Light

Light Michael Grant

Resenhas - Light

cbqrton 19/08/2023

Um ótimo encerramento
Acho que não da explicar o quanto essa série significou pra mim, que apesar de todo o caos que tem aqui eu encontrei conforto. personagens incríveis em que me apeguei. depois de tanto sofrimento foi bom ver alguns finais "felizes". a leitura como smp foi facil, quanto mais eu queria saber o final, menos eu queria terminar! e o final foi bom, satisfatório. valeu cada pedacinho do meu tempo, foi um achado e tanto pra mim!

Giselly.Rios 10/08/2021

O grande final
Eu to simplesmente acabada, não consegui ainda absorver tudo que aconteceu, parece que to imersa no universo do LGAR a tanto tempo, quando só tem duas semanas. Quando comecei a leitura achei que iria gostar da saga por ter achado a premissa interessante, não esperava que iria me apaixonar tanto pela história e pelos personagens!!!!!

São vários livros e o desenvolvimento de TODOS é muito bem construído, uma hora você odeia, outra hora você gosta, e na outra você só não sabe o que sentir.

Os livros são frenéticos, tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, e esse livro final me deixou triste e feliz, feliz pela conclusão, e pelo final que alguns tiveram, e profundamente triste por tudo que eles tiveram que passar pra isso, e pelos que não conseguiram chegar até o final.

Eu amo essa saga e estará sempre entre as favoritas no meu coração.
Carol 02/03/2022minha estante
Oie! Você tem esse livro em português ? ?

Giselly.Rios 02/03/2022minha estante
oii, não tenho :( eu tinha encontrado ele pesquisando no twitter, e uma página de fãs tinha postado a tradução e peguei por lá, acho que na página do facebook também tem

Carol 09/03/2022minha estante
Vou procurar ! Obrigada

Rafael 12/03/2022

"— Não é esse o jogo que estamos todos jogando, Diana? Nós todos tentamos sobreviver. Mesmo que no final todos estejamos mortos."
Antes de iniciar "Luz", eu já estava bastante temeroso pelos meus personagens favoritos, porque se Michael Grant não poupava ninguém nos livros anteriores, quem dirá no último da série.

E realmente houveram perdas que eu não queria, que me deixaram chocado, mas já era de se esperar que nem todos conseguissem sair vivos. Michael também concluiu todas as pontas deixadas nos volumes passados, explicando o porquê de alguns adolescentes terem os poderes que surgiram pós isolamento no LGAR.

Gaia foi o grande destaque desse último livro, disparado. Ela roubou todo o foco com seu sadismo e sua impulsividade e todas as suas cenas me deixavam ansioso pelo que aconteceria. Apesar disso, os demais personagens também tiveram importância e desenvolvimento.

A única coisa que me incomodou foi o confronto final extremamente rápido de dois personagens. Mas ainda assim "Luz" foi uma conclusão perfeita para uma série incrível do início ao fim.

"Gone" é uma saga que merecia mais reconhecimento, em especial por parte da Galera Record, que interrompeu a publicação justamente nesse último livro (!). Por sorte, o LGAR Brasil (@lgarbr no Twitter) disponibilizou "Luz" traduzido e recomendo para quem não tem contato com o inglês.

hiniamaria 15/01/2021

Acredito que o final foi realmente como deveria ser, bastante emocionante p quem se conectou com os personagens e amou essa série desde o primeiro livro.
Tudo pra mim ??

K.G | @kennedy guedes 02/12/2015

UM FINAL DIGNO PRA UMA SAGA UNICA!
Estou sentado em frente ao computador a um tempo tentando encontrar palavras pra esse livro pra conclusão dessa saga que nos apresenta personagens MARAVILHOSOS ( Brianna, Dekka, caine, diana, edilio,) em suas bizarrices e excentricidades ( drake, Gaia) que mesmo tendo uma passagem rapida pela saga são capazes de nos cativar.

Luz e tao ESTARRECEDOR, BRUTAL e FASCINANTE como os outros, mas vem com uma carga emocional muito maior ( talvez por ser o ultimo) é surpreendente pois temos varias reviravoltas, personagens tomando atitudes que já mais imaginariamos. ( pro bem e pro mal)

DAQUI PRA FRENTE ALGUNS ESPOILERS SOBRE O FIM DO QUINTO LIVRO.

bom no fim de " Medo" A redoma se torna transparante e somos apresentadas a personificação do " Gaiafago" chamada de GAIA e posso dizer ELA E PURO MAL E VEIO PRA CAUSAR NO LGAR. Odeio a Gaia, principalmente porque ela causa a morte de personagens muito queridos ( sim prepare o seu coração).

Do outro lado temos a repercução de tudo isso lá fora, será que lá e realmente um lugar seguro para os habitantes do Lgar? os assassinatos, as carnificinas, como o mundo la fora vai lidar com essas atrocidades?

O LIVRO E MAGISTRALMENTE ESCRITO E FECHA MUITO BEM A HISTORIA, não ficam duvidas, nao ficam pontas soltas,É COMPLETAMENTE IMPOSSIVEL LARGAR DEPOIS QUE VOCÊ COMEÇA E SEM DUVIDAS NAO DECEPCIONA.

GONE, E TODOS OS SEUS PERSONAGENS INCRIVEIS CONQUISTARAM O MEU CORAÇÃO E VAO PERMANECER SEMPRE EM MINHAS LEMBRANÇA

tenho muito orgulho e certeza em afirmas QUE GONE E UMA DAS MELHORES SERIES QUE EU JÁ LI
MARAVILHOSO, INCRÍVEL, PERFEITO, CHOCANTE, AVASSALADOR, PRIMOROSO. o final da saga e isso e muito mais. ( e eu nao esperaria nada diferente).
Luan Rodrigo 17/04/2016minha estante
Estou aguardando esse livro aparecer no brasil, já enviei vários e-mails pra editora enchendo o saco... Ler tua resenha só me fez ter mais curiosidade, essa é minha série preferida. Uma pena ser publicada pela galera record...

Rafael.Laut 27/10/2017minha estante
Estou louco atras do livro, achei alguns pdf's na net, mais com traduções medíocres. Já cansei de mandar e-mail para a editora tbm, e pasmem ou não, nenhuma resposta!

Luan 01/04/2019minha estante
O último livro nao será publicado no país. o jeito é ler em ingles ou uma versão traduzida por fãs

Carlos Luiz 07/04/2019minha estante
Realmente deplorável o desrespeito da editora Record com seus leitores. Apresentam uma saga, a desenvolvem até quase o final e nos deixam chupando o dedo. Já passei por isso diversas outras vezes. Agora só compro livros, de preferência de outra editora, que tenham concluído a série. ou que se comprometam a fazê-lo.

Carol 02/03/2022minha estante
Olá! Você tem esse livro em português ? ?

zyngirl 19/08/2023

Todos os livros me fizeram chorar mas nenhum me fez chorar tanto quanto esse, foi maravilhoso ver a evolução deles, ver a união que criaram, como lidavam com as situações, fiquei MUITO mal com algumas coisas que aconteceram e digo que alguns mereciam MUITO mais do que foi feito. Passei raiva, agonia, amor e tudo mais não muito diferente de todo mix de emoções que os outros me deram mas esse foi um pouco a mais de tudo, imaginei coisas super legais acontecendo com alguns que não foi possível. O cão da Gaia me fazia ferver de ódio cada hora . Já tô com tanta saudade deles e queria mais um pouco deles. Gostava bastante de toda versão deles e do lado de fora da barreira . Vale MUITO a pena ler todos os livros, é uma emoção sem igual

Monica.Mirela 12/11/2016minha estante
Onde vc leu?? Pode me enviar?

Marina | @booksbymarina 10/01/2020

Light é o último livro da série Gone de Michael Grant. Infelizmente, os primeiros 5 livros foram publicados pela @galerarecord, que nunca mais de notícias sobre a publicação do último livro. Uma pena e um desrespeito com nós leitores. Afinal, eu comprei os outros livros, gastei uma boa grana, e eles nunca mais deram notícia sobre o final da série, nem sequer para avisar que não iriam publicar. Isto me deixa bastante chateada com a postura de uma editora que era uma das minhas prediletas. Mas né, o que posso eu fazer.

Graças a Amazon e ao Kindle, eu consegui comprar e ler em Inglês o desfecho da saga.

A série conta, basicamente, a história dos Adolescentes de Perdido Beach. Em um certo momento um meteoro atingiu a cidade, em especial a Usina Elétrica, e o material alienígena ali presente, ao entrar em contato com o material nuclear ganhou vida.

Após anos dormente, o material começou a desenvolver poderes extraordinários em algumas crianças e adolescentes. Entre eles, little Pete, que criou uma redoma em volta da usina nuclear e expulsou todos os adultos. O problema é que ele é autista, e ninguém sabe que foi ele quem fez tudo isso. O pior, os poucos adolescente mais velhos, ao atingirem 15 anos ‘pufam’ e desaparecem da redoma.

A história segue vários personagens, os gêmeos que não sabiam que era gêmeos, Sam - criado pela mãe - e Cam, criado por pais adotivos. Astrid, a irmã de Little Pete e interesse amoroso de Sam. Lana e seu cão Patrick, Edílio, Orc, Brianna, Britney, Drake, Diana e tantos outros personagens.

No começo vemos como o caos, ainda que entre adolescentes, pode criar a oportunidade. Vemos uma sociedade ruir e tornar a se organizar. Vemos crianças e adolescentes serem forçados a crescer!

Vemos inimigos colocarem as diferenças de lado para se unirem contra o mal personificado que é a Gaia e seus planos imaturos e impensados.

A série de livros é realmente muito boa, muito bem pensada e desenvolvida. Eu sou apaixonada pelos personagens, cada um com suas características e personalidades! Comecei a ler muitos anos atrás, mas jamais conseguiria seguir sem ter terminado!

É uma ótima fantasia distópica! Para quem gosta destes gêneros, é um acerto em cheio.

Fica aqui a indicação, e quem sabe no fúturo a @galerarecord decida republicá-los. Eu ouvi rumores de uma série, e sempre que há uma série/filme há interesse das editoras e trazer o produto novamente para o mercado (outlander, the witcher..).

Se quiserem ler eu realmente recomendo o Kindle, lá é possível achar as edições em português dos 5 primeiros livros pela Galera Record, e a última em inglês!

Os livros são: 1 - Gone; 2 - Fome (Hungry); 3 - Mentiras (Lies); 4 - Praga (Plague); 5 - Medo (Fear); 6 - Light (ou Luz em tradução livre) - arrasta pro lado para conferir a sinopse de todos!

Aline 29/12/2020

Apesar de querer muito ver o desenrolar da história, está sendo meio estranho ter finalmente acabado essa serie... ter me despedido do LGAR...

Muito boa, a serie como um todo ?

Carla Aires 22/01/2016

Meu problema com Light é que eu nunca curti muito o plot do Gaiáfago/Gaia e, por isso, desde Medo vinha achando que Gone estava se estendendo demais além do necessário.
A série que começou bem promissora e que até Praga eu já estava considerando minha saga preferida de todos os tempos, acabou se tornando para mim um pouco cansativa e muito exagerada.
Não é que eu tenha algo contra a forma com que o Michael Grant desenvolveu com bastante realismo (e uma dose de crueldade) a situação das crianças presas na Fayz (isso, na verdade, é uma das coisas que me atraiu na obra). É só que toda essa coisa envolvendo esse poder maior alienígena do gaiáfago me parece só desculpa para tragédia gratuita e, na minha opinião, a história era muito mais interessante enquanto focava nos problemas mais "comuns" do pessoal preso em Perdido Beach.
Apesar de tudo, Gone continua sendo uma série que eu considero muito bem escrita e realmente foi uma experiência e tanto lê-la. Pretendo conferir mais trabalhos do Grant.

SPOILERS
Quanto ao desfecho dos personagens em si, preciso dizer o quanto fiquei triste com as mortes de Brianna, Caine, Jack e Orc. Eu meio que já esperava, mas ainda assim chorei litros :'C e, sei que é infantil da minha parte, mas fiquei até o último momento querendo que a chatonilda da Astrid morresse também, nem me importava que o Sam fosse junto, sinceramente.
Achei também super válido da parte do autor comentar sobre os traumas que ficaram depois de tudo pelo que eles passaram.

Janaína Hanna 25/01/2018

Um final digno para essa grande história!

Márcia 01/02/2024

Light - Michael Grant
Light (Luz) é o sexto livro da saga Gone e o último, apesar do autor ter escrito após uma trilogia com novos personagens.
No último livro a cúpula que envolve o ERA fica transparente, e as crianças podem ver seus parentes e os parentes também pode vê-los, inclusive, cometendo várias atrocidades sem entender o que aconteceu com suas crianças e o que elas se transformaram.
Muitas crianças ficam preocupadas com a possibilidade da cúpula cair, como elas vão explicar todas as mortes e destruições que aconteceram no ERA.
Nesse livro nasce a filha de Caine e Diana e Gaia se apossa do corpo da criança. Gaia tem um crescimento acelerado, uma recém nascida com corpo de uma criança de 6 anos. E com a fome de uma criança em crescimento.
Gaia consegue usar os poderes de todos os mutantes enquanto esses mutantes estiverem vivos. Caso o mutante morra Gaia automaticamente perde os poderes dele.
Por outro lado, Drake está mais louco que nunca. Sua servidão total à Gaia tornou-se algo estranho, pelo fato do monstro ter se manifestado no corpo de uma garota. Ele não tem nenhum respeito por Diana, apesar de essa ser a mãe de sua líder, e, as vezes, não sabe como lidar com Gaia.
O livro é recheado com muitas batalhas sangrentas e muitas mortes significativas, como Brianna. Brianna foi a responsável por quase matar Drake (pelo menos ele se mantém fora de combate durante boa parte do livro) e protagonista em diversas batalhas com Gaia.
Ao final, Caine para se redimir, entrega seu corpo para o pequeno Peter destruir Gaia e acabar com a cúpula que envolve a cidade. Com a queda da cúpula todos os poderes dos mutantes acabam.
Nesse livro da série tem a explicação quem era Gaia e qual o local ao ela pertence. Ela era um vírus antigo no universo, que habitava um meteorito. O meteorito se chocou com a terra, no local da usina nuclear em Praia Perdida.
Peter, um garotinho autista , que viva desconfortável em seu corpo, assustado com todo o barulho e luzes na usina após o choque do meteorito, resolve proteger o local e afastar todos os adultos do local (ele considerava que os adultos seriam os responsáveis pela confusão na usina). Dessa forma pequeno Peter criou ERA e o meteorito criou Gaia.
Nesse livro também apresenta a vida das crianças após a queda da cúpula. Como elas lidaram com os medos, com as acusações e com a liberdade.
A série é boa mas vai perdendo a força com tantos livros. É uma série que podia ter sua história contada com a metade dos livros escritos.