A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Ana Cis Gestal 03/08/2020

A lista negra/A lista do ódio
Autor: Jennifer Brown
Tradução: Claudio Blanc
Editora: Gutenberg
Páginas: 271

"O tiroteio, que começou quando os alunos estavam se preparando para assistir à primeira aula, matou pelo menos seis alunos e deixou muitos outros feridos."

É assim que começa o livro, essa é a primeira página. Entretanto, a narrativa vai além de nos mostrar como o personagem decidiu pôr fim, não apenas à sua vida, mas à de outros jovens. Mas sim, acompanhar a vida daqueles que presenciaram esse massacre, suas famílias e claro, Valerie, a namorada de Nick. Acompanhar a perspectiva de Valerie é o que torna essa trajetória tão especial e íntima. Seus sentimentos conflitantes em relação ao amor que sentia por Nick e a raiva pelo que ele fez; o medo do julgamento das demais pessoas e o arrependimento por ter, de alguma forma, dado munições para seu namorado, através da lista que criaram; seguir em frente não parece justo quando tantas vidas partiram, mas que escolha ela possui?

Eu amei a construção da protagonista, seu sofrimento, seus dramas, até mesmo a maneira como as outras pessoas a tratam. É impossível não ter empatia pela Valerie. Ela é apenas uma adolescente comum, frustrada pelas brigas dos pais, cansada do bullying que sofria, e que usava um caderno e caneta para extravasar seus sentimentos mais obscuros. Quem nunca soltou na hora da raiva uma palavra rude ou teve um pensamento ruim? A forma como lidamos com a frustração é o que define nosso futuro. Todo o desenvolvimento e amadurecimento que ela teve, nos conduziu para um final emocionante e real.

Sempre digo que todas as crianças deveriam ler Extraordinário da R.J Palácio e agora sinto que todos os adolescentes e jovens adultos precisam ler A lista negra/ do ódio.

"Todas as velhas rivalidades, as velhas piadas, os velhos sentimentos amargos estavam ali, supurando sobre a cirurgia plástica, os acenos com a cabeça cheio de simpatia e os lenços de papel amassados."

"As vezes esqueço (...)que você também foi uma heroína aquele dia. Tudo o que eu vejo é a garota que fez uma lista das pessoas que ela queria que morressem.

Malu 24/03/2021

Gostei da leitura, mas com algumas ressalvas.

Gostaria que a autora tivesse mostrado mais cenas do passado, mais da relação do Nick com a Valerie e com as pessoas da lista.
Achei que era necessário aprofundar no desenvolvimento desse personagem que era um dos pontos principais da trama.

Uma coisa me incomodou bastante que foi o tratamento dos pais da Valerie com ela, ela tendo ou não uma parcela de culpa não justifica o jeito que eles lidaram com a situação, ela já estava se punindo e eles jogavam mais pedras e condenações em cima dela.

Com relação a escrita não tenho o que reclamar, achei bem envolvente.
O final foi emocionante, previsível mas necessário.

Ro 02/10/2021

Chorei igual uma desgraçada, achei muito bom
Essa história me prendeu d+. É daquele tipo de livro que você quer ler em uma sentada, mas sabe que não vai conseguir por conta dos sentimentos que ele traz.
Muito bom.

bitchiee 06/01/2021

Complicado
A lista negra é um livro extremamente delicado por tratar de um assunto polêmico e extravagante.

Acho muito interessante toda a jornada da personagem principal, onde ela tenta descobrir qual é o papel dela no meio daquilo tudo, será ela a vilã ? Talvez a heroína ? Ou simplesmente uma vítima ?

Pra mim foi bem complicado, pelo menos no começo, me colocar no lugar de cada pessoa do livro e entender o lado delas, como por exemplo a Stacy se questionando sobre a amizade dela, ou o pai q não consegue perdoar. E bem difícil não julgar a atitude dos q vivem em volta da valerie.

O livro é muito bem escrito, alternando entre acontecimentos do passado e do presente e também os artigos de jornais, e tem uma leitora q flui facilmente.

Não acho q seja meu estilo de livro mas também não acho q ele seja ruim.

_Vih 02/09/2021

A lista negra
a história a princípio é interessante, mas a leitura não fluiu bem, acabou ficando maçante. Os personagens não são bem trabalhados.
Kassio.Bruno 01/10/2021minha estante
Como consegue ser tão cirúrgica em suas palavras?

_Vih 01/10/2021minha estante
kakakakak para de ser bobo

LetAcia.Bruning 12/03/2021

Super recomendo
Gostei muito desse livro. A Val é uma personagem incrível, sua recuperação foi muito emocionante.

isabelinha 22/07/2020

passei a primeira metade do livro tentando decidir se continuava. lia bastante, largava por um tempo. quando peguei pra ler da metade esta tarde, nao parei mais, fui ate o fim. admito que ele é um pouco paradao no inicio, mas o desenvolvimento é incrivel. ver o desdobramento da historia e principalmente a evolução dos personagens (e que evolução, meus amigos) foi extremamente tocante. um livro que aborda bullying, suicidio, duvidas do futuro.... muito bom. mesmo.

Lorena Carneiro 12/09/2020

Precisa cuidado para indicar
Antes de ler você precisa saber que o livro contem temas como: suicídio, assassinatos, bullying, conflitos familiares, todos muito bem narrados, a ponto de você sofrer junto com a personagem que narra a história, pois a história é narrada em primeira pessoa.

A forma como a narrativa trata sobre a temática do bullying é bem diferente de todas que li até hoje.

O livro evidência que tanto os praticantes, como as vítimas sofrem de algum modo. Todos tem lados bons e ruins e precisam de ajuda.

Gostei dos diálogos com o psiquiatra, odiei a relação da familiar da Val, adorei a homenagem realizada na formatura da turma, chorei inclusive! E odiei as duas últimas páginas, pois fiquei sem entender nada!

A história é bem angustiante! Quem sofre/sofreu e tem as marcas psíquicas até hoje tem que ter cuidado ao ler.

Pra indicar esse livro eu teria que conhecer bem a pessoa, pois muito delicado indicar um livro com esse contexto.

Ana Paula 06/06/2021

Simplesmente necessario
Essa historia cheia de gatilhos e que te faz chorar, pelo menos me fez mas msm assim ainda consegue nos dar esperança.
O livro começa depois de uma atentado no qual um garoto lrva uma arma para a escola e tenta matar as pessoas de uma "lista negra" que ele e sua namorada haviam feito das pessoas que os faziam sofrer. Varias reflexões importante podem ser tiradas dessa leitura, tanto nos acontecimento de antes do atentado, quanto os sobreviventes tentando retornar a sua vida.

Juuh 29/12/2013

Me decepcionei com o livro, esperava muito mais dele.
O livro não fala diretamente sobre bulliyng, muito menos de romance, e sim de como é a vida após um trauma de como as pessoas lhe dão com isso no dia-a-dia, de aceitação.
Val foi apenas mais uma vitima do tiroteio do colégio de Garvin mas todos ao seu redor só veem a namorada do assassino e logo uma assassina também. Val luta consigo mesma , e o resto do mundo, todos os dias; ela não espera ter seus amigos de volta, não espera que a perdoem, não espera que a entendam, que a escutem quer apenas terminar o ensino médio e sumir.
Mas no meio disso tudo Jess a surpreende querendo ser sua amiga e tentando que os outros vejam Val como ela realmente é, uma vítima.
Daí o livro decorre com lutas diárias de Val e com alguns flash's da vida dela antes do tiroteio.
Se quer saber como pode ser a vida após um trauma como o de Val vá em frente, caso contrario não vá com muitas expectativas ou nem lê. :)

sara440 18/08/2021

"Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória"
Recomendo muito, todos deveriam ler!

"E foi assim que começou a famosa lista do ódio: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava."

Gostaria muito de ter lido A lista do ódio durante o Ensino Médio. Esse livro foi surpreendente, me senti abrindo o diário da Val, lendo os seus segredos e tudo que ela estava sentindo.
Livro muito bem desenvolvido!

(08/06/2021)

Escr 18/05/2021

Amigos
Interessante como as vezes não entendemos ou percebemos como tem pessoas iguais a nós, quando damos oportunidade aprendermos mas com ações.

Ellen - @anotacoesliterarias 04/03/2022

Não acho que Valerie era tão inocente assim....
Valerie e seu namorado Nick tinham problemas em casa e sofriam bullying na escola.

E Valerie, achou na escrita uma forma de desabafar e assim criou uma lista de tudo o que ela odiava, desde a discussão dos pais, até a garota da escola que a chamava de irmã da morte. A cada bullyng sofrido, Valerie acrescentava um nome a lista e compartilhava com Nick seu ódio por aquelas pessoas.

Até que um dia Nick chega na escola determinado a acabar com tudo e começa a atirar nas pessoas da lista. Quando se dá conta do que está acontecendo, Valerie tenta impedi -lo e acaba sendo atingida.

Quando volta a si no hospital, Valerie descobre que Nick se suicidou e uma dor dilacerante toma conta dela. Enquanto uns a vê como uma heroína por tentar impedir o atentado, outros a vê como uma cúmplice do que aconteceu.

A partir daí, começamos a acompanhar a volta às aulas desses alunos, os traumas gerados, a resistência de Valerie para voltar a escola, etc.

? A lista do ódio é um livro sensível que fala sobre bullyng, traumas, luto, suicídio e perdão. Fazia tempo que eu queria ler, então minhas expectativas estavam altas e no fim gostei. Mas, pra mim, a autora romantizou a participação da Valerie no atentando, não acho que ela era tão inocente, em mais de um diálogo entre eles, Nick falou sobre sua intenção ao que a Valerie concordava. Mas entendo a mensagem de redenção e auto perdão que a autora quis passar e os capítulos finais foram emocionantes.

aline :) 17/02/2021

incrível
Eu li esse livro no impulso, nunca ouvi ninguém comentando sobre, não li nenhuma resenha e não sabia nem sobre o que se tratava, e foi incrível
Esse livro é muito bom, com um tema bem pesado
É sobre perdoar, superar, se conhecer
Eu me envolvi muito com os personagens e senti o que eles estavam sentindo, foi uma experiência ótima:)