar entre o próximo alvo de Nick e tentar pará-lo,ao ver que concluiu a lista ele comete suicídio, ele atira até mesmo em Val sua namorada. Apesar de ela não ter disparado nenhum tiro, Valerie está muito mais envolvida do que conscientemente parece.
Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em 4 partes: temos a narração do presente, onde Valerie relata o tempo de recuperação do tiro que levou na perna, e a volta para a escola; a narrativa do presente, intercalada com flashes do dia 2 de maio e também por flashes de tudo o que eram antes do dia da tragédia - tanto Nick quanto Valerie sofriam Bullying na escola, tinham problemas na família e encontraram na lista uma maneira de descarregar a raiva reprimida, e é justamente essa construção de personagem que torna a leitura uma baita de uma experiência. Mesmo que se trate de uma história ficcional, a escolha de humanizar o atirador nos dá muito o que refletir. Obviamente, sair atirando nas pessoas é um ato condenável, porém, discutir o porquê de como a situação chegou a esse ponto é tão necessário quanto achar um culpado.
Aqui não vamos ver a tragédia apenas por um lado, vamos acompanhar todos os sentimento que envolve esse tipo de drama.
"A lista negra" com certeza é uma história ficcional que está recheada de fatos,acontecimentos, e dramas que já chegamos, se não a presenciar ,mas com certeza ouvimos em algum lugar que tal fato tenha acontecido.
Um ótima leitura, podem ter certeza.

Gabriela Copatti 15/11/2020

Leitura necessária!
Que mensagem linda esse livro passa! Superação, autoconhecimento e perdão.
Me fez refletir sobre diversos aspectos, principalmente o quanto o bullying é capaz de atingir as pessoas realmente. Gostei como o assunto foi abordado e considero a escolha da personagem principal, Valerie, perfeita. Mesmo depois de tudo que o namorado fez, ela conseguiu pensar nos momentos felizes que teve ao lado dele e de que o mesmo tornou-se uma vítima da sociedade.
Recomendo demais a leitura!!