Kassan

Kassan Paula Vendramini

Resenhas - Kassan

Rebeca965 04/12/2022

Como não ser
Então, eu comecei a ler esse livro em pdf pq tinha esquecido meu livro físico em casa, no começo e bem de boa, tudo tranquilo, a personagem principal é o que é, pouca personalidade e muito pensamentos confusos, e vc continua lendo e nada muda, totalmente influenciada pelo meio em q vive, toda hora eu achava q ela ia seguir os instintos, mandar todo mundo se lascar, mas pensava demais, agia nadinha, mas nem posso criticar(já criticando) uma adolescente confusa em meio a um monte de tubarões q sabiam o q queriam e tomavam, enfim li na esperança da reviravolta, na construção de uma personagem mais forte, dona de si, mas cheguei no final e percebi q se isso vai acontecer vai ser lá pelo 3° livro, dar pra mim não, aos corajosos q vão continuar boa sorte.

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de Devoy Kassan
Celebriant é a filha mais velha do último casal que possui o poder de Kassan. Apesar de na teoria ter herdado o mesmo poder que seus pais, na prática ela nasceu com dois poderes, sendo o principal um poder menosprezado, o Intueri. E quando sua irmã demonstrou possuir um poder latente de Kassan, Celebriant foi de certa forma esquecida pela família, afinal seria sua irmã quem atenderia todas as expectativas de seus pais. Celebriant estava acostumada com a situação, porém em um momento de muita raiva, acaba demonstrando o Kassan e toda a sua vida dá uma reviravolta! Obedecer aos Ocultos, aceitar as regras de sua família, tudo para representar os desejos de seus pais e do Imperador, nada seria tão difícil de aceitar se não fosse seu poder primário, que julga e condena tudo o que ela realiza com Kassan!

O livro é terrivelmente pequeno, é a primeira coisa que preciso reclamar! O tempo passa rapidamente enquanto acompanhamos o crescimento de Celebriant e sua convivência com as regras, com seus pais e suas irmãs, além de Nicholas! Mas o fato de o livro ser pequeno só dá a sensação de que nada foi contado! Sabe aquela sensação de que, só quando o livro acaba, é quando a história começa? Como se a Paula precisasse desse livro para nos situar… Ou seja, começamos o livro, entramos no mundo dos Ocultos, nos preocupamos com as atitudes de Celebriant… E quando estamos preparados para começar a viver aquela história, ela acaba! Essas autoras estão cada vez mais maldosas! Haha!

Mas claro que a reclamação é só de uma leitora curiosa… Afinal nessas pouquíssimas páginas Paula consegue todo o seu intuito… Criamos uma ligação com Celebriant e entendemos completamente as dúvidas que a persegue… Os personagens secundários são muito bem aproveitados, e muito bem interligados… Também começamos a compreender como funciona toda a política do governo, e algumas verdades e mentiras por trás dos Ocultos…!

Além disso, Paula também aproveita muito bem a personalidade de seus personagens, e foi isso que me fez gostar de alguém que talvez nao devesse ser gostado, o Nicholas! Sua família é muito poderosa, a mais próxima do Imperador dos Ocultos, e seu poder é um dos mais fortes, de forma que Nicholas é um dos mais poderosos dentre os mais poderosos… Ele possui uma personalidade difícil, e é muito prepotente… Mas alguns pontos demonstram certa dualidade, que me fez criar simpatia com alguém que pode se malvado! Paula, cuida com o que vai fazer com o Nicholas, por favor? Hahahah!

Indico com certeza! A história é desenvolvida muito bem, e o fato de possuir poucas páginas e de Paula escrever de forma envolvente facilita muito a leitura! Aproveita que o segundo está para ser lançado logo! Foi exatamente o que eu fiz! Hahaha!

Laís Helena 20/04/2015

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
Celebriant Devoy vive em um mundo em que as pessoas possuem poderes como velocidade (Speede), cura (Curare) e controle de mente (Imperi). As pessoas recebem funções na sociedade (desde criadagem até os postos mais altos) com base nos poderes que possuem. Os Devoy possuem o poder Kassan (o poder da destruição, muito usado para torturar e matar), muito útil ao Imperador (um homem poderoso que controla os Ocultos, um exército que tem como objetivo deter os Rebeldes), e por isso ocupam uma posição privilegiada na sociedade.

Celebriant, porém, nunca foi muito estimada em sua família. Apesar de possuir o poder Kassan, tem como principal poder o Intueri (intuição), uma habilidade muito mal vista na sociedade por ser o principal poder dos Rebeldes. Tudo muda, entretanto, quando em uma briga com sua prima Celebriant acaba por manifestar seu poder Kassan. Muito satisfeitos, seus pais arranjam um noivado com o filho mais jovem da família mais prestigiada pelo Imperador, Nicholas Moringan, e um lugar garantido no famoso exército dos Ocultos. Mas Celebriant odeia Nicholas, e toda vez que utiliza seu Kassan para torturar e matar a mando do Imperador, seu poder Intueri a faz ver o quão errado é aquilo que está fazendo, por isso a todo momento a protagonista se confronta com dilemas.

Com essa premissa, Kassan nos traz um enredo muito interessante, cheio de possibilidades e com muito potencial. Potencial este que não é aproveitado. Paula Vendramini consegue instigar a curiosidade do leitor e levá-lo pelas páginas, até mesmo traz reviravoltas, mas tudo é narrado de maneira tão rápida e superficial que a história perde seu encanto. O leitor se entretém com a história, mas apenas isto. Não é possível se sentir transportado para as páginas, e avança-se por elas com a sensação de que algo está faltando.

A trama, como já dito, traz uma ideia muito original e percebe-se que foi bem planejada. Contudo, não há descrição de cenário, e tampouco elaboração no mundo criado pela autora. A história se limita a citar os Ocultos, o Imperador e sua função na sociedade, sem explorar essa questão mais a fundo. A divisão da sociedade de acordo com os poderes que cada um possui também era algo que merecia melhor detalhamento; tudo isso poderia ter tornado a história muito mais interessante e, ademais, teria dado motivações mais sólidas para os personagens.

Estes também são outro ponto negativo do livro. Em sua maioria não têm nem mesmo sua personalidade definida, e temos apenas diálogos ou cenas em que apenas nomes aparecem. Os mais bem trabalhados ao longo da história foram Celebriant, a protagonista, Saori, sua irmã, e Nicholas, seu noivo. Porém, mesmo estes não foram explorados devidamente. Celebriant tinha um grande potencial para ser trabalhado, com seus dois poderes conflitantes e a situação desagradável em que foi posta, mas ele não foi aproveitado.

Outro detalhe que me incomodou foi a rapidez com que as cenas se passavam. É como se a autora estivesse com pressa de terminar o livro ou tentando obedecer um limite de páginas, limitando-se, assim, a citar os acontecimentos. Não temos sensações: cheiros, visão, tato. Pouquíssimas vezes ficamos sabendo como os personagens se sentiam diante das situações. Tudo isso tornou essas cenas vagas e superficiais, que não despertam nenhuma emoção no leitor.

No final temos a grande decisão de Celebriant e uma série de acontecimentos que se passam rapidamente — mais uma vez, o que poderia ser algo frenético e cheio de tensão acaba sendo apenas uma narrativa apressada dos acontecimentos. A história termina de modo repentino, tendo respondido algumas poucas questões e deixando algumas para os próximos volumes; temos um grande gancho para o segundo volume da trilogia, com uma cena final inconclusiva para despertar a ansiedade do leitor.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2014/12/resenha34.html
Kamila 07/06/2017minha estante
Foi a mesma sensação que tive. Tudo muito corrido e superficial. O enredo em si é maravilhoso, com muito potencial, mas não foi bem desenvolvido. Outra coisa que me incomoda é a escrita em si. Parece um texto que foi mal editado. Nada que impeça de ler, mas me incomoda.

Sâmella Raissa 12/07/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Em um mundo fantástico cujo passado fora permeado por disputas de fortes poderes, centraliza-se então uma nova era de sobrevivência, onde a calmaria visto por alto é totalmente falsa. Por dentre as camadas sociais, um grupo de famílias parte do Oculto são as verdadeiras regentes desse mundo, e a Celebriante Devoy faz parte de uma delas, responsáveis pelo poder Kassan. O único problema é que ela nunca quis participar de nada parecido, muito menos ser obrigada a casar-se com o filho da família mais poderosa do meio e se ver fadada ao domínio intenso desse universo. E é então que seu segundo poder começa a agitar-se mais fortemente dentro dela. Sua Intueri alega o perigo óbvio pelo qual ela está rodeada, e durante seu processo de treinamento, ela acaba por descobrir coisas que colocam, ainda mais, em xeque tudo para o qual ela foi criada. E agora? Ficar calada e aceitar o seu destino sombrio ao lado de Nicholas Moringan, ou desprender-se das regras e ir atrás daquilo em que ela acredita?

“Ela sabia que não iria se casar no dia seguinte, mas estar comprometida aos treze anos era um pouco cedo demais.”

À princípio, Kassan nunca passou perto da minha lista de leituras, até que eu li o livro de Lhaisa Andria, que, ao fim das contas, acabou me levando ao livro de Paula Vendramini. Confesso que, porém, até o início de sua leitura, eu ainda não estava tão cativada pelo enredo e os primeiros capítulos se seguiram em uma leitura lenta e cautelosa, mas à medida que eu ia reconhecendo os personagens e me situando melhor no enredo, já mais firmada sobre o que esperar de sua história, consegui me conectar melhor com ela, ao passo que, felizmente, me vi sofrendo as angústias e temores de Celebriante ao longo de sua trajetória como Oculta e noiva de Moringan, e concluo que, felizmente, Paula Vendramini conseguiu se firmar com seu enredo e eu fui surpreendida por uma gama tão intensa e conturbada de personagens, com as mais diversas personalidades e vivências, e muita, mas muita ação! Adrenalina é pouco para o que acontece nesse livro e, senão destrutivo - no quesito dos poderes envolvidos -, possui um traço autêntico e sagaz, intenso e marcante, que impacta o leitor com maestria, nos deixando ansiosos pela sequência.

Celebriante Devoy, em si, é uma ótima protagonista. Apesar de ter lá seus momentos meio de 'garota mimada' e ser um pouco alterada e visivelmente temperamental, ela tem uma determinação incomum e, apesar de não reconhecer isso em si própria, também é dona de um grande coração que, porém, encontra-se corrompido por todos os ensinamentos e treinamentos para o Oculto. Vive em um eterno dilema entre seus dois principais poderes, o Kassan, inteiramente destrutivo e cruel, e o Intueri, com seu senso delicado e sensível ao mundo, fazendo-a ser capaz de reconhecer detalhes e segredos que escapam aos demais, e mesmo se mostrando insegura quando trava essa guerra particular, Celebriante é uma personagem completamente digna do posto de protagonista da história, e é impossível não torcer por ela ao longo do enredo, mesmo diante de algumas situações extremas que ela enfrenta ao longo da história. Outros personagens também se destacaram no decorrer da leitura, como Nicholas Moringan, noivo de Celebriante, e Lune Devoy, irmã do meio da protagonista.

“- Como você fez isso? Como sabia o que eu ia fazer?
- Não se meta comigo, Moringan. Eu não sou uma menina boazinha.”

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/07/Resenha-Kassan.html

ELB 16/05/2014

Kassan, primeiro livro da série Devoy, conta a história de um mundo onde as pessoas nascem com habilidades, as quais ditarão qual lugar elas ocuparão na sociedade. Ainda na maternidade é possível saber a aptidão possuída pela criança. Estas habilidades são hereditárias e, tão logo nascem, as famílias anseiam para saber quais os seus filhos possuem.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Luiza, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/06/resenha-kassan-paula-vendramini.html

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Devoy Kassan (Livro 1) - Paula Vendramini (por Lígia Colares)

O livro é terrivelmente pequeno, é a primeira coisa que preciso reclamar! O tempo passa rapidamente enquanto acompanhamos o crescimento de Celebriant e sua convivência com as regras, com seus pais e suas irmãs, além de Nicholas! Mas o fato de o livro ser pequeno só dá a sensação de que nada foi contado! Sabe aquela sensação de que, só quando o livro acaba, é quando a história começa? Como se a Paula precisasse desse livro para nos situar... Ou seja, começamos o livro, entramos no mundo dos Ocultos, nos preocupamos com as atitudes de Celebriant... E quando estamos preparados para começar a viver aquela história, ela acaba! Essas autoras estão cada vez mais maldosas! Haha!

Mas claro que a reclamação é só de uma leitora curiosa... Afinal nessas pouquíssimas páginas Paula consegue todo o seu intuito... Criamos uma ligação com Celebriant e entendemos completamente as dúvidas que a persegue... Os personagens secundários são muito bem aproveitados, e muito bem interligados... Também começamos a compreender como funciona toda a política do governo, e algumas verdades e mentiras por trás dos Ocultos...!

Além disso, Paula também aproveita muito bem a personalidade de seus personagens, e foi isso que me fez gostar de alguém que talvez nao devesse ser gostado, o Nicholas! Sua família é muito poderosa, a mais próxima do Imperador dos Ocultos, e seu poder é um dos mais fortes, de forma que Nicholas é um dos mais poderosos dentre os mais poderosos... Ele possui uma personalidade difícil, e é muito prepotente... Mas alguns pontos demonstram certa dualidade, que me fez criar simpatia com alguém que pode se malvado! Paula, cuida com o que vai fazer com o Nicholas, por favor? Hahahah!

site: http://www.way-2happiness.blogspot.com.br/2013/10/resenha-devoy-kassan-livro-1-paula.html

Luiza Cintra 11/02/2014

O mundo é dividido em três países e cada país em três estados, cada um com suas respectivas capitais. Um presidente governa todos os países e mantém a paz mundial. Porém, existe uma organização secreta, chamada Os Ocultos, de conhecimento apenas das famílias mais privilegiadas, que é composta por aqueles que possuem as capacidades mais mortais, utilizadas para matar. Esta sociedade secreta é formada pelas famílias com tais poderes raros e é governada pelo Imperador dos Ocultos, um homem muito poderoso, que controla tudo secretamente e dita as regras que cada um deve seguir, mesmo que não saibam da sua existência. O próprio Presidente vive sob o domínio do Imperador, e este, por sua vez, controla indiretamente tudo que acontece em seu mundo. Os Ocultos são o “Exército Particular” do governo.

Uma sociedade que em muito se assemelha à nossa, na qual, uma pessoa vive em boas ou más condições de acordo com sua posição hierárquica. E seguem os padrões que lhes foram impostos desde o seu nascimento.

Celebriant Devoy é uma menina que pertence a uma das famílias privilegiadas, que possuem o poder do Kassan: capacidade de matar instantaneamente, torturar, queimar e por aí vai. Quando ela nasceu, sua família ansiou para que a menina desenvolvesse o poder do Kassan, porém, logo ficaram sabendo que seu poder principal era o Intueri, o da intuição. Poder este que era enormemente desprezado pela sociedade, por ser a capacidade que os Rebeldes possuem (grupo perseguido pelo governo por apresentarem ideais opostos aos estabelecidos. Foram caçados e praticamente dizimados pela sua "ameaça ao governo". São procurados a todo momento, e quando algum é achado, é perseguido e executado).

Por possuir o Intueri como poder principal, Celebriant foi muitas vezes desprezada pela sua família. Ainda mais quando sua irmã Lune nasceu e desenvolveu o poder do Kassan. Ela era como se fosse “descartável”. Até o dia em que seu próprio Kassan despertou... E aí tudo mudou. Como primogênita e detentora do poder da família, ela passou a atrair os olhos da sociedade e seguir a tradição. Ao terminar a escola seguiria para o treinamento dos Ocultos, para então servir ao governo em seu exército particular.

Para manter o sangue “nobre” e os poderes perpetuados, as famílias importantes unem seus filhos em matrimônio e assim garantem que seus descendentes também tenham habilidades poderosas. A hora chegou para Celebriant, principalmente depois que seu poder despertou. Ela foi prometida para Nicholas Morigan, de uma das famílias mais poderosas, detentores do poder Imperi, o poder de controlar a mente.

Não, não pensem que o garoto é o príncipe dos sonhos de Celi. Muito pelo contrário! É a última pessoa que ela teria escolhido. Um rapaz arrogante, prepotente e cheio de si que, depois de ter o noivado anunciado, passa a perturbar a vida da menina e querer tê-la a qualquer custo, principalmente por ela o desafiar o tempo todo.

A vida de Celebriant não é o que ela imaginava. Sua Intueri a avisa o tempo todo para se afastar das pessoas ao seu redor. Mas, como ela pode se afastar de sua própria família e da família de seu noivo? O que há de tão errado neste mundo?

Essas perguntas só aumentam à medida que seu poder se desenvolve e Celi se torna cada vez mais poderosa. Ela pode matar, torturar, envenenar, eletrocutar, queimar, tudo isto a distância e sem o menor esforço. Seu Kassan se apossa cada vez mais de sua mente e sua Intueri grita de tanto que a alerta.

Porque o mundo é desse jeito? Porque condenam aqueles que possuem a Intueri, como ela? O que os Rebeldes fizeram de tão grave a ponto de Os Ocultos os caçarem e dizimarem, mesmo mulheres e crianças indefesas? O que há por trás desta história que Celebriant não sabe? E COMO ela poderia descobrir, se à medida que o tempo passa ela fica cada vez mais envolvida nessa sujeira, matando e torturando pessoas que ela nem sabe quais crimes cometeram? Será que ela pode viver assim? Caçando e matando pessoas indefesas ao menor sinal dos Ocultos?

Não, ela não pode. E para saber a resposta para estas perguntas, LEIAM!

Mergulhem de cabeça nos mistérios do mundo de Celebriant Devoy!

“Sua Intueri bombardeava sua mente com coisa horríveis: uma árvore coberta de sangue, um garoto desconhecido e algo que parecia uma guerra. Aquilo não fazia o mínimo sentido, mas o geral ela compreendera: havia alguma coisa muito errada acontecendo e ela estava no meio de tudo isso. Ainda chateada, cobriu-se e esperou que morresse sufocada aquela noite.”

Olha, eu fiquei dias travada sem conseguir terminar esta resenha. Achei a história tão complexa, maravilhosamente construída, que estava difícil de encontrar a melhor maneira de descrevê-la conseguindo transmitir sua essência e fazendo jus ao nível de escrita da autora. (tomara que eu tenha conseguido, rsrsrs)

É uma leitura rápida e leve. Você nem percebe e já se deixou levar. Li em uma noite e não conseguia dormir de tanta ansiedade (vide o final da resenha para saber por quê, rsrsrs). A escrita de Paula Vendramini é muito mágica. Por vezes me imaginei passeando pelas vilas e vendo as Montanhas Azuis. Adorei cada pedacinho desta história.

Kassan, livro um da série Devoy, é um infanto-juvenil emocionante e bastante complexo em sua essência. Há muito mistério por trás das doces palavras de Celebriant, que não se mostram tão doces assim quando seu lado negro se desenvolve. Tragédia, dor, política, maldade, tudo isto também pode ser encontrado nesta história. Particularmente, eu achei muito bom esse lado “negro”, afinal, nem tudo são contos de fadas. E a vida desta menina com certeza não é.

“Ela sabia que aquilo era correto, matar os que tentavam acabar com a paz do mundo. Estava sim, aos poucos, perdendo seus sentimentos, mas não se importava. O que ela queria era ser uma boa Oculta e pronto. Se para isso precisasse perder alguns sentimentos, não se importava. Afinal, os Ocultos estavam ali para o bem da humanidade, não? Uma causa maior que dispensava detalhes egoístas.”

Os personagens são muito bem construídos e, podemos ver em Kassan pontos de vistas variados ao longo da trama. Lune, a irmã do meio de Celebriant, é uma garota invejosa que só vê o próprio umbigo. Regozijava-se de tanta alegria quando era a única na família a possuir o Kassan, mas, ao descobrir que sua irmã também o desenvolveu, mostra a sua verdadeira cara.

Nicholas, o noivo de Celi, é a pessoa mais odiosa desta história. Um garoto arrogante, que se acha o melhor de todos e não mede esforços para ter o quê quer. Mata, tortura, caça, sem a menor dor na consciência. É um pretendente daqueles de sair correndo, e que passa a perseguir Celebriant pelo simples fato de ela não o querer. Afinal, ele está acostumado a ter tudo.

“O braço de Celebriant estava pousado no braço direito dele, e sem esperar, ela mandou ondas de eletricidade, uma das facetas de seu poder de Kassan que ela estava aprendendo. Assim que sentiu aquilo, ele puxou o braço e encarou-a, irritado. O corredor ao menos estava vazio, e ela sentiu-se grata. Não podiam usar seus poderes dentro da escola e ela não queria ganhar uma detenção.
— Como você fez isso? Como sabia o que eu ia fazer?
— Não se meta comigo, Morigan. Eu não sou uma menina boazinha.
E, sem esperar resposta, ela passou por ele e correu para sua próxima aula, antes que chegasse muito atrasada.”

Saori, a irmã mais nova de Celi é, para mim, a personagem mais enigmática e fantástica da série. Sabemos muito pouco sobre ela neste primeiro livro, mas tenho a impressão que vamos nos surpreender com essa doce menininha.

Sabe a sensação de que você está lendo só o início de algo muito grande? Isto foi exatamente o que senti ao ler Kassan. O livro terminou de uma maneira que dá vontade de pegar um avião para Curitiba, assaltar a casa da Paula e roubar o livro dois, rsrsrs. (ou então sequestrá-la e pedir o livro dois como resgate hahahahah). Amei essa história. Me senti da mesma maneira quando li Percy Jackson. Sabe aquele sentimento de fazer parte de algo mágico? Uma pena que o livro foi tão pequeno, passaria ainda muitas horas lendo Devoy. Mas, fazer o quê? Temos que aguentar a ansiedade e esperar pelo lançamento do próximo livro, Intueri!

Prepare-se para fortes emoções e muitas aventuras. Kassan, primeiro livro da saga Devoy, vai te levar para um mundo onde o próprio pensamento pode matar. Ou Curar.
Mergulhe fundo no mundo de Celebriant Devoy!

“— Há certas coisas que estão destinadas a nós e não podemos mudá-las. Muitas delas nós temos escolhas, muitas não. Depende do que temos que passar neste mundo. — ele respirou fundo e encarou-a mais profundamente. — Existem também pessoas que estão ligadas por um destino. Pessoas que tem um destino em comum e não tem como fugir dele. Como por exemplo, nós dois: quem poderia dizer que não temos um destino pré-traçado e que nosso encontro não foi por acaso? — ele deu um pequeno sorriso.
— Não estou compreendendo. — ela falou, sentindo algo muito estranho naquele sorriso.
— Um dia vai compreender.”

F. G. CARD 14/11/2013

Muito bom!
Eu não gosto muito de meninas protagonistas boazinhas e ingênuas no estilo que aparecem nas atuais modinhas Young Adult que encontramos por aí. Bem por isso gostei demais da protagonista desta obra, Celebriant, que nada tem de politicamente correta, ingênua e indefesa. Pelo contrário, por vezes parece mais madura do que sua idade corrente.

Com essas características somadas a uma boa dose de bravura ela atravessa todas as dificuldades que aparecem com sua família e sociedade. Prometida em casamento para o repulsivo filho da família mais influente de seu país ela se vê encurralada sem poder tomas as próprias decisões. Falar qualquer coisa além disso seria um belo spoiler e assim só posso dizer que o livro deixa um gostinho de quero mais no final.

Fabi 12/09/2013

Fantástico e Original
A capa de Devoy Kassan foi feita por André Siqueira. Além de linda, tem uma grande relação com a jovem personagem principal Celebriant e seu poder ligado a uma serpente de fogo.

Celebriant pertence a um mundo em que o mais importante são os poderes que nascem juntamente com a pessoa. Nessa sociedade cada família tem um poder principal, o que determina seu grau de importância perante os demais. Na sua família Devoy, o que prevalece é o poder kassan, uma habilidade incomum e muito destrutiva.

“Em seu mundo as pessoas nasciam com capacidades e predisposições que se desenvolviam durante a vida, e eram estas capacidades que indicavam seu lugar no mundo. Algumas eram consideradas superiores ou raras e por isso, denominadas de poderes. Todas as outras eram consideradas habilidades.” (Trecho página 15)

Porém a jovem Celebriant, com treze anos desenvolve como poder principal o intueri, que está mais ligado a uma forte intuição e pressentimentos em relação a pessoas e acontecimentos. Por conta disso, vive isolada, pois é menosprezada pela família, que considera sua habilidade inferior. Além de conseguir sentir a índole das pessoas que se aproximam, principalmente das más.

“Celebriant teve o azar de nascer com dois poderes, uma coisa muito incomum. Mais azar ainda era ter como poder primário o de Intueri – capacidade de intuição – e nascer numa família onde o poder primário era o de Kassan – capacidade de destruição.” (Trecho página 16)

Durante uma briga com sua irmã Lune, ela acaba manifestando o poder kassan. A partir desse momento sua vida muda radicalmente, pois ela é recrutada para fazer parte dos Ocultos. Um exército obscuro que pertence ao governo. E seus pais lhe arranjam um noivo, Nicholas, que pertencem a uma família importante. O problema é que as habilidades de Celebriant são conflitantes e ela não se sente bem em pertencer aos Ocultos e muito menos com a possibilidade de se tornar esposa de um rapaz mimado e autoritário.

“O problema era que quem a pedira em casamento fora os Moringan. A principal família dos Ocultos, aquela que estava do lado direito do Imperador. Não existiria uma honra maior do que essa e Celebriant sentiu-se enjoada.” (Trecho página 26)

Minhas Impressões

Devoy Kassan é uma leitura muito agradável. A autora criou um mundo próprio repleto de criatividade e originalidade. Durante a leitura mergulhei nessa fantasia e fiquei impressionada com os poderes e personalidades das personagens. Os nomes incomuns me confundiram um pouco no começo, mas logo me habituei a esse novo universo e acompanhei as aventuras, acertos e erros de Celebriant.

A sociedade a que eles pertencem se assemelha muito a nossa, comparando que o que manda em nossa sociedade é o dinheiro, na deles, o principal são suas habilidades. As famílias são tradicionais e menosprezam aquelas que têm um poder inferior.

Entre os personagens, gostei muito de Nicholas, com seu caráter possessivo e autoritário desafiando Celebriant. E a jovem Saori, irmã mais nova de Celebriant, me conquistou com sua bondade e maturidade.

Gostei muito e aguardo a continuação, para conhecer melhor o destino desses personagens tão bem construídos.

site: http://www.escrevendoaospouquinhos.com.br/2013/02/fantastico-e-original.html

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/04/resenha-devoy-kassan-paula-vendramini.html
Celebriant Devoy é uma menina determinada e destemida com um grande poder, alvo da cobiça de muitos. Apesar de a família Devoy ter como o poder principal a destruição, Calebriant tem o intueri – intuição – como principal. Após alguns anos, para a alegria de sua família, finalmente o poder da destruição se manifesta nela, a tornando uma ótima candidata a poderosa sociedade dos Ocultos.

O futuro de Celebriant começa a tomar forma, e não é nada do que a pobre garota esperava. Ficar noiva definitivamente não estava em seus planos. E, assim como o seu destino é traçado, outros destinos se formam ao seu redor. Sua irmã mais velha, uma víbora que em nada se parece com ela; sua irmã mais nova, extremamente frágil e incrivelmente forte, encanta com sua doçura; Erik Otto, o melhor e mais leal amigo.

Sem o conhecimento da população, as sociedades ocultas conflitam entre si, cada qual buscando os seus objetivos. Os ocultos, exército do governo; os rebeldes, povo condenado que luta por sua liberdade. Muitas aventuras, guerras, mortes e surpresas permeiam a vida de Celebriant. Kassan é apenas a introdução a esse mundo mágico criado por Paula Vendramini que ainda tem muito a oferecer.

A autora conseguiu criar uma história fantasiosa sem perder a humanidade dos personagens. Dor, perda, ganância, arrogância, sentimentos tão comuns e suscetíveis aos homens, não ficam de fora dessa história. Assim como o riso, bondade, generosidade e compaixão, também se fazem presentes. A história contém personagens bem construídos e, o mais importante, bem explorados.

A narrativa é fluida e instigante, a diagramação e toda a parte de designer gráfico são impecáveis. Kassan chega para presentear o leitor com uma história surpreendente e emocionante. O final é simplesmente impossível, faz com que você deseje ter a continuação na mão. Super recomendado ;)

Pamela Chris 26/01/2013

www.pamelachris.blogspot.com
Nota: 4
Em uma palavra: Poderoso

No mundo de Devoy todos nascem com um poder. Alguns mais poderosos que outros, e os dominadores desses poderes tão úteis fazem parte da elite. Outros têm poderes considerados mais fracos, ou menos úteis, e fazem parte da classe baixa. Celebriant faz parte não apenas da elite como também de um governo secreto, aquele que governa atrás dos panos, chamado de Ocultos. Cresceu acreditando que os Ocultos queriam o melhor para o mundo e que seu poder principal, a Intueri (o poder de prever o futuro) era ruim. E era esse poder que atrapalhava a jovem de desenvolver o Kassan, o poder de sua família.
Lune, irmã do meio, era a única filha que até então havia desenvolvido o cruel poder de torturar e matar e se sentia muito orgulhosa quanto à isso. Era a preferida dos pais e adorava aprontar com ambas as irmãs por conta disso. Não apenas aprontar, mas ser má de verdade. Credo!
Bem, isso muda, é claro, quando o poder Kassan de Celebriant é despertado e a mais velha passa a ser o centro das atenções. Lune é deixada de lado até mesmo no livro, o que não achei que foi bom. Sei lá, acho que devia voltar mais para a rivalidade entre elas, o ódio de uma irmã para com a outra. Enfim, mostrar um pouco do quão Lune podia ser má e invejosa. Infelizmente ela só ganha atenção no começo do livro e nas últimas páginas. Uma pena.
A irmã mais nova delas, Saori, é uma menina muito fofa e madura para a idade dela. Não tem nenhum poder principal, apenas um considerado fraco, por isso seus pais mal reconhecem que ela existe. Eu amei a personagem e também o foco que foi dado a ela. E tenho certeza que vocês vão amar a surpresinha que ela guarda lá para o final, hehe.
Assim que o poder de Celebriant é despertado também muita coisa muda para a jovem. Recebe uma atenção inesperada, uma advertência desesperada de Saori e acaba sendo colocada num noivado que detesta. E por mais que ela tente cumprir sua promessa com Saori — a quem é muito chegada — e ficar longe de Nicholas — o noivo mimado e com o poderoso poder de controlar a mente das pessoas — sabe que seu destino como Oculta é inevitável, e a escuridão está a apenas um sibilo de distância.
Só que não.
A história se passa ao longo dos anos, começando com Celebriant com sete anos e depois com dezoito. Ainda assim para quem gosta de um bom romance, sinto decepcionar. Nesse primeiro livro (leia-se 1°, porque no segundo eu tenho uma leve grande desconfiança, rsrrs) não tem muita expectativa quanto a isso.
E, é claro, que como toda boa história Devoy - Kassan começa com um pequeno mistério: o que são Os Escolhidos e porque a história da mãe de Celebriant parece tão errada.E porque seu poder primário bate tanto de frente com o Kassan.
Eu gostei do livro, embora ele não entre para os meus preferidos. Não sei dizer porque, talvez a história não tenha prendido tanto para mim. Acredito que eu vá gostar mais do segundo, principalmente porque acredito que haverá um romance (será?) e também porque adorei a reviravolta. Eu posso falar do final? Tá, apenas um comentário: agora eu sei porque todos estão enlouquecendo com ele, rsrsrs. Genial da parte da autora.
Recomendo aos adolescentes e jovens que adoram uma boa fantasia e uma conspiração, além de alguns mistérios. E convido a todos a conhecerem mais uma obra entre tantas do nosso país.

Francine109 19/01/2013

Surpresa Nacional
Conheci a Paula e seu livro Devoy, Kassan primeiramente através do Clube dos Novos Autores e depois tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em alguns eventos que participamos juntas. Estava curiosa para ler o livro e agora que li posso dizer com certeza que foi uma surpresa muito agradável. Celebriant Devoy é uma menina forte e que não aceita docilmente seu destino, o que para mim, é uma grande característica de bons personagens. Contando a história de um mundo dominado por seres chamados de "ocultos" onde algumas pessoas são consideradas mais importantes que outras por conta de seus poderes, a história tem muito suspense e ação, descritos de maneira simples e inteligente. Esse livro nacional vem para comprovar que os novos autores brasileiros estão com tudo!
Parabéns Paula pelo excelente trabalho. Muito sucesso, e que venha logo a continuação, porque estou super curiosa!
Paula 19/01/2013minha estante
Que bom que gostou Fran!!! E parece que a continuação sai esse ano! XD

Beijos e obrigada!

Cristiano Rosa 30/10/2012

Diário CT: Kassan
O livro Kassan, primeiro volume da série Devoy, da escritora paranaense Paula Vendramini, foi lido de maneira atenciosa e calma, com o intuito de prestar atenção em cada detalhe da trama que encanta e envolve qualquer bom amante do gênero de fantasia. Uma cortesia da autora, a obra tem um prólogo e 13 capítulos dividindo as 180 páginas da publicação de capa linda da Editora Modo.

A narrativa gira em torno de Celebriant, uma garota que nasceu com dois poderes opostos: o da intuição – intueri (bem) e o da destruição – kassan (mal). Em acordo feito pelos pais, ela é destinada a casar-se com Nicholas, um garoto de outra família que possui dois poderes também, porém de mesma origem: o da rapidez – speede, e o da manipulação – imperi.

Ao longo da trama passam-se anos desde o acordo até o dia do casamento, e muita aventura, drama, romance e suspense são apresentados ao leitor. Ainda há outros poderes interessantes que podemos conhecer na história, como levita (levitação), illuniom (ilusão), seeper (localização), curare (cura) e verler (tradução).

Por trás de tudo, tem a existência de sociedades que conflitam entre si. Há os Ocultos, um exército particular do governo, baseados em famílias tradicionais e com poderes raros e evoluídos, como os Devoy – família da personagem principal – e os Morrigan – a de seu futuro marido. Do outro lado estão os Rebeldes, um povo que fora condenado por defender um morador seu que nascera sem poder – por ordem do governo ele deveria ser morto, pois não teria serventia.

Rituais, sonhos, fugas, visões, reuniões, ataques, provações e torturas permeiam o enredo narrado em terceira pessoa e com linguagem simples e ações contextualizadas. Celebriant está prestes a se tornar membro de outra família e trabalhar para sua sociedade, passando por treinamentos de seus poderes e aulas de lutas, que desenvolvem também o seu autoconhecimento.

A trajetória de vida da protagonista vai desde seus 7 anos até os 18, momento em que tem que fazer uma escolha para seu futuro: ou concorda com o acordo firmado no passado, casando e esquecendo seu poder do bem, ou renega e traça para si um novo destino. Sua personalidade forte desperta inveja da irmã e fúria do noivo ao mesmo tempo, e somente duas pessoas ela sabe que pode confiar: Saori, a filha mais nova dos Devoy, e Otto, criado deles.

Uma trama que trata de famílias e preconceitos, julgamentos e buscas, culpas e mortes, e principalmente de batalha interior. Com a narrativa bem estruturada e personagens marcantes, viajamos ao mundo onde não ter poderes é algo incomum, e que a política também tenta manipular aqueles que pensam por si próprios. A cultura criada pela autora em sua produção conquista e se revela bem mais do que a sinopse da contracapa afirma.

Comecei a leitura de Kassan sabendo que não seria um livro com uma história completa, pois haveriam outros que continuariam a trajetória da protagonista em suas aventuras e descobertas, mas mesmo assim o desfecho surpreendeu-me. A diagramação da obra é simples, com alguns detalhes nas bordas das páginas que mantém um diferencial. Uma narrativa gostosa de se ler e imaginar, que com certeza merece destaque e sucesso no cenário editorial brasileiro.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19391

Gabi 19/10/2012

www.livrosecitacoes.com
A saga Devoy centra-se em Celebriant Devoy, uma garota predestinada a mudar a sociedade em que vive. Em Kassan, primeiro volume de uma ótima história escrita por Paula Vendramini, onde a nossa protagonista logo nova, em razão de um poder que possui, o Intueri — intuição —, começa a ter visões do que está por vir, enquanto torce para que o principal poder de sua família, o Kassan — a arte de destruir —, tome força dentro de si. E com o passar dos anos isso acontece, mostrando que ela está destinada a estar entre os poderosos de uma facção sombria do Imperador, os Ocultos. Só havia um pequeno problema: ela não queria ser.

Enquanto o destino de Celebriant começa a ser formado, outros personagens são apresentados: a irmã do meio, com personalidade frívola e cruel, sua irmã mais nova, dócil e, por incrível que pareça, extremamente poderosa, Nicholas, seu prometido, Otto, seu grande amigo, entre outros. Vale destacar esses personagens pois a autora fez um trabalho brilhante com eles. Apesar de somente Nicholas narrar em certos momentos, todos os outros também me deixaram uma forte impressão. Aliás, Paula prezou demais o amor entre irmãos e amigos, e eu adorei isso.

Eu não diria que Kassan é um livro comum, pelo contrário. Logo de início percebemos que a protagonista pertence ao lado “mau”, chegando a oprimir e assassinar pessoas fracas e inocentes. E é engraçado ver como a cultura e sociedade transformam seus ideais ao ponto de você aceitar as coisas mais descabidas, é por isso que perdoei várias atitudes de Celi, mesmo não concordando com elas. Outro ponto incomum foi Nicholas, o inimigo malvado de alma podre. Apesar de ser tudo isso e até pior, eu adorei ele.

Eu leio poucos livros de fantasia, infelizmente. Parece minha sina mas poucos caem em minhas mãos, por mais que eu adore o estilo. Mas foi ótimo ler Kassan, tornou-se um dos meu preferidos do gênero, e, melhor ainda, é nacional!

Eu ri, chorei e amei com esse livro. Com mais essa ótima diagramação da editora, e final mais do que instigante, está mais do que recomendado!

Elidia 05/10/2012

Intuição e poder
Kassan se encaixa perfeitamente no panorama do mercado literário nacional. Um livro bem diagramado, fácil leitura e que entrerte ao seu próposito… o fantástico e com uma temática diferente e bem criativa. Conheça Celebriant, e o peso de possuir um poder.

Existe um mundo em que sua população desconhece a existência dos nominados Ocultos. Celebriant Devoy tinha tudo para ser uma grande Oculta, só havia um pequeno problema: ela não queria ser. Mesmo nascida em uma família privilegiada com um poder raro e destrutivo, Celebriant não aparenta estar apta a representar o papel de primogênita Devoy. Quando seu pai a chama para informá-la de uma novidade nada atraente, Celebriant sente-se completamente injustiçada. Suas desconfianças e seu poder secundário a atacam com imagens perturbadoras e ela se sente perdida. Com um noivado indesejado e sua Intueri lhe dizendo que esse caminho não é o certo, será que Celebriant vai seguir o seu destino docilmente?

No cenário de Kassan, toda população possui poderes, porém existem famílias onde o poder é de extrema grandeza, como a de Celebriant e estes são chamados de Ocultos. Porém mesmo tendo a capacidade deste poder, ele não integrava em Celebriant, apenas suas intuições. Prometida para Nicholas, o Kassan da protagonista finalmente se manifesta, porém uma guerra interior arrebata os pensamentos de Celebriant, onde estarão as respostas do sonho que se repete a cada noite?

Uma briga interna entre sua intuição e o que seus pais desejam, Celebriant precisa decidir de que lado ela esta. Em meio a tantos acontecimentos, ela fica noiva de um mocinho muito duvidoso, e sua irmã que antes era o centro das atenções some.

“— Você tem um futuro difícil pela frente, menina. Sabe quem são os Escolhidos?
— Não. — ela nunca havia ouvido aquilo.
— Então, lembre-se deles e descubra o que são. Fazem parte do que você se tornará.”

Em meio a muitas aventuras, temos cenas de luta, em que a morte é protagonista, com personagens misteriosos e cativantes. O Kassan de Celebriant incendeia a mocinha que no começo da trama é sonsa, e irrita o leitor, mas o poder a amadurece, e você aprende a gostar desta nova guerreira interior que cresce a cada descoberta.

O ponto que mais me agradou a tantas coisas legais nesse livro, foi o poder da autora Paula Vendramini de nos deixar na dúvida sobre a posição de Celebriant, se ela era do bem ou do mal, e receio ainda não ter essa resposta, porque em meio a criação que ela recebeu e mesmo com amizades descentes e um Kassan de peso, ela é humana, comete erros e tem percepções errôneas.

O final do livro é muito desesperador! Espero que o segundo volume de Devoy não demore a chegar nas livrarias, pois ambos poderes da protagonista começam a trabalhar juntos, e há uma aceitação em meio à reviravoltas.

“[...] Havia uma pessoa morrendo na neve, e a sua Intueri dizia que era preciso salvá-la imediatamente. FIM.”

Um livro indicado para todos, fácil de ler, bela diagramação, e muito criativo. Quebre pré – conceitos e leia um livro nacional!

Saiba mais sobre a série: http://seriedevoy.wordpress.com/

Postado em: http://bookeando.com/site/2012/10/05/resenha-kassan-devoy-1/