O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Lucas 06/06/2018

[Leitor dos Sonhos] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams
Eu, como um bom nerd e programador que sou, deveria ter lido a série de livro do Guia do Mochileiro das Galáxias a muito tempo. Mas nunca é tarde e esse ano eu decidi finalmente fazer essa leitura e tentar entender o que faz dessa história ser um ícone no meio nerd.

Tudo começa com Arthur Dent, um humano que está lutando para que sua casa não seja demolida para a construção de um desvio para facilitar a locomoção das pessoas. O que ele não sabia, era que ao mesmo tempo, seu planeta passava pela mesma situação. Criaturas chamadas Vogons estavam prestes a destruir a Terra para liberar a passagem de uma via intergaláctica. Somente uma pessoa sabia dessa situação: Ford Prefect. Um excêntrico amigo de Arthur que fingia ser humano. Ele veio a Terra a muitos anos com o objetivo de criar um artigo sobre nosso planeta para o Guia do Mochileiro das Galáxias e acabou preso aqui. O Guia nada mais é do que uma grande enciclopédia eletrônica de tudo o que existe. Ele é escrito por mochileiros que viajam por todo o universo, levando sempre consigo sua toalha; elemento que se tornou referência no meio nerd.

Com a ajuda de Ford, Arthur consegue fugir do planeta pouco antes dele ser destruído. A partir daí, os dois começam a viver aventuras pelo universo que faria qualquer um questionar a própria sanidade. Nessa aventura eles conhecem outros personagens como Zaphod, Trillian e o depressivo robô, Marvin.

O livro tem um ritmo fora do comum. Particularmente, eu demorei um pouco para me adaptar. Tenha em mente que você vai ficar confuso. As situações são absurdas, a cronologia é distorcida; há muito conteúdo referente a planetas, civilizações e tecnologias fictícios. Todavia, tudo isso, unindo-se ao tom de ironia e comédia usado por Douglas Adams, faz parte da essência da obra.

Como programador, eu sou uma pessoa que busca muita lógica nas coisas. Eu só comecei a apreciar a leitura dessa série quando me desprendi dessa lógica, e passei a ler apenas seguindo o fluxo do tempo e espaço criado pelo autor. Depois disso, tudo foi mais divertido. É uma leitura que eu recomendo para todos os públicos.

site: https://leitordossonhos.wordpress.com/2018/05/30/o-guia-do-mochileiro-das-galaxias-douglas-adams/

Ingrid 02/06/2018

Já iria completar um ano que os livros do D.A estavam na estante intactos, lacradinhos. Dai que resolver furar o lacre (hahaha) e apreciar uma nova leitura. Coloque nova leitura nisso, e doida leitura, eu adorei a história de Arthur Dent, achava, quando comprei os livros que Arthur era uma criança, quando descobrir que não, achei melhor ainda, imagine uma comédia infantil: uma coisa bobinha e engraçada, agora uma comédia adulta, não tem igual, sem falar que acabamos conhecendo alienígenas muito doidões no decorrer da leitura, quando você ler o guia do mochileiro, você não pode ler apenas um volume, tem que ler toda a trilogia de cinco livros, e não entre em pânico, a trilogia de cinco livros tem fechamento com o 6º e último livro, que infelizmente não foi escrito por Douglas A. pois ele faleceu antes de concluir a série. Mais dizem ser tão bom quanto.

Aninha 25/05/2018

25 de Maio: Dia da Toalha.
Caso vc esteja procurando a resposta para: AVida, O Universo e Tudo Mais... é só vc acompanhar as aventuras de Ford Prefect e Arthur Dent que escaparam da destruição da Terra e pegaram carona numa nave alienígena. Para essa viagem só não esqueça de levar um exemplar do Guia do Mochileiro das Galáxias. E a sua toalha, é claro !
Se precisar de algum incentivo para criar coragem, vc pode tomar um drinque. Que tal uma Dinamite Pangaláctica ?
Não entre em pânico ! 42 é a resposta para tudo ...
Só uma dica: Jamais, em hipótese alguma, deixe um Vogon ler poesias para vc.
Este é apenas o Volume Um da Trilogia de Cinco Livros ... Boa leitura, caro nerd !

Vitor 23/05/2018

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

O livro é bem divertido, mas é um tanto confuso também! Como é sabido pela maioria dos leitores de ficção científica, Douglas Adams escreve com um senso de humor e de cinismo muito grande, o que deixa a leitura muito mais prazerosa e rápida. Porém, Adams colocou nesse universo muitos tipos de seres e com diferentes nomes que podem confundir a cabeça do leitor e fazer com que desista da leitura.

Apesar de tudo, é um livro muito bom é que deve ser lido em algum momento!

Mauh 18/05/2018

Prepare sua toalha!!!
O começo pode ser um pouco cansativo, mas depois se torna uma maravilha, e a leitura flui muito bem, recomendo muito esse livro.

Sabrina.Contieri 15/05/2018

O livro me cativou aos poucos, o começo é meio cansativo, mas depois a leitura vai ficando viciante, amei, recomendo!!

Dio 09/05/2018

TRILOGIA DE CINCO, UMA INCRÍVEL VIAGEM PELA GALÁXIA
Não é a toa que consideram essa saga, ou melhor, trilogia de cinco um clássico da ficção científica. Pois, contém todos os elementos necessários, sem contar que é uma obra incrível. Tanto os livros, quanto o Douglas Adams são gênios sem sombras de dúvida. O guia do mochileiro das galáxias é daqueles livros que acrescentam na nossa vida, ao mesmo tempo em que entretêm. É praticamente impossível em meio a leitura você não se pegar pensando e comparando com coisas da vida real. Para um definição exata, o livro é de alta inteligência.

PARA LER MAIS, ACESSE:

site: https://pinguimtagarela.blogspot.com.br/2015/11/trilogia-de-cinco-uma-incrivel-viagem.html

Caio H. Macedo 30/04/2018

Grande Douglas Adams!
O livro é simplesmente perfeito! Em poucas páginas, Douglas Adams conseguiu fazer uma boa história, com bons personagens e cenas muito cômicas. Sem duvida entrou para meus favoritos!

Camile 26/04/2018

A história começa com o protagonista da história, Arthur Dent, travando uma batalha para que a sua casa não seja destruída pela prefeitura para a construção de uma nova via no local.
O que ele não esperava é que não só a sua casa seria destruída, como em poucos minutos, o planeta Terra também.
E quem o avisa é o seu amigo Ford Prefect, um alienígena e mochileiro que adora viajar pela galáxia, e que está preso na Terra há 15 anos.

Logo que as naves de destruição do planeta chegam (por coincidência o planeta está sendo destruído pois no lugar dele será construída uma via expressa) Ford Prefect e Arthur Dent embarcam numa aventura cósmica através de uma das naves.
Douglas Adams tem uma imaginação muito fértil, e através dessa viagem literária nos apresenta despretensiosamente uma das histórias mais divertidas do universo literário.
As coisas simplesmente acontecem e é preciso deixar a imaginação rolar solta. Além disso, Adams aproveita para tirar sarro de nós, habitantes do planeta Terra, através de pequenos acontecimentos, porém tudo significativo que nos faz pensar: E não é que ele tem razão? 😂

A trilogia de 5 livros, como o próprio autor referia-se, traz uma proposta totalmente diferente do que se é esperado dos livros de ficção científica.

Vitor.Correa 24/04/2018

O leigo se divertirá, o nerd entenderá
Quando disse isso no título, na vdd eu não quis dizer a respeito de que "você não vai entender a história ", pelo contrário. Mas algumas referências feitas no livro, você pode achar sem sentido, mas se você tiver bastante conhecimento, vai entender a maioria. Genial!

Vbelinc 20/04/2018

Livro simplesmente incrível!
Sabe quando você está sem paciência pra ler livros autamentes complicados e inteligentes? Então, esse é o livro pra você, ele troca toda complicação por comédia sem menosprezar a inteligência do leitor!

Daniele.Santoro 17/04/2018

Douglas Adams, pai dos nerds
Sinopse:

Arthur Dent é um humano comum que é avisado por um amigo diferente do que ele pensava, que a Terra será destruída em pouco tempo e eles precisam sair dalí. A partir daí, há incríveis viagens intergalacticas, onde Arthur encontrará seres bizarros, máquinas, buracos negros e por aí vai. Então, acomode-se para a leitura, prepare sua toalha e boa sorte!

----------------------

Crítica:

Douglas Adams é um rei mesmo rsrs.
Ele criou teorias excêntricas, porém divertidas e lógicas, sobre nossa existência, além de personagens criativos, que me deixou confusa quanto suas intenções, pois são todos muito impulsivos.
Não é um texto tão "sério", tem uma pegada infantil. Mas, na minha opinião, não é algo ruim. O livro tem um tema bastante confuso e imagino que se fosse um texto mais "adulto", seria cansativo e difícil de entender.
A ideia de Adams foi muito original e valeu a pena ter lido cada parágrafo do livro.

Paula 12/04/2018

Incrível
É assustador como nós, seres humanos, não conseguimos imaginar um sistema de organização social muito diferente dos modelos que temos na Terra. É como se qualquer outro lugar existente deva seguir a lógica humana. As relações de todos os outros seres seguem a nossa, hierarquias, ganância, poder, aspirações, status quo... Talvez seja absurdo demais imaginar que outra forma não conhecida seja melhor, ou apenas exista.
Posto isso de lado, o que me surpreende nesse livro são as sátiras feitas justamente a posição do Homem: aquele melhor e superior a todos. Gosto da ridicularização na qual somos representados, achando que entendemos tudo e todas as coisas, mas na verdade fazemos parte de um todo muito mais complexo e inimaginável.
As dúvidas com certeza nos movem, tal qual move todos os outros seres comunicantes entre si: os que vivem. Adorei a reflexão que esse livro me proporcionou.
dsvieira 13/04/2018minha estante
undefined

apenas Jamayra Greyce pra vc 10/04/2018

Alice no país das maravilhas?
{Isso n é bem uma resenha, é só o que eu achei do livro e minha hist com ele, pra guardar como memorando e, quem sabe, reler daqui a algum tempo}

NOSSA SENHORA, QUE LIVRÃO.

A edição econômica do Guia está em promoção na internet desde qnd comecei a comprar livros online - o q faz um tempinho já. Então, desde a primeira vez q vi o kit com 5 livros, tão mimosinhos, na casa dos 30 conto, essa série entrou pra minha wishlist.

Mas uma coisa ser barata n muda em nd o fato de eu n ter um real no bolso, então demorou bastante pra eu realmente comprá-los, ainda mais pq, nas horas de escolher livro novo, eu acabava escolhendo outros, q n esses.

Tá né, daí li Dezesseis luas, e o maravilhoso do Ethan fala bastante sobre o Guia do mochileiro das galáxias nele. Aí pronto né, eu precisava saber do q ele tanto falava bem.

Anos dps FINALMENTE comprei a coleção toda, q pelo visto continua em promoção.

Eu n sei bem o q dizer, acabei de ler agorinha e ainda estou digerindo tudo.

Anyway, esse primeiro volume me lembra mt Alice no país das maravilhas. A diferença mais gritante são as referências à física - em Alice as referências são mais especificamente matemáticas, e os seguimentos sociais satirizados.

Achei a história é mt bem construída e humorada. Eu ri alto de verdade.

Daora.

Edgar.Egawa 07/04/2018

Alice e ficção cientifica
Se Lewis Carroll tivesse escrito as histórias de Alice na atualidade, seria o Guia do mochileiro das galáxias.