O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Josiane74 01/04/2023

Hilário
Eu amo ficção científica e essa "trilogia de 5 livros" sempre vai estar em primeiro lugar no coração. Adams era um gênio, criou um clássico leve, divertido e que ainda viaja pelo universo nos levando a ter várias experiências que só poderíamos ter saindo desse planeta.
Carol 01/04/2023minha estante
Não importa o que seja....42 sempre será a resposta!

thecia 17/06/2023

Não entre em pânico
Não estou muito acostumada ao gênero de ficção científica, mas a leitura é muito fluida e engraçada, o que me ajudou bastante. É um livro que exercita a nossa imaginação e tem que deixar a mente bem aberta. Em geral, o livro é repleto de referências de literatura, ciência, tecnologia e muito senso de humor.

O autor mescla de maneira admirável um pouco de comédia com ficção científica deixando a leitura muito agradável e instigante. Inclusive, o autor consegue, com muito humor, fazer coisas simples do nosso cotidiano se tornarem interessantes e engraçadas.

Durante todo este tempo, os personagens vão sempre sendo orientados pelo Guia do Mochileiros da Galáxias, mesmos nas cenas mais mirabolantes e inusitadas, o que traz mais divertimento pra história.

Somos apresentados a muitos personagens interessantes que nos trazem diversas duvidas e questionamentos sobre tudo. Mas o que mais chama atenção é o computador da nave Pensador Profundo projetado para resolver a ?questão fundamental da vida, o universo e tudo o mais?.

E com isso o autor consegue prender muito a atenção do leitor, qual seria a resposta para a compreensão essencial da vida? A resposta o Pensador Profundo já sabe e é 42. Porém, esta resposta só poderia ser entendida quando eles soubessem realmente qual era a verdadeira pergunta. O Pensador Profundo da informações importantes aos mochileiros e uma delas é que o único computador capaz de calcular esta pergunta seria tão grande e fenomenal, que seria confundido facilmente com um planeta e se chamaria Terra.

Vale a pena, estou ansiosa pela continuação!

Duda | MiguriGeek 01/05/2020

Foi um livro bom, de rápida leitura e com toque de humor, mas não me deixou muito curiosa para dar continuidade nos outros livros.

oli_mi 18/07/2023

Dei uma segunda chance pra esse livro, pois quando fui ler a primeira vez só li o comecinho e tinha achado um saco ( ainda bem q reli).
Sério que livro bom, o tanto de referências astronômicas e o modo como ele praticamente criou toda uma realidade alternativa pra história de um jeito leve e cômico que mesmo se você não conhece muito de termos físicos entende.

Me apaixonei com tudo do livro, e vou sentir saudades enquanto não conseguir comprar os outros, adorei você Marvin S2 um querido.

Evy 28/03/2011

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Douglas Adams foi mestre ao escrever esse livro. Divertidíssimo, diferente, criativo e encantador. É considerado e com razão um dos maiores clássicos da literatura de ficção-científica e conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo maluco Ford Prefect.

Este é o primeiro livro da série onde Arthur e Ford escapam da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena graças aos conhecimentos de Ford, um ET que vivia na Terra disfarçado de ator desempregado e um dos poucos amigos de Arthur. Como ET, sua função era fazer pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Arthur não tem tempo nem mesmo de absorver que a Terra foi realmente destruída porque estava em local que atrapalhava a construção de uma via interligando as galáxias que povoam o Universo quando se vê dentro da nave dos Vogons, a civilização extraterreste incubida da tal construção. Isto fazia parte do plano mirabolante de Ford para fugir do planeta, mas logo são descobertos e largados no Universo para morrer.

Mas os dois, por muita sorte, são resgatados pela nave Coração de Ouro onde conhecem Zaphod Beeblebrox, o presidente da Galáxia, Trillian, uma humana que fugiu com Zaphod da Terra e que por pura coincidência era um affair de Arthur, e o meu personagem favorito: Marvin, um robô depressivo com uma mente brilhante. Fiquei totalmente apaixonada por ele e suas respostas sempre negativas! Ele é um encanto e toda vez que ele entra em cena dá vontade de abraçar e dizer que vai ficar tudo bem.

Essa turma inusitada navega pelo Universo à procura de uma compreensão essencial da Vida. Arthur na verdade, ainda não se conforma com o fim da Terra e sempre volta a esse assunto tentando de algum modo desfazer o acontecimento. E eles estão sempre orientados pelo maravilhoso Guia do Mochileiro das Galáxias.

Douglas Adams nos presenteia neste livro com personagens inesquecíveis e situações mirabolantes se utilizando da sátira para debochar da burocracia, políticos e instituições. Eu me vi rindo alto em vários momentos da leitura que é recomendadíssima tanto pela diversão, como pela reflexão.
G. Pedro 28/03/2011minha estante
Parabéns, ótima resenha.

Gabi Pescarolo 24/06/2011minha estante
Ai, Evelyn, adorei a resenha!!!!!!!!!! Super me identifiquei com o que você escreveu, tanto que acho desnecessário eu mesma fazer uma resenha dele, de tão parecida com a sua que ficaria!!! Com certeza, pra ler e gostar de O Guia do Mochileiro das Galáxias, você tem que ser nerd, já que o livro é repleto de piadinhas nerds (que eu adoro, aliás). Mas, enfim, o Marvin e seu pessimismo são realmente fofos, não é? *.* Adoro personagens pessimistas e vilões...
Parabéns!
Beijão.

Regina 26/08/2015minha estante
O Marvin também é meu personagem favorito, que me fez rir sozinha no Metrô. Uma das passagens que considero mais engraçadas da série é protagonizada por ele. Simplesmente sensacional! Amei!

Jaxx 10/11/2009

Camaradas, este livro, não sei não... algo no começo com a tal da "subeta" ummmm... achei que ia melhorar no meio pro fim... mas no fim... caramba!! achei muito ruim!
Será que as continuações são melhores? Pois fiquei decepcionado!

Crítica Minha!
O camarada Douglas Adams se denomina um grande humorista ou denominava, ou nem se denominava os outros denominavam ele (sei lá!!!), mas pelo que vi o forte dele (pelo menos nesse livro) foi montar uma história sem pé nem cabeça...

dia infeliz o que decidi comprar e ler.
maevsi 07/07/2012minha estante
Concordo ^^

Maria4556 03/11/2020

Esperava mais
Pra mim, foi um livro legal e bem diferente, mas só isso. Nada de extraordinário.

Talita 24/10/2020

Livro muito bom. Dei altas risadas durante toda a leitura. Foi uma leitura experimental, caso eu gostasse, compraria o volume único.

Partiu comprar porque estou super curiosa pra ler essa continuação kkkk
Bart 25/10/2020minha estante
????? se prepare p/próximos livros, vc não riu... viu nada ainda!!
Se lembre da "Força PoP" kkkkkkkkk humor e crítica mt inteligentes!!

Talita 26/10/2020minha estante
Kkkk é muita informação, as vezes passa batido. Mas é aquele tipo de leitura q deve trazer uma nova experiência toda vez q vc lê novamente.

Bart 26/10/2020minha estante
Com toda certeza!!
Mas qnd vc ler à respeito da "Força POP"... vc vai rir, e perceber o tamanho do tapa sem mão que Douglas Adams dá no mundo todo (...na galáxia) com a obra dele, ele faz a gnt rir p/pensar nos problemas e como lidamos com eles!!

Bart 26/10/2020minha estante
Perceba q não falei nada!!
Mas qnd vc se deparar com a "Força POP" kkkkkkkkkk
Se prepare!! Kkkkkkkkk

Mila 06/01/2022

6x7= 42
Eu gostei bem mais desse livro do que o primeiro da série, o Douglas Adams escreve muito bem e é muito criativo, como eu já disse na resenha do livro anterior, é bem diferente de tudo que eu já li.
Mas eu tenho umas críticas, uma coisa que me incomoda é que muitas vezes a história dá uma volta gigante e depois vem para o mesmo lugar. Ex: O começo do livro até a página 25 foi legal, mas depois o bisavô do Beeblebrox mandou ele para um outro planeta e aconteceu todo o rolo dele entrar na sede do Guia e depois ser capturado e etc... Para no fim a nave coração de ouro ter estado no seu bolso o tempo inteiro. Eu sinceramente não gostei por que realmente não mudou nada na história. A parte em que eles finalmente chegaram no restaurante do fim do universo foi demais, muito engraçada e na minha opinião deveria ter acontecido logo depois da página 25.
A última parte do livro é realmente MUITO BOA, eu amei as críticas e o percurso da história: quando o Ford e o Arthur chegaram no planeta Terra com aqueles outros seres que anteriormente estavam congelados, com o capitão e os "soldados"; o Beeblebrox, Trillian e o Zarniwoop conversando com o regedor do universo foi GENIAL; a discussão do Ford com aqueles seres... o final... Enfim, TODAS as últimas 40 páginas.
Valeu a pena a leitura desse livro mas não pretendo continuar a série.
Arthur Mota 06/01/2022minha estante
Amg continua, só vai ficando mais louco kkkkkkkkkk

Mila 06/01/2022minha estante
aí amigo vou pensar kkkkkk

Brenda sena 08/01/2022minha estante
Acabei de abandonar, tô mt em dúvida se continuo ou não. Desde cedo tentando ler e ainda tô na pág 29, Cap 6.

Lu_Augusto 09/01/2024

Divertido, criativo e surpreendente.
Um livro que começa contando uma história como qualquer outra: um sujeito que vai ter sua casa demolida e tenta impedir isso; ok, isso são as 10 primeiras páginas... Daí pra frente o livro vai te surpreendo a cada parágrafo com acontecimentos e falas que você nem imagina.
Um livro saboroso em sua diversão, além disso, ótima pedida para quem quer um livro curto para ler.

Thiago.AugustoCG 19/04/2021

Ótima leitura, divertida, rápida, começa e não quer parar pra saber o que vai acontecer... Uma pitada de humor e sátiras

Ju Harue 06/05/2020

Você tem que ler! - @_bibliotecadaharue
Que leitura mais gostosa. Iniciei para ler numa leitura coletiva e foi ótimo.
Sem dúvida já se tornou um dos queridos!
Esse livro tem emoção, aventura, esquisitisse e nerdisse pra dar e vender. Fiquei tão animada que comecei a desenhar os personagens e no meu caderno de leitura já é o livro com mais páginas escritas de anotações, passagens, reflexões e tudo mais. Se quiser conferir me segue no Instagram @_bibliotecadaharue
Recomendo pra vida esse livro!
Principalmente se é fã de Doctor Who e The Big Bang Theory.
Amei e minha nota não poderia ser outra!
Brindemos com dinamite pangaláctica ?

Lali 14/12/2022

A única pergunta é: COMO EU NÃO LI ISSO ANTES? Mas essa pergunta não casa com a resposta. ?Como eu não li isso antes? Quarenta e dois.?. Melhor não.
A real é que é realmente um dos melhores livros ?nerds? que já li. Inteligente, criativo, divertido. Com personagens bem construídos, ritmo excelente, sarcasmo e humor na dose certa. Genial.

Cinara... 14/01/2023

Desconstruindo a soberania do ser humano.
"... se existe uma verdade realmente verdadeira, é o fato de que toda a infinidade multidimensional do Universo é, com certeza quase absoluta, governada por loucos varridos."

O que mais me fascina na obra do Douglas Adams é como ele tem o poder de tirar o ser humano do pedestal de onde ele próprio se colocou se intitulando ser supremo da inteligência ou mesmo se imaginando como imagem e semelhança do seu próprio criador.