O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Andy 21/05/2017

Superestimado toda vida.
Aparentemente, de acordo com os fãs da série, todos que não gostaram do livro não conseguiram compreendê-lo. Lamento informar, mas a compreensão chegou e não fez diferença na forma de avaliar.
Tentei gostar. Queria gostar. Li "correndo" (de tão chato, levei 2 semanas), pra sacar fielmente o lance da toalha antes que o dia chegasse. Decepção! Chato, arrastado, sem graça toda vida... E que robozinho insuportável!
Ok, ok, duas coisas valeram a pena: a explicação pra toalha e o fato de não terem se dado ao trabalho de fazer a pergunta correta (cuja resposta é 42).

thai 05/05/2017

O livro é bem humorado, realmente, Douglas brinca bastante com a nossa falta de conhecimento que temos sobre o universo. Além de conter várias e divertidas ironias sobre o nosso estilo de vida. É uma leitura bem fluída, engraçada e pra lá de interessante. Ao mesmo tempo que o autor lida com questões profundas de um ar filosófico, ele escreve de uma maneira simples que torna o livro muito gostoso de ler lido.

site: http://www.leituradascinco.com/2017/03/o-guia-do-mochileiro-das-galaxias.html

Danilo.Almeida 29/04/2017

Item Essencial
Esse livro...Ah, esse livro, como criar uma resenha livre de emoções pessoais? Bom, juro que irei tentar, vamos lá. Esse livro possui uma linguagem carismática, fácil de ler, uma historia que prende e ao mesmo tempo encanta. As piadas são ótimas (no bom e velho humor inglês) e serve para todas as idades. Os personagens são carismáticos e me pergunto, como a Netflix (ou qualquer outra produtora) ainda não fez uma série sobre ele. Tem uma pegada mais séria e filosofica por trás de toda a historia também. Enfim, é um livro que li duas vezes (junto com toda a saga) item essencial.

doc leão 29/04/2017

Muitas, muitas idéias sugestivas. Algumas quase proféticas.
Embora tenha sido escrito em 1979 encontramos trechos com humor sofisticado e atual. Alguns dos aparelhos futuristas para a época são realidades atuais. O terço intermediário do livro perde qualidade, com humor ligeiramente forçado e um pouco infantil. Compensatoriamente, o início e o fim da história são muito originais, com premissas e soluções que permitem atestar a genialidade do autor (será que ele é terráqueo?). De 0 a 10 dei 8.

Thiago 23/04/2017

Apesar um tanto quanto decepcionante mas um bom livro
Desde que eu ouvir falar de O Guia do Mochileiro das Galáxias, sempre tive muita vontade de ler pois eu amo ficção científica. Mas quando terminei fiquei um pouco decepcionado pois esperava bem mais. O livro não chega a ser ruim, longe disso, mas é apenas bom. Pra quem não conhece a história é sobre Arthur Dent, que é salvo por Ford Prefect que é um alienígena minutos antes da Terra ser destruída. E a partir daí o livro de desenvolve. A escrita de Douglas Adams é muito boa, mas em alguns momentos ela chega a ser um pouco chatinha e também cansativa. Isso se dá principalmente por causa do tanto de nomes, de planetas, personagens, enfim, tudo. E também outra coisa que eu acabei não gostando foi que na parte da ficção científica tem várias explicações e acaba tornando o livro um pouco cansativo.

Já a parte de comédia é bem melhor. Não chega a ser excelente, mas é muito boa e ri em vários momentos. E os momentos engraçados se dão mais por causa do Marvin, o robô depressivo, é dele as melhores frases do livro. E falando nos personagens eles são muito bons, principalmente Arthur Dent e depois o próprio Marvin, Zaphod e Trillian. O humor do livro é muito irônico, sarcástico, e por isso gostei.

Apesar de curto, demorei muito pra terminar de lê-lo. E é isso o maior problema do livro, ele é um pouco cansativo. A história é boa, mas o desenvolvimento dela poderia ter sido bem melhor. Finalizando, O Guia do Mochileiro das Galáxias apesar de não ser tudo o que eu esperava é um bom livro. Pretendo ler os outros quatro livros, mas não agora, vou demorar um pouco. Espero que melhore.

Leticia 20/04/2017

Como não amar esse livro?
O Guia do Mochileiro das Galáxias, é uma leitura leve e divertida, você consegue passar horas e horas lendo sem perceber. Douglas Adams possui um humor afiado e irônico, ele conseguia encaixar em meio a narrativa críticas a sociedade de uma forma inteligente e engraçada. O livro mexeu com a imaginação, existia tantos acontecimentos malucos, que acabava me pegando imaginando as cenas um tanto quanto pouco bizarras.

Por mais que o autor utilize termos científicos para algumas coisas na narrativa, dar para entender o que ele quer dizer no contexto, até porque algumas coisas já vimos em sala de aula. Além disso, os personagens são originais e bem satirizados, assim como, os diálogos são bem elaborados e humorados. Também não posso esquecer o próprio Guia do Mochileiro das Galáxias, que estar sempre aparecendo no meio da narrativa com informações sobre o universo.

site: http://www.meioassimetrica.com.br/2017/01/02/resenha-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/

Danilo.Bitencourt 06/04/2017

Ou você AMA ou ODEIA!
Devo começar dizendo que, no meu caso, foi ódio mesmo.
Ganhei do meu namorado, que é fã. Eu estava ansiosíssimo para ler este livro que é promessa de diversão para quem gosta de ficção (e eu gosto), mas logo nos primeiros capítulos minhas expectativas caíram por terra.
Embora o autor tenha criatividade para criar as histórias e teorias mais improváveis (acostume-se com essa palavra, pois ela compõe 99% do livro) essas ocorrem de forma atirada, quase sem relação e sentido. O livro todo é feito em diálogos forçadamente "engraçados", parece não ter início, meio e fim, pois os fatos que ocorrem ao longo da trama não são muito bem amarrados, ocorrendo literalmente por acaso, de modo que se vc pular um capítulo ou outro não irá sentir falta (aliás, mesmo lendo todo o livro algumas partes são difíceis de entender). Acho que o começo e a ideia do livro é boa, até o personagem ir para o espaço e levar consigo o autor que começa a jogar fatos, situações e diálogos para todos os lados, saindo a todo tempo do curso da história.
Algumas partes me lembraram uma conta matemática, em que vc está resolvendo o problema dentro dos parênteses e de repente PÁ, surge as chaves com outro problema e PÁ, vem os colchetes falando de outra coisa sem relação, aí o colchetes acaba e vc volta para os parênteses sem ter feito qualquer ligação entre eles.
MAS, conheço pessoas que gostam muito, então sugiro ler um pouco para ver se irá identificar-se com o livro ou detestá-lo.
Glaucia Gomes 04/05/2017minha estante
?putz queria tanto ler...mas me decepcionei um pouco com sua resenha Dan?

Mais Clube 31/03/2017

Crítico, engraçado, criativo e genial são as poucas palavras que uso para resumir esse livro. De uma forma bem interpretada e cheia de humor, Douglas Adams conta a história de Arthur Dent.

Em um dia aparentemente normal, Arthur vê sua casa diante de tratores que querem demoli-la para construir um desvio da via principal. E como esse detalhe já não bastasse, Ford Prefect, um amigo de Arthur, conta que é um ‘’E.T’’. Mas as coisas não param por ai, Ford também afirma que aqueles poucos minutos seriam os últimos da existência do planeta terra. E assim, Arthur se junta a Ford para uma fuga deste planeta condenado, não esquecendo de suas toalhas.

Em um universo surpreendente, a história continua. Depois de ter pego ‘’carona’’, eles acabaram parando na nave dos Vogons, uma das raças mais desagradáveis da Galáxia. Não chegam a ser malévolos, mas são mal-humorados, burocráticos, intrometidos e insensíveis. Conseguindo fugir desta raça, Arthur e Ford desta vez pegam carona na nave Coração de Ouro. A única nave que possui um gerador de improbabilidade infinita. E a bordo da mesma, encontram Marvin, o andróide paranóide que levam eles até Zaphod Beeblebrox e Tricia McMillan. Logo descobrindo uma grande coincidência entre eles.
Reunidos, vivenciam diversos momentos na busca do conhecimento da vida, o universo e tudo mais.
É uma história que foge de qualquer padrão clássico ou dramático, e uma leitura obrigatória para todo nerd.

Recomendo!

site: http://maisclube.com.br/2012/05/resenha-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias.html

Tauan.Gabriel 31/03/2017

Adams e sua capacidade de criar uma obra que literalmente é uma viagem incrível. Leitura fácil que nos prende mais a cada capítulo.

Valeria 26/03/2017

Incrivel
Um livro que me surpreendeu, pois tinha a ideia de que seria extremamente choto e macante.O livro começa na Terra, com Arthur Dent tentando salvar sua casa de uma demolição, uma demolição necessária para que se possa construir um desvio. Depois de tanta confusão, Arthur não só acaba perdendo a sua casa, mas todo o seu planeta também. De uma forma extraordinária, Arthur e seu amigo Ford Prefect conseguem escapar e pegam carona com a nave Vogon, a mesma nave que destruiu a Terra. Um detalhe importante, talvez, é que o amigo de Arthur, Ford, não é um humano (sim, ele é alienígena) e ele estava na Terra fazendo uma pesquisa para o livro "O Guia do mochileiro das Galáxias.

Volnei 19/03/2017

O restaurante do fim do mundo
O motivo que me fez abandonar a leitura desta série é que me desagradou muito a forma como o autor escreve . Achei muito desorganizado suas idéias

Cris 19/03/2017

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Excelente.

Gi 18/03/2017

Não gostei
Comecei a leitura pensando que seria uma ficção científica das boas, mas acabei me enganando. Esperava saber mais sobre outros planetas, viagens intergalácticas e criaturas espaciais, mas acabei encontrando uma história sem sentido e não tão bem humorada assim. Para mim a narrativa foi apenas um bate-papo bem monótono entre as personagens. Leitura se tornou chata e arrastada e foi direto para o canto dos abandonados.
José Luiz 19/03/2017minha estante
Concordo,Gi! hehe
Tive o sangue frio de ler todos os cinco livros, e posso dizer que é bem conforme resenhou. O segundo livro é bem melhor, porém os demais seguem o mesmo ritmo do primeiro - ou até pioram!
Sobre conhecer outros planetas e criaturas e viagens acontecendo, isso até ocorre, mas com humor forçado e totalmente nosense (e veja que estamos falando de possibilidades de realidades diferentes da nossa!).

Gi 20/03/2017minha estante
Foi bem decepcionante, Zé. Não vou ler os outros quatro livros tão cedo.

José Luiz 26/03/2017minha estante
Na verdade, recomendo não ler mesmo. É algo muito peculiar para "forçar o gosto". Faz parte ^^

Alison.Bastos 15/03/2017

Li esse livro na infância..
Nem sabia o quão grande e vasto era o universo de Douglas Adams.

Anthony 09/03/2017

Apanhe sua toalha e embarque nessa aventura!
O que dizer sobre o “O Guia do Mochileiro das Galáxias”? Trata-se de uma história repleta de aventuras e um grande senso de humor. Arthur Dent, Ford Prefect, Zaphod beeblebrox, Trillian e Marvin, o robô mais depressivo da Galáxia, nos levam a um magnífico passeio, um tanto quanto improvável, pelo Universo a uma distância absurda da nossa pequena casa, a Terra.
De pequenas coisas amarelas a enormes coisas amarelas Douglas Adams nos coloca sob um imenso governo imperial Galáctico, onde intrigas e burocracias políticas movimentam o rumo da história até o momento que o grande clímax do livro surge de forma inacreditável.
Algo em que eu mais gostei no “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, foi como as dificuldades eram resolvidas com estratégias e soluções completamente malucas, coisa que você nunca iria imaginar que acontecesse. Um cachalote! Personagens carismáticos, aventuras atrás de aventuras, mistérios e um grande senso de humor são os fatores que tornam esse livro tão espetacular.
E se você é desses que constantemente para refletir sobre a Vida o Universo e tudo mais, essa sem sombras de dúvidas é a obra ideal para você.