Diálogo com as Sombras

Diálogo com as Sombras Hermínio Corrêa de Miranda
Hermínio Corrêa de Miranda

Resenhas - Diálogo com as Sombras

viihast 18/03/2024

"A doutrinação é um ato de amor."
Descobri a existência desse livro através do programa Pinga-Fogo com Jorge Elarrat no canal no YouTube da Web Rádio Fraternidade, no qual uma das perguntas, foi referente a mesa mediúnica e ele acabou recomendando essa leitura.
Não faço parte do corpo mediúnico da Casa Espírita em que frequento, trabalho em outras tarefas como o passe por exemplo, mas o assunto sobre mesa mediúnica sempre me deixou intrigada e esse livro é excelente para nos ajudar a entender passo a passo sobre ela.
Hermínio C. Miranda nos presenteia com uma verdadeira enciclopédia de assuntos mediúnicos e desobsessivos.
Foi um dos livros que mais grifei linhas, muitas tópicos importantes que foram abordados, ricos em detalhes, dicas sobre como podemos auxiliar esses irmãos desencarnados que precisam de ajuda, o autor também narra algumas das reuniões que já participou, para tentar nos auxiliar na visualização do entendimento acerca desse assunto, aborda cada tipo de espírito que possa ser manifestado, possíveis formas de abordagem, o que se deve ou não fazer, enfim, é uma obra para tirar o fôlego e extremamente completa, é ótima para ser estudada mais a fundo.
É uma leitura complexa mas ao mesmo tempo esclarecedora, o autor faz questão de não fugir do tema proposto, e não tem vergonha de admitir quando não sabe se aprofundar em outros assuntos.
Que as reuniões mediúnicas são tarefas series e que requerem muito responsabilidade dos médiuns da centro, isso eu já sabia, mas é muito mais profundo que só isso. O trabalho não se encerra ali naquele local onde acontece os resgates, ele também perpetua pelo resto da semana no dia a dia dos tarefeiros.
É preciso ter muito amor e paciência para com esses irmãos que precisam de ajudar, muita empatia para entender suas perspectivas.
Acho que depois dessa leitura, agradeço por não fazer parte dessa tarefa, é lógico que deve ser muito bom ajudar esses espíritos, mas com certeza não estou preparada para essa responsabilidade tão grande. Não é só doutrinar o espírito é também doutrinar a si mesmo.
Obra mais que perfeita para quem realmente tem interesse no assunto, curiosidade ou deseja fazer parte dessa tarefa. Já para aqueles que fazem parte da mesa mediúnica, ou reuniões de desobsessão é um livro de cabeceira, para ser lido e estudado o tempo todo, pois a teoria anda de mãos dadas a prática.

"(...) o segredo da doutrinação é o amor."

"(...) não nos devemos esquecer de que o Espiritismo, como doutrina essencialmente evolutiva, não termina com Kardec; começa com ele."

"Há sempre, nesta vida ou em algumas das anteriores, elos que nos ligam a outros seres e a outras dores."

"Crentes ou descrentes, católicos ou protestantes, todos nos vêm confirmar as verdades mestras do Espiritismo: as de que o Espírito sobrevive à morte física, de que reencarna, de que progride e aprende, tanto na carne como no Espaço; de que as leis universais são perfeitas, iniludíveis, mas flexíveis, pois exigem reparação, ao mesmo tempo que fornecem os recursos para o reencontro do Espírito com o seu próprio destino."

"Espiritismo é doutrina, mas é também prática mediúnica (...)"

"(...) em todo relacionamento com o mundo espiritual, há sempre a parte que compete a nós realizar. Essa, os Espíritos não a farão por nós."

"(...) não podemos esquecer-nos de que os Espíritos dispõem de maior liberdade de ir e vir do que nós. Eles nos vigiam, nos observam, nos seguem por toda parte, na intimidade do lar, no escritório, na rua, nos restaurantes, nos cinemas."

"Somos aquilo que pensamos (...)"

"(...) devemos policiar-nos constantemente."

"Toda atenção é pouca. A vigilância dispara o sinal de alarme: a prece, a defesa e a correção."

"Não há como fugir de ninguém e isolar-se em torres de marfim, mosteiros inacessíveis, grutas perdidas na solidão. Nosso trabalho é aqui mesmo, com o homem, a mulher, o velho, a criança, seres humanos como nós mesmos, com as mesmas angústias, inquietações, mazelas e imperfeições."

"Somos, pois, uma tremenda multidão de estropiados espirituais, e a diferença evolutiva entre nós, aqui na Terra, não é lá grande coisa. Vivemos num universo inteiramente solidário, no qual uns devem suportar e amparar os outros, ou, na linguagem evangélica: amar-nos uns aos outros. Não é difícil. E é necessário. E como!..."

"O bom senso e a prece serão sempre os melhores conselheiros"

"(...) somos julgados e avaliados não pelos resultados que obtemos, mas pelo esforço que realizamos para alcançá-los.

"É preciso ter muito amor a dar, para distribuí-lo assim, indiscriminadamente, a qualquer companheiro espiritual que se manifeste."

"Empenhemo-nos em aprender com os nossos próprios erros. Como estudantes que somos, e nada mais do que isso, aprendemos mais e melhor, para nunca mais esquecer, exatamente aqueles pontos sobre os quais cometemos nossos piores erros, pois são eles que fazem baixar a nota das nossas provas. E se estamos sinceramente dedicados ao progresso espiritual, desejamos com todo o interesse o certificado de conclusão do curso, a fim de sermos, tão cedo quanto possível, promovidos à admissão na próxima escola que está à nossa espera."

"Todos nós temos, no mundo espiritual, companheiros, amigos e guias, tanto quanto desafetos e obsessores em potencial ou em atividade."

"(...) não podemos nos esquecer de que somos todos irmãos, apenas distribuídos em diferentes estágios evolutivos. Enquanto alguns se acham à nossa frente, por terem caminhado um pouco mais do que nós, outros nos seguem um passo ou dois atrás. É da lei universal da fraternidade que todos se apóiem mutuamente, para chegarem à paz interior, que é o reino de Deus em cada qual."

"Somos livres para errar e somos forçados a resgatar. Não há como fugir a esse esquema, do qual não nos livra nem mesmo a trégua com que somos beneficiados ao renascer. É exatamente para que tenhamos a iniciativa da correção espontânea, que a lei nos proporciona o benefício do esquecimento e nos concede a oportunidade do recomeço em cada vida, como se nascêssemos puros, sem faltas e sem passado."

"Não podemos, no entanto, esquecer que o passado está em nós, nos registros indeléveis do perispírito, determinando todos os nossos condicionamentos, os bons e os outros."

"As leis morais, o Evangelho do Cristo e a prática espírita nos repetem, de mil formas, a mesma lição: a de que são os próprios pecadores que se ajudam mutuamente: o coxo servindo ao cego, o cego ao mudo e, sobre todos nós, a infinita misericórdia de Deus, a sabedoria ilimitada do Cristo e a assistência incansável de nossos irmãos mais experimentados, que se alongaram mais profundamente no caminho da luz."

"A fé e o amor são os dois grandes instrumentos de trabalho do doutrinador."

"Sendo, pois, a fé, 'a garantia do que se espera e a prova das realidades invisíveis', a prece é o convite para que a esperança se realize em nós, ou diante de nós."

"A prece é o instrumento do amor grande e puro de que nos falou o Cristo; é por ela que a caridade nos faz agentes da Divindade.
É por ela que conseguimos alçar o nosso espírito, aprisionado ainda no erro, às culminâncias da esperança. Paulo apresentou juntos a fé, a esperança e o amor. A prece nos liga porque, apoiada na fé, contempla a esperança e ajuda-nos na doação do amor."

"A doutrinação é um ato de amor. Aquele que não souber amar sem reservas, ou que somente puder amar aqueles que o amam, não está preparado para essa tarefa."

"O amor é realmente milagroso, e a prece, o instrumento daqueles que querem realizá-lo."

"Cautela, sim; temor, não. O temor paralisa, imobiliza os esforços, na ansiosa expectativa. É preciso vencer a inibição inicial e caminhar. A prece será sempre boa conselheira, a par de recomendações óbvias, que ressaltam dos textos que examinamos aqui, e de outros que o leitor descobrirá: vigilância com os próprios hábitos diários, cuidado com a alimentação, atenção com a saúde do corpo físico, desejo de aprender, para servir melhor."

"O grupo mediúnico é instrumento de socorro, ferramenta de trabalho, campo de experimentações fraternas e escada por onde sobem não apenas os nossos companheiros desarvorados, mas subimos também nós, que tentamos redimir-nos na tarefa sagrada do serviço ao próximo."
ThiMaia 18/03/2024minha estante
ola, como funciona a tarefa do passe? acho q ja me disse, mas esqueci. gosto de compreender como funcionam as casas

viihast 18/03/2024minha estante
Te respondi nas mensagens.

ThiMaia 19/03/2024minha estante
blz. nao estou conseguindo visualizar a mensagem pelo app. mais tarde vejo pelo pc

Diego 19/03/2024minha estante
Uau! Que resenha! Fiquei com MUITA vontade de ler essa obra também!

viihast 19/03/2024minha estante
É uma obra maravilhosa, e que acaba ampliando sua visão sobre como o mundo espiritual trabalha nesses tipos de tarefas e como isso impacta os encarnados que estão na mesa mediúnica.

viihast 19/03/2024minha estante
Thiago, se não aparecer pra vc, me avisa que mando no whatsapp pra você

Gosto muito dos livros do Herminio C.Miranda, por indicação tb do Jorge Elarrah

Lica 19/03/2024minha estante
? tb por indicação do Elarrat comecei a ler o livro Diversidade dos carismas, e logo percebi que é um material para estudos aprofundados, dada a qualidade da obra. Acredito que se enquadra tb no seu caso, nesta obra.!??

viihast 19/03/2024minha estante
Adoro o Elarrat, quanta sabedoria!

Lica 19/03/2024minha estante
A paciência que busco ele tem!? além da sabedoria, como vc disse!?

viihast 19/03/2024minha estante
Em janeiro eu mandei uma pergunta no pinga fogo, ele respondeu minha pergunta e ainda me enviou um e-mail com o número do whatsapp dele, pedindo pra mim mensagens que ele tinha uns arquivos que iriam me ajudar. Quase caí dura no chão ?

Lica 19/03/2024minha estante
Tão gostoso néh? Qdo são acessíveis e dispostos a colaborar! Ele parece ser uma pessoa muito querida, haja visto o tratamento que dá aos colegas de estudos nas lives.

Lica 19/03/2024minha estante
O Geraldinho Lemos é outro que vive sanando minhas dúvidas. Ontem mesmo mandei uma, hj já tinha resposta dele.?

viihast 19/03/2024minha estante
Eu gosto do Geraldinho mas ao mesmo tempo as opiniões dos outros me deixam pensativa, ainda não "bati o martelo" em relação a ele, mas sempre assisto quando ele vai em podcasts, amei os que ele participou do paranormal experience

Lica 19/03/2024minha estante
Eu acompanho o estudo do grupo da AME, e ele é o convidado que expõe o estudo do livro Nos Domínios da Mediunidade?por ser um grupo formado por médicos e afins eles trazem a proposta científica já Geraldo o espiritual e causos de vivência com Chico. Gosto muito! Vários ensinamentos ???

JuBarbosa 19/01/2024

Não me prendeu
O livro é muito bom, com muitos ensinamentos, principalmente para quem quer trabalhar com desobseção, porém a escrita não me prendeu, eu tive que me esforçar pra terminar.

Jon 26/10/2023

Excelente
Uma introdução aos conceitos de obsessão e sessão mediunica feita magistralmente, ornada de explicações de termos e práticas, bem como cheio de exemplos e relatos dos eventos descritos sob a forma de conceito. Uma boa leitura para quem tem curiosidade sobre a religião espírita sobre o trato de conflitos e técnicas de convencimento em si, pois, muitas táticas abordadas no livro nos servem para a lida cotidiana. Super fácil de entender.

Monalisa.Costa 03/07/2023

Um manual
Escrito por um autor encarnado, a obra nos ensina os pormenores sobre os trabalhos de desobsessão. O fato de o autor ser um de nós, nos aproxima das narrativas e nos permite entender os eventos vividos pelo prisma de um encarnado. Não obstante, esse fato não torna a obra menos importante, ao contrário, ela se revela ainda mais fundamental.

Tanto com relação às melhores normas para o bom desempenho das reuniões, considerando os aspectos terrenos, quanto nas indicações de como devem se dar as relações com os espíritos desencarnados, Hermínio Correia de Miranda elucida e exemplifica os ensinamentos, revelando-os de maneira fluida e fácil.

O livro é especialmente interessante quando aborda a vivência dos espíritos desencarnados, assim como a sua organização nas esferas mais infelizes do mundo espiritual, apresentando casos exemplificadores que sugerem como se pode ajudá-los e, ao mesmo tempo, aprender com a experiência.

É leitura indispensável para quem busca entender a realidade espiritual e, mais ainda, para os que atuam nas reuniões de desobsessão. Indico a leitura.

Fabiana 05/02/2023

Estudo
Um livro difícil, complexo de ler, com muitos conhecimentos e indispensável para quem atua no Espiritismo.

Kleylton.Bandeira 19/01/2023

Para os amantes da doutrina espírita, eu posso resumir essa leitura em uma só palavra: NECESSÁRIA.

Diálogo com as Sombras nos ensina que a única chave capaz de nos livrar das amarras do mal, conforme nos ensinou o próprio Cristo, é o perdão, essa forma mais sublime de amar incondicionalmente.

O autor nos ensina também que não há maior prova de amor do que a nossa entrega em benefício do próximo.

Há muitos e muitos irmãos que precisam de nós e a recíproca é totalmente verdadeira!

O amor é capaz de tudo! Absolutamente tudo!

Que nunca nos falte os sentimentos de fé, esperança e caridade!

Raquel 12/01/2022

Os Causos De Hermínio
Livro impactante, emocionante e necessário para todo espírita que estuda a sério a doutrina e pretende trabalhar ou participar de uma reunião mediúnica, seja como um médium de apoio, um doutrinador, esclarecedor, um médium de qualquer variedade ou como obsidiado solicitando socorro.
Particularmente é um trabalho que acho muito bonito o de doutrinação, ou desobsessão, para mim nenhum dos termos está correto, mas é um dos trabalhos mais bonitos e que exige coragem, amorosidade, caridade, fraternidade.
Tem que estar preparado de todas as formas para esse trabalho e é justamente disso que trata o livro, da preparação de cada componente do grupo da reunião mediúnica, bem como nos alerta para todos os riscos e milagres que poderemos encontrar nas reuniões.
Cada tipo de obsessor, de espírito inferior, intelectual ou não, desde os mais cruéis aos mais devassos, sem querer julgar ninguém, até mesmo os que se revelam prisioneiros ou marionetes conduzidos e muitas vezes maltratados e iludidos por mentes ardilosas das mais trevosas áreas do mundo espiritual.
Me emcionei muito com esse livro do Hermínio Correa de Miranda. Não conhecia nenhuma obra do autor apesar de já ter ouvido uma vez ou outra alguém mencionar o livro, fui pesquisar a respeito e qual não foi minha surpresa ao ver que o livro tem quase minha idade já! E mesmo assim é tão atualizado!
Me prendeu em muitos casos narrados e me ensinou muito.
Todo estudante de Espiritismo deveria ler!

Lais 14/11/2020

Esta obra é destinada a orientação de todos aqueles que se interessam e/ou se dedicam ao auxílio a irmãos sofredores como mediuns ou esclarecedores. O autor trás, de forma clara e em linguagem acessível, técnicas e recursos eficazes para o desenvolvimento do diálogo entre comunicante e esclarecedor, alem de orientações  a respeito da formação do grupo, preparo e educação dos trabalhadores encarnados. Trata-se de um livro de suma importância no meio espirita, por ser extremamente esclarecedor, construtivo e por nos ensinar que a formação doutrinária, evangelização, autoridade moral, fé e principalmente o amor, são caracteristicas indispensáveis para um bom doutrinador.

Débora 05/10/2020

Super Indico
Leitura maravilhosa, leve e que te prende muito. É um pote de ouro para aqueles que trabalham, que estejam envolvidos ou que pretendem iniciar participação em trabalhos mediúnicos em geral.

@carletogabriel 11/06/2020

Amando as "sombras"
Muitos ensinamentos transmitidos nesta linda obra, onde descobrimos q independente da posição que estamos agora somos todos filhos de Deus, merecedores do perdão e sempre é necessario buscar a melhoria para nossa evolução como tais.

jumorgensten 15/11/2019

E daí eu reli o clássico da literatura espírita Diálogo com as Sombras de Hermínio Corrêa de Miranda, onde o autor vai discorrendo a sua vivência nas mesas mediúnicas.

O livro é dividido em 4 partes e dentro delas existem muitos subtítulos. A primeira parte é a base de um grupo de estudo / mediúnico espírita e fala sobre o grupo em si, como ele é formado, onde ocorrerão as manifestações, quem são as pessoas e médiuns que podem trabalhar nele.

A segunda parte fala sobre as pessoas que participam de todo processo, tanto os encarnados de modo geral, quanto os médiuns, o doutrinador, quem são os outros participantes, os assistentes, a renovação do grupo, os desencarnados, orientadores, manifestantes, quem são os obsessores e os perseguidos, os magos e feiticeiros, os magnetizadores e hipnotizadores e as mulheres obsessoras.

A terceira parte discorre sobre o campo de trabalho e as muitas questões não previstas como os problemas, os desencarnados apegados ao poder, as vaidades e os orgulhos, os processos de fuga e as organizações que sempre tentam desestruturar o grupo e os médiuns.

Por fim, a quarta e a última parte comenta sobre as técnicas e recursos durante o trabalho de desobsessão no grupo mediúnico como o diálogo, a linguagem energética, as preces, os passes, recordações do passado, as crises, os sonhos e desdobramentos e as perspectivas.

Algumas situações comentadas por Hermínio não são mais utilizadas, porém, são sempre válidas tanto a título de conhecimento, aprendizado quanto a, quem sabe um dia, voltar a fazer algo descrito. E esses pequenos fatos se tornam insignificantes perto das histórias incríveis abordadas pelo autor.

Durante toda a narrativa, Hermínio vai explicando os pontos e contando histórias vivenciadas por ele enquanto doutrinador da mesa de desobsessão no qual fez parte. São muitas histórias reflexivas, as dores conscientes e inconscientes dos amigos tão necessitados de ajuda, os mundos criados por eles e o desespero quando descobrem a verdade.

Um fato que me chamou muito a atenção foi o fato das mulheres obsessoras. Segundo Hermínio, são poucas comparadas aos homens e as mesmas seguem um "modus operantis", ou seja, usam a beleza e o poder sexual como estratégia e armadilha para obsediar. Além disso, o autor também esclarece na teoria e na prática a diferença de obsessão e vingança. Que muitas vezes a pessoa está se vingando, porém, não obsediando. E vice-versa.

O texto é de fácil entendimento mesmo sendo antigo e a leitura é densa possuindo muitas informações e reflexões. É uma obra para ir lendo aos poucos e absorvendo.

Quem gosta de assuntos sobre obsessão ou desobsessão e quer saber como esses amigos são tratados e cuidados é uma ótima pedida. :)

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/11/15/dialogo-com-as-sombras-herminio-correa-de-miranda/

Sheila.Oliveira 29/09/2019

Livro de estudo
Excelente opção de estudo para trabalhadores, alguns pontos estão ultrapassados mas, no geral, elucida muitas duvidas e ensina muito!

Andre 28/07/2019

"Diálogo com as Sombras" é um obra fundamental para o trabalhador espírita engajado nas lides de assistência mediúnica. A partir das experiências de mais de 10 anos de trabalho em reuniões de desobsessão e esclarecimento espiritual, o autor situa, praticamente, todos os tipos de ocorrências possíveis e as melhores práticas de socorro fundamentadas na codificação kardequiana e obras suplementares (Andre Luiz, Emmanuel, Manoel Philomeno de Miranda, entre outros). Além disso, amplia e esclarece sobre a formação dos grupos, condução das reuniões, orientação sobre estudos, dando os elementos necessários ao médium para que se torne, efetivamente, um instrumento útil à espiritualidade superior.
Mayara.Francine 04/08/2019minha estante
Vou colocar em minha lista de próximas leituras.

Volnei 24/08/2018

Diálogo com as Sombras
"Este é um livro ideal para aqueles que pretendem trabalhar com sua mediunidade de forma séria e segura . A primeira parte da obra visa justamente os riscos e responsabilidades de um trabalho como este. O autor chega a sitar a importância minuciosa do local a ser usado sala de reuniões mediúnicas e a seguir toda preparação dos médiuns em todos os sentidos. No decorrer da obra são sitados os cuidados que o médium deve ter em seu dia a dia pois pode ser seguido por um obsessor que depois usa seus deslises contra este nas sessões

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/