Introdução à Sagrada Escritura

Introdução à Sagrada Escritura Josef Scharbert

Resenhas - Introdução à Sagrada Escritura

jonasbrother16 28/04/2024

Excelente!

São muitas as coisas que me impressionaram nesse livro. Primeiro, é um livro muito breve, entretanto é repleto de conteúdo. Não há nenhum desperdício de palavras, o fluxo de informações é constante, de maneira que sempre estamos aprendendo algo. Não há linguiças cheias aqui.

Segundo, é um livro amplo. Em poucas páginas, fala-se da estrutura técnica da Bíblia, suas divisões, capitulação, etc. Depois, há um histórico bem abrangente da formação do cânon. Em terceiro vem as bases teológicas da ideia de inspiração divina. Depois, uma apreciação da crítica ao texto bíblico, no que diz respeito aos seus manuscritos, às línguas em que foi escrito, às versões do texto, e até às diferentes grafias encontradas nos diferentes manuscritos sobreviventes. A seguir, há orientações sobre hermenêutica bíblica, com orientações acerca de como se interpreta o texto bíblico. Há também uma série de informações a respeito das políticas e iniciativas da Igreja Católica com relação às Escrituras. Por último, há uma extensa bibliografia a respeito da Bíblia, organizada por tipo de livro (fontes, comentários, hermenêutica, teologia bíblica, etc.). É um prato cheio!

Em terceiro, também fui positivamente surpreendido com a profundidade dos comentários mais filosóficos e teológicos. De maneira simples e objetiva, sem rodeios, há muitos esclarecimentos aqui.

A única coisa que me desagradou foram algumas notas de desprezo pelo judaísmo antigo que se percebe pontualmente no texto. O autor chega a afirmar que "O homem do Antigo Testamento nem poderia imaginar bens transcendentais", o que para mim soa como um grande disparate. Afinal, o Deus do Antigo Testamento era invisível! Essa visão de "homem antigo, burro; homem moderno, inteligente" me repele um bom tanto. Mas isso não aparece sempre no texto, portanto não prejudica toda a leitura. E tenho certeza que muita gente vai concordar com a abordagem.

Recomendo fortemente.