Homem-Aranha: Azul

Tim Sale
Tim Sale

Resenhas - Homem - Aranha: Azul

Alex.Starick 09/04/2023

História obrigatória pra todos fãs do aranha, Homem aranha azul e uma carta de amor de Peter a Gwen enquanto recapitula algumas de suas principais histórias e sofre com sua perda e o tempo que não teve com ele pelo fardo que é ser um super herói, a história é curta e a leitura é bem rápida mas muito impactante ainda mais pra quem é fã do aracnídeo.

Gabrielbneres97 28/06/2022

Peter e Gwen
Homem-Aranha: Azul é um de meus quadrinhos favoritos do Homem-Aranha. Apesar de parecer uma história clichê de amor, o quadrinho é uma homenagem ao amor trágico de Peter Parker e Gwen Stacy.

O quadrinho emula tanto o texto de Stan Lee quanto a arte de John Romita, trazendo a estética da década de 70, mas mantendo também a modernidade narrativa e artística que teria um quadrinho lançado em 2002.

Claro, há super-vilões, mas estão longe de ofuscar a história principal. São bem úteis, na verdade, para mostrar a vida dupla que Peter carregou por tantos anos - e ainda carrega. Esse é um elemento que torna o personagem tão relacionável.

nik 16/09/2021

MELHOR HISTÓRIA
essa história é incrível, é a minha favorita do Aranha pq conta com mt detalhe como ele lidou com a morte da Gwen e foi minha primeira leitura que me fez chorar KKKKKKKK, enfim mt bom

ei_tor 04/09/2021

Reforçando os fundamentos de Homem-Aranha como personagem
Homem-Aranha: Azul é uma curta mas tocante história que se inspirou e inspira até hoje os alicerces do personagem.

A arte de Tim Sale é incrível aqui, lembrando em muito o traço de John Romita Sr., e na minha opinião, caindo melhor na galeria de personagens do Aranha do que nas de Batman em O Longo Dia das Bruxas.

O roteiro de Jeph Loeb traz em poucas edições muito ao personagem de Peter Parker e todos que o rodeiam, tratando de uma história fechada mas muito impactante.

Joamildo 18/02/2021

o quão perfeito é isso aqui cara, nossa senhora, o jeito que a gente consegue sentir a dor do peter é surreal, poucos quadrinhos conseguem fazer uma coisa dessa. Hq maravilhosa!!!!!

Paulo 05/07/2015

Nota:8.7
Já faz tempo que queria ler esse material. Me tornei um grande fã da Gwen, primeiro e grande amor da vida do Homem Aranha, depois de assistir aos recentes filmes do cabeça de teia. Daí parti para os quadrinhos, tentando revisitar histórias clássicas e acompanhar mais da fase em que o casal estava junto. Mas o material é bem antigo, e além de ser difícil de ser encontrado, as histórias tem uma narrativa muito diferente das narrativas modernas. Logo, quando fiquei sabendo da proposta de Homem-Aranha Azul, corri atrás do material a todo custo. Procurei o encadernado, mas só o que consegui foi a minissérie em três edições lançada pela Panini no final de 2002. Infelizmente, acabei enrolando muito pra ler o material, e só finalizei a história agora, depois que a Salvat lançou uma versão em capa dura.
Antes de mais nada, Homem-Aranha Azul trata-se de uma belíssima e (infelizmente) trágica história de amor. Loeb revisita a história de como Peter conheceu o grande amor de sua vida, e que mais tarde morreria pelas mãos do Duende Verde, Gwen Stacy.
A história parte com Peter narrando os acontecimentos de como a conheceu, em um velho gravador encontrado no porão. O mais legal é que Loeb reconta toda a fase clássica do personagem, num tom um tanto quanto melancólico, revisitando as antigas histórias que mostram como surgiu a amizade entre Peter e Harry Osborn, como ele e Gwen se aproximaram, e até mesmo as histórias que apresentaram a futura mulher de Peter, Mary Jane. Tudo isso recontado numa narrativa mais moderna, e reunido em um único arco extremamente envolvente e emotivo. Se você é fã do herói, e principalmente se tem vontade de conhecer mais das histórias mais antigas do personagem, isso aqui é imprescindível!
A história também revisita histórias com a galeria de vilões clássica do herói, enquanto ele vai narrando suas ações como Homem-Aranha enquanto tenta se enturmar com os novos amigos, como Peter Parker. Particularmente, a pancadaria e a subtrama com os vilões são o que menos que interessaram na história.
Enfim, Homem-Aranha Azul é uma história belíssima, que presta uma bela homenagem ao personagem, e é um material indispensável para qualquer fã de quadrinho! E não tenha vergonha se quando chegar na última página uma lágrima rolar.

Fabio 29/08/2021

?O blues é tanto um estado de espírito quanto um sentimento, não necessariamente de tristeza e depressão, embora na maioria das vezes seja assim."
Eric Hobsbawm -  História Social do Jazz

Minissérie dividida em seis volumes e publicada em 2002 que faz parte da, posteriormente, chamada quadrilogia das cores. Roteirizada por  Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale que conta uma estória narrada por Peter Parker registrando as suas memórias em um gravador sobre seu amor trágico e inesquecível pela Gwen Stacy. Um conto sobre se apaixonar, sobre as conquistas da vida e sobre quando a realidade crua nos acorda de nossos sonhos mais ingênuos. Essa é a vida do Homem Aranha, e sua sorte de Parker, que sempre faz algo muito ruim acontecer justamente quando achamos que tudo está bem.

A quadrilogia das cores foi escrita pensando sempre na proposta de cada cor ligada ao seu protagonista, relacionando seu significado na cultura estadunidense. Assim, por exemplo, temos um Demolidor Amarelo onde a cor, que representaria a covardia, se relaciona a um ?homem sem medo? ou um Hulk Cinza que está sempre na linha entre o bem e o mal sendo um cientista racional, e aparentemente calmo, que guarda dentro de si um monstro pronto para explodir em fúria. Logo, Homem Aranha Azul trás toda a dor, tristeza e melancolia que a palavra ?blue? significa para o imaginário dos Estados Unidos além, claro, de outras culturas

Continue em...

Luciano Luíz 18/03/2019

HOMEM-ARANHA - AZUL é uma releitura de um dos grandes clássicos do aracnídeo, mais precisamente, da morte de Gwen Stacy. Aqui o roteirista JEPH LOEB recriou a atmosfera da época numa narrativa espetacular na arte de TIM SALE (essa dupla também trabalhou maravilhosamente com Batman). Mesmo alicerçando-se no original, há muitas coisas novas. Na minha opinião ficou infinitamente superior. Sente-se o sentimento de perda no coração de Peter e o quanto há de pressão em exercer sua função de herói ainda que vivendo em meio a tantos problemas íntimos. Não tem muito o que falar, essa é uma daquelas histórias que funcionam até para quem nunca leu o Aranha. Fazia anos que estava na estante e aproveitei o domingo chuvoso para balançar ao lado do amigo da vizinhança. É mais que recomendado.

L. L. Santos

daniel.gumiero 08/05/2016

uma das melhoras estorias do Aranha
quando se trata do Homem Aranha, talvez um dos melhores momentos que ele passou teve um nome: gwen.
nesta estória descrita lindamente, vemos atraves do proprio relato como que tudo isso ocorreu, desde os primeiros olhares ate até quando eles começaram a namorar, demonstrando que embora Mary Jane seja seu amor, ela sempre terá uma companhia na divisão de seu coração.
Vale a pena conferir uma estória que carrega muito maos emoção que qualquer livro de romance, e com sua devida profundidade também.

Marieliton M. B. 21/01/2016

Oi, Gwen
O que falar desse quadrinho que mal li e já considero pacas!? Jeph Loeb e Tim Sale fazem uma obra prima dentro da mitologia do Teioso amigão da vizinhança.
Nessa história, temos um Peter Parker mais velho, já casado com a Mary Jane, que encontra um gravador velho no sótão de sua casa, e resolve narrar, passo a passo, como conheceu o grande amor da sua vida, Gwen Stacy. Sim, você leu certo. Apesar de estar casado com a famosa ruiva, Gwen sempre foi e será o grande amor da vida de Parker.
Desde a primeira troca de olhares até o dia derradeiro em que assumem o amor que sentem um pelo outro, vemos um Peter Parker lidando com dúvida do que sente pela Gwen e pela MJ, enquanto leva a sua vida de combatente do crime e fotógrafo favorito do J. J. Jameson. Enquanto a Gwen tenta conhecer melhor aquele “carinha esquisito” que chama tanto sua atenção e ainda ter que “enfrentar” uma ruiva que apareceu no pedaço e parece estar interessada nele também.
A leitura desse gibi é muito prazerosa. A arte e os diálogos casam muito bem. Quando for contar pra alguém que uma hq pode sim ser emocionante e poética, Homem-Aranha Azul será o meu maior exemplo.

Vini Laux 21/08/2023

Muito carinho por esse quadrinho
Já havia lido antes, e continua ótimo. As melhores hsts desse personagem, pra mim, são as que exploram o "problemas de Peter Parker" e fogem das cafonices de histórias de heróis. A condução da narrativa e desenhos do eterno Sale dão magia a obra. É a minha hst favorita dele