O anjo pornográfico

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila.Vieira 05/08/2021

Maravilhoso!
Um dos livros mais prazeroso que já li! Incrível a história de vida do Nelson Rodrigues, incrível saber como ele mudou o teatro e o cinema Brasileiro.
Sem dúvidas esse livro abriu minha mente para ler muito mais de suas obras, gênio!
Roberio.Lima 05/08/2021minha estante
A felicidade não cabe no peito! ???

Joubert 03/08/2012

"Anjo Pornográfico" ou "Nelsons Rodrigues"
Obrigado Ruy Castro por nos apresentar um Nelson Rodrigues diferente do que, nós mais novos, aprendemos a conhecer: "reacionário, anti comunista, do lado dos militares e ponto final." Não, não é ponto final... Faltaram nos dizer que ele era irônico, polêmico, democrata acima de tudo e além disso totalmente a favor da liberdade, seja qual for o Nelson Rodrigues que conheceu, esse livro vai fazer ver quantos outros existiam... Todos surpreendentes.
Gláucia 03/08/2012minha estante
Eu tb fazia uma imagem equivocada dele. A de ser reacionário ele derrubou ao afirmar que reacionário é quem não aceita uma ideia diferente da sua própria.

PilarCoutinho 15/01/2010

O anjo dourado.
Tarado. Esse é o principal adjetivo destinado ao Nelson Rodrigues e sofre da mesma limitação de toda redução: nenhum homem pode ser marcado por uma palavra. No caso de Nelson, o termo tarado, fundado em grande parte de sua obra teatral, com, sim, uma tensão sexual que é em parte fruto de uma mente obcecada, em outra grande parte, feita para chocar uma sociedade superficialmente puritana, mas, em sua profundidade, atormentada pelos desejos que proíbe. Nelson era um puritano, infiel como a maioria dos homens de toda a sua geração (e provavelmente como a maioria dos homens da minha geração), mas era do tipo que se impressionava com o fato de que uma moça de bikini, a passear pelas areias de Copacabana, já não era capaz de causar um arrepio ao homem que lhe vendia um refrigerante. Foi casado por mais de vinte anos e quando o desejo por outra foi mais forte que o compromisso com o casamento, deixou a esposa ao invés de inventar duas famílias. Foi um menino com horror da nudez. E um homem com horrer ao rascimo dissimulado brasileiro, foi um dos primeiros a colocar o dedo na ferida, e sua peça em que a mulher branca apaixonado pelo homem negro mata seus filhos mestiços, é de uma simbologia tão maravilhosa quanto dura: o brasil, grávido de mulatos, que esmaga em seu sistema feito e governado por brancos.

Nesse livro ( que recomendo seja lido em conjunto com A menina sem estrela - do próprio Nelson) é uma bibliografia não só de Nelson, mas também de parte de sua família, que colabora para entender a contribuição dessa família para a cultura, os jornais, a política brasileira. Ruy Castro - como sempre - revela o pesquisador atencioso e o escritor articulado que é e talvez inspirado por Nelson, escreve páginas de uma beleza própria.

Impossível não se apaixonar pelos Rodrigues. Impossível não se encantar com o eterno menino, o pornográfico, o pró-ditadura, o crítico, o egocêntrico: Nelson Rodrigues.

Mônica 11/10/2009

Maravilhoso!
A vida de Nelson Rodrigues é retratada através de uma narrativa deliciosa!E ao vermos a trajetória de Nelson Rodrigues (que com tantos altos e baixos é digna de novela) passamos a entender um pouco mais sobre um personagem ainda tão comentado mas que já está caindo no esquecimento, além de aprendermos por tabela vários fatos que marcaram o país (acho que nunca vou me esquecer do nome do estádio do Maracanã xD).

Leitura mais do que recomendada!

HARRY BOSCH 22/12/2009minha estante
também gosto muito do nelson.e é triste ver que realmente está caindo no esquecimento...

Ricardofbraz 17/01/2009

Para saber
de teatro, carnaval, golpe de 64, moralismo, Rio de Janeiro.

McFly 18/01/2009

história brasileira
Um passeio pela história do Rio de Janeiro, da imprensa nacional, de nosso teatro, de falsos moralismos e, claro, de Nelson Rodrigues. Quem não quer saber sobre Nelson é um tarado, nada mais.

patyfavalle 05/03/2009

toda unanimidade é burra
O livro tem a bossa de Nelson Rodrigues (parece ter sido escrito por ele!).

Goldenlion85 10/04/2009

Por enquanto...

F . 28/05/2009

A história de Nelson Rodrigues dava um livro, justamente por isso, é que ele foi escrito. Contudo, Ruy Castro consegue tornar tudo tão envolvente, além de conseguir contextualizar momentos, enfim, terminei o livro admirando mais o Ruy Castro, ótimo biografo!

Elaine P. 21/07/2012

Excelente
Quando um excelente biógrafo encontra um biografado especial, não há como a fórmula dar errado. "O anjo pornográfico" é o fruto de um desses felizes encontros.

Minha vídeo-resenha: http://youtu.be/1Csqj-7qJSU

Fernanda2407 27/03/2024

Ruy Castro é um gênio da escrita. Nelson Rodrigues foi um gênio em vida. Essa combinação não tinha como dar errado.
Como foi gratificante conhecer Nelson Rodrigues e suas nuances e desfazer a imagem de degenerado que sempre associam a ele.

edrj 18/06/2009

Ótima leitura
Já queria ler este livro fazia anos, até que uns dois meses atrás finalmente fiz isso. Ele é excelente. O autor escreve de uma forma envolvente, colorida e às vezes engraçadíssima. Há passagens realmente memoráveis. O estilo dele é tão vivo que em certos momentos ocorrem uns exageros, mas poucos. No geral, o livro vale muito a pena. Recomendo a qualquer um que goste de biografias assim como de uma boa leitura.

Fhanton 23/08/2009

Muito bom prá gente entender um pouco da obra de Nelson Rodrigues.Não que o livro seja sobre sua obra, mas sobre sua vida e as consequências na criação de sua arte .Tinha preconceitos sobre ele, mas mudei depois de lê. Definitavemente vale a pena ler.

Lilia Carvalho 28/10/2009

Espetacular!
O livro é simplesmente maravilhoso!

O engraçado que todas as vezes em que eu comentei que estava lendo a biografia do Nelson Rodrigues, as pessoas me perguntavam se tinha muita pornografia.

E o encanto desse livro é que ele nos faz entender essa característica do Nelson Rodigues, não como algo cheio de luxúria, mas cheio de visões da vida e do homem.

Mostra-nos uma Nelson apaixonado e leal aos seus amigos!

Vale à pena! Esplêndido!

1 | 2 | 3 | 4 | 5