O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Érica 25/10/2022

Arthur na galáxia das maravilhas
Livro doido q me lembrou Alice no país das maravilhas em algumas partes. É uma equação meio "Alice encontra Einstein no bar e os dois resolvem fazer uma ligação para HG Wells para contar umas piadas sobre o significado da Vida, o Universo e Tudo Mais". Ou sei lá. Gostei!!!!

Trechos de destaque (alerta de spoiler!):

"? Você quer que eu beba três canecos de chope na hora do almoço?
O homem do lado de Ford sorriu e concordou com a cabeça, satisfeito. Ford ignorou-o e disse:
? O tempo é uma ilusão. A hora do almoço é uma ilusão maior ainda."

"? Não tolero oceanos ? disse Marvin.
? Me diga uma coisa... ? disse Arthur. ? Você se dá bem com os outros robôs?
? Detesto todos ? disse Marvin. ? Aonde você vai?
Arthur não aguentava mais. Levantou-se.
? Acho que vou dar mais uma volta.
? É, eu entendo ? disse Marvin, e contou 597 bilhões de carneiros até conseguir adormecer de novo."

"? Quem são vocês? ? perguntou Lunkwill, irritado, levantando-se. ? O que vocês querem?
? Sou Majikthise! ? proclamou o mais velho.
? E exijo que eu seja Vroomfondel! ? gritou o mais jovem.
Majikthise virou-se para Vroomfondel.
? Tudo bem ? explicou, zangado. ? Isso você não tem que exigir!
? Está bem! ? berrou Vroomfondel, esmurrando uma mesa. ? Eu sou Vroomfondel, e isto não é uma exigência, e sim um fato concreto! O que exigimos são fatos concretos!
? Nada disso! ? exclamou Majikthise, mais irritado ainda. ? É justamente isso que não exigimos!
Sem parar para respirar, Vroomfondel gritou:
? Não exigimos fatos concretos! O que exigimos é uma ausência total de fatos concretos. Exijo que eu possa ser ou não ser Vroomfondel!
? Mas, afinal, quem são vocês? ? gritou Fook, indignado.
? Somos ? disse Majikthise ? filósofos."

"Em uma escala cósmica, faz alguma diferença se hoje eu resolver não me levantar e não ir ao trabalho?."

"? Eu verifiquei cuidadosamente ? disse o computador ?, e não há dúvida de que a resposta é essa. Para ser franco, acho que o problema é que vocês jamais souberam qual é a pergunta."

"? Quer levar um chute? ? perguntou Ford.
? Isso vai lhe dar muito prazer? ? retrucou Zaphod, com a voz cheia de sono.
? Não.
? A mim também não. Então pra que me chutar?"

"? Eu e Trillian acordamos uns minutos atrás ? disse Ford. ? Gritamos até que alguém veio, e continuamos a gritar até que eles se encheram e trancaram a gente aqui no catálogo de planetas, pra gente se distrair até que eles estejam preparados pra lidar conosco. Isto aqui é só uma gravação em Sensorama.
Zaphod olhou-o com raiva.
? Ora, merda ? exclamou ele ?, você me acorda no meio do meu sonho agradável pra me mostrar o sonho de outra pessoa?"

"? Sabe ? disse Arthur, pensativo ?, isso explica um monte de coisas. Toda a minha vida eu sempre tive uma impressão estranha, inexplicável, de que estava acontecendo alguma coisa no mundo, uma coisa importante, até mesmo sinistra, e ninguém me dizia o que era.
? Não ? disse o velho ?, isso é só uma paranoia perfeitamente normal. Todo mundo no Universo tem isso.
? Todo mundo? ? repetiu Arthur. ? Bem, se todo mundo tem isso, então talvez isso queira dizer alguma coisa. Quem sabe em algum lugar fora do Universo que conhecemos..."

"Como todos sabem, palavras ditas impensadamente podem custar muitas vidas, mas nem todos sabem como esse problema é sério.
Por exemplo, no exato momento em que Arthur disse ?Estou tendo sérios problemas com meu estilo de vida?, abriu-se um buraco aleatório na textura do contínuo espaço-tempo que transportou as palavras de Arthur para um passado muito remoto, para uma distância espacial quase infinita, até uma galáxia distante onde estranhos seres belicosos estavam prestes a dar início a uma terrível batalha interestelar."

O robô levantou-se e ficou olhando para o outro lado, irredutível.
? Aquela nave me odiava ? disse, apontando para a nave policial.
? Aquela nave? ? perguntou Ford, subitamente animado. ? O que aconteceu com ela? Você está sabendo?
? Ela passou a me detestar porque falei com ela.
? Você falou com ela? Como assim?
? Muito simples. Eu estava muito entediado e deprimido, e aí me liguei na entrada externa do computador. Conversei por muito tempo com o computador e expliquei a ele a minha concepção do Universo ? disse Marvin.
? E o que aconteceu? ? insistiu Ford.
? Ele se suicidou ? disse Marvin, e foi caminhando em direção à nave Coração de Ouro."

Tatah 17/02/2010

Abandonei. Boring... as primeiras páginas até que foram engraçadinhas, mas depois... puf.

Talvez eu volte a ler.

Lari 31/08/2020

Queria ter aproveitado mais a história...
A continuação de O guia dos mochileiros da galáxia é tão doida quanto o primeiro livro. Eu só fico imaginando a vibe que o autor estava para escrever algo tão insano.

Demorei muito para ler o volume 2, já já estou lendo a série em conjunto com Caio, meu namorado. Talvez se eu tivesse lido mais rápido a história teria um gostinho melhor para mim, mesmo assim, não posso negar que a genialidade do livro me faz apaixonar por ele.

marcelobh 09/01/2009

Genial!
Douglas Adams criou um universo que é, ao mesmo tempo, sátira e homenagem a ficção científica, onde ironiza idéias, instituições e conceitos sem a menor piedade. Como se não bastasse, faz isso de forma leve, rápida e inteligente.

Victor.Sadi 15/02/2020

Considero o segundo melhor livro da trilogia de cinco tem sacadas geniais pra resolver os acontecimentos e aqui q o humor do Douglas Adams se expande mais

Tuty 03/02/2021

Pirado, inteligente e sensacional
Velho, esse livro é muito bom. O Douglas Adams, embora não fosse cientista, sem dúvida é uma das pessoas mais brilhantes do planeta. O modo como ele conduz a narrativa, as sacadas quase científicas dele, etc. As sátiras sutis, que só fui perceber depois que terminei de ler. O final mergulha na piração, que faz todo livro valer apena. Se você tem suas dúvidas, não tenha, pois o único problema do livro é que ele acaba.

JonasLupus 03/03/2023

Um saco.
Sim, eu entendi todas as piadas, todas as críticas, alegorias, sátiras e paródias. Mas ainda assim não gostei. O ateísmo radical, o desprezo pela filosofia, a redução do ser humano a um organismo insignificante e as piadas Monty Python não me desceram, tornando a leitura sofrível.

Renata 14/04/2023

Muito criativo
O livro foi BASTANTE divertido e lúdico, você consegue ler ele em um dia bem fácil, além do plot set INIMAGINÁVEL. Super recomendo, conseguiu misturar o engraçado com críticas sociais, afinal por mais de que o livro fosse cheio de monstro de outras galáxias eles se mostraram ser bastante humanos...

Rocier 13/12/2020

Quando li pela primeira vez larguei no começo, era uma leitura muito diferente da que eu estava acostumada, muito sarcasmo, ironia...Quando li esse ano, já mais velha, cheguei a conclusão que o livro é simplesmente incrível, as voltas que ele dá, a história toda em si é tão insana que você chega a achar que é possível de verdade.

Felipe1503 10/08/2020

O guia do mochileiro das galáxias
Livro totalmente sem graça e sem nexo.
O autor força a barra demais.
Edison.Eduarddo 10/08/2020minha estante
O filme é péssimo...

Felipe1503 10/08/2020minha estante
Kkk igual o livro. Ja vi o filme tb. São muito sem graça e totalmente sem sentido.

Drêycka 17/04/2011

RUIM - Não gostei.
O que me chamou mais atenção: o livro já tem 30 anos de lançado! E, como o prólogo diz, é uma “trilogia de 05 livros”. Comprei a coleção assim que o preço deu uma baixada (ainda assim, uma semana depois o preço baixou mais R$ 30,00 – damn it!!). Demorei muito para começar a ler o primeiro volume da coleção, pois sempre colocava outros livros na minha lista de prioridades, mas agora chegou a vez dele. Li o volume 01: O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS, e vim aqui comentar.

Primeiramente: o livro é amigável: fino, letras garrafais e pessoas de qualquer idade podem lê-lo, sem restrições. Mas isso, só se tiverem coragem... rsrsrs Isso porquê o livro é besta. Pense em coisas idiotas e imbecis, eleve a nona potência: é mais ou menos o teor desse livro.

Você começa a leitura sem acreditar como pode estar lendo coisas tão idiotas, mas continua a ler, pois espera que o livro melhore. Mas ele não melhora. Coisas ainda mais loucas (muito mais) começam a acontecer e você chega a revirar os olhos e pensando “É sério isso?! Não tem graça, minha gente!!”. Bem, é exatamente esse o outro ponto: o humor do livro é infantil. Se você acha graça em piadas com trocadilhos bestas, ironias sem noção e coisas ilógicas acontecendo, esse livro será uma boa pedida.

O Guia Do Mochileiro Das Galáxias pode fazer você esboçar uma leve menção a um sorriso no rosto, com uma ou outra piada, mas isso se você tiver um mínimo conhecimento sobre ciência, matemática e astronomia. E se você for nerd, é bem capaz de você dar uma ou no máximo duas gargalhadas. Mas ainda assim, qualquer outro livro seria melhor pedida do que esse aí. Só pare pra lê-lo se não tiver nenhum outro como opção. No meu caso, vou demorar muito tempo pra ter coragem de ler os outros quatro livros da coleção. Mas vou lê-los por questão de honra ao dinheiro que empreguei na compra. Kkkk Pros nerds corajosos: boa leitura.

PS 1: Tenho sérios motivos para suspeitar que o desenho FUTURAMA foi uma cópia BEM FEITA e FELIZ deste livro. Que bom.

PS 2: Provavelmente o Marvin, o robô depressivo e melodramático do livro, é o único personagem interessante e realmente engraçado. A pena é que ele é subjulgado e tem um papel ínfimo. Ele lembra muito o Bender (Futurama).

N 13/03/2012minha estante
Lembrei MUITO de Futurama também!

Thiago 17/01/2013minha estante
voce copiou isso de um site, nem foi voce que fez essa critica

Maria4556 07/11/2020

Achei um pouco mais interessante do que o primeiro livro da série.

mayfranca 25/05/2021

Feliz dia da toalha!

Esse foi o primeiro livro que li na vida que favoritei no coração, trás um sentimento de nostalgia enorme hoje e tem uma comunidade de fãs muito legais. Douglas Adams não somente é engraçado na escrita, como também me trouxe várias reflexões. E todo mundo já sabe a resposta.

Ruth.Pimenta 10/07/2020

Perfeição de obra!
A mente do autor é genial!
Que perfeição de livro! É tão maravilhoso que terminei em pouquíssimo tempo de tão divertida que a leitura e de tão viciada que eu fiquei na leitura.
O guia do mochileiro das galáxias traz uma mistura de ficção, comédia, sátiras e ironias.
Leitura muito inteligente. Quem entendeu o objetivo do autor vai entender a magnitude dele e ainda se divertir dando várias risadas em um bom e alto tom haha.
Agora vou comemorar O dia da folha. Agora entendi porque as pessoas tem tanto amor pelo autor e pelos seus livros.

Perfeito!

O restaurante no fim do universo que me aguarde agora ... ?
Ruth.Pimenta 10/07/2020minha estante
Dia da toalha * foi o corretor ?