A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Danny 22/06/2022

?Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura."

Já estava na minha lista há tempos, e começei a ler pq foi o que o TBR escolheu.

A história se passa na cidade Garvin, e tudo começa quando Nick Levil causa um tiroteio no colégio, tendo como alvo pessoas que estavam na Listra Negra, uma lista onde estavam listados nomes de pessoas e coisas que ele e sua namorada, Valerie, odiavam.

O livro é escrito do ponto de vista da Valerie, depois de ser baleada pelo namorado na coxa. E conta como foi a recuperação e como é ser julgada e acusada de algo que não fez.

Gostei bastante do livro, li muito rápido, a escrita é simples e é como se estivéssemos lendo o diário pessoal da Valerie. Na minha opinião, o melhor capítulo é o último, onde sentimos orgulho pelo avanço da Val em relação ao início do livro.

E com certeza, meu personagem fav é o doutor Hieler ????????????

ThayAvalon 20/06/2022

Tente respirar... Vejas as coisas como elas realmente são !
Esse livro foi lançado em 2012 então temos aí 10 anos de lançamento e muita gente já leu pois ele é bem badalado, a sinopse diz por si só sobre o tema. Porém o que eu não sabia é que seria tão profundo, tão arrebatador, pós tragédia o que acontece ? Como você se sentiria se o seu namorado da escola, matasse todos que fazem bullying com vocês ? E se ele matasse porque em algum momento vocês dois criaram uma lista com o nome das vítimas que queriam se livrar , mas você como forma de alívio mental e ele como uma missão a ser comprida ? E se no dia do massacre ele morresse e você ter que enfrentar tudo e todos te fazendo de alvo ? Vendo a destruição que ficou , tentando juntar os cacos , tentando se recuperar? É isso que a nossa protagonista Valerie tem que passar , sentindo os olhares de repressão, de raiva, ódio, discussões sobre o porquê ela deveria estar ali , de volta a escola depois de tudo ? O porquê ela não morreu também ? Porquê seu namorado fez o que fez ? Na minha opinião , todos tem uma parcela de culpa , nada que levasse alguém a perder a vida. Porém quando somos adolescentes tudo é ao extremo, tudo é tão intenso , tudo que a gente vive, ouve , ama, é tudo tão mas tão mais forte, pois a gente não tem a maturidade necessária pra lidar com as situações. Esse livro mostra todos os lados, e eu sentia em alguns momentos que a Valerie não conseguia respirar, não conseguia respostas, e algumas que ela saberia que nunca iria ter ... A dor é desmoronadora, e ela ver dia após dia, os destroços do que o Nick deixou, alguém que ela amava realmente era um estranho. Mostra que nós não conhecemos o limite de ninguém , nem do que as pessoas são capazes quando levadas ao estopim da tolerância. É um livro lição, um livro que deveria ser pauta em escolas , universidades, acredito que o final foi a parte mais emocionante , onde há o próprio perdão, o próprio socorro. É muito bem escrito e rápida leitura. Indico muito a quem ainda não leu.

Joao366 31/12/2021

Ótimo livro
Todo preconceito sofrido ao redor do acontecimento central do livro, é retratado de uma foa que nos faz sentir na pele o que Valerie está sentindo. Toda a culpa sendo atribuída à ela por algo que, obviamente, não faz, demonstra como as pessoas estão mais preocupadas em achar um culpado para suas dores.
Livro muito bem construído. Narrativa flúida e tema extremamente pertinente.
Toda questão do bulliyng e do suicídio é tratada de uma maneira incrível.
Realmente importante para que tenhamos uma visão mais amplas sobres as questões trabalhadas.

nana 02/02/2023

Intenso
Não tenho palavras o suficiente para descrever o quanto este livro me chocou. Desde as relações viscerais entre a família até a maneira como a mente da protagonista funcionou.

Achei muito bem escrito, os sentimentos foram passados de forma brutal. O ato de disser o impensável, a maneira como os detalhes poderiam ter mudado tudo, e como ignorar eles nos consome por dentro.

Eu amei esse livro, um dos melhores que li recentemente.

Nice Freiry 24/09/2021

Li ele num momento errado...
O livro trata de assuntos pesados, como bullying e um atentado em uma escola, mas sinto que não consegui me conectar a história.

A Valerie passou por muitos momentos complicados durante a história, mas senti falta de momentos "de respiro" para ela, muitas vezes a visão que ela passava era a de que ela estava sozinha no mundo e só o Nick quem a compreendia, pensamento esse que podemos entender pela idade que ela tem, mas senti falta de mais adultos maduros ao redor dela para a ajudar.

SemAria.Freire 07/07/2023

Para mim foi um livro que me fez pensar em muitas coisas. Como agimos para com os outros, como os outros nos vêem. Me fez refletir muito por isso gostei a escrita e fluida e tranquila.
emmanuel_arankar 07/07/2023minha estante
Eu comprei ele. Mal posso esperar para ler.

Maluuperoni 21/12/2020

Eu ameiii
Eu li esse livro em agosto,e fiquei apaixonada pela história
É maravilhoso como a autora desenvolveu a história!!
Eu recomendo esse livro????

Poliana Lira 28/05/2020

Não gostei
Livro desnecessário, chato e cansativo, não recomendo.
Não entendo o pq de tanta gente ter gostado.
Raiane.moraes 28/05/2020minha estante
Pensei que fosse só eu, eu não consegui termina-lo. Tb achei bem chatinho.

Poliana Lira 28/05/2020minha estante
Pois é amiga, já vou colocar para troca.

Bruna 28/05/2020minha estante
Bem chatinho mesmo

Fran 03/04/2021

Angustia e Empatia
A Lista Negra começa contando sobre uma tragédia que aconteceu no Colégio Garvin, onde um estudante chamado Nick Levil atirou em vários alunos na praça de alimentação, e uma das vitimas que sobreviveu foi a Valerie Leftman, namorada do Nick e criadora da lista negra. Essa lista negra era uma caderno onde a Valerie e o Nick escreviam sobre as coisas que odiavam e as pessoas que odiavam, em sua maioria eram alunos que faziam bullying com eles, e foi dessa lista que o Nick tirou os seus alvos.
Depois da tragédia, a Valerie se torna a culpada pela o que aconteceu no ponto de vista de muitas pessoas, incluindo seus pais e amigos, mas na minha opinião ela não teve culpa justamente porque ela não sabia que as coisas chegariam a esse ponto.
A leitura é um pouco intensa, e faz você passar por vários sentimentos, como angustia, tristeza, raiva, empatia, entre outros. Achei o livro bem desenvolvido, com uma boa escrita e com um final que faz os olhos lacrimejarem.

Beca_Klein 13/01/2021

Mistério, romance, suspense, vários plot twists, muito bom mesmo, recomendo super

Tay.albuquerq 16/07/2021

O começo do livro e bastante parado e até meio chato. Eu até cheguei a "desistir" de ler ele, mas fico feliz de ter me forçado a continuar porque o final e incrivel e te prende muito na história.
O livro aborda temas pesados e chega até a trazer uma angústia e desconforto( pelo menos pra mim). E a Valerie e tão " adoslecente"( acho que e o melhor termo pra definir ela), e a maneira como ela lida com tudo e também de uma adoslecente e eu me senti representada em alguns aspectos nela. A raiva sobre coisas da vida que a gente não compreende e não consegue mudar e Valerie acabou de envolvendo em uma situação da qual não pode escapar, e mesmo não sendo sua culpa ela ainda tem de enfrentar um enorme dilema moral fazendo ela questionar suas próprias vontades e atitudes.
Não vou mentir e dizer que fiquei 100% feliz com o final. Tenho uma pequena desavença com finais inacabados. Mas acho que era o melhor para o livro. Mostrar que não dá pra ser feliz o tempo todo, ou o livro todo.

Luiz Carlos 14/10/2021

Sensacional
Um livro bem estruturado e que toca em assuntos como bullying e os males desencadeados por está prática que assusta pais, alunos e educadores. É narrado em primeira pessoa por Valerie, que relata seus sentimentos de culpa, raiva, amor e finalmente o perdão por sobreviver. As mudanças que ocorreram e a forma como o bullying afetou a todos de uma forma negativa e, ao ser elaborado, de crescimento. Vale a leitura, vale a escuta.

clubdabea 03/05/2020

TOCANTE E NECESSÁRIO
Simplesmente amei o livro! O assunto é algo bem delicado, mas a autora soube aborda-lo de uma forma incrível ao meu ver. Além disso, como o livro é narrado na perspectiva da Valerie, realmente conseguimos nos conectar com ela e ver o quanto ela sofre pela incompreensão a sua volta, me emocionei em várias partes. Recomendo para todos!!
Alyne 03/05/2020minha estante
Esse livro é muito bom! Bem pesado, mas sensacional

F.H. Carvalho 03/05/2020minha estante
Já li e amei! Bem emocionante.

Nalí 29/06/2020

No dia 02 de maio Nick Levil entrou na cafeteria do colégio Garvin e começou a atirar, mas suas vítimas não foram aleatórias, ele seguia uma lista, a “Lista do ódio” feita por ele e sua namorada Valerie, que também foi baleada pouco antes de Nick cometer suicídio.
Valerie sobrevive, porém além da culpa que carrega, tem que lidar com as consequências das ações de Nick. Por ela ter criado a lista é considerada suspeita pela polícia, pela sociedade e por sua família. E mesmo após ser inocentada das acusações pela polícia, algumas pessoas ainda a culpam.
Após meses afastada da escola, chega o dia que ela tem que retornar as aulas, então iremos acompanhar toda a trajetória de Valerie, enquanto ela lida com os julgamentos, com as sequelas deixadas por sua lista, com os problemas familiares e com a culpa que ela carrega por ter criado a lista e, principalmente, por não ter percebido que o namorado não estava brincando.
O livro é narrado em primeira pessoa pela Valerie, intercalando presente e passado. É através das memórias dela que conhecemos o lado humano de Nick e entendemos o porquê da criação da lista. Também temos alguns trechos dos jornais que noticiaram a chacina no colégio.
Jennifer Brown conseguiu escrever uma trama que mexe com o emocional do leitor ao mostrar a triste realidade de pessoas que passaram por uma grande tragédia, enquanto aborda o bullying em todos os seus prismas. Desejei poder entrar na história para abraçar e confortar a Valerie, dizer que ela não estava sozinha.
Essa foi uma leitura que me abalou e me fez refletir profundamente. Nos meus tempos de escola sofri bullying, fui perseguida e torturada emocionalmente pelos meus colegas, e até hoje trago sequelas emocionais e luto contra sentimentos de autodepreciação. Então ler sobre isso de forma tão verdadeira, me fez desmoronar. “A lista do ódio” foi uma leitura profunda e marcante, entrou para minha lista de favoritos da vida.
É uma leitura que recomendo a todos, sem exceções.

Jade.Grande 08/04/2024

Intrigante.
"Quando olhava nos olhos de Nick, via um abismo de dor e solidão que eu não conseguia alcançar"

"A Lista Negra" é uma obra que mergulha nas profundezas emocionais do trauma, perdão e redenção. Escrito por Jennifer Brown, o livro narra a história de Valerie Leftman, uma estudante que se vê envolvida em um massacre na escola perpetrado por seu namorado, Nick Levil. A narrativa é repleta de emoções, levando os leitores através dos altos e baixos do sofrimento de Valerie, enquanto ela tenta compreender sua própria culpa e responsabilidade no terrível evento. Brown mergulha fundo na psicologia humana, explorando temas como bullying, alienação social, e as consequências devastadoras da violência juvenil.

Eu achei o livro emocionante, principalmente nas cenas em que o casal é desenvolvido. Ler aquelas páginas pensando no Nick que fez um massacre e no Nick inteligente e gentil é algo bizarro e muito INTRIGANTE. (Portanto, aviso que se vc vai atrás desse livro, como eu, pensando que seria algo relacionado a investigação policial, não se engane. Não tem nada a ver com isso.)

"Ele tinha um sorriso que podia iluminar uma sala, mas também carregava uma escuridão que eu nunca percebi."

"Nick era como uma sombra escura que pairava sobre minha vida, sempre presente, mas nunca totalmente revelada."

Recomendo.
Duda.bae 10/04/2024minha estante
Concordo plenamente que esse livro é sobre superação perdão e redenção, disse tudo, Jade. Ótima resenha aliás!! ?