Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura

Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura Erin Blakemore

Resenhas - Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura

Coruja 07/11/2013

Este ano andei lendo uma série de livros sobre livros, volumes e volumes de ensaios e declarações de amor à leitura. Este título faz parte da coleção – que a essa altura, já está chegando a uma inteira prateleira na minha estante.

Blakemore intitula cada um de seus ensaios com uma virtude, relacionando-as, por sua vez, com uma personagem literária. Elizabeth Bennet é o auto conhecimento; Scarlet O’Hara representa a luta; Jo March é a face da ambição; Mary Lennox e seu jardim secreto são a magia.

Estes são apenas exemplos – personagens mais amplamente conhecidos pelo grande público no Brasil. Há outras autoras cuja apresentação me deixaram, naturalmente, curiosa e com isso é claro que minha lista de leituras aumentou...

E este é o ponto chave do livro: as autoras. O título nos faz pensar que se trata apenas das heroínas-personagens, mas a realidade é que as lições de vida apresentadas neste volume são aquelas protagonizadas por cada uma das autoras apresentadas – todas mulheres, todas tendo de lutar para ter o trabalho reconhecido, para não serem deixadas de lado por sua própria condição feminina.

Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura não é um livro excelente, do tipo que alcance grandes expectativas ou inspire grandeza – o que é um tanto contraditório em relação ao título. Blakemore escreve bem, mas lhe falta algo que nos tire o fôlego, que nos arrebate. A despeito disso, como introdução biográfica – e bibliográfica – ele funciona muito bem.

Para quem tem curiosidade de conhecer um pouco da vida de escritoras consagradas – como porta de entrada para leituras mais aprofundadas – é um livro interessante, definitivamente.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2013/11/gazeta-de-longbourn-licoes-de-vida-das.html

S. Entre Amigas 14/10/2013

Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura
Erin Blakemore conseguiu reunir o que há de melhor nas grandes heroínas da literatura nessa grande obra. De LIZZY BENNET a MARY LENNOX , passando por JANIE CRAWFORD, ANNE SHIRLEY, CELIE, FRANCIE NOLAN, CLAUDINE, SCARLETT O'HARA, SCOUT FINCH, LAURA INGALLS, JANE EYRE e JO MARCH. Cada uma com sua característica específica, com seu ponto de vista relevado.

Nesse livro temos os perfis dessas belas moças bem destrinchados, de forma que aprendemos as valiosas lições que elas passaram através de suas histórias. A obra traz também uma comparação entre o perfil da personagem e da autora, revela se existiam cateterísticas em comum, ou se tudo foi feito exatamente o oposto do que a autora é, ou era, em sua vida real.

A escrita de Erin é sublime, cada página é como uma poesia, ela trata cada personagem como sua confidente, avaliando as qualidades e defeitos delas. As letras dançam para nós, e gente, que coisa maravilhosa. O trabalho de diagramação é lindo. Devo confessar que a parte que mais me chamou atenção foi a de LIZZY BENNET, por estar mais familiarizada com a obra e escrita de Jane Austen. E como imaginava, a descrição da personagem e da autora são bem próximas. Quanto as outras personagens e autoras, o sentimento que despertou em mim foi o de curiosidade, uma enorme vontade de ler as obras e me encantar com as personagens.

Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura é uma obra que deve ser apreciada numa tarde de sol, de preferência ao ar livre, com uma boa xícara de chá ou café ao lado. Uma obra que fará o leitor reviver a Londres do Século XVII e se transformar em uma dama ou cavaleiro da época. Um livro deverás prazeroso e emocionante. Declianado a emoção, deixa o leitor surpreso, afoito, triste, feliz... Mas que só deve ser lido por quem aprecia uma boa biografia disfarçada.

dricagallo 01/08/2013

Resenha - Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura
Em Lições de Vida a autora faz um tributo ás suas autoras favoritas e relata como elas ajudaram a construir o seu próprio caminho com suas personagens heroínas!
Eu fiquei sem palavras quando folheei o livro e vi o trabalho lindo que a Editora Casa da Palavra realizou com a sua diagramação, simplesmente encantador!

Na leitura percebe-se que cada heroína é associada a uma qualidade. Por exemplo, a Scarlett O'Hara, de "O Vento Levou" simboliza a luta. Lizzy Bennet, de "Orgulho e Preconceito" do famoso clássico de Jane Austen, simboliza a identidade e assim por diante acontece essa simbolização entre mais outras 10 heroínas da literatura, no total são 12 protagonistas.

Cada uma das protagonistas representam cada sentimento sentido e vivenciado por Erin.
Todos os títulos da seleção para este livro foram criados por mulheres.

"Pode me chamar de covarde, se quiser, mas quando o limite entre o dever e a sanidade embaça, você geralmente me encontra encolhida com um livro gasto, lendo como se minha saúde mental dependesse daquilo. E depende, pois dentro dos livros que eu amo eu encontro alimento, repouso, fuga e perspectiva. Também encontro outra coisa: heroínas e autoras, centenas de mulheres cujas vidas reais e fictícias percorreram o caminho que eu também tenho de trilhar." Pág. 13

Durante a leitura dos capítulos, Erin coloca citações de momentos das obras, que representam grandes lições de vida!
Se você procura um livro onde possa se encontrar e consiga vivenciar ou se identifique com sentimentos e emoções vivenciadas por Erin, eu super recomendo a leitura!
Não perca a oportunidade de encontrar e se encantar com as emoções expostas em cada capítulo do livro, ou até mesmo se encontrar em cada capítulo!

"Ler livros costumava ser algo tão transgressor quanto escrevê-los. Afinal, bons livros semeiam as ações futuras." Pág. 18

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br

Mi Hummel 24/04/2013

Atrás de uma grande protagonista existe uma grande mulher.
Encontrei " Lições de Vida das grandes heroínas da Literatura" espremido na estante. Era a seção destinada à língua Portuguesa e eu, realmente, não o procurava...Mas, este é o caso em que é o livro quem acha você.

A capa, toda cheia de florzinhas, algo meio...Papel de parede da vovó, logo me chamou a atenção e, bem, dei uma espiada. Uma espiada que logo se tornou uma leitura ávida. E, me vi ali, sentada no banquinho da livraria imersa na vida de algumas das criadoras de minhas personagens femininas favoritas.

Com as costas doendo, só conseguia pensar em como Erin Blakemore fora feliz com aquele pequeno manual florido sobre autoras e personagens. Aquela combinação de vidas - da própria Erin, inclusive - me tomou por completo. Foi um arrastão.

Eu não havia me dado conta de como todas aquelas histórias tinham feito parte da minha própria existência e como todas aquelas autoras, algumas emocionalmente em frangalhos, ousaram exorcizar os seus demônios através da caneta e do papel.

O livro junta alguns dos elementos que amo: uma análise da vida das autoras com base na sua produção literária.
Eu realmente gostei muito do livro. É uma pena que Erin tenha conduzido sua análise em apenas 200 páginas...

É uma verdadeira terapia literária. E conta positivamente o fato de que eu estou tentando encontrar a minha própria protagonista.

" Lições de Vida" é um guia, uma luz, um incentivo.
"Conforme reflito sobre vidas tão heroicamente vividas, sou lembrada de que é ligeiramente fácil observar um livro amado deixar de ser impresso, esquecer alguém que jamais poderá ser substituído. Ao passar os legados de gente que amamos, heroínas e parentes, nós reconhecemos seu valor e sua influência." pg. 201