O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

ArthurBueno 15/01/2024

O Guia do Mochileiro das Galáxias
É uma aventura espacial que vai te fazer rir bastante se você ama humor nonsense com piadas inteligentes, trocadilhos e uma pitada de ironia britânica. O autor também brinca com a lógica e a racionalidade, criando cenários completamente absurdos e fazendo com que os personagens lidem com eventos surreais com uma calma surpreendente. O humor muitas vezes surge da dissonância entre as expectativas do leitor e a reviravolta absurda que a história toma. Se você gosta de comédia inteligente e situações malucas, esse livro é um prato cheio!

Da Matta 15/01/2024

Já peguei minha toalha e estou pronto para começar a ler a sequência. Por muito pensei que fosse um livro bobo mas me surpreendi positivamente.

Sarah587 14/01/2024

Se você achou o primeiro livro bom, espere para se surpreender ainda mais com a sua continuação. Eu adoro como o Douglas Adams nos surpreende a cada capítulo, por mais curto que seja. Uma história focada em viagens espaciais, aventurar, restaurantes e a própria história da humanidade de uma forma que não poderia ter sido melhor escrita. Ansiosa pelos próximos livros.

NamoradadoJV 14/01/2024

Não é o tipo de livro que normalmente costumo ler então fiquei bem intrigado no começo mas assim que comecei a realmente entender sobre, fiquei muito ansiosa para ler.
É um livro extremamente específico porquê o autor criou o universo dele e explicou muitos termos científicos, simplesmente que incrível.
É um livro fluido e objetivo e adorei muito de ter essa experiência.

Sarah587 14/01/2024

Previamente inofensiva
É a terceira vez que eu leio esse livro e simplesmente não me canso dele, a história em si é muito divertida. O Douglas Adams é muito irreverente e um grande nerd. São muitas explicações científicas dentro de um mundo totalmente criado por ele, você se espanta com tanta criatividade. É muito divertido acompanhar o Arthur e os demais nas suas aventuras. A história é muito fluida, curta e objetiva, sem espaço para aquela enrolação no texto. É uma ótima leitura para passar o tempo e se divertir. É incrível ver como a história do universo pode ser construída de forma tão simples e ao mesmo tempo muito complexa.

12/01/2024

Livro muito gostosinho.
Livro bem fácil de ler, tem momentos engraçados e sem dúvidas meu personagem preferido é o Marvin.

Ana Paula 10/01/2024

"Vida? Não me falem de vida"
A versão ilustrada por Chris Riddell trouxe uma nova dimensão a este livro, que é, sempre foi e sempre será, acredito eu, o meu livro favorito.

Apesar de tê-lo lido inúmeras vezes em minha edição antiga e já surrada, acertei na escolha de ler essa edição ilustrada. Eu sempre visualizei bem os humanoides, mas as ilustrações de Riddell deram mais vida aos personagens e cenários extraterrestres.

E a narrativa, mesmo repleta de nomes estranhos de personagens, lugares, planetas e naves, flui de maneira tranquila. Apesar de nenhum evento fazer muito sentido - e considerando como a Coração de Ouro funciona, não fazer sentido faz sentido! - e mesmo com minha pouca experiência com ficções científicas, sempre tive facilidade com essa.

Recomendo muito a leitura, especialmente na versão ilustrada, para uma experiência ainda mais envolvente. Deem uma chance a ele!

Lu_Augusto 09/01/2024

Divertido, criativo e surpreendente.
Um livro que começa contando uma história como qualquer outra: um sujeito que vai ter sua casa demolida e tenta impedir isso; ok, isso são as 10 primeiras páginas... Daí pra frente o livro vai te surpreendo a cada parágrafo com acontecimentos e falas que você nem imagina.
Um livro saboroso em sua diversão, além disso, ótima pedida para quem quer um livro curto para ler.

Francisco458 08/01/2024

Nostalgia
Não é um livro que me encanta mais pela história, porém quando li pela primeira vez lembro de ter gostado muito.
Vou falar muito da minha relação com o livro, talvez não seja interessante essa resenha pra vc, então já peço desculpa de antemão.

Conheci o livro por indicação, em 2015 estava com a minha família em Pouso da Cajaiba-Paraty e em certo momento conhecemos outra família, provavelmente na praia ou fazendo trilha (o lugar é pequeno e a praia muito bonita, indico). A família era os pais, um filho mais velho e duas gêmeas, inclusive eu tava apaixonado numa delas, era uns 4 anos mais velha, uma pena não lembrar nem o nome.
Meus pais principalmente conversando o filho do casal (devia ter uns 17) indicou o livro, o que pra mim seria ótimo pq nunca tive disposição pra ler livro. Quando voltamos pra nossa cidade minha mãe comprou, li com muita dificuldade e gostei, um colega de sala até leu depois pela indicação minha.

O livro traz muitas viagens e maluquices que deixam a história incrível, explorando a parte espacial, algumas questões filosóficas e abordando um pouco de humor. Acredito que o diferencial desse livro é que nunca dá pra saber o que esperar, um pequeno ato muda tudo.

camiismacedo 07/01/2024

Bom, não sei muito o que falar sobre o livro. na minha opinião, essa é uma história que prenderia a atenção de qualquer adolescente que gosta muito de física (o que não é o meu caso). a história em si é até que legal, mas a maioria do tempo confusa. não sei see interesso em ler os livros da série

Rafael1218 07/01/2024

Risos simplesmente
O livro é até bem simples, somente uma história de viagens a lugares desconhecidos e descobertas mirabolantes. O que diferencia esse é toda a construção do mundo -no caso do Universo- do Douglas Adams.
Aqui ele não dá detalhes complexos e abundantes sobre os alienígenas ou as estruturas dos lugares. Isso torna o livro muito fértil para o leitor imaginar sua própria visão do espaço.
Tudo fica mais interessante com a forma dele de intercalar casos pequenos fora da história principal, com a história principal. Sempre cheio de humor, genialidade, critica irônica e, principalmente, a liberdade para o leitor enxergar o mundo da sua própria maneira.

Mauricio 07/01/2024

Haja imaginação
Já tinha ouvido falar, mas soube melhor desse livro numa daquelas palestras corporativas ministradas pelo Silvio Meira, no caso sobre transformação digital, termo muito em voga no mundo empresarial atualmente. Não lembro se ele disse que esse foi o melhor ou um dos melhores livros que ele já leu na vida. Pois bem, fui eu comprar a versão digital e ler, pra saber qual era a desse tal de Mochileiro das Galáxias...
O livro é totalmente sem pé nem cabeça. Trata-se de uma viagem inter espacial protagonizada por Arthur Dent e Ford Perfect, onde o autor usa de todo tipo de criatividade para apresentar diversos planetas, seres, naves, cenários e situações, completamente surreais e inusitadas, tanto que precisamos exercitar muito a imaginação para entender. No meio desse entedo maluco, o autor, Douglas Adams vai apresentando algumas definições do Guia dos Mochileiros, ou personagens onde há um paralelo com coisas da nossa vida mundana, como os funcionários públicos, a existência de Deus, o sentido da vida, a burocracia, a imprensa, o marketing, os robôs, o sucesso, entre outros temas. São essas as partes mais interessantes e engraçadas e de onde podemos tirar as opiniões que o próprio autor quis passar sobre esses temas. Interessante também que os computadores e a inteligência artificial são descritos com tamanha concordância com o que estamos vivendo hoje que nem parece que o livro foi escrito em 1979. A despeito desses fatores, não achei o livro tão bom assim, a leitura é bem complicada por conta dessa imaginação fértil, mas não chega a ser desagradável. Minha recomendação é, se for ler, leia sem se preocupar em imaginar todos os cenários e situações do texto, pois isso sim é quase impossível, se concentre nessas várias mensagens inter galáticas que podem ser codificadas para o nosso querido globo terrestre e nossa querida humanidade.

Dalila Ribeiro 07/01/2024

Bom passatempo
Tive um pouco de dificuldade de engatar a leitura, achei tediosa em alguns momentos, principalmente por ter nomes de planetas desconhecidos, extraterrestres com nomes esdrúxulos e etc. O teor irônico do autor é bem perceptível e inteligente, mas não diria que esse é um dos livros mais hilários que li. É engraçado em alguns momentos. Não é ruim, mas também não achei genial e imprescindível como muitos comentam.

Payza 06/01/2024

Bem viajado, mas divertido
O livro em si tem um enredo simples, mas as complexidade de detalhes e a descrição de certas partes, tanto quanto um simples diálogo ou um novo cenário, faz ele encher muita linguiça, porém os personagens tem características e personalidades cativas mesmo que você não se importe com nenhum deles, tanto que o livro muda de história a todo momento e eles reaparecem depois que vcs já estão imersos em outra história, no fim é um livro divertido. Não irei continuar a saga, pra mim já deu esse.