PARQUE GORKI

PARQUE GORKI Martin Cruz Smith

Resenhas - Parque Górki

Kaah 18/08/2019

O livro e bom e o final me surpreendeu bastante, e um ótimo livro para quem gosta de assassinato e suspense... indico bastante. ?

mpin 09/08/2018

Estreia cheia de gordurinhas extras
Thriller policial de estreia de Martin Cruz Smith sobre um triplo homicídio ocorrido durante os tempos de União Soviética, em Moscou. Primeiro livro da série Arkady Renko. Leitura bacana para os admiradores do gênero. Traz várias curiosidades sobre o funcionamento da sociedade daquele período e um investigador às voltas com várias pessoas sem saber em quem pode confiar, sua carreira em xeque devido às suas críticas ao partido comunista, e um casamento em crise. A ação demora um pouco a engrenar, e nos primeiros capítulos vários personagens são trazidos ao mesmo tempo, o que deixa a leitura confusa às vezes. Uma ressalva que eu faria: os capítulos poderiam ter mais notas de rodapé, elucidando alguns termos da cultura russa (em mais de 75% do livro lido, há apenas uma). Como a dacha. Tive de interromper a leitura para verificar na internet este termo. Pelo menos na edição que li, da Record, que comprei em sebo, estava assim.

Tive a sensação de que o encerramento de alguns capítulos não apresenta sequência com os capítulos seguintes, mas foi coisa isolada, conforme eu lia. Outra coisa interessante é a história botar um investigador soviético para trabalhar com um americano, e ressaltar as diferenças culturais decorrentes dessa parceria improvável. Outra observação que eu faria é que o livro ficou com gordurinhas extras. Por vezes a história fica confusa e alguns trechos parecem pouco relevantes ao desenrolar da trama. Em outras palavras, é uma história com várias curiosidades históricas e desdobramentos que vão prender o leitor até o final. Infelizmente, os últimos capítulos perdem fôlego e a história desacelera demais. Os personagens ficam completamente ao sabor do vilão e esta passividade vai irritando o leitor. Por causa disso, o final ficou um pouco anticlímax, depois de vários personagens com pouca relevância e eventos desnecessários, como o incêndio florestal. Os fãs de thriller policial vão encontrar tudo que gostam, com exceções.

site: http://michelborgesesc.blogspot.com/2018/08/parque-gorki.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Bem-Vindo À União Soviética
Parque Gorki" foi considerado o melhor thriller da década de 80 pelo "The Times" e figurou no topo da lista dos mais vendidos da revista "Veja" durante meses. É o primeiro de uma série de oito volumes protagonizados pelo Investigador-Chefe Arkady Renko, chefe da Polícia Criminal de Moscou.

O autor, Martin Cruz Smith prima pela qualidade dos seus livros que apresentam histórias bem construídas com desdobramentos surpreendentes, capturando de imediato o interesse do leitor. Aliás, merece destaque sua notável reconstituição da União Soviética durante a Guerra Fria, produto de um exaustivo trabalho numa época onde ainda era difícil o acesso ao bloco comunista.

A narrativa aborda um triplo assassinato num centro de lazer moscovita, o Parque Gorki. Três cadáveres congelados há meses com seus rostos mutilados e os dedos decepados são descobertos no início da primavera, quando a neve acumulada no inverno começa a derreter.

Renko é encarregado do caso e logo percebe que a solução do mistério não interessa a muita gente. Girando em torno da corrupção no alto escalão do governo, o caso tem repercussão até mesmo nos Estados Unidos e está relacionado com tráfico de zibelinas, um dos animais mais valiosos na produção de peles.

Sua história foi adaptada para o cinema com o título de "Mistério no Parque Gorki" com William Hurt no papel principal. Vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor filme e indicado para o Oscar em 1984, está disponível no You Tube em inglês ou dublado em espanhol.

Se você gosta de um bom policial, bem-vindo à União Soviética!

HARRY BOSCH 31/10/2014

Suspense
O autor consegue desenvolver uma narrativa,na qual prende totalmente a atenção do leitor até a última página. A trama é fascinante e se desenrola até o fim do romance com desdobramentos surpreendentes. Este livro foi adaptado para o cinema com o título de Mistério no Parque Gorki, com William Hurt no papel principal.

Cília 27/08/2013

Zibelina
Três corpos congelados aparecem no Parque Gorki no centro de Moscou. Um inspetor é encarregado do caso e no decorrer do processo entra em conflito com vários órgãos da segurança principalmente a KGB.
O melhor do livro é conhecer a importância da pele de animais como a zibelina e o que eles são capazes de fazer para proteger esta fonte de exportação. E, como não poderia deixar de acontecer a corrupção corre solta por todos os lados.

Silvia 08/12/2012

Gostei
Fiquei impressionada com a capacidade do autor nas reviravoltas plausíveis que fez e também nas mudanças de localização com riqueza de detalhes dentro do enredo, me da a impressão que outro com tantas ideias na cabeça poderia perfeitamente ter enchido linguiça para fazer uma trilogia.
Chegou em certa parte que pensei: pronto, foi solucionado. Mas ainda faltavam muitas páginas e várias surpresas.
Apesar de não curtir muito o desfecho valeu a pena.

sonia 05/03/2012

só poderia ser escrito durante a guerra fria...
... este livro perverso onde a pessoa mais íntima revela-se o pior inimigo com o objetivo mais torpe - não pode haver maior degradação do ser humano do que aquele que finge e trai o ser amado - a perda total da integridade em nome de objetivos políticos questionáveis.
Somente na maluca guerra fria em que Estados Unidos e Rússia acreditavam no que queriam acreditar, sem nenhum bom senso, em paranóia planetária, é que poderia acontecer esta história extremamente triste.
Maria 21/01/2013minha estante
Ganhei o livro de Natal .
Li +- 100 pgs. Mas nao estou gostando mt..
Slá, tá dando preguiça de ler =X'

Renata Rezende 23/07/2011

O 2º pior livro que já li na vida
Não consigo terminar. Estou há quase um ano tentando ler e não consigo terminar. E o pior é que também não consigo abandonar. Acho que se abandonar o livro me venceu. Um porre! Não recomendo... acho o texto muito prolixo.
Renata Rezende 03/08/2011minha estante
Terminei! Venci minha batalha contra ele. Nunca mais quero tocar esse livro. Experiência sacrificante!

Roberson 17/05/2013minha estante
Tem um filme baseado nele também.

Renata Rezende 18/05/2013minha estante
O filme deve ser melhor. A história não é ruim, só é mal escrita...

Cris Paiva 18/05/2010

Vamos beber pra vida (e a morte) fazer sentido!
Eu li esse livro numa época em que estava apaixonada por tudo que dizia respeito a Rússia, foi bem naquela época em que o Gorbatchev aparecia em todos os noticiários e a URSS estava em evidência no mundo(na época a Rússia ainda era chamada de URSS, faz tempooooo).
O livro me prendeu desde o começo, com o crime a maneira que o assassino preveniu a identificação das vitimas, e o processo nojento de reconstrução dos rostos (eca!!!).
O investigador, por sua vez, me conquistou por ser uma pessoa normal, insatisfeita com a vida e o regime comunista.

O Regime Comunista aparece muito no livro, com as carteirinhas e reuniões do partido, e a vida do russo tambem ocupa um papel de destaque, com as filas de anos pra conseguir uma maquina de lavar que não funciona direito, o perrengue pra comprar pão e os fins de semana com os amigos nas "dachas". Lendo o livro dá pra entender perfeitamente porque o russo bebe tanta vodca! Kkkkkkkk
Cristine 18/05/2010minha estante
pessoa eclética!!

gostei dessa: dá pra entender perfeitamente porque o russo bebe tanta vodca!!!

coitados...

rs

Cris Paiva 12/02/2012minha estante
teste

edjane obama 12/07/2009

Livro espetacular
Vale a pena ler,reler,e ler,reler...